Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Como posso medir a qualidade da Internet que me é fornecida?
- Vou mesmo ficar sem o Windows 11 no meu PC? Como posso atualizar?
- Recebi a conta de um antivírus, mas não uso nenhum! Devo pagar?
- Como recuperar o desempenho que o Firefox tinha?
- Que detetor de satélites devo usar para sintonizar a antena parabólica?
- O que poderá estar a causar estes erros no meu PC?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos o máximo de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para que estas fiquem o mais ricas e completas possível.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Como posso medir a qualidade da Internet que me é fornecida?
Prezados, como vão ?
Novamente recorro a sabedoria de vocês para pedir uma ajuda. A algum tempo, fiz uma alteração no meu plano de internet da minha casa, a qual comecei a usar mais efetivamente por conta da pandemia, que me levaram a fazer Home Office. Contudo, tenho notado uma instabilidade frequente na conexão que a toda hora, sem qualquer motivo aparente simplesmente cai, me deixando sem qualquer tipo de acesso a internet.
A algum tempo venho reclamando com a empresa que presta o serviço, alegando que é um problema constante, recorrente e que muitas vezes me atrapalha na execução do meu serviço, ao passo que a cobrança por parte da empresa, não atrasa, não varia (e quando o faz é para cima) e ao que tudo me faz pensar, eles não estão muito preocupados já que a 'prova dos fatos' teria que ser por minha conta.
O Cable-Modem (da Technicolor, modelo TC3102) que me é oferecido, não possui nenhum Log efetivo que me permitiria comprovar as quedas. Eu liguei Tp-link N750 (Tl-WDR4300) via WAN a porta LAN-1 do Cable modem.
O meu computador está ligado ao TP-Link, além de toda a rede wifi da minha casa pois a do roteador da operadora eu desabilitei esta função. O que eu gostaria de saber é se existe algum software que possa ser executado em segundo plano, que fique checando as conexões de entrada e saída enquanto utilizo meu computador que que me gere um log quando a conexão é perdida, quanto tempo ficou até ser restabelecida e claro, se houverem mais funções...tem algum programa que me gere este tipo de relatório ???
Obrigado e fico no aguardo de qualquer ajuda.
Att,
Alex
Resposta:
Alex,
Primeiro que tudo, o ISP (fornecedor do serviço de Internet) só tem de garantir o fornecimento no seu próprio router. Ou seja, a estabilidade do serviço deles não iria contemplar o router que decidiu ligar, por sua conta, ao router principal, mesmo que o objetivo seja precisamente melhorar a qualidade do serviço.
Depois, acerca de um software para monitorizar a disponibilidade da ligação à Internet, isso nunca seria viável como prova para reclamar um mau serviço, simplesmente porque poderia ser deturpado facilmente pelo utilizador. Numa situação deste tipo, se o cliente reclama, o cliente “tem sempre razão”, e não tem sequer que fazer prova do que quer que seja. O fornecedor do serviço tem a obrigação de satisfazer o cliente, e portanto, ser ele a investigar e a corrigir a origem do problema.
Resumindo, deve continuar a exigir a máxima disponibilidade do serviço de Internet que paga, e não deixar de o fazer enquanto o problema não for resolvido.
Boa sorte!
[Respondido por Hugo Cura]
Vou mesmo ficar sem o Windows 11 no meu PC? Como posso atualizar?
Bom dia PPlware
Comprei há 4 anos uma torre PC com expectativa de me durar muitos anos e eis a minha desilusão com a Microsoft de excluir o meu CPU por pouco da sua lista o que faz com que apenas tenha Windows 10 suportado até 2025 o que me revolta bastante.
A minha motherboard é uma TUF Z270 MARK 2 e o meu CPU é um Intel i5-7600K. Fui procurar na internet para ver se podia trocar para um CPU suportado mas pelo que vejo a mother board apenas suporta geração 6 e 7 da Intel.
Queria perguntar se não haverá volta possível à minha situação para ter o Windows 11 suportado trocando de CPU ou de outra forma possível ou estou condenado a ter Windows na minha máquina de forma segura apenas até 2025.
