Dado o pontapé de saída para a Wii U!
Sim, é verdade. A 2 dias da data de lançamento oficial (30 de Novembro), e com a bela e tranquila paisagem da Baixa de Lisboa e do Rio Tejo ao anoitecer, a Nintendo deu o pontapé de saída, a nível nacional para a sua mais recente coqueluche, a Wii U.
Foi no sempre agradável Bar Le Chat, em plena Rua das Janelas Verdes (em frente ao Museu Nacional de Arte Antiga) que decorreu o evento e o Pplware não podia faltar.
É caso para dizer que a Wii U foi a "Rainha da Noite" e Lisboa viu-se pintada com as cores da Nintendo.
O Le Chat, por uma noite, remodelou-se à imagem da Nintendo criando assim um ambiente muito arejado, simples, castiço e familiar, em simultâneo. Aos poucos a noite foi-se compondo pelos mais de 50 jornalistas dos mais variados meios de Comunicação Social que fizeram questão de estar presentes.
Pelo interior do bar (cá fora estavam perto de 10º) encontravam-se algumas consolas Wii U (pretas e brancas) dispersas, as quais foram os principais pontos de atracção nos momentos iniciais. Com jogos como Call of Duty: Black Ops II, FIFA 13, New Super Mario Bros U ou Nintendo Land prontos a serem testados em primeira mão a azáfama foi grande para meter as mãos na massa e poder jogar, quer com o novo GamePad da consola, quer com os novos controladores acessórios (semelhantes aos da Xbox 360) disponíveis para usar.
Fica a primeira impressão de que realmente estamos perante uma máquina capaz de dar muito à Industria dos Videojogos e, especialmente, aos jogadores.
Jogar Call of Duty: Black Ops II é, passe a comparação, quase idêntico a jogá-lo numa das restantes consolas. FIFA 13 além de manter toda a sua emotividade e competitividade ainda consegue trazer uma mais-valia que é a de podermos interagir com os menus de jogo e tácticas sem termos de fazer Pause, por exemplo. Nintendo Land, promete horas e horas de volta (literalmente) do Gamepad e New Super Mario Bros U consegue levar o conceito de jogo de equipa a outros níveis.
Até dá para soprar para o orificio do microfone para interagir com os jogos ... (à semelhança do que já se faz com os Androids e iOs).
Aliás, deixem-me que vos diga que a experiência de jogar, por exemplo, FIFA 13 ou Black Ops II na Wii U não se fica rigorosamente nada atrás da experiência de jogar esses mesmos titulos noutras plataformas. Aliás, graças às potencialidades e novas interacções possiveis pelo segundo display da consola (no Gamepad) essa mesma experiência é, inclusive, alargada e mais rica.
Tal diversidade de jogos permite logo, numa primeira análise, identificar o carácter multifacetado que a Wii U apresenta. Aliás, essa será uma das suas cartas mais fortes para se impor no mercado, sem dúvida, que é a de tanto poder ser uma consola mais familiar, como mais séria, como mais infantil ou mais social.
Resta saber qual o mercado que a Wii U vai encontrar, com tantos cortes e austeridade. Enfim ... o Natal está a chegar e por breves momentos podemos encostar a austeridade de lado, certo?
No entanto não conseguimos evitar em questionar qual ou quais as expectativas da Nintendo face a esta consola, principalmente tendo em conta o(s) próximo(s) ano(s) que se avizinham. A questão, como é óbvio, preocupa os responsáveis da marca mas por outro lado entendem que há espaço de manobra para que a consola obtenha bons resultados. Aliás, foi-nos confidenciado que, efectivamente, o zum-zum na Comunicação Social (e não só) e a curiosidade em torno da Wii U está num nivel bastante grande e tal só pode ser considerado como uma fonte de estusiasmo pela Nintendo.
Após esses breves momentos de contacto com a consola e com todos estes jogos, foi a vez de Jorge Vieira Public Relations Offices da Nintendo Portugal iniciar a apresentação da consola.
A apresentação, recaiu essencialmente sobre os principais pontos fortes da consola, como não poderia deixar de ser.
