Já ouviu falar do hidrogénio branco? É mais limpo e continuamente reabastecido
O mundo chegou a um ponto climático em que a procura por alternativas aos combustíveis fósseis é incessante. Uma delas já conhece, certamente: o hidrogénio verde. Mas e do branco, já ouviu falar?
Por aqui, o debate sobre o hidrogénio acende-se, frequentemente. Este tem sido apontado como o combustível do futuro, considerando que é uma alternativa apelativa aos combustíveis fósseis.
No entanto, por ser maioritariamente produzido a partir do gás ou do carvão e por resultar de processos altamente poluentes, a opção verde, conseguida a partir de energias renováveis, tem ganhado terreno.
Não sendo a alternativa ideal, por ser dispendiosa, há outras na mira.
Já ouviu falar do hidrogénio branco?
Conforme recordado pela Euronews Green, no início deste ano, França encontrou o chamado hidrogénio branco, uma possível fonte de energia limpa, barata e renovável.
O hidrogénio é o elemento químico mais abundante na Terra e existe naturalmente em tudo, desde a água às plantas.
No entanto, não se sabia que existiam quantidades significativas do químico gasoso, na sua forma pura, no interior da Terra.
Isto mudou quando, em 2012, no Mali, se descobriu que um furo feito para um poço décadas antes emitia hidrogénio natural quase puro.
Desde aí, os geólogos têm vindo a explorar este hidrogénio branco que, contrariamente aos combustíveis fósseis, que demoram milhões de anos a formar-se, é reabastecido, de forma contínua, naturalmente.
A Terra tem muitos locais onde coexistem as condições certas para produzir e acumular naturalmente hidrogénio, que pode depois ser extraído para uso social.
A boa notícia, é que ao deixar a terra fazer o trabalho por nós, esta fonte de hidrogénio é provavelmente muito mais limpa de produzir do que os métodos atuais, como a gaseificação do carvão ou eletrólise da água.
Explicou Michael Webber, professor de recursos energéticos na University of Texas, Austin, Estados Unidos da América (EUA).
Apesar de a maior parte do hidrogénio natural se encontrar em locais inacessíveis, já foram descobertos depósitos na Austrália, Europa de Leste, França, Omã, Espanha, EUA e Mali.
Depois da descoberta acidental, em França, hoje, estão a ser concretizadas perfurações mais profundas, com o objetivo de descobrir exatamente a quantidade existente.
Estima-se que possa haver cerca de 46 milhões de toneladas - o equivalente a mais de metade da atual produção anual mundial.
Embora o hidrogénio branco seja promissor, pode não ser a solução milagrosa de que andamos à procura. Aliás, são precisos mais estudos e mais dados para o conhecermos melhor, bem como às suas potencialidades e aos seus riscos.
Este artigo tem mais de um ano
Só falta libertar mais 10 mil milhões € de fundos Europeus que Portugal tem a equipa certa para o extrair.
https://www.tiktok.com/@seladadefruta/video/7298698294212005152
Por falar nisso em que estado ficou a operação Tuti-Fruti?
Se juntar-mos o H2 numa central de fusão, então teremos energia a quintiplicar…
juntarmos
quintuplicar
Como diz um conhecido tuga do youtube… “habemos papa amore”
O pessoas dos carros a pilhas é que não vai gostar nada de saber disto…
Esses parecem piores que o lobby dos carburantes, defendem os elétricos com unhas e dentes
Concordo eu sei bem como é tinha um bisavó que também só queria andar de carroça puxado por um burro nem cavalo queria.
Já chegou um!
Eu não tenho elétrico nem penso ter tão depressa mas a verdade é que o Rodrigo tem razão, andam por aqui muitos retrogrados que acham que o assunto se trata de escolher uma equipa. Neste caso em particular um carro a hidrogénio será, provavelmente, elétrico, o que ainda torna o discurso mais ridículo.
Dois
Andam aí dois personagens em todos os temas de eletricos a divulgar informação imprecisa. Vale tudo para vender EVs.
Que palermice de argumento. Também estás a vender carros a combustão?
Eu tenho elétrico e prefiro nem divulgar nada, quanto menos melhor quando as pessoas descobrirem que isto é 100 vezes mais barato que a gasolina vêm logo a correr e aumenta logo, deixem-se estar a pagar à galp que estão muito bem isto dos elétricos é péssimo o mês passado paguei 5 mil euros de eletricidade só para carregar
Então pq o dizes?
