Facebook: Aplicação Android foi sabotada para testar lealdade
Há testes estranhos que as marcas fazem para testar os seus produtos. O objectivo é apenas um, testar a lealdade dos utilizadores às marcas.
O Facebook, a maior rede social da Internet, esteve no passado em testes com a sua aplicação Android. O objectivo era também o de medir a lealdade dos utilizadores e ver o que os faria abandonar a sua aplicação.
Estes testes estão já terminados há bastante tempo e sabe-se agora que pretendiam medir apenas e só a capacidade de resistência dos utilizadores e a sua lealdade a esta rede.
Segundo foi descoberto, estes testes criavam problemas na utilização da aplicação do Facebook, impossibilitando que esta pudesse ser utilizada por vários e largos períodos de tempo.
Mesmo com todas estas adversidades, e segundo alguns elementos ligados a estes testes do Facebook, os utilizadores não deixaram de voltar à aplicação.
O curioso, que foi visto em muitos dos casos reais dos testes, foi a mudança dos utilizadores da aplicação para a versão web móvel do Facebook.
Estes utilizadores preferiram adaptar-se aos problemas e escolher outras forma de acesso em vez de simplesmente abandonarem a rede momentaneamente ou de forma mais permanente.
Qual a razão destes testes?
Para além dos óbvios testes de lealdade e de comportamento dos utilizadores, estas alterações que foram provocadas propositadamente pretenderam avaliar a possibilidade dos utilizadores Android de dispensarem as aplicações do Facebook.
Estes foram testes mais alargados e que pretenderam medir a dependência que o Facebook tem da Google e prepará-lo para um eventual conflito entre estas empresas e a remoção das aplicações da Play Store.
Não existem planos para qualquer um destes cenários, mas o Facebook quis preparar-se para um futuro menos brilhante e que não dependa da Google, quer através da instalação directa das aplicações quer via outras lojas de aplicações.
Como seria a vossa reacção a estes testes do Facebook?
Este artigo tem mais de um ano
Sinceramente, uma estupidez.
É preciso ter muita coragem e confiança no trabalho desenvolvido para se darem ao luxo de fazer este tipo de testes. Seria estranho ver isto acontecer em 99% das aplicações…
Eu diria que é preciso muita falta de respeito pelos utilizadores – que são o ganha pão da empresa – isso sim.
Se o que fizeram tem também a ver com a relação estúpida de retirar as feeds de notícias na APP móvel do Gestor de Páginas, não gostei nada da brincadeira como teste. Tive forçosamente de recorrer a um apk que tinha guardado antes dessa tomada de ação. Devem estar a brincar com a tropa\\\
Mas voltas lá 😛
Voltei porque tenho interesses de negócio, não de lazer pessoal. Mas se me aparecesse outra alternativa, eu não pensaria duas vezes.
Essa tranqueira esteve bem instável a ponto de eu a remover. Não pretendo mais instalar o app tão cedo. Só ainda uso o messenger porque os outros falam por ele, senão já teria removido também.
Por bem menos que isso deixei de usar o facebook com frequência. Acedo cerca de 1 vez por mês.
N me dei conta que tinham feito isso visto que ando a usar a versão lite da app do facebook há quase 1 mês por causa da quantidade de memória que a app normal gastava que nem me deixava actualizar as apps que tenho no telemóvel. Mas concordo com o 1º comentário que é preciso muita coragem para terem feito o que fizeram
Zuckberg duma figa, querias pah! Experimenta agora por a app a pagar que vais ver…Ficas sem um!
Uso facebook lite, por isso sem problemas 😉 kkk
Gostava de saber a percentagem que se comportou como eu após o “teste”:
Desinstalei a App e apaguei a conta no Facebook!! How about that, Zuckerberg
Mas agora já está em condições de usar?