Bewarket – Serviço de compra e venda no Facebook
… Desenvolvido por portugueses!
Hoje em dia as Redes Sociais já fazem parte do nosso quotidiano e auxiliam-nos nas mais diversas tarefas. Comprar e vender produtos é um serviço que também já se encontra disponível nesse mundo, e são cada vez mais as pessoas que aderem a sites e páginas de compra e venda online de forma a venderem objectos que já não necessitam e adquirirem outros por preços bastante aliciantes. Na Internet encontramos várias opções para comprar e vender esses mesmos produtos, e hoje damos a conhecer o Bewarket que lhe proporciona esse serviço na sua rede social Facebook, e que é uma ideia Made in Portugal!
Bewarket é um projecto português, e caracteriza-se por ser uma plataforma de compra e venda online, semelhante ao já conhecido ebay. No Bewarket o utilizador tem um leque de opções e pode comprar, vender, doar, leiloar e ainda revender os seus produtos. Não necessita de se dirigir ou aceder a nenhum site, e basta ter acesso à sua conta no Facebook uma vez que o serviço funciona como uma aplicação para esta rede social.
O ‘social commerce’ Bewarket, surgiu a partir da tese de Mestrado de um dos criadores, Marco Barbosa, que teve como tema a utilização do comércio electrónico no mercado social e para Marco, em entrevista ao JPN, “existe uma convergência no associar das redes sociais às compras e venda online […] esse é o futuro do comércio electrónico”.
Após procurar apoios para o projecto, foi na empresa Sétima que o software veio depois a ser desenvolvido e, ao projecto, juntaram-se Rui Ramos e Miguel Vieira.
Segundo esclarece Marco Barbosa ao PPLWARE:
“Esta não é mais uma simples plataforma de compra e venda. Este projecto traz o conceito de social commerce ao seu expoente máximo, onde se pode comprar, vender, doar, trocar e revender produtos e/ou serviços com os amigos, pessoas perto e toda a rede do Facebook. Pode-se seguir e avaliar outros utilizadores e produtos, assim como saber antecipadamente qual a opinião que os amigos têm sobre o que se procura. Ao adicionar algo que se queira vender, pode-se definir uma percentagem de venda, para dar a quem conseguir um comprador, e/ou para doar a uma instituição de caridade.
Assim pode-se aumentar exponencialmente o alcance da venda, fazendo com que seja publicitada e revendida por outros utilizadores, e despertar a sua responsabilidade social.
É possível também, gratuitamente, exportar a loja para uma página de fãs ou embuti-la em qualquer website, com apenas três cliques.
Poderá ver no mapa todas as vendas dos seus amigos, perto de si, e de toda a rede. E isto é apenas o começo…”
Para começar já a utilizar este serviço, aceda aqui à aplicação do Bewarket.
A ainda recente aplicação, conta já com mais de 50 mil visitas e tem mais de 2.000 utilizadores inscritos. Marco Barbosa refere que “Já temos utilizadores de quase todos os países onde o Facebook se encontra”, e que na sua maioria são portugueses, brasileiros ingleses e americanos.
O Bewarket tem tudo pare ser um projecto de sucesso e já foi distinguido em vários concursos de empreendorismo.
Homepage: Bewarket
Este artigo tem mais de um ano
Realmente não me parece um projeto português!!!! O site deles nem sequer tem nada escrito em PORTUGUÊS. É lamentável…
Sim a aplicação é portuguesa e até está alojada em Portugal… Aplicação está em Português e Inglês, já o site de apresentação esse sim está em inglês, estamos a trabalhar na próxima versão do site de apresentação, esse sim será “multi lingua”.
Força nisso Miguel! O pessoal que faz esses comentários de dizer que é lamentável que o vosso website esteja inicialmente só em Inglês não entendeu em nada o que vocês estão a fazer e que pretendem conseguir utilizadores de todo o mundo… e que quando alguém começa a sua empresa não tem tempo nem recursos para fazer tudo ao mesmo tempo…
Ou seja, o que é lamentável é haverem pessoas a fazer esse tipo de comentário e não darem os parabéns a esta equipa de pessoas que faz algo muito inovador e com um potencial brutal! Muitos parabéns a toda a equipa e boa sorte para tudo!
