Análise: BlackBerry Bold 9700
Um Smartphone de fato e gravata! O tema é recorrente, o mercado BlackbBerry em Portugal é grande e a curiosidade acompanha a tendência. Para alargarmos a oferta em termos de smartphone e respectivos sistemas operativos, pusemos à prova um dos melhores smartphones da marca canadiana, o BlackBerry Bold 9700.
Está mais que provado que a era dos smartphones chegou, e já não há dúvidas que veio para ficar. Estes pequenos computadores de bolso estão a mudar a forma como comunicamos, como nos conectamos ao mundo da internet, e estão até a mudar a nossa forma de viver.
Hoje apresentamos, aqui no PPLWARE, uma análise a um destes pequenos grandes aparelhos, o BlackBerry Bold 9700 (também conhecido como BlackBerry Bold II).
A RIM é já um fabricante experiente no mundo dos telefones móveis, muito conhecido principalmente no mundo empresarial. Os dispositivos que a empresa Canadiana produz são virados fundamentalmente para a utilização intensiva de email, tendo-se tornado ao longo dos anos uma ferramenta fiável de trabalho para qualquer pessoa que dependa do email para desempenhar as suas funções profissionais.
O BlackBerry Bold 9700 segue essa mesma linha de telefone profissional. O seu aspecto sóbrio, os acabamentos simples, perfeitos e de grande qualidade e a sua robustez fazem deste aparelho uma peça bonita e agradável à vista, com um bom design, mas sem perder o seu toque de classe de telefone profissional.
Caixa e acessórios
O conteúdo da caixa recebida é o seguinte:
- Smartphone BlackBerry Bold 9700 + bateria;
- Carregador (com adaptadores para as diferentes tomadas europeias);
- Manuais e CD de instalação de software BlackBerry Desktop;
- Cabo USB para micro USB;
- Auriculares.
O carregador de tomada liga-se ao telefone através da porta USB e possui vários adaptadores para os diferentes tipos de tomadas que se podem encontrar em vários países. Esses adaptadores podem ser facilmente encaixados e desencaixados do transformador, facilitando até o transporte destes acessórios em viagens.
Os auriculares têm uma boa qualidade de som, nada de extraordinário, mas o suficiente para desempenharem bem a sua função, tanto para ouvir música como também para fazer chamadas, permitindo ouvir bem a voz ou pessoas do outro lado. Como é normal, possuem um botão para atender e desligar chamadas.
Especificações Técnicas
- Geral
Rede 2G: GSM 850 / 900 / 1800 / 1900 Rede 3G: HSDPA 850 / 1900 / 2100 | HSDPA 900 / 1700 / 2100
- Dimensões
Altura: 109 mm Largura: 60 mm Profundidade: 14 mm Peso: 122 gramas
- Ecrã
Tipo: TFT, 65.000 cores Tamanho: 480x360 pixels, 2,44 polegadas
- Métodos de input
Teclado QWERTY Trackpad óptico sensível ao toque
- Som
Tipos de alerta: Vibração, Toques Mp3 Jack 3.5 mm
- Memória
Interna: 256 MB armazenamento; 256 MB RAM Expansão: micro SD até 16 GB
- Conectividade
GPRS: Classe 10 (4+1/3+2 slots), 32 – 48 kbps EDGE: Classe 10, 236.8 kbps 3G: HSDPA, 3.6 Mbps WLAN: Wi-Fi 802.11 b/g, UMA Bluetooth: v2.1 com A2DP USB: microUSB v2.0
- Câmara
3.15 MP, 2048x1536 pixels, autofocus, flash LED Estabilizador de imagem Gravação de vídeo
- Características
SO: BlackBerry OS v6.0 CPU: Processador de 624 MHz Mensagens: SMS, MMS, Email, IM Browser: HTML GPS: com suporte a A-GPS
- Software
Blackberry maps Editor de documentos (Word, Excel, PowerPoint, PDF Media Player (Mp3/WMA/AAC+ Vídeo Player (DivX/WMV/XviD/3gp Organizer Gravação de memos de voz
- Bateria
Stand-by: Até 408 horas Conversação: Até 6 horas
Hardware
Na sua parte frontal, o BlackBerry Bold 9700 é constituído por um teclado qwerty, teclas de chamar e terminar chamada, tecla de menu, tecla de retroceder e tecla de "OK" ou de selecção, servindo esta última também de trackpad para a navegação no telefone.
