E o Óscar para Filme Mais Pirateado vai para…
No passado Domingo, 7 de Março, decorreu a 82ª entrega dos tão desejados Óscares de Hollywood.
A grande surpresa desta noite para alguns, ou não, foi a entrega do Óscar de Melhor Filme para “Estado de Guerra”, ficando assim “Avatar” a ver passar navios em Pandora.
No entanto, para além destes Óscares, o Blog especializado americano, TorrentFreak, levou a cabo uma pesquisa, para saber quais são, dentro dos 10 indicados para melhor filme, os mais pirateados.
O critério seria, a cada download na rede BitTorrent, vale um voto:
E o vencedor do Óscar de Filme mais Pirateado é… “Distrito 9” (que chegou mesmo a concorrer para melhor filme) com 12 milhões e 600 mil downloads;
Em segundo lugar ficaria “Avatar”, de James Cameron, com 11,3 milhões de downloads.
O grande vencedor do Óscar “Estado de Guerra”, parece não ter tido muito sucesso no mundo dos downloads ilegais, pois ficou em 3º lugar, com 7 milhões e 900 mil downloads, seguido do filme de animação “Up - Altamente” com 5,4 milhões de downloads.
O quinto lugar foi parar às mãos do filme de Tarantino “Sacanas Sem Lei” com 5,3 milhões de downloads, seguidamente do drama “Preciosa” que obteve 4,9 milhões de downloads.
“Nas Nuvens” de George Clooney, não obteve qualquer Óscar em Hollywood, mas foram sacadas, ilegalmente, 4 milhões e 855 mil cópias do filme. Já no 8º lugar, com 3,8 milhões de downloads está o drama dos irmãos Cohen “Um Homem Sério”.
Esta lista acaba com os que parecem ser menos populares, e são eles “Um Sonho Possível” com 1,8 milhões de downloads, e “Uma outra Educação” com 683 mil downloads.
No entanto, quem sabe se estes números não se alteram, depois da passada noite de domingo?
Fonte: TorrentFreak
Este artigo tem mais de um ano
Essa pesquisa para mim não faz grande sentido apenas por vários factores, como por ex:
* Disponibilidade, não foram todos lançados ao mesmo tempo.
* Qualidade, as pessoas optam sempre por esperar pelos DVDrip (ou seja, o Avatar por exemplo ainda não há disponivel nessa qualidade)
e é claro, o factor principal… Publicidade! 😉
O grande vencedor dos Oscares, desses filmes foi o que menos publicidade teve, a aposto que só agora é que está muita gente a saca-lo por desconhecimento antes.
@a Friend
Mesmo assim, Avatar, apesar de não estar disponível em DVDRIP ou BluRay [já preferem mais este formato], foi o filme que ficou em 2º lugar.
E em relação ao filme The Hurt Locker [Estado de Guerra], tenho conhecimento de muita gente que já o viu há um ano, na altura que saiu.
Muitas vezes o factor é mais os nomes dos actores/realizadores que não são tão conhecidos.
Todos os filmes são de 2009. Excepto The Hurt Locker que é de 2008.
Opinião pessoal, para mim Avatar foi apenas um puro Hype… mas dou exemplo de outro filme que não está nessa lista e teve um HIT de downloads extremo…
2012… acho uma verdadeira “tanga” de filme, mas teve downloads até dizer chega… mas a opinião geral é muito negativa quanto a esse filme.
Já agora baseio-me não num só site, mas num portal de vários sites, que é o torrentz.com (que liga todos os grandes sites de downloads, num só)
Sim ouvi dizer que o tema do 2012 era bastante polémico, ainda não o vi.
Talvez a grande chave para se cativarem as pessoas a ver/fazer download de um filme seja também essa, a grande polémica e/ou interesse pelo tema.
A questão do 2012 era muito estranha, até que havia muita gente a falar mal e outra muita gente a falar muito bem do filme. Imagino que grande parte dos downloads que houveram foi devido a tirar a teima.
Fiquei admirado com o District 9 ter sido o mais sacado, só tive conhecimento desse filme por um colega meu.
Avatar não houve muitos downloads a meu ver devido a ser 3D.
Bom artigo Marisa!
Cumprimentos
Devido a ser 3D? Não percebi.
@Hugo Cura
Como é 3D leva as pessoas a ir ao cinema para aproveitar o 3D e ter uma experiência diferente da que teriam em casa.
Sim… Aliás, foi esse o único motivo que me levou a pagar 7€ e tal para o ver.
