Android nos Netbooks em 2010?
Surgiram recentemente rumores que o Google pretende expandir a sua plataforma Android para mais dispositivos que não um simples "smartphone". Será que estamos perante o tão esperado Google OS?
Segundo a VentureBeat, a tarefa de compilação num netbook, da versão de código aberto do Android, está de tal forma facilitada, que o processo demora cerca de 4 horas a terminar. O que se poderia pensar é que depois desta tarefa, nada ou quase nada funcionaria e ter-se-ia que estar a instalar manualmente controladores, de modo a todo o hardware fosse detectado.
Aparentemente não, pois o processo de compilação do Android, gerou uma versão bastante funcional do Android num Asus EEEPC 1000H. Esta versão inclui suporte nativo para a placa gráfica, placa de som e placa wireless, originando uma experiência na Internet bastante funcional.
Como se vê na figura seguinte o tamanho deste netbook da Asus é aproximadamente 5 vezes maior que o HTC G1. Nada que tenha sido problema para o Android que se adaptou bastante bem.
No que se referem às aplicações incluídas no Android não houve qualquer problema, por exemplo o navegador de Internet (que usa o motor WebKit) corre sem problemas. Será interessante ver se está na agenda da Google desenvolver o Chrome para Linux para depois poder incluí-lo numa destas versões com o Android. Sim porque o Android, é baseado no nosso amigo pinguim. De salientar que o leitor de música que vem no Android, pela imagem apresentada, se encontra a correr sem problemas nesta nova versão.
Um pormenor curioso é que começam a existir traduções da plataforma Android para países onde não existem dispositivos a serem comercializados que o usem, como o caso da língua Alemã, Espanhola, Japonesa. Isto pode levar à especulação da possível penetração de dispositivos Android nesses mercados, temos pena que a língua de Camões ainda não tenha tradução disponível.
Não deixo de achar curioso a estratégia que a Google está a usar, que me parece querer começar na última fatia de mercado que a Microsoft e a Apple exploraram. Ora se repararmos estas duas empresas, respectivamente com o Mac OSX, e o Windows começaram a sua expansão no Desktop, depois foram expandido os seus sistemas operativos para os portáteis e hoje apostam fortemente nos Smartphones.
A Google ao que tudo indica pretende começar nos Smartphones e expandir o seu Android até chegar aos computadores pessoais que todos nós hoje usamos. Ora por esta ordem de ideias tem toda a lógica que o próximo passo na "cadeia alimentar", sejam os Netbooks, o que me leva a concluir que estes rumores, têm fundamentos verdadeiros.
No entanto mesmo que o Android esteja numa fase de forte desenvolvimento da Google e a cada dia que passa, este fique cada vez mais estável e funcional, não chega pois a Google precisa de cativar os fabricantes de Hardware.
Tudo leva a indicar que a Google se anda a movimentar junto dos OEM, para que estes fabriquem Netbooks que tragam suporte para Android. Este tipo de negociações implicarão que este processo não estará concluído em 2009. Mas será que 2010 irá ser marcado com o posicionamento da Google no mercado de sistemas operativos, através dos netbooks?
Não me aprece que seja uma pergunta difícil de responder, todos aqueles que têm boa memória, certamente se lembram que já há alguns anos que se fala que o sonho da Google, é o de criar o Google OS. Bem... cada vez mais fico convencido que já o criaram e se chama Android.
Fonte: VentureBeat
Este artigo tem mais de um ano
Isto é muito interessante e, a meu ver, plausível. Não me espanta da que a Google tenha este tipo de estratégia visto que é conhecida por surpreender um pouco os seus fãs, pelo menos a mim surpreende e muito 🙂
Não deixava de ser interessante!! 🙂
Provavelmente será uma boa aposta a Google tem vindo a surpreender….
Resta esperar para ver…. 🙂
E depois lá vem o no PM a dizer que foi ele que criou o PC com android
🙂
vamos ser realistas, porque toda uma nova plataforma para um pc normal? é pelo espaço do ecra? metam o matchbox que é WM mais comum para dispositivos moveis…. desta forma estamos a limitar ainda mais os netbooks com linux.