Esta inclusão do trackpad óptico para a navegação marca uma mudança no método de navegação, substituindo a anteriormente usada trackball.
Além das teclas referidas acima, o Bold possui ainda na sua zona superior duas teclas, bastante “camufladas”, uma para o bloqueio do telefone e outra para silenciar rapidamente uma chamada. Estas teclas, como já disse, estão “camufladas”, pois acabam por ser a continuação do plástico que vem desde a frente do telefone até à parte traseira do mesmo. Inicialmente custou-me um pouco a habituar ao facto de a tecla de bloqueio estar do lado esquerdo, mas com o tempo acaba por ser tão prático como estando do lado direito, mesmo sendo eu destro.
Na lateral direita estão situadas as teclas de volume, bem como uma tecla de função, que por defeito está configurada para abrir a câmara fotográfica, função essa que pode ser alterada. Esta tecla possui dois níveis de pressão quando em modo de câmara fotográfica, permitindo com um primeiro clique focar a imagem, e com um segundo clique, aplicando mais pressão na tecla, tirar a fotografia.
Na lateral esquerda está presente outra tecla de função também configurável, a porta micro USB para efeitos de carregamento da bateria e ligação ao computador, e a entrada para os auscultadores, jack 3,5 mm.
Na parte traseira do telefone encontra-se a coluna de som, a câmara e o flash, bem como a tampa amovível (com acabamento em pele), deixando à vista a bateria, slot de cartão microSD e slot de cartão SIM.
Existe ainda, na parte da frente do telefone, no canto superior direito, um pequeno LED de notificação, que dá um sinal luminoso (vermelho/alaranjado) quando há novos SMS, MMS, emails ou chamadas não atendidas.
A ranhura do cartão de memória micro SD encontra-se na parte traseira, por baixo da tampa. Este pode ser colocado e retirado sem necessidade de remover a bateria.
Primeiras Impressões
Embora estivesse habituado ao uso de um telefone deste género, com teclado qwerty e aproximadamente as mesmas dimensões, notei bastantes diferenças quando comecei a usar o Bold.
Logo ao segurar pela primeira vez o BlackBerry Bold na mão senti que era um aparelho extremamente equilibrado. O peso está no ponto perfeito, bastante adequado às dimensões do telefone, não sendo nem demasiado leve nem demasiado pesado.
O ecrã, embora de pequenas dimensões, o que é normal e óbvio num telemóvel com teclado qwerty, tem uma qualidade bastante boa, com cores bastante equilibradas que tornam a sua utilização muito agradável e confortável. Mesmo sendo pequeno, o ecrã permite um tamanho de letra igualmente confortável para a leitura de texto no telefone, o que é uma mais valia para a utilização intensiva do email.
Ao utilizar o BlackBerry exposto ao sol, não se notam grandes dificuldades, sendo relativamente fácil visualizar as informações no ecrã, ler texto, etc. Embora existam alguns reflexos, como é normal, não impedem a sua utilização em ambientes exteriores.
Uma das coisas que gostei bastante no aspecto deste telefone foi do facto de a tampa traseira ter uma grande área coberta com pele. Além de ficar bastante bonito, a presença da pele na parte traseira do BlackBerry torna a sua utilização muito confortável, proporcionando ainda uma maior aderência às mãos, evitando desta forma que escorregue facilmente. Este acabamento em pele permite ainda que o telefone possa ser colocado, por exemplo, em cima de uma mesa de uma forma muito suave, dando ainda uma grande aderência do telefone à superfície onde está pousado, evitando que este voe para o chão com o mínimo toque.
