PplWare Mobile

Glaciar activo encontrado em Marte

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. smonteiro says:

    Se há gelo, há cerveja.

  2. Quanto dinheiro se gastou nisto?

    Para descobrir o quê?

    Quantas pessoas se poderiam ter salvo (more devido a fome) na Terra com esse dinheiro?

    Ah, ok… expliquem-me outra vez, se não resolvemos os problemas no nosso planeta e temos dinheiro para o fazer, porque é que o gastamos de outras formas, um pouco… supérfluas?

    Não me compreendam mal, sou a favor da exploração intergaláctica e acho que podemos aprender muito com o espaço, mas primeiro devíamos aprender com o que temos aqui na Terra, antes de esbanjarmos dinheiro dessa forma…

    Não deixa de ser uma notícia interessante e ao mesmo tempo desinteressante porque nunca se tem a certeza de nada… as notícias relativas ao espaço são sempre “(..)achamos que encontramos(…)” e depois caem no esquecimento… entretanto o dinheiro continua a fluir… para lá…

    É Natal e tal, pensem nisso…

    Abraço

  3. Vandread says:

    legal, adoro ler sobre planetas.

    li que a temperatura no “equador” de marte costuma ser de 30 graus. nada mal heim

  4. nrocha says:

    @ Bruno Bernardino

    Não entendes que poderá ser necessário entender outros planetas e toda a formação do cosmos para ser possivel entendermos o nosso? É obvio que sim.. tem que existir dinheiro é para tudo..

    Se se começar a dar prioridades da maneira que dizes vai chegar a uma altura em que só nos preocupamos com 1 ou 2 assuntos e deixamos de viver porque a nossa vida é só sobre esses dois assuntos… passo a explicar:
    Para o ano vamos todos resolver a questão da fome, em 2009 a questão das guerras e em 2010 vamos-nos focar no tratamento de doenças… ora, podiamos resolver o problema da fome mas nunca chegariamos a 2009…

    CoolMaster

  5. @nrocha

    Entendo obviamente que será necessário conhecer e compreender outros planetas para conhecermos e compreendermos o nosso.

    Não disse para nos dedicarmos só a um assunto (que é o que estás a dizer), se me fiz perceber dessa forma peço desculpa porque isso realmente é um absurdo.

    O que estou a dizer é que se gasta demasiado dinheiro em coisas supérfluas (podia-se gastar um pouco menos em armamento, pesquisa de armamento e exploração espacial, por exemplo), e as realmente importantes são um pouco postas de parte.

    Espero ter-me feito entender.

    Não sou uma pessoa de ideias radicalistas. Pelo menos penso que não.

  6. nrocha says:

    Peço desculpa então, realmente levei a tua opinião numa perspectiva mais radical porque já ouvi pessoas a falar mesmo dessa forma relativamente a exploração espacial.

    Concordo com o que dizes mas a vida é um jogo de interesses e interessa mais a uma nação investir mais em todas as outras coisas que supostamente levam automaticamente ao poder (seja economico ou bélico) e prestigio (que serve para empresas não só internas mas tambem externas investirem mais nessa nação, o que leva ainda a mais poder).

    CoolMaster

  7. @ nrocha

    Percebo, já conheci pessoas assim.

    Só não gosto de uma coisa no teu comentário: o que escreveste é verdade. 😐

    Abraço

  8. Rui Silva says:

    É desejo do homem conhecer e saber. Por isso tb estas aqui a ler este topico, @nrocha se assim não fosse dedicarias toda a vida ajudar os outros e nao terias tempo para dispender aqui, cultivando-te a ti próprio. Conhecimento é util assim como a descoberta, já quanto investimento em armamento poderia ser usado para combater a fome! É necessário somente 5% do orçamento mundial em armamento para acabar com a fome em todo o mundo, contas feitas por um nobel da economia…não me lembro do nome

  9. jorge quintino says:

    Um sitio diferente para passar a passagem de ano.