Após uma breve descrição da Wii U, Jorge Vieira falou sobre tópicos sobre contas de Utilizador e Segurança (Controlo Parental), falou ainda sobre o facto da consola ser mais social que nunca, tanto com o WaraWara Plaza tanto com o MiiVerse e que inclusive todos os jogos que saiam para a consola serão compatíveis com o MiiVerse.
O facto de se poder jogar Wii U com ou sem televisão foi um dos pontos fortes da apresentação. O facto de podermos estar a jogar na sala ou no quarto por exemplo ao mesmo tempo que outra pessoa vê televisão pode ser a solução para muitos casais 🙂 .
Outro aspecto focado na apresentação foi o mecanismo de duplo display que permitem, por exemplo, a que os jogadores que usem o GamePad tenham uma experiência de jogo completamente diferente da dos companheiros de sessão que joguem com os comandos normais da Wii. Por exemplo, no New Super Mario Bros U, o jogador que tenha o GamePad funcionará como um auxiliar para os restantes jogadores, construindo por exemplo, tijolos que possibilitem aos outros jogadores acederem a plataformas mais elevadas.
Tempo ainda para focar alguns dos títulos mais emblemáticos que irão acompanhar a Wii U desde o Dia D ... NBA 2K13, Darksiders II, Pikmin 3, Nintendo Land, New Super Mario Bros U, Assassin's Creed III, Call of Duty: Black Ops II, Batman: Arkham City Armoured Edition, Runner 2, Epic Mickey 2: The Power of Two, Trine 2, Lego City: Undercover, FIFA 13, Aliens Colonial Marines e muitos mais...
No final e em modos de provocação perguntamos à Nintendo se os rumores que começam a andar pela Net da mobilidade da Wii U sair do conforto da nossa casa se confirmam, ao qual recebemos um sorriso comprometedor que pode bem ser entendido como algo do género "Há sempre algo novo a acontecer, portanto o que hoje é rumor poder-se-á tornar realidade amanhã ... ou não!".
Muitas outras propriedades da Wii U foram divulgadas, tais como, possibilidade de armazenamento em suportes USB, compatibilidade total com a grande maioria de jogos da Nintendo Wii, compatibilidade total com acessórios e periféricos da Nitendo Wii, Controlo de conteúdos, Chat entre Wii U, Acesso à Internet, EShop ... e ficaríamos aqui muito tempo a falar de todas as novidades... e é já no próximo dia 30 de Novembro que a consola saí para as lojas.
Gostaria de agradecer, em nome de toda a equipa Pplware, à Nintendo Portugal pelo amável convite para a participação no evento de lançamento da Wii U.
Homepage Wii U
Homepage Le Chat
Este artigo tem mais de um ano
Tenho a wii e a Xbox 360 kinect e um bom pc …
E não faço intenções de comprar esta wiiU pois não traz nada de novo e os gráficos são os mesmo de uma ps3 ou xbox lol FAIL
cumps
e o fato dos gráficos serem os “mesmos” da PS3 ou xbox é mau ? e se esperasses um pouco para os developers sairem mais jogos…antes de declarares um fail
PS historicamente as consolas da nintendo foram sempre um sucesso e nunca pelos gráficos !!!
Por acaso isso é uma verdade, quando a Nintendo começou a seguir a carneirada foi quando se deu pior a nível de vendas…apostava muito no hardware mas na sua grande maioria as vendas não compensavam o investimento.
Temos muito exemplos disto, Gamecube por exemplo ou até a mítica Nintendo 64. Esta ultima apesar de não ter sido um sucesso propriamente dito, arisco mesmo a dizer que foi a consola que mais marcou a era moderna dos jogos, nasceram autenticas lendas a partir desta plataforma, desde a inovação que foi o Mario 64 (com o seu 3D e a maneira inovadora que transformou o jogo de plataformas), 007 Goldeneye (primeiro FPS numa consola caseira) ao intitulado melhor jogo de todos os tempos Zelda Ocarina of time…obras de arte, só quem teve o sistema e que consegue perceber a total dimensão destes icons.
A wii por exemplo, fraca em termos de hardware, foi a que mais vendeu esta geração…e mais uma vez revolucionou o mercado (quer se queira quer não). Outro exemplo foi quando existiu a disputa nas portáteis (Gameboy vs Sega Gamegear), apesar da consola da sega ser melhor a nível tecnológico, o gameboy foi a sra das portáteis (até acabar a marca).