Todos os restantes acabamentos são também, além de bonitos e sem imperfeições, muito agradáveis. Ainda na parte traseira, na zona não coberta pela pele, pode-se ver um plástico revestido com uma fina camada de borracha, tornando o aparelho mais confortável. Como se pode ver nas fotografias, há ainda uma zona metálica, dando um design mais moderno ao telefone.
O trackpad é bastante fácil de usar, intuitivo, com velocidade regulável de forma a poder adaptar-se a cada utilizador. A localização das teclas é muito boa, permitindo realizar todas as funções muito rapidamente e sem ser necessária uma grande ginástica de dedos. Apenas com as três teclas centrais (menu, trackpad/selecção e retroceder) pode-se fazer praticamente tudo com o telemóvel.
O teclado qwerty é também muito bom. Embora diferente, por exemplo, do Nokia E71 (telemóvel que eu estava a utilizar antes do BB), é igualmente confortável na escrita. Tenho, no entanto, alguns pontos negativos a apontar, não ao teclado como hardware, mas à forma de escrita e à falta de teclas importantes.
Ao utilizar-se o BB Bold com alguma frequência para a escrita de emails e SMS, nota-se muito rapidamente a falta da tecla “ç”, que apenas está disponível como se de um acento se tratasse.
A acentuação é o segundo alvo da minha crítica. Para se escreverem palavras em português correcto (com ou sem acordo ortográfico), são necessários os vários acentos. O método de colocação de acentos nas letras passa por manter premida a tecla da letra, deslizando o dedo no trackpad para cima ou para baixo, tornando bastante incomodativa a colocação dos acentos e tornando a escrita mais lenta. Posso no entanto dizer que com o tempo e alguma prática este processo se torna mais rápido.
Índice
Página 1 – Especificações técnicas, Abertura da caixa e Hardware Página 2 – Comparativos: BlackBerry Bold 9700 vs Nokia E71 Página 3 – O Sistema Operativo e a Interface Página 4 – As aplicações Página 5 – Prós & Contras e Conclusões
« Página Anterior pág. 01/05 Página Seguinte »
Este artigo tem mais de um ano
Excelente Review Tiago.
Muito Parabéns.
————————-
Pedro Pinto
Obrigado Pedro!
😀
por falar em smartphones
http://www.tecmundo.com.br/9567-fujitsu-prepara-smartphone-com-dois-sistemas-operacionais.htm
tem ideia de quando isto chega a portugal?
Ambos os telemóveis sairam em 2009 (bold e E71), testem modelos mais recentes (E6 e torch). De qualquer modo: bom trabalho!
Este modelo, o 9700, não saiu nada em 2009, saiu há pouco tempo.
Mas queríamos particularmente este. A base da análise neste tipo de equipamento é importante, pois muita gente está hoje com este telefone e este faz parte também de uma grande leque de ofertas empresariais. 😉
Olha que não, esse já é bem antigo, até para o mercado português. Mas em termos de empresariais são uma escolha cara mas fiável.
Para o mercado português, pois é nesse que estamos a falar, tem pouco tempo.
Foi apresentado no final de 2009, comercializado em 2010 e chegou a Portugal há poucos meses.
podiam ter utilizado o bb 9780.
Bom artigo mas… Porque não fizeram uma comparação mais justa: Blackberry Bold 9700 vs Nokia E72 ?
É que o E71 é mais antigo que o Bold 9700. Caso a comparação fosse feita entre o E72 e o Bold 9700 talvez a história já fosse outra…
Foi algo que me veio à cabeça mais que uma vez.
É verdade que o E71 já acusa um bocado o cansaço, e talvez com o E72 as coisas fossem mais equilibradas, mas infelizmente não tinha nenhum para poder fazer a comparação… (ou pelo menos nenhum que pudesse usar regularmente).
eixx…O grande ISEL….
BTW…bom Review….
Parabens
Abreijos
Só tenho pena o preço do BB e o facto não ter câmara frontal(onde o E71 por sua vez já dispoe).
