Facebook Moments está proibido na União Europeia
Os problemas de privacidade dos utilizadores do Facebook são recorrentes. Sempre que uma nova ferramenta ou funcionalidade surgem, existem novos problemas e queixas dos utilizadores.
Com o lançamento recente do Facebook Moments surgiu um novo problema para o Facebook, que viu esta aplicação ser proibida de ser lançada dentro da União Europeia.
Esta decisão surgiu agora por parte das entidades reguladoras europeias que receiam que os mecanismos de reconhecimento facial que esta nova ferramenta disponibiliza possam estar a violar a privacidade dos cidadãos.
Esta capacidade de identificar pessoas é uma das várias funcionalidades do Facebook Moments, uma ferramenta do Facebook que permite a partilha de ficheiros entre utilizadores, sem que estes sejam publicados na rede social.
Os reguladores europeus ditaram assim que o Facebook apenas pode lançar o seu Moments quando conseguir criar um mecanismo em que os utilizadores possam usar para que a identificação não seja feita, garantindo assim a sua privacidade.
Para já, e porque não dispõe destes mecanismos, o Facebook acabou por optar por não colocar a aplicação disponível, mas já esclareceu que iniciará, em breve, a criação de uma forma de dar aos utilizadores a opção desactivarem a sua identificação e assim garantirem a sua privacidade.
A através de um sistema de reconhecimento facial, a app Moments pesquisa nas suas fotografias as que contém os seus amigos e partilha com eles, agrupando-as por pessoas e por locais.
Este é apenas mais um dos muitos casos em que o Facebook se destaca por não garantir a privacidade e por ter acesso a muita da informação pessoal dos utilizadores.
Dada a importância desta aplicação, também pela novidade que é, o Facebook Moments surgirá dentro em breve na loja de aplicações do Android e do iOS por toda a Europa e com a nova capacidade que a União Europeia exige.
Este artigo tem mais de um ano
E da empresa ainda talvez pior que a NSA ou seja não instalo!
acho muito bem.
Quer dizer, a Google lançou exactamente o mesmo… O Google photos faz correspondência automática com caras e cruza os dados com o G+…
Não acontece nada…
A FB faz o mesmo e é barrada?
Alguém que não está a preencher o “modelo 10” da UE…
É impressionante o marketing hoje em dia..
Conseguem convencer as pessoas de que este tipo de coisas é útil e necessária..
É mesmo. Criam porcarias mas o pessoal vai todo a correr instalar…
Na minha opinião todo o facebook devia também ser proibido na europa.
porque? por essa ordem de ideias o android também não seria permitido na europa pois a Google só espia os users
E porque não toda a internet ?