Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Ajudem-me que o Assistente Google ainda não funcoina
- Problema do Windows Hello ainda está presente! Ajudam?
- O Outlook passa o tempo a pedir as passwords, porque será?
- Preciso da vossa ajuda para alargar a rede da MEO em casa
- Como consigo ligar um HomePod a uma TV Samsung?
- Devo instalar já a nova atualização do Windows 10?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos o máximo de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para que estas fiquem o mais ricas e completas possível.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Ajudem-me que o Assistente Google ainda não funcoina
Bom dia,
Volto, novamente, com o problema do comando "ok google".
Já tinha a configuração, que me apresentaram, selecionada.
Mas independente de ter a opção configurada continuo sem poder usar o comando.
Mais uma vez, um muito obrigado.
Melhores cumprimentos,
Manuel Silva
Resposta:
Manuel,
Depois de tentar confirmar todas as opções que poderei ter alteradas face às definidas por omissão, verifiquei que há realmente uma condição determinante para que o sistema funcione: o idioma para falar com o assistente.
Assim, nas Definições da app Google, deve ir a Assistente Google > Idiomas, e alterar para English (United States). Dessa forma, quando voltar à opção Voice Match, já estará referido com Hey Google e terá a descrição acerca da utilização com o ecrã desligado. Ao ativar a opção, terá ainda que seguir uma pequena configuração do assistente.
Parece uma opção importante demais para que não tenha sido referida na resposta anterior, mas o facto é que sempre utilizei o idioma em inglês, para ter acesso completo ao assistente, e admiti-a como já definida.
Fica o esclarecimento, e a ajuda para quem também quiser terminar esta configuração começada no consultório anterior.
[Respondido por Hugo Cura]
Problema do Windows Hello ainda está presente! Ajudam?
Boa noite,
Depois de tentar todas as dicas do Consultório, não consegui repor o Windows Hello.
Os meus cumprimentos,
Júlio Sampaio
Resposta:
Júlio,
Há um qualquer problema nesse Surface e que está a causar o problema. A causa mais provável é haver uma falha com os drivers e que limitam que o Windows Hello funcione de forma perfeita.
Verifique se tem alguma atualização pendente, quer do Windows 10, quer do hardware presente. Caso esteja presente, faça a sua instalação para tentar solucionar o problema que tem.
[Respondido por Hugo Cura]
O Outlook passa o tempo a pedir as passwords, porque será?
Gostaria que se possivel me ajudassem numa duvida / resolução de problema
Fiz atualização do windows 10 recentemente.
Após a atualização, verifico que as Passwords que estavam guardadas por exemplo no OUtlook ( tenho o Office 365 instalado na máquina ) e cada vez que reinicio o programa. obriga-me a pôr as passwords de todas as contas de email que tenho configuradas no Outlook , o que estranho
Há vários anos que utilizo o outlook , e após a configuração inicial da conta email , cada vez que voltava a entrar no outlook bastava fazer "Enviar/Receber" e os emails eram transferidos. Agora, sempre que reinicio a maquina tenho que colocar as passwords em todas as contas.
Esta situação acima descrita apenas se verificou após atualização do windows 10.
Atentamente,
André Abreu
Resposta:
André,
Esse é um problema conhecido da versão 2004 do Windows 10, lançada em maio passado.
Após um reinício do computador, as passwords são esquecidas. O problema está relacionado com uma API de Data Protection e, embora o Windows não tenha corrigido o problema, existem pelo menos uma solução que pode testar.
Trata-se de uma solução que resolve o problema para a maioria dos utilizadores, que consiste em converter a conta Microsoft para uma conta local, e depois voltar a converter novamente para uma conta Microsoft:
- Ir a Iniciar > Definições > Contas
- Clicar em “Iniciar sessão com uma conta local em alternativa”; confirmar a ação
- Reiniciar o computador
- Ir a Iniciar > Definições > Contas
- Converter a conta local novamente para conta Microsoft
A partir daqui, o problema deverá ficar resolvido.
[Respondido por Hugo Cura]
Preciso da vossa ajuda para alargar a rede da MEO em casa
Boa tarde,
tentei por aqui esta questão no forum da meo mas sem sucesso daí tentar aqui a que respondessem há minha questão.