Ele no fim rematou a dizer que era muito mau. Portanto ignora o que foi dito em cima. Elétrico é mau. E pronto, não se fala mais nisso que muita gente não gosta. Clubismos….
Os elektrofans até tremem.
Mas porque? eu quero é que vão todos para o hidrogénio e para a gasolina não chateiem a eletricidade que está muito bem como está, isto é como o GPL antigamente era baratíssimo o pessoal percebeu que isto era barato vieram logo a correr aumentou logo.
Comprem todos a hidrogénio e a gasolina que é o melhor
O GPL está barato.
Está barato em relação à gasolina mas eu ainda sou do tempo das vacas gordas ninguem contava com o GPL e eu metia a 40 cêntimos o litro hj em dia até já se vendem carros novos a GPL
Na minha modesta opinião o problema do Hidrogénio é o mesmo que os combustíveis atuais, vais necessitar de alguém que produza, transporte, armazene e só depois te venda, hora é mais que meio caminho andado para a continuação dos carteis.
Enquanto os VE se tiveres a possibilidade de carregar em casa e com painéis, não deve de haver forma mais barata para te deslocares.
Os VE ainda não são o ideal para todos exatamente por este motivo, não conseguires carregar em casa, nem vou tanto pelo preço, os Tesla também não são baratos e em Portugal há as toneladas deles a circular, tuga que é tuga, mais vale comer enlatados que não andar a mostrar um bom carro 🙂
Exactamente! Está na cara que os VEs (ainda) não são para qualquer bolsa e tem os seus constrangimentos. Agora isso não justifica que se demonize os VE por causa das baterias. Poluem? É
obvio que sim e ninguém nega isso mas os carros a combustão não são flores que se cheire.
No mínimo, é muito bem vindo algo que reduza a poluição sonora e atmosférica para aqueles que acham que não ajuda a combater as alterações climáticas.
Mais argumentos dos lobistas elektros.
O principal factor de ruído ambiente dos carros é o rolamento que aumenta em função da velocidade. Pouco importa se e BEV ou ICE.
Por outro lado, um carro mais pesado gera um ruído maior que um carro mais leve. Isso significa que o carro mais pesado é cerca de 1.6 vezes, na relação 1000 para 1600 kg , mais ruidoso que o carro mais leve.
Tradicionalmente os carros elektros são mais pesados q os combustão. Agora é só retirar daqui as devidas conclusões.
Tiro a conclusão que as tuas conclusões são estúpidas.
Ou então estou fora da tua realidade e os escapes e os motores a combustão têm cancelamento de ruído.
Podes juntar as buzinadelas.
O ruído de rolamento sobrepõe-se ao ruído dos motores. Mais uma vez acima de determinada velocidade.
Portanto como na cidade só se pode andar a 50 estamos safos mas já agora o ruido do motor também aumenta conforme a velocidade
Não, o barulho do motor aumenta com a rotação .
É possível manter 120 a baixa rotação.
Eu pergunto-me se tu nunca passas te por nenhum elétrico os elétricos até já são obrigados a fazer um barulho característico para o exterior por segurança, mas tiro-te o chapéu dizer que um rolamento de um pneu faz mais barulho que um motor a funcionar é preciso coragem, agora ate os elétricos fazem mais barulho que os ICE ahahah o mundo está perdido
Pergunta-te se retiravas as barreiras sonoras das AE’s que atravessam áreas urbanas e residenciais, caso todos fossem elektros.
Oh @Yamahia tu és mesmo triste…
Olha lá bem para o espelho.
Para um simples Renault ( Não me recordo agora do Modelo ) o orçamento para substituir bateria foi cerca de 20.000 euros. Vale a pena? Atenção que sou a favor da descarbonização e anti-fóssil.
O hidrogénio é um átomo com 1 eletrão de valência, o que significa que tem a tendência natural a juntar-se com outros átomos. Logo, naturalmente é muito difícil de existir hidrogénio no seu estado puro.
Mas existe e muito.
Bastava fazer um furinho no poço de hidrogénio para que todo ele escapasse em minutos e não ficasse lá nenhum. É um elemento que se liberta com facilidade extrema. Nem é possível encaminhá-lo daqui para a Europa central, escapava quase todo pelas juntas do pipeline. Quando os outros deram a notícia do hidrogénio branco deviam querer dizer “hidrogénio em branco”.