É certo que a google tem vindo a surpreender, mas em OS quem reina é a microsoft. Visto que a google não é experiente em OS como a microsoft talvez seja um fracasso. Na minha opinião isto só são rumores!!
http://www.nyzux.net
estou a pensar sériamente em comprar um desses EeePC para coisas básicas como aceder ao servidor por SSH onde quer que eu esteja e qualquer sistema operativo servirá, devo optar pela versão linux. o problema é k nao sei se dps dá para alterar caso me dê na telha, de forma fácil.
@Paulo Ribeiro
Comprei um eeePC 901 para a minha namorada, obviamente versão Linux, mas passado pouco tempo, e apesar de ela ter gostado do Xandros, instalei-lhe Ubuntu porque se torna menos limitativo e ela preferiu.
A mim faz-me imensa confusão as teclas tão pequeninas, mas ela adora aquilo e tenho que dizer que a nível de portabilidade é fantástico (pequeno, leve, rápido a arrancar, etc.), por isso para o que queres deverá servir muito bem. Não podes é ter os dedos muito “grossos” 🙂
Será que vai ser gratuito para toda a gente utilizar ou terá alguma contrapartida?
Era muito fixe que fosse gratuito, a google cada vez mais a frente….
Bruno Bernardino
eu sei que as teclas sao pequenas e k tenho k me adaptar mas vai ser mesmo so para aceder por ssh aos servidores da empresa e administrar aquilo. talvez compre a versao que tem o ecrã melhorzito. obrigado pelo relato de experiência
Off-Topic:
Ora viva pessoal,
A uns tempos foi postada uma aplicação que permite o acesso remoto a computadores e ganhar dinheiro com isso, estive a procura desse mesmo artigo e sem efeito, será que podem dar uma ajuda nesse sentido.
MC,
Tó Zé Fernandes
É da maneira que a Google já tem a próxima prenda para dar aos seus funcionários no Natal, já que o dinheiro esse está a fraco. 🙂
Ora baseado em linux, linux corre numa multitude de plataformas. Aplicações com poucos controlos visíveis que correm bem num ecran pequeno também irão aparecer bem quando maximizadas num ecran maior. Qual a grande novidade novidade?
A noticia em inglês faz parecer que a/o (seja lá o que for) google fez um grande milagre, se é baseado em linux a única novidade serão as aplicações proprietárias. Mais: “Taking Zavin’s work as credible” … pois é, compilar kernel, e tudo o resto demora tempo, só quatro horas parece-me pouco e para PCs “mais fracos” como os nettops parece-me mesmo muito pouco. Tentem compilar um kernel e um browser e digam quanto tempo demoram, compilar tudo (kernel, browser, desktop environment e todas a outras aplicações) deve demorar muito mais tempo que isso, por muito pouca coisa que seja compilada (isto se for feito na máquina de destino senão é aldrabice). Senão estão a usar pacotes pré compilados e isso conta muito e a noticia original faz parecer que é tudo compilado a partir do código fonte.
Então e não há uma versão Beta disponível para testarmos? visto ser opensource, dava para colocar aqui LEGALMENTE um link para download? Abraço
Vai ser mais um concorrente opensource ao windows 7. Estranhamente (e digo isto sem ironia) versões de vários sistemas operativos vão sair entre finais 2010 e inícios de 2012, incluindo, obviamente, o windows 7 e o Adroid!
Será que não há nenhuma versão beta para fazer download e experimentar no PC? Não estou a falar dos emuladores que aí andam, estou a falar de um sistema operativo que corra através de um cd ou mesmo instalar de raiz (num ambiente virtual, obviamente).
Visto ser opensource não vejo razão para no futuro o pplware não disponibilizar aqui um link para testarmos isso hein? 🙂
Hum daqui a um OS para um PC vai um passo bastante grande 😉
http://truquestelemoveis.blogspot.com/
Outra distribuição de linux? Já chega n axam?
Android Já Corre Em Netbook da ASUS
Fonte: http://www.wintech.com.pt/content/view/4155/1/
Podem clicar não tem vírus.