Quero mudar uma box da meo cabo que está na sala para o quarto mas não tenho possibilidade de passar um cabo Ethernet para lá ou seja queria instalar um repetidor para apanhar o sinal por wifi e ligar a box ao repetidor a minha dúvida é saber se a box funciona ou se a box precisa estar ligada diretamente ao router.
Pedro Mesquita
Resposta:
Pedro,
A box, para funcionar, tem necessariamente que utilizar uma ligação ethernet gerida pelo router. Isso não significa que tenha de ser uma ligação direta da box ao router, sendo que a comunicação poderá passar por outros meios.
Há duas soluções:
- a mais fiável, será utilizar dispositivos Powerline. Estes dispositivos são capazes de utilizar a rede elétrica da casa como meio de propagação da rede de dados, não sendo assim necessária a passagem de cabos adicionais.
- utilizar 2 repetidores de sinal Wi-Fi com ethernet, com o objetivo de se ligarem entre eles via Wi-Fi, e a box e o router ligarem-se via ethernet a cada um deles. Nem todos os repetidores podem ter esta capacidade, pelo que a primeira sugestão será mais acertada.
Em ambos os casos, deve ser sempre o router a gerir a rede, e não os dispositivos a criarem a sua própria rede.
[Respondido por Hugo Cura]
Como consigo ligar um HomePod a uma TV Samsung?
Boa noite,
sabem me informar se o HomePod(maior) permite emparelhar via Bluetooth ou AirPlay com smarTV Samsung?
Miguel Leite
Resposta:
Miguel,
Infelizmente não temos as melhores notícias para lhe dar. O que pergunta não é possível e mesmo que sejam emparelhadas, não vão transmitir som.
Para confirmarmos esta ideia o Pplware testou esse cenário e simplesmente não foi possível fazer o emparelhamento.
No caso do AirPlay2, este limita-se à transmissão de vídeo e como tal não irá funcionar como pretendido.
No caso do Bluetooth, como ambos vão ter o papel de transmitir o som, este emparelhamento nem sequer deverá funcionar.
[Respondido por Pedro Simões]
Devo instalar já a nova atualização do Windows 10?
Olá Pplware,
Reparei no vosso artigo que chegou mais uma atualização do Windows 10 e que está pronta para instalar.
Escrevo-vos porque tenho algumas dúvidas sobre esta novidade e sobre a forma como se está a comportar.
As passadas atualizações nem sempre correram pelo melhor e queria evitar problemas com o meu computador, que me faz falta diariamente.
Assim, deixo aqui uma questão direta e objetiva:
Devo instalar esta atualização ou aconselham que espere mais uns dias até que esteja livre de problemas?
Aguardo a vossa resposta para saber se carrego no botão de instalar as atualizações ou se a meto em pausa.
Muito obrigado pela vossa resposta.
Marta Machado
Resposta:
Marta,
Efetivamente a mais recente atualização do Windows 10 está presente e pronta para ser instalada por todos os utilizadores.
Esta chegou esta semana e traz um conjunto de novidades, a maioria delas gráficas ou de funcionalidades para os utilizadores.
Sendo uma versão sem correções ou alterações no seu interior, está aparentemente livre de problemas e como tal poderá ser instalada sem qualquer limitação.
Não foram, até agora, detetados problemas que impeça«ão a sua utilização, com a excepção de algumas situações pontuais.
Assim, a nossa recomendação é que clique no botão para fazer a atualização e que instale a nova versão. Esta deverá decorrer de forma muito rápida.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões
Este artigo tem mais de um ano
Olá
Coloco aqui uma questão. Tenho um portátil HP com leitor de impressões digitais. No início ainda funcionou, mas agora o Windowns não decteta o Leitor.
Há alguma correção?
Sobre as contas de email no Outlook.
Se forem as contas Yahoo ou Gmail com o 2FA activado, terás de autorizar nesses provedores a autorização de continuar a usar porque elas passaram a detectar que pelo Outlook não é seguro.
Lá vais conseguir obter para o Outlook uma password que dará a continuação do uso sem problemas.
Obrigado pela dica do assistente…. Mudei para inglês US configurei o voice match e Funciona perfeitamente…. Voltei ao idioma e adicionei o português PT….. E agora funciona nos dois idiomas 🙂
Tenho um zenbook da ASUS e um notebook de HP e a nenhum aparece a atualização do windows,. Que devo fazer?
Em relação ao Windows Hello, resolvi o problema ao “Repor este PC”.
Obrigado ao “Consultório” pela ajuda.
Atentamente