O mesmo pode-se dizer em relação à Nintendo DS vs PSP.
Nem mais Alexandre, ainda ontem escrevi um artigo sobre a N64 e como inovou montes de coisas!
http://www.wasd.pt/artigos/relembrar-a-nintendo-64
Para comentários desses mais valia teres-te mantido em “silêncio” pois aqui o fail foste tu!
És fanático pelo onex e s3 hater, fanatico pela xbox e nintendo hater!
Enfim!
@OneX, não penses que uma consola nova só tem de trazer melhores gráficos. Repara a Wii, tem gráficos de GameCube e no entanto vende como pão quente devido à sua originalidade e a Wii U tenta isso mesmo com o Game Pad novo e só agora deu o passo para gráficos HD..
Creio que o principal adversário da Wii U será mesmo esta maldita crise económica pela qual passamos cá em Portugal. De resto, creio que tem tudo para ser forte concorrente às restantes consolas principais.
O timing do lançamento também pode ser considerado bastante bom, não só por ser antes do Natal, mas também por ser precisamente antes do ano de 2013 (e seguintes) que se anteveem bastante austeros.
… e antes da concorrênia … claro! 😉
Eu tenho a Wii e em termos de jogos é uma miséria conta-se pelos dedos os jogos decentes
Resident evil
Red Still 2
Wii fit
wii sports 2
EA active Sports
….
De resto é jogos de treta com bonecos estilo Marretas e marios ou porcaria de zeldas
Até posso tentar perceber o que queres dizer mas … se tomares atenção à lista de jogos que a Wii U vai correr, então se calhar começas a mudar um pouco de opinião.
Por exemplo, ontem joguei FIFA 13, Call of Duty: Black Ops II e New Super Mario Bros U e deixa-me que te diga … os dois primeiros não ficam em nada atrás das versões para outras consolas.
E estes são apenas alguns exemplos…
O engraçado é que dessa lista toda (bem talvez o Resident Evil 4) foste dizer realmente o piorzinho que existe na wii (acho que era esse o objectivo).
Quantos ao Marios e Zeldas, que tu dizes que são porcaria, acho bastante piada…o Mario Galaxy 2 teve nota máxima em muitas reviews conceituadas, idem para o Zelda Skyward Sword.
Lá por faltar-te intelecto para jogares grandes jogos, não quer dizer propriamente que sejam porcaria…quer dizer que não tens unhas para a guitarra.
Ah e por ultimo, duvido que tenhas tido uma Wii se quer…se tiveste, faz um favor a ti próprio e aos outros oferece a uma instituição qualquer da tua zona, de certeza que existe muitas pessoas a querer essa porcaria que (supostamente tens em casa).
Nem é preciso de dizer mais nada ta tudo aqui 😉
se não fosse a p*#% da crise também comprava já no lançamento 🙂
comprei a minha Wii em 2006 e continuo a achar que foi dos melhores investimentos da minha parte.
O problema é que a consola não vale o preço por metade do preço da wiiU compra-se uma Xbox ou ps3….
O problema e que estas a argumentar uma coisa que nem conheces.
Eu tenho a intenção de comprar esta consola daqui um ou dois anos, já quando houver mais jogos e respectivo “chip” 🙂
“Até dá para soprar para o orificio do microfone para interagir com os jogos … (à semelhança do que já se faz com os Androids e iOs).”
Por acaso os primeiros equipamentos que vi a fazer isto foram da Nintendo: primeiro a Nintendo DS e depois a 3DS.
Exactamente, antes de se falar em iPhones já eu enchia balões com o sopro em Mario Kart DS
…um comando com ecrã!? poupem-me!
Não percebo a surpresa de dizerem que a Wii U tem jogos com qualidade da PS3, Xbox360…supostamente até as deverá superar em termos de gráficos com o andar da carruagem.
Gráficos à parte devo comprar a consola talvez quando estiver nos 170€s qualquer coisa do estilo. Voltei a apaixonar-me pela Nintendo com a DS e a 3DS e o conceito do novo comando diz-me bastante.
Next Gen só pro ano com a nova Xbox. Imo