Obrigado,
Tiago Cadavez
Resposta:
Tiago,
Antes de avançar para a troca de qualquer componente do seu computador, recomendamos de volte a avaliar se o seu processador é mesmo não suportado.
A Microsoft reviu recentemente a lista dos CPUs suportados, tendo incluído alguns de 7ª geração que até agora estavam fora da lista. Nesse nosso artigo tem também uma app que avalia o hardware presente.
Ainda assim, e caso o seu i5 não for suportado, poderá sempre trocar a board e o CPU, ficando com uma máquina mais atual e pronta para receber novos sistemas e novas atualizações.
Tenha também presente que caso fique com o Windows 10, este será mantido por vários anos, sempre com atualizações e correções para que as máquinas onde está instalado não fiquem vulneráveis.
[Respondido por Pedro Simões]
Recebi a conta de um antivírus, mas não uso nenhum! Devo pagar?
Boa noite,
Agradecia vossa ajuda e peritagem no seguinte:
Recebi o email que vos reencaminho.
Supostamente o mesmo avisa-me que a minha assinatura do Antivirus Norton foi renovada (?????).
Acho o conteúdo do email muito estranho porque não tenho o Norton instalado no meu PC; logo não poderia ter feito renovação alguma.
Por outro lado, acho o endereço do remetente muito duvidosa.
Mas o que mais me preocupa é a informação nele contida de que o preço de $498,79 irá me ser cobrado dentro de 24H a 48h.
Por último, e como único meio de contacto para cancelamento, apenas refere um nº de telefone : +1 - ( 866 ) – ( 605 ) – ( 5681 )
Já vos foi reportado algum esquema idêntico?
Desde já muito obrigado pela vossa atenção e disponibilidade.
Atenciosamente
Miguel Bispo
De: lomnb vabhm <lomnbvabhm88@gmail.com>
Date: segunda, 30/08/2021 à(s) 19:59
Subject: PAYMENT AUTHORIZATION > Invoice No.# NOR2021YHDGVDSF
To: <nortonmember0@gmail.com>
NORTON 360
Hello Member,
* Your Subscription for Computer Protection has been successfully renewed & updated. *
The Charged Amount will be reflected within the Next 24 TO 48 HRS on your A/C statement.
____PRODUCT INFORMATION___
Invoice NO. : NOR2021YHDGVDSF
Product Name : NORTON PC PROTECTION
…………………………………………………………………………………………………………
Order Date : 30TH AUGUST 2021
Expiration Date : 2 Years from the Date of Purchase
………………………………………………………………………………………………………..
Price : $498.79 USD
PAYMENT METHOD : AUTO RENEWAL
* If you wish to Cancel this subscription then please feel free to Contact our Billing Department as soon as Possible*
** You can Reach us on +1 - ( 866 ) – ( 605 ) – ( 5681 )
Regards,
Billing Department
[/box]
Resposta:
Miguel,
Há muitos elementos nessa mensagem que mostram claramente que é uma tentativa de retirar-lhe 500 dólares.
Poderia apontar vários, como a necessidade de pagamento urgente, o não haver um email de contacto para tratar do assunto e muito mais.
Deixo apenas algo óbvio e que me saltou de imediato à vista quando vi a sua mensagem. O endereço de email do remetente é do Gmail e não um oficial da Norton. Que empresa faria isso sem ter um domínio próprio?
Assim, e como diz que não tem o Norton instalado, ignore simplesmente a mensagem. Quanto ao cobrarem os 500 dólares, deixo-lhe uma pergunta: Vão cobrar como? Deu-lhes os dados do seu cartão de crédito?
[Respondido por Pedro Simões]
Como recuperar o desempenho que o Firefox tinha?
Bons dias.
Nos últimos tempos, tenho notado uma diminuição do desempenho do Browser Firefox no meu Sistema Windows 10. Vai daí, efetuei testes com fast.com e meo speedtest e ambos confirmam: Firefox está a funcionar a 50% da velocidade download, embora a de upload se mantenha correta.
