Meta “impedida” de lançar a sua IA treinada com dados das redes sociais na Europa
A Meta não vai, por enquanto, utilizar conteúdos públicos dos utilizadores do Facebook e do Instagram na União Europeia (UE) e no Reino Unido para treinar modelos de inteligência artificial (IA). Trata-se de uma medida temporária adotada pela empresa tecnológica norte-americana em resposta à pressão de várias entidades reguladoras europeias.
Meta forçada a alterar o seu plano
O anúncio surge dias depois de a Comissão de Proteção de Dados (Data Protection Commission - DPC) da Irlanda ter pedido a suspensão da controversa iniciativa da Meta, em nome de várias autoridades de proteção de dados do bloco. O Information Commissioner's Office (ICO) do Reino Unido também manifestou a sua preocupação.
A empresa liderada por Mark Zuckerberg deixou claro, num comunicado publicado na sexta-feira, que está "desapontada" com o pedido da DPC. Neste sentido, salientou também que o atual cenário é "um passo atrás para a inovação e concorrência europeias no desenvolvimento da IA".
Estava previsto que a gigante das redes sociais começasse a utilizar as atualizações de estado, imagens, comentários e interações públicas dos utilizadores do Facebook e do Instagram a partir de 26 de junho para treinar modelos de IA. Como podemos ver, este projeto está agora suspenso até nova ordem.
É de notar que a Meta está convencida de que a atividade acima mencionada está em conformidade com os regulamentos atuais, especificamente o Regulamento Geral de Proteção de Dados (General Data Protection Regulation - GDPR). De acordo com a empresa, estão a basear-se nos "interesses legítimos" que outros intervenientes da indústria também utilizaram para treinar os seus modelos de IA.
A Meta diz que precisa de dados de utilizadores europeus para que os seus modelos de IA possam refletir "as diversas línguas, geografia e referências culturais das pessoas na Europa".
Se a empresa americana sair vitoriosa na UE e conseguir contornar os obstáculos que encontrou pelo caminho, os utilizadores deverão ter ainda a hipótese de fazer uma série de ajustes nos seus perfis para evitar que os seus dados sejam utilizados para treinar modelos de inteligência artificial.
Leia também:
Estruturas burocracticas europeias a fazer o melhor que sabem: nada e a estorvar quem faz. Além do mais o modelo supostamente de 400B vai ser OPENSOURCE, mas sem os weights abertos, o que não impede a sua utilização de alguma forma aberta. Por outro lado, não sei qual a utilidade de treinamento dos dados das redes sociais – antro de egocentrismo, narcisismo, ódios e banalidades. Sentia-me mais confortável se tivessem comprado todos os livros e edições de publicação científica, literária , antropologia, história, geografia, entre outras, para o seu treinamento.
Ainda bem que apanho aqui um tecnico ja que por telefone ninguem me atende. Voces sao uma vergonha, andam a cobrar me mais de 60 euros por mes e nem a tv funciona direito. Vc se tivesse um pingo de vergonha nem fazia publicidade a sua marca aqui pois devia servir os clientes que lhe pagam o salario ouviu bem?
Não se preocupe, a sua reclamação chegou ao sítio certo. Aguarde nos próximos 60 minutos, vai chegar a nossa equipa técnica especial tática para casos difíceis. Não se assuste com o helicóptero Blackawk e os 8 técnicos em equipamento táctico que vão descer de rappel. Vão levar a última tecnologia de ponta, a fibra de inteligência artificial á prova do bicho da fibra, qual praga que tem destruído PDOs de norte a sul do país. Sempre em prol do cliente.
😀 TOP
Vão instalar um router WiFi 7?
Tanto trabalho para isso ? Parece um filme de terror lol. Nao podem entrar simplesmente pela porta ? ahahah
Estás bem domesticado estás! Mas o teu argumento não cai, já que nem no Reino Unido poderão lançar….se se os pesos são fechados não é open source. Apenas é permitido que o modelo pode ser utilizdo por particulares e empresas. E lá por ser open source não quer dizer que respeite as várias legislações na Europa, apenas que o código fonte pode ser auditado, apenas isso. O projeto Android é open source e nem por isso o SO está a ficar mais aberto, basta ler notícias recentes aqui no pplware. Sinceramente, não entendo tantos shills que há por aqui. A não ser que tenha milhares de euros em ações da Meta, porque raio têm de defender a honra de tantos interesses corporativos…
Tomara eu ter milhares de euros na minha conta. Percebo o que dizes, não estás errado, mas tem de haver concorrência á OpenAI comercial. Se a meta for semi aberta então melhor. OPENSOURCE sempre em primeiro lugar aqui no meu PC, mas … Se houver pelo menos 6 a 7 grandes AI comerciais os preços deviam pelo menos baixar a não ser que façam cartel ao preço. Os 22 euros que pedem pela OpenAI em pt é exagerado e não consigo ter esse nível em casa em multimodal. Simplesmente não dá. Não critico regulações, mas vejo muita gente nestas regulações que nada percebem do assunto, pessoal que viram demasiado o Terminator ou o Battlestar Galactica e acham que os modelos de AI já são conscientes e vão tornar-se singularidades já amanhã…..o horror e a tragédia Terminator. Toca de lobotomizar ainda mais as AI não vão os desenhos do opendalle ganhar vida pelo écran