Hoje na História dos Computadores: a ascensão da Microsoft

Por Tomás Santiago para Pplware.com

Destaques PPLWARE

24 Respostas

  1. Sergio says:

    Embora muito depois, estes acontecimentos fazem-me lembrar o meu primeiro contacto com um pc em 1999, que nostalgia e que vontade de reviver aquilo tudo de novo.

  2. Hugo Gomes says:

    O Bill Gates ta com cara de soninho,muitas horas no trabalho 😀

  3. LG says:

    Imaginem nos dias de hoje um CEO de uma grande multinacional a fazer estas poses como o Bill Gates xD

  4. LR says:

    Aquele PC foi o primeiro onde meti as mãos. Com monitor âmbar ou verde-fósforo. Ligava-se, metia-se a diskette de 5 e um quarto do MS-DOS (senão arrancava em BASIC), e dava para ir beber um café enquanto arrancava.

  5. Luis Silva says:

    Mudou muita coisa nos computadores pessoais, tive o meu primeiro pc antes de 2000, não me lembro bem o ano com windows 98 SE, tive apenas algumas vezes com o 3.11 e o 95 mas foi muito marcante aqueles tempo 🙂

  6. aj says:

    Ali na foto estava a pensar, bom negocio foi os 50000 dollars que paguei por o DOS e a ideia do windows que robei do amigo Steve Jobs a custo 0 🙂

    • JJ says:

      A ideia do Windows foi roubada ao Jobs!?
      Se formos por essa ordem de ideias, o Jobs roubou a ideia a Xerox PARC que estava a desenvolver o Xerox Alto.

      Na realidade… ninguém roubou ninguém… pegaram numa ideia existente e melhoraram-na, cada um ao seu estilo.

      • Miguel Ferreira says:

        Exacto, Steve Jobs e a sua equipa adquiriram muita da sua inspiração na célebre visita aos laboratórios da Xerox em Palo Alto. Além do mais duvido que Gates estivesse a pensar no windows em 1980-81. Estava ainda inebriado com a sorte que lhe caiu no colinho devido à estupidez do executivosda CP/M…

    • Miguel Ferreira says:

      Steve Jobs “inspirou-se” na sua célebre visita aos laboratórios da Xerox em Palo Alto. Duvido que Gates estivesse a pensar no windows quando o negócio com a IBM foi firmado. De acordo com a história Gates era apenas intermediário entre a IBM e a CP/M, até que um executivo da CP/M achou boa ideia deixar pendurados os executivos da IBM. A partir daí, foi o que se sabe. Gates foi o homem certo no momento certo, apenas. Mesmo Jobs, na altura em que esta fotografia foi tirada, estaria longe de ter o LIsa (e o Mac) em fase funcional.

  7. bytes says:

    Quem gosta mesmo disto, e se quiserem ficar a conhecer a história existe um documentário sobre silicon valley e que inclui a história da apple, microsoft e do primeiro computador pessoal. Achei fantástico.
    https://vimeo.com/64910914

  8. McGoms says:

    E quem se lembra do QBasic? E dos jogos Gorilas e Nibles

  9. Arkan says:

    Estudei em um desses, com tela mono verde rs, cobol, pascal….

    NAO sinto falta desse tempo, pois em 1999 meu potente k62 333mhz com 16mb e hd de 20gb e tela SVGA asaki, me atendia bem..e com seu potente leitor otico de 56x, que vivia quebrando cds!

    hoje so meu s8+ é infitamente mais rapido, que meu ”urrrrrrmiiide” 333mhz k62

  10. JJ says:

    Boa rubrica!
    Vai ser bom, para alguns leitores perceberem que o mundo dos computadores começou décadas antes dos anos 2000. Muito antes de haver Facebook’s, Youtube’s, iPhone’s e tablet’s…

  11. JC says:

    Esta foto representa aquilo que é a Microsoft… So eu é que reparei no BlueScreen lá atrás? 🙂

  12. sakura says:

    A IBM quis compare o software a MS e a MS sempre recusou, no maximiano tem a licença de utilização. Filosofia que é valida até hoje, o windows não é de quem o compara só tem 1 licença para usa-lo.
    Hoje, com 1 SO free (gnu/linux) em que TODOS podem contribuir para desnevolve-lo e uza-lo livremente sem $$$$ a MS esta KO ou love Linux.

    TODOS ——>google redhat android apple facebock amazon samsumg amd intel(vulcan), etc…etc….etc…etc…etc….etc…..
    uma politica que é a MS hoje pode mata-la…. ou MS love linux.

  13. A. says:

    Um detalhe tardio, o facto de a IBM não ter conseguido comparar o S.O. MS-DOS, levou a que esta e a MSFT lutassem anos mais tarde com a IBM a desenvolver o OS/2 com G.U.I. semelhante ao Windows daqueles tempos…

    Na realidade o OS/2 da IBM era um S.O. muito interessante, embora nunca tenha conseguido trabalhar muito com ele, e quase ninguém foi pena que não tivesse sobrevivido e concorria com o MS-Windows aos dias de hoje…

    Fica a sugestão para relembrarem o OS/2 da IBM ou até ponderaram, como se poderia obter e utilizar nos dias de hoje em alguma VirtualBox ou VMware
    Apesar de estar extinto há muito tempo tinha valências interessantes e quem conseguisse o usar haveria uma coisa que poderia estar descansado Vírus, e Big Brothers etc…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.