    Em vez de ir para a Serra da Estrela ia para Marte

  10. Mateus says:

    Muito fixe alta noticia

  11. Renato Barbosa says:

    Bruno Bernardino e Nrocha

    eu so acho q deve haver evolução no mundo e os assuntos espaciais são uma grande evolução tecnologica…

    não podemos ficar parados e so focarmo-nos numa coisa.. a nasa é milionária acham que se preocupam com a fome? eles ao descobrirem estas cenas ainda ganham muito mais do que gastaram!! e isso é o negocio deles…
    ou acham que as grandes empresas portuguesas tb se preocupam com a fome em vez de evoluir?

    mas ja pensaram numa coisa que afecta o mundo e principalmente a comunidade portuguesa?? O FUTEBOL? acham bem?

    eu nem comento…

    eu sou homem e detesto futebol porque simplesmente não acho piada ao desporto em si. mas no fundo também me revolto com certas coisas e ainda me faz gostar menos!! eles roubam e só fazem aldrabices e alguém se preocupa com isso?? pelo contrario apoiam…

    ha fome pois há… porque ha pessoas que preferem dar 15€ para um bilhete de futebol mas para isso é preciso eles e a família comerem menos.. ou nem comerem

    simplesmente é o mundo onde vivemos…

    cumprimentos
    e bom natal pessoal

  12. Fox says:

    Bom destino, para as ferias…daqui a uns 10 anos, com a evolução que a tecnologia tem tido…;)

  13. Pedro says:

    @smonteiro

    LOOOOOL

    De qualquer das maneiras, este tipo de informação é genial 😀

  14. Hugo Branco says:

    Renato Barbosa, Bruno Bernardino e Nrocha

    Era bom que as coisas fossem tão simples como desviar dinheiro de um sitio (como a exploração espacial) e aplicá-lo noutro, mas a questão da fome, das guerras e das doenças, bem como outras tantas que certamente me preocupam, não são fáceis de resolver exactamente por ser tudo um jogo de interesses..

    A contrariar esse jogo, existem organizações que realmente fazem alguma coisa por melhorar esse problema, apesar de estarem a remar contra a corrente e de assim irem continuar por muito tempo pois não me parece que seja um problema que seja resolvido a curto prazo, se é que algum dia o seja.

    No entanto sou completamente a favor da exploração espacial e do progresso da ciência no geral ainda que implique gastos elevados e descobertas que, ao contrário do que diz o Bruno Bernardino, são tudo menos supérfluas..
    Os gastos são pura e simplesmente negócios de quem faz a investigação.
    Gastos que têm um retorno de investimento tais como qualquer outro negócio de qualquer área. E em ciência penso que a evolução e o progresso compensam os gastos em muitos casos.
    Se não fossem feitos investimentos por vezes elevados, provavelmente não estaríamos a debater ideias desta forma, ou talvez tivéssemos mesmo muito atrasados. E acho que não era nada bom estarmos ainda na idade média.
    Por outro lado existem conhecimentos para estarmos ainda mais avançados e só não o estamos por falta de verbas (que também acontece).

    Não podemos ser ingénuos quanto a isso e o mundo sempre evoluiu desta forma (e curiosamente evolui mais quando há guerras) e vai continuar a evoluir não se sabe muito bem para onde..

    Volto a repetir que obviamente não sou a favor de guerras, fome, etc mas é o modo como as coisas funcionam e não se resolvem porque não dependem pura e simplesmente da boa vontade das pessoas. Existem muitas outras coisas envolvidas.

    Cumprimentos

  15. Malamen says:

    É melhor gastar dinheiro em algo que sirva toda a humanidade, como isto, do que gastar 80 milhões de euros numa igreja como em Fátima.

    Há pessoas que deveriam rever as suas prioridades.

  16. reef says:

    é pa kd eu for velhote ja ah gente a viver la :X Lololol

  17. Ok,

    Parece-me que houve aqui uma coisa que não ficou bem explícita: Eu não sou ingénuo (se bem que por vezes acredito na bondade e bom senso das pessoas). Sei bem que existem interesses financeiros e políticos à volta disto, como existe em todo o lado, e o pior provavelmente é até a Religião (como o Malamen brilhantemente referiu).

    Claro que a exploração espacial nos ajuda em muito, e em muitos casos não é supérflua (por exemplo naquele caso “recente” em que foi lançado um “satélite” com o intuito de recolher poeiras cósmicas de um cometa, com isso podemos aprender e descobrir muita coisa nova), mas neste caso em específico (à procura de provas que existiu ou existe vida em Marte) considero que sim.

    Quanto ao Mundo evoluir mais quando há guerras… acho que evolui mais quando estas acabam do que quando começam, mas quanto a isso não tenho dados para argumentar.

    E quando dizes que não depende da vontade das pessoas… justificas porque muita coisa não evolui(u)… é por pensamentos desse tipo, porque na História já ficou provado muitas vezes que a vontade de uma maioria se sobrepõe a qualquer outra motivação de outrem.