Mas acho que isso não é um factor condicionante da pirataria do filme. O filme, sem ser 3D, continua lá e é na mesma bom de se ver como os outros, tal como o Beowulf, Ice Age 3 etc.
Por isso é que fiquei na dúvida em relação ao que o Luis Leite queria dizer, que me pareceu que não foi isso.
A qualidade de um DVDscr é muito próxima (em alguns casos mesmo igual) a um DVDRip. A release do DVDscr do Avatar tem mais de 1 mês.
E, de facto, nem conhecia o The Hurt Locker…
Sim é bastante proxima a qualidade, normalmente só não têm é o som masterizado e as cores também (Por causa do PAL, NTSC.. etc.. )
DVDscr e os R5 são filmes (em bruto) entregues às distribuidoras para fazerem os DVD’s com os menus no país de origem, idiomas, etc…
É como quase um RAW de DVD 😀
Por essa lógica um DVDscr é melhor que um DVDrip, já que pelo que dizes, se vai fazer um a partir de outro…
Mas não é isso. Ao que sei, um DVDscr serve para promover o filme e é destinado aos criticos. É tirado do DVD final (ainda não lançado) e não contém os extras e afins que um dvd traz. A qualidade será um pouco mais reduzida. Costuma também ter marcas de água (que normalmente até são retiradas ou disfarçadas pelos rippers) e frames identificativos do critico que teve direito a ele (tal como existe disso nas salas de cinema, para combater os Cam, Telecine e Telesync).
Tens razão.. é que antigamente chamavam “DVD-Screener” e depois havia quem disseque que a abreviação nada tinha haver (DVDscr) e que eram duas qualidades distintas.
Já agora deixo um link com esse tema:
http://www.compulsivo.com.br/2009/03/o-que-significa-dvdrip-dvdscr-cam-etc.html
R5 penso que são os DVDs que são vendidos na rússia (com audio em russo), por isso é que a qualidade de som custuma ser deplorável. É retirada doutra fonte, normalmente gravações de cam.
gostei muito mais do hurt locker (estado de guerra) do que do avatar.
x2
Avatar = pocahontas ;D mas tem boas imagens, valeu por isso
Vá lá, um bom filme no topo, para variar… Normalmente nestas coisas é quem tem mais marketing que ganha…
E o Avatar é muito fraquinho também, talvez por isso é que menos pessoas se importam com ele que com o D9.
D9 foi um bom filme?? podia ter sido muito mais explorado!! Quanto ao facto do avatar não ter sido mais sacado justificação vão comparar com o numero de pessoas k foram ver o filme num ecran que valesse a pena?? normalmente quem vai ver um filme ao cinema já não o saca atá pk o Avatar ainda são uns gigas e para valer a pena sacar tem de ser em HD k são muitos gigas
Por falar em Avatar (again) saiu uma release DVDscr, há coisa de 1h, em 3D (vermelho-azul).
Como é que eles conseguiram contabilizar os downloads? Foram a todos os sites de torrents que existem e perguntaram quantos hits teve cada filme? E os outros sistemas de P2P?
A credibilidade dessas estatisticas é = 0.
De qualquer das formas, pessoalmente apenas contribui para as estatisticas do District 9 e é como o a Friend® diz, desconhecia o The Hurt Locker mas vou arranjar porque fiquei curioso.
Como é que eles conseguiram contabilizar os downloads? Foram a todos os sites de torrents que existem e perguntaram quantos hits teve cada filme? E os outros sistemas de P2P?
A credibilidade dessas estatisticas é = 0.
….
o teu rigor informatico é que aparentemente é 0….
Queres clarificar essa resposta Lourenço?
Eu concordo com o André.
A credibilidade dessas estatisticas é = 0.
Por esse ver o lua nova que deve ter mais download que “Um Sonho Possível”, é melhor. Não me parece…
Estes são os dados APENAS dos filmes que foram nomeados para categorias dos Óscares.
Lua Nova não está entre os indicados. No entanto é o filme, segundo o TorrentFreak, a nível geral, mais sacado no BitTorrent.
No último lugar, de um TOP 10, encontra-se The Hurt Locker.
Mas este situação é curiosa, visto que a nível de Rating, The Hurt Locker possui uma pontuação de 8.0/10, ao passo que Lua Nova [New Moon] nem chega aos 5, e tem uma pontuação no Rating de 4.6/10, segundo o IMDB.
