Facebook vai desligar Amigos nas Proximidades e outros serviços baseados na localização
Tal como outras grandes empresas tecnológicas, também o Facebook faz periodicamente algumas limpezas nos serviços que oferece. Desta forma consegue eliminar todas as propostas menos usadas ou as que deixam de fazer sentido.
É neste espírito que agora a maior rede social da Internet está a desligar algumas das suas propostas. A mais visível é a Amigos nas Proximidades, mas outros serviços baseados na localização vão ter o mesmo destino.
Muitos dos serviços e propostas que o Facebook oferece aos utilizadores são baseados na sua localização. É desta forma que a rede social consegue unir os seus utilizadores e colocá-los mais próximos, oferecendo assim possibilidades de interação.
Uma das novidades agora é o fim dos Amigos nas Proximidades e de outros serviços baseados na localização. Este permiti a qualquer utilizador encontrar todos os seus contactos num mapa e assim descobrir quem estava mais próximo e acessível.
Apesar de não revelar a razão para que esteja a desligar estes serviços, o Facebook já começou a alertar os utilizadores para este fim. Para o fazer está a usar as suas apps móveis e a informar como este processo irá ser realizado.
Tudo aponta para que estes serviços baseados na localização dos utilizadores sejam desligados já no dia 31 de maio. Além deste momento, o Facebook dá aos utilizadores até ao dia 01 de agosto para que os seus dados sejam exportados. Após essa data, os dados vão ser removidos de forma permanente dos servidores da rede social.
Ao desligar estes serviços baseados na localização, o Facebook vai oferecer aos seus utilizadores várias propostas. Entre elas, e para além dos Amigos nas Proximidades, vão deixar de estar acessíveis os avisos de meteorologia, o histórico de localização ou localização em segundo plano.
Apesar de ser uma funcionalidade que estava apenas acessível a quem a ativasse, muitos utilizadores acabaram por a usar. Este fim deverá ter resultado de uma utilização reduzida ou de uma mudança na rede social. Ainda assim, o Facebook não deixará de recolher dados de localização dos seus utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Eles não vão desligar.. eles simplesmente vão substituir por algo que já existe.
Chamasse Microfone! Quantos de nós não falamos com amigos ou conhecidos na rua, trabalho e no dia a seguir ou 3-4 dias aparece as tais:
sugestões de amizades que talvez conheças.
E às vezes até por coincidência aparece a pessoa que vocês falaram! E por coincidência também aparece pelo sobrenomes..
O serviço continuará a a existir, está é oculto e foi mitigado para o atual (uso do microfone e A.I). Não é de estranhar que aparece publicidade também.
Só cai nisto quem ainda não se deu conta. Que tanto o Google como o Facebook lêem o que vocês dizem. E não só!
És um espião russo certo… LOL
Eu sou o que diz as verdades. Em vez de te preocupares com espiões russos. Preocupate com Mossad (Israel) esses sim são altamente perigosos.