O problema parece ser só no Windows – em Linux não há qualquer quebra – e só afeta Firefox. Edge e Brave não apresentam problemas. Em alguns fóruns há quem afirme que ao que parece a Microsoft tem um problema num dos updates que faz com que o Firefox tenha desempenhos inferiores.
Isto é mesmo assim? Se sim, qual o update e se pode ser retirado? Se não, qual a solução, além da obvia – passar a usar Edge e Brave e suspender Firefox em Windows?
Grato pela atenção
João Cortez
Resposta:
João,
Existem várias possibilidades para a origem do seu problema. À partida, e dado que os restantes browsers têm um comportamento normal, vamos colocar de parte uma questão do sistema operativo ou da ligação à Internet.
O que recomendamos é que faça uma limpeza ao Firefox e que crie um novo perfil no browser, sem extensões ou qualquer outro extra.
O processo é simples e passa por aceder a este link com o Firefox e carregar no botão Restaurar o Firefox.
O processo que se segue é rápido e automático, não se perdendo nenhum dado do utilizador. Apenas as extensões e os extras são removidos.
Após isso o seu Firefox deverá voltar aos bons tempos em que era um browser rápido e plenamente funcional.
[Respondido por Pedro Simões]
Que detetor de satélites devo usar para sintonizar a antena parabólica?
Tenho andado à procura de um razoável detector de satélites que me ajude na localização e na afinação do sinal de satélite. Mandei vir um e depois de ter lido tudo a seu respeito, quando o recebo verifico que era só para televisão terrestre (Refiro-me ao (SATLINK WS-6975)
É claro que o devolvi de imediato
Para evitar mais contratempos desta natureza, queria pedir-vos a vossa opinião sobre um detector de satélite que me ajudasse a sintonizar uma antena para o Hispassat.
Eu em casa não tenho problemas porque uma vez sintonizada ficará sintonizada para sempre (???) .
O problema é quando uso uma outra antena numa auto-caravana, e como sabe muda constantemente de coordenadas do satélite.
Sei que há uns aparelhos que têm já memorizados frequências do satélite e quando a antena passa pelo "FEED" do satélite o aparelho dá logo sinal, e dessa maneira nos facilitam as coisas.
Se me permitem o que me dizem do equipamento da StarLin WS - 6960.
O preço não é escaldante e julgo que para os meus fins (amador) que o utiliza quando sai com a caravana e quer ver um pouco de televisão.
Por agora era tudo
Com os meus melhores cumprimentos, desde já vos agradeço toda a atenção dispensada à minha dúvida.
João Rodrigues
Resposta:
João,
A minha recomendação, é o mais simples e barato que pode utilizar, plenamente funcional e de utilização muito simples. Trata-se de um aparelho vulgarmente conhecido por Sat Finder, que pode encontrar à venda por um preço a partir de 5€, e que “apita” sempre que encontra um sinal de satélite, com o devido ajuste de sensibilidade.
É claro que a utilização de um aparelho com esta simplicidade, exige alguma prática da parte do utilizador. Ou seja, é imprescindível que o utilizador tenha a noção de que a orientação da antena está próxima do pretendido (pode conseguir isso facilmente com uma bússola, ao alcance de um smartphone) e depois apenas necessita de fazer uma afinação mais minuciosa para chegar ao ponto exato onde se encontra o satélite. Com prática, esta operação é algo que pode ser feito facilmente em 5 minutos.
É verdade que um aparelho evoluído poderá dar-lhe uma ajuda mais detalhada, mas o mais simples poderá ser a solução mais interessante.
[Respondido por Hugo Cura]
O que poderá estar a causar estes erros no meu PC?
Meus cumprimentos, já por muitos anos que sou leitor diário da vossa página, acho muito útil e oportuna a vossa informação, já por diversas vezes que os vossos conselhos e sugestões foram muito uteis para mim.