    Abraço

  18. Joao Clerigo says:

    Esquecendo essa discussão sobre o “gurgunho” que pode não ter fim, é de focar na importância da descoberta de água com actividade em Marte.

    A descoberta desta presença é fundamental para se poder viabilizar as missões tripuladas e estabelecer bases naquele planeta, já que o transporte de água é uma das dificuldades em missões espaciais de longa duração.

  19. v4sk0 says:

    Deixem lá os homens fazer aquilo que sabem… discutir sé gelo ou sé defeito visual! 🙂 pplwaer good work, continum a postar news similares.

  20. @ Malamen
    Exactamente…
    Porque raio a igreja diz para ajudarmos os outros, e pega no dinheiro das esmolas e pinta os altares de ouro?

  21. Miguel Guerra says:

    Viva a exploração espacial. Sem ele, estaríamos muito menos evoluídos. Fazem-se pesquisas e descobertas muito importantes no esapaço, sobre medicina,por exemplo.
    Dinheiro mal gasto, é construir 10 estádios de futebol num país pequeno onde existem 100 mil pessoas a passar fome! Isso é que não contribui em nada para a nossa evolução! Ou gastarem milhões de euros num tgv que vai encurtar em 20 minutos a viagem Porto-Lisboa. Ou construir um aeroporto num local inapropriado e que nos deixa a 60 kms da capital!
    Um dia ainda vamos viver em Marte!

  22. aver says:

    Está a faltar umas fotos do telescópio Hubble. Têm muito boa resolução..
    http://www.spacetelescope.org/images/archive/wallpaper/

    “Leva sempre duas coisas o astronauta quando parte, uma camisa de Vénus e uma gravata de Marte”

    Como se vê, deu-se sempre muita importância aos produtos de Marte 😀

  23. Telmo -Pobre mas conciente. says:

    Passando a um velório, um granjeiro reparou que o sepultado ainda respirava. Imediatamente saltou em seu socorro, e este disse-lhe: este é o meu velório pois estou a morrer de fome. O granjeiro disse-lhe: pois a partir de hoje dar-lhe-rei uma bolsa de arroz todo o mês. E o moribundo lhe perguntou: é descascado?
    Respondeu o granjeiro: não, terás que descascar. O moribundo, virando-se para o povo que o cercava, em voz alta, disse: SEGUE O VELÓRIO.
    Estou cheio de ouvir que tem que combater a fome, se o que demonstrei anteriormente, é a realidade.
    Dê comida demais e terá um povo gordo, preguiçoso; e sem pessoas para plantar, colher e comercializar.
    Prenda todos os bandidos, e terá um número maior de policiais desempregados tomando o lugar dos anteriores.
    Cure todas as doenças e o que será dos médicos, e da explosão demográfica.

  24. luana says:

    muito legal sobre mi

  25. Dr.jons says:

    Os Astros

    Uma elevação de gelo foi descoberta na região de Deuteronilus Mensae, entre o hemisfério sul rugoso e as planícies do norte do Planeta Vermelho. Os glaciares descobertos anteriormente em Marte tinham diversos milhares de anos, e o presente é o primeiro a contar apenas séculos.

    «Se fosse uma imagem da Terra, eu diria ‘glaciar’ de imediato», afirmou à BBC o Dr. Gehard Neukum, cientista chefe da equipa da sonda espacial ESA Mars Express.
    «Mas ainda não pudemos identificar a assinatura da água. Mas podemos sobrevoar a área nos próximos meses para tirar medidas. Os glaciares normalmente têm gotículas brancas, que só se encontram em gelo fresco». Sinais deste género foram pouco encontrados no planeta devido ao clima, que torna o sólido gasoso em poucos segundos.

    O Dr. Neukum calcula que a água seja originária do subsolo e que tenha chegado a terra à cerca de 10 mil anos. «Isso significa que hoje pode ser um glaciar activo», afirmou. A água terá então congelado e formado os glaciares.
    Contudo, nem todos os cientistas partilham esta opinião. Alguns acreditam que a queda de neve seja a responsável pela formação dos glaciares, como sucede na Terra. O Dr. Neukum crê que a precipitação em Marte é demasiado escassa para o efeito.
    O cientista afirma ainda que os glaciares são locais privilegiados para a procura de evidências de vida em Marte. Se os micróbios podem sobreviver no subsolo, talvez ascendam à superfície com a ajuda da água.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.