Este frio será de pouca dura e, no início da próxima semana, deverá ocorrer um aumento da temperatura: “Serão temperaturas mais próprias da altura do ano”, refere o climatologista.
A DANA (Depressão Atmosférica em Níveis Altos), é um fenómeno meteorológico comum nas regiões do Mediterrâneo e partes da Europa Ocidental. Esse sistema atmosférico, também conhecido como "gota fria" em algumas regiões. Ocorre quando uma massa de ar frio se separa do fluxo principal das correntes de ar em altitude, permanecendo isolada e movendo-se independentemente.
Esse sistema isolado de ar frio em altas altitudes posiciona-se sobre uma camada de ar mais quente em baixa altitude. A combinação do ar frio em altura com o ar mais quente e húmido próximo à superfície cria condições propícias para instabilidade atmosférica, levando a tempestades intensas, chuvas torrenciais e, ocasionalmente, granizo.
+1
+1 quê?
+1
+1 de agradecimento a artigo Mestre Hugo
+2
+1 a migrar para a Digi
+3
+1
Sempre houve tempestades, tufões, tornados, chuvas torrenciais, etc., faz parte da Natureza, agora o que é importante saber no momento em que nos encontramos é se as tempestades que vão surgindo – como é o caso desta que vem referidA no artigo – são provocadas pela Natureza ou pelo Ser-Humano.
Também não é normal a comunicação social andar sempre a servir de megafone meteorológico, os Portugueses vão à rua olham para o céu, para o estado do tempo, sentem o clima ambiente, ou vêem o boletim meteorológico na televisão, jornais, ou na página na Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A título de curiosidade a Sr.ª Ministra da Saúde da Holanda, Marie-Fleur Agema, prestou recentemente declarações sobre a pandemia da doença do coronavírus covid-19 decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que foi gerida no seu País pelo serviço do Coordenador Nacional de Segurança e Contra-terrorismo («National Coordinator for Security and Counterterrorism») sob o comando da OTAN e respondendo directamente a esta entidade.
Nas declarações prestadas tem uma parte bastante interessante onde a Sr.ª Ministra da Saúde da Holanda, Marie-Fleur Agema, afirma que o seu País deve estar preparado preparado para «…ameaças híbridas, ameaças militares, DESASTRES NATURAIS ou uma nova pandemia…».
“…e pode provocar tornados”.
Por favor, se quiserem saber previsões fiáveis vão ao site do IPMA.
Se houver condições favoráveis à ocorrência de fenómenos extremos de vento, lá estará assinalado, o que não é o caso.
É uma depressão normal, com alguma instabilidade mas não mais do que isso.
Os chalupas aproveitam-se (e bem) da iliteracia meteorológica dos nossos jornalistas (tv incluída) que apenas buscam frases bombásticas a fim de obter mais clicks.
Depois dizem que nos querem é meter medo e lançar o pânico.
No campo da meteorologia por vezes tem razão.
Isto está profundamente errado e mina a confiança nos meios de comunicação.
Previsão meteorológica é no IPMA.
Ao site do IPMA? Para saber previsões fiáveis? Só se for para se desinformar!
Ah…ok…esqueci-me que no Facebook é que está a informação fidedigna.
O melhor é ir à varanda, janela, ou sair de casa, e olhar para o céu.
Previsoes sao previsoes, nao sao certezas em nenhum lugar do planeta. A mim so me preocupa e esta mudanca de temperatura que faz alguns ficarem logo engripados ou com problemas na garganta. Tudo o resto e mais do mesmo.
que se dana-se isto tudo
Dass, tinha logo de ser este fim de semana….
Avisasses mais cedo que eu tinha mandado para outro fim de semana…
Não é depressão DANA, não é o nome da depressão. DANA é o nome espanhol dado para uma depressão isolada em níveis altos.
Antes de chegar a Portugal, a depressão DANA, também conhecida como “gota fria”,
DANA – Depresión Aislada en Niveles Altos (depressão isolada em níveis altos da atmosfera), ou “gota fria” (link, em espanhol).
Uma DANA é uma massa de ar frio em níveis altos da atmosfera que está completamente isolada da corrente geral da circulação atmosférica. Ocorrem quando a corrente de jato polar que se move de oeste para leste sofre ondulações e curvaturas e isola uma parte dessa circulação como se fosse uma bolsa (saco) fora da própria circulação da atmosfera.
Este saco isolado é mais frio que o ar ao seu redor e ao chegar a Espanha [ou outro país mediterrânico] encontra temperaturas mais quentes na superfície. Quando isso acontece, cria-se uma grande diferença de temperatura nas diferentes camadas atmosféricas, o que cria um perfil muito instável na atmosfera em que as massas de ar sobem com muita facilidade, ficam rapidamente saturadas com vapor de água e dão origem a fortes tempestades.
https://www.eltiempo.es/noticias/por-que-se-producen-tantas-tormentas-estos-dias-todo-sobre-la-dana
“Espanha enfrenta chuvas torrenciais nas regiões já afectadas por cheias. Málaga e Valência em alerta vermelho
O serviço meteorológico espanhol emitiu um aviso vermelho (o mais elevado numa escala de três) para chuvas fortes esta quarta e quinta-feira nas regiões de Málaga e Valência.
Embora não se espere que a tempestade seja tão violenta como a que ocorreu dia 29 de Outubro, poderá ser devastadora para as cidades que ainda estão a recuperar. O fenómeno extremo de precipitação de há duas semanas, denominado “gota fria” – ou depresión aislada en niveles altos (DANA), em espanhol -, provocou pelo menos 223 mortes e a destruição de casas e infra-estruturas” (Público, 13/11/2024)