Quero pedir vossa ajuda para uma situação que me tem deixado de nervos em franja, tenho um pc com as seguintes especificações:
- Operating System: Windows 10 Pro 64-bit
- CPU: Intel Core i5 10400 @ 2.90GHz Comet Lake 14nm Technology
- RAM: 16,0GB Single-Channel Unknown @ 1197MHz (17-17-17-39)
- Motherboard Micro-Star International Co. Ltd. H410M-A PRO (MS-7C89) (U3E1)
- Graphics:
- LG HDR WFHD (2560x1080@75Hz)
- 4095MB NVIDIA GeForce GTX 1650 (ASUStek Computer Inc)
- Storage
- 111GB KINGSTON SUV400S37120G (SATA-2 (SSD)
- 232GB MAXTOR STM3250310AS (SATA )
Ultimamente tenho tido alguns BSOD como os mais diversos códigos de erro tais como:
- MEMORY_MANAGEMENT
- UNEXPECTED_KERNEL_MODE_TRAP
- ATTEMPTED_WRITE_TO_READONLY_MEMORY
- DPC_WATCHDOG_VIOLATION
- SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION fltmgr
- PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA
Têm surgido de forma aleatória e já se repetiram em algumas ocasiões.
Isto tem sido bastante incomodo pois quase sempre ocorrem quando estou em videoconferência, Zoom, Teams, e em especial ao fazer partilha de ecrã, já aconteceu com o pc a estar somente ligado sem nenhuma tarefa especifica.
Já tentei remover todos os periféricos, sem resultados, atualizei os drivers usando o Driver Booster, tudo na mesma, desinstalei softwares sem resultados, usei uma versão mais antiga do Zoom, tudo igual, repus o pc e nada resulta.
Já usei o comando sfc/scannow e CHKDSK, nada a assinalar.
Como sou anfitrião em algumas das videoconferências isto é insuportável, podem me ajudar a resolver esta (grande) dor de cabeça.
Jorge Castro
Resposta:
Jorge,
Para começar, o que recomendo que faça é evitar de utilizar ferramentas como o Driver Booster para tentar manter os seus drivers atualizados. É possível que, para determinado driver, esteja a ser instalado um driver desadequado, e isso esteja a levar a falhas catastróficas como as que refere.
O que deve fazer é ir buscar cada um dos drivers dos principais componentes ao site oficial do fabricante, e assim ter a certeza de que está a utilizar o driver mais adequado.
Já se isso não resolver o problema e se a provável origem do problema for o hardware, aí poderá ser mais difícil tentar fazer o diagnóstico porque simplesmente não tem peças alternativas para experimentar se o sistema fica plenamente funcional após uma troca de componente de hardware.
Aqui, se possível, começaria pela substituição (temporária) da memória RAM, colocando outro módulo de memória e experimentar. Depois disso pode também experimentar com a placa gráfica.
Boa sorte!
[Respondido por Hugo Cura]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões
Este artigo tem mais de um ano
@Jorge Castro,
Tenta reparar a imagem do Windows 10. Abre o CMD em modo administrador e coloca este comando e dá enter.
Dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth
Reinicia o pc.
https://www.tenforums.com/tutorials/7808-use-dism-repair-windows-10-image.html
Se não funcionar, sempre podes fazer uma reparação da tua instalação do Windows 10 Pro. Faz o download do ISO no site da Microsoft, Monta o ISO e executa o setup.exe. Também o podes fazer através da ferramenta de atualização da Microsoft – Media Creation Tool. Não tenhas medo que ao usares a ISO ou a ferramenta, simplesmente vai atualizar/reparar o teu SO, tens que selecionar antes da atualização/reparação que queres manter os teus ficheiros e aplicações. Também podes escolher só os ficheiros e apagar as apps ou apagar tudo ficheiros e aplicações. Podes fazer à vontade já me safei muitas vezes fazendo isto. Também aconselho sempre que tenhas uma cópia de segurança do teu SO. Agora não interessa fazer porque se estás com BSODS não interessa fazer cópia de segurança. Fá-la depois.
https://www.tenforums.com/tutorials/16397-repair-install-windows-10-place-upgrade.html