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Facebook proíbe anúncios que prometam curar o Coronavírus

Nos dias de hoje, as redes sociais como o Facebook são os locais a que as pessoas mais recorrem quando querem estar atualizadas e informadas acerca de algum assunto.

Mas também é sabido que nem tudo o que está nestas plataformas é verdadeiro e confiável. Assim, o Facebook decidiu proibir e banir todos os anúncios que prometam curar ou prevenir o Coronavírus.


Apesar de as redes sociais terem vindo ‘substituir’, de certa forma, as televisões e os jornais para a pesquisa de notícias, a verdade é que nem tudo o que lá está é de fiar. É importante que o utilizador esteja atento e questione a veracidade das notícias, publicações, anúncios, entre outros.

Relativamente ao Coronavírus, muitos recorrem às redes sociais para estarem atualizados. Mas também já noticiámos que um email fraudulento acerca do vírus deu origem a protestos violentos na Ucrância.

Assim, o Facebook decidiu tomar medidas para combater a desinformação acerca do Coronavírus, cujos dados mais recentes apontam para 2.770 mortos e mais de 81 mil infetados em todo o mundo.

 

Facebook proíbe anúncios que prometam curar ou prevenir o Coronavírus

Tal como noutras situações anteriores, um tema que seja muito badalado dá sempre azo a desinformação, nomeadamente nas redes sociais. Isto acontece porque é costume haver uns ‘espertos’ a querer ganhar algo com o mal dos outros, contando para isso com a ignorância e falta de cuidado das pessoas.

O Facebook está empenhado no combate às Fake News e desinformação no geral, nomeadamente em relação ao Coronavírus. A rede social de Mark Zuckerberg adotou medidas mais rígidas e vai proibir qualquer anúncio que prometa curar ou prevenir o COVID-19, a doença causada pelo vírus.

Para além disso, o Facebook também está a banir os anúncios alarmistas que causem medo e pânico entre os utilizadores. A empresa afirma ainda que serão apagadas todas as publicações falsas acerca do surto e que coloquem as pessoas em risco.

Ao Business Insider, um porta-voz da rede social disse em comunicado que:

Implementamos recentemente uma política para proibir anúncios que se referem ao coronavírus e que criem uma sensação de urgência, como obter algum item limitado ou garantir uma cura ou prevenção. Também temos políticas para plataformas como o Marketplace, que proíbe o comportamento semelhante.

 

Facebook está empenhado no combate à desinformação

A rede social de Zuckerberg tem reforçado a segurança e unido esforços para ser uma plataforma com conteúdos credíveis. Assim, utiliza verificadores de factos e verdades que analisam publicações duvidosas e, caso haja motivo, bloqueiam-nas do feed de notícias.

Para além das publicações, é também importante que o utilizador ajude neste combate. Isto porque são muitos os que têm recorrido a grupos do Facebook no sentido de comprar e vender máscaras que, muitas vezes não têm a qualidade adequada. Neste campo, também a Alibaba denunciou lojas que vendiam máscaras falsas.


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