Marisa Pinto
Essa do Rating no IMDB é outra questão em que já me fiei mais. Esse rating traduz basicamente o sucesso de um filme nos EUA. Há filmes fantásticos que têm um rating miserável, e vice-versa…
Podes crer… não sei se conheces o site http://www.rottentomatoes.com que é também um site muito conhecido nos EUA e costuma ter cotações opostas… e também tenho uma aplicação no iPod Touch sobre reviews de filmes (Movies) que é baseado no site Flixster, e nessa mesma aplicação permite ver as cotações do Flixter ou do Rotten, e um chega a dizer 8… e o outro 80… 😛
Por acaso alguém conhece uma aplicação para windows que pesquise esses sites e diga a nota/review de um determinado filme? e para Albuns de música?
Tens razão , depois de ir ver A Estrada ao cinema por no imdb tar 8.X nunca mais confio xD
Por acaso conhecia o “The Hurt Locker” e vi-o no ano passado e fiquei surpreso ter ganho o Óscar.
Bem na minha opinião mereceu, pois eu gostei muito do filme.
Já o avatar e a grande seca do D9 na minha opinião não valeram nada. Foi muito fumo e pouco fogo xD…
Já tinha visto o Estado de Guerra, mas nunca pensei que viesse a ganhar, mais pela publicidade que não houve.
Quanto ao filme, esta bom, mas o argumento faz lembrar os filmes sobre a guerra do vietnam.
de facto tambem fiquei com essa impressao! quando estava a ver o filme so me vinha a cabeça o Platoon e o Apocalypse Now!!
… que, por acaso, são dois filmes magníficos! E, juntamente com “O Caçador”, do meu ponto de vista, os melhores filmes jamais feitos sobre a guerra do Vietname. A contrastar com as toneladas de porcaria feitas sobre o mesmo tema que proliferaram durante anos!
Apenas faltou referir o “Full Metal Jacket”
Tens razão. Subscrevo por inteiro. E já agora deixem-me acrescentar que, mesmo para fazer grandes “filmes de guerra” (acho a expressão um tanto idiota…) é preciso muito mais que o simples recurso a uma panóplia de efeitos especiais e “muita acção”… É que a guerra é um fenómeno muito complexo e difícil de compreender. Não se resume a contar o número de mortos, tem implicações sociológicas e psicológicas demasiado profundas e importantes para a vida de todos, mesmo os que nela não intervêm directamente…
Acabei de me lembrar do: “Barreira Invisivel” (Thin Red Line)
gostava de saber porque falam em downloads e n em cópias originais (vendas)… l0ol
ok, n tinha lido o titulo, ja sei
lool
Off-topic:
Se és contra o DRM da Ubisoft, assina isto http://www.petitiononline.com/ew15dl94/petition.html
Também surpreso pelo Hurt Locker ter ganho. É um bom filme, mas não sei se merecia. O Avatar é puro Hype, vale mais pelos aspectos técnicos que pela história ou performance dos actores…
Fiquei ainda mais surpreendido como o District 9 não ganhou nem um Óscar. Pelo argumento, e o facto de ser um filme estrangeiro, o facto de ser ficção científica (talvez por isso, não tenha ganho), julgo que merecia um galardão.
Este Hurt Locker sente-se que é o “Obama Effect” na justificação de uma necessidade das guerras estúpidas criadas pelos U. S. of A.
É por isso, que cada vez mais os Óscares estão a ser ignorados, e os festivais de Cannes, Berlim e Veneza, preferidos.
Tenho que concordar.. Hurt Locker é muito bom mas não vejo ponta para um Oscar no filme..
Faz-me lembrar um filme estilo “Jarhead” mas mais sério…
Avatar, 3D.. mas nada por aí além.. 15 anos à espera da tecnologia para o fazer?.. Pensei que o James Cameron tivesse “mais a frente no tempo” …
Revolucionário foi o Jurassica Park, fazer dinossauros muito reais numa epoca que o 3D era como quase meros poligonos (decada de 90)
E nem vou tão longe.. The Benjamim Button…
Brad Pitt foi totalmente renderizado a 3D, e quase toda a gente pensa que é caracterização… isso sim é 3D, que faz o virtual rossar a realidade…
https://www.youtube.com/watch?v=eYSXaU6eKm4
Jurassica = Jurassic…
😆 … obvio.
O Hurt Locker foi um dos que mais gostei de ver em 2009, mas o que me ficou na retina foi: “O Solista” (a meu ver um extraordinário filme)
O Solista é dos que tenho há alguns dias para ver mas muita coisa para pouco tempo. Mas fico com essa opinião como referência!
Hurt Locker é muito bom …mas para u oscar xS
…Deve ter sido a maquina d propaganda dos EUA a dizer k a guerra faz-nos mta falta!
Ñ estou nada suprendido já vi o avatar e o estado de guerra, e deu para ver a diferença.