Obrigado Eduardo é isso que nós precisamos e o país precisa… de força e de apoio dos “nossos”. Andamos á mais de 1 ano a desenvolver aplicação e as próximas novidades serão fantásticas. Espero que continues acompanhar o projecto e que partilhes na tua rede de amigos. Obrigado!
o video então é muito esclarecedor…
esse é o 2º vídeo/episódio de 3.. diz 2/3 🙂
Ahhaa o mundo é feito de tempo. Eu a preparar para me lançar a “solo” e fazer algo pela vida, com um desenho de negócio idêntico a este também no facebook, e eis que aparece no pplware. Parabéns ao projecto e muito boa sorte.
Olá Filipe,
Também tentei o mesmo a solo, mas cheguei a um ponto em que verifiquei que é extremamente difícil concretizar algo sozinho.
Não deites essas ideias para o lixo, elas podem ser sempre aproveitadas! Deixamos-te à vontade, caso queiras passar cá pela empresa. Gostaríamos de te ouvir e de partilharmos algumas ideologias!
Exacto, é as dificuldades que tenho encontrado é mesmo por ser a solo. Para o lixo nunca irão. É algo que andava a imaginar já há algum tempo. Não tenho formação especifica em nenhum área. Apenas trabalho como gestor de redes, e o meu conhecimento de programação é 0, dai também encontrar muitos obstáculos à concretização de uma ou duas ideias que tenho. Terei todo o gosto em partilhar algumas ideias, apesar de talvez a vossa empresa ser um pouco fora de mão para mim (Braga-Lisboa). Vou continuar a explorar a vossa aplicação. Muita sorte neste projecto.
Não deixes de lançar. A concorrência é algo saudável. Quantas aplicações existem no mercado que fazem ou têm em comum o mesmo objectivo? Milhares. Por isso só por sermos um país pequeno não significa que só possa existir uma versão de uma determinada aplicação. De certeza que pensaste em algo que eles não têm e que será uma mais valia para outros utilizadores.
As minhas ideias assentam todas no mercado global que é a internet logo, o facto de sermos um país pequeno em nada é limitativo. O que disse acaba por ser um pouco um “desabafo” visto que num mundo grande há sempre alguem que se lembra sempre de algo idêntico, e achei curioso ser aqui no nosso país, mas um pouco mais a norte. Quanto ao lançamento. Estado embrionário, como quem diz, ainda praticamente não passa de algo “desenhado” a lápis num papel.
Excelente projecto! Boa sorte!
parece me excelente
boa sorte!
ja existe algo do genero, https://apps.facebook.com/payvment/
“Shopping Mall is your place on Facebook to grab exclusive deals on top brand merchandise.”
Isso não tem nada que ver com a ideia do Bewarket… “bewarket is a free marketplace of social commerce, where you can sell, buy, resell or donate with your friends and all the facebook network.”
É muito provavel que existam muitas outras aplicações parecidas… muito parecidas até… mas o que importa é fazer e fazer bem… Assim que mãos a obra, e parem com a questão do “já existe o MySpace, para que estás a fazer o Facebook” :p
Uma vez mais, boa sorte ao pessoal da Bewarket… há sempre algo novo e inovador para ser incorporado em novos produtos! O importante é fazer e implementar as ideias e crescer… por as ideias em acção!
Quem quiser reportar algum erro, sugerir melhorias ou fazer observações sobre o projeto, peça para aderir a este grupo no facebook.
Warkets:
http://www.facebook.com/groups/373676235995490/
Parabens pelo v/projecto! Vou em breve aderir. Espero q entrem quando possivel em contacto comigo. Vou aumentar a mr do meu computador para ficar mais eficaz.
Obrigada. Fico a aguardar.