Mas de resto um bom review gostei de ler de facto no segmento dos teclados QWERTY para mim ou nokia E71/E72 ou BB9700/9780.
Bom trabalho
Keep going
Fantástica análise Tiago Dias. Parabéns pelo trabalho que teve.
Eu também tive a oportunidade de utilizar (não intensivamente) o mesmo BlackBerry, para configurar o mail a um servidor Domino (Lotus Notes) e foi bastante complicado, até que pesquisei na página da BlackBerry (BB) que é necessário adquirir o programa Empresarial (a pagar) com suporte de Lotus Notes. Com isto a empresa, para quem trabalho, fez a subscrição num serviço de mail (Vodafone) como referiu acima mas deparo me com um problema, quando recebo um mail no Cliente Lotus e deixo não lido, o BB continua todos os dias a puxar esse mesmo mail até que o leia no Cliente Lotus, já vi e revi todas as configurações no BB e nenhuma impõe a recepção única do mail. Terei que perguntar à Vodafone se o problema é deles ou à BlackBerry, como referiu os mails passam nos servidores da RIM.
Agradeço a ajuda que me poderem dar.
Cumprimentos
Obrigado Bruno Cruz! 🙂
Quanto à dúvida, não sei de que se tratará. O serviço subscrito foi o BIS ou BES?
Deparei-me com um problema de sincronização de emails lidos com o serviços BIS, que foi o que subscrevi, que até me esqueci de referir no artigo. Numa conta Gmail ou Hotmail, quando os emails eram lidos e/ou apagados no BB, também eram marcados como lidos e/ou apagados no servidor correspondente. Até aqui sem problemas. Mas quando eram lidos directamente no Gmail / Hotmail, ou noutro dispositivo sincronizado com essa conta (por exemplo, iPod Touch), não eram marcados como lidos no BlackBerry, passando-se o mesmo em relação a emails apagados.
O serviço BIS não permite esse tipo de sincronização, sendo para o efeito necessário o serviço BES.
Quanto a contas Exchange, infelizmente não pude testar porque dentro da empresa há políticas que proíbem a configuração das contas de email em dispositivos BlackBerry.
É realmente estranho isso que acontece. Experimente uma nova sincronização da conta de email, ou mesmo apoio directamente na Vodafone ou BlackBerry. (Na altura em que subscrevi ao serviço BIS na Vodafone reparei que eles têm uma linha para suporte para estes dispositivos).
Cumprimentos.
Obrigado Tiago pela ajuda.
Não lhe posso dizer qual o serviço (BIS ou BES) que a empresa tem. Mas vou obter o contacto da parte da Vodafone para mais informações. Se entretanto tiver uma solução posso por aqui.
Mais uma vez muito obrigado e bom trabalho
Bruno,
Se está a usar um BB com uma conta de Lotus Notes, o serviço subscrito será o Blackberry Entreprise Service (BES).
Agora quanto ao problema tenho 2 sugestões:
– no BB Desktop Manager, configurar no campo “Folder moves and deletes” a opção Mailbox wins
– no aplicativo de correio do telefone desactivar a sincronização sem fios
Que aborto de telemóvel, na empresa onde estou usa-se este tipo de telemóvel e é um cancro todo tamanho, realmente, não sei como é que há tanta gente que adora e venera estes trambolhos… vejam só para configurar uma mera conta de email no telemóvel é preciso ir ao site de administração para configurar uma conta de email e só depois de configurar a conta de email e esperar alguns minutos é que posso desligar o telemóvel e voltar a ligar para ele configurar a conta automáticamente…. ridiculo puro e simplesmente ridiculo para um telemóvel.
Para não falar dos menus que não cabe na cabeça de ninguém… tipo os icones de atalho deviam ter nomes por baixo a indicar o que é, mas não temos de andar a ver um a um para ver o nome do menu…. lolololol …. ridiculo.
Não vejo qual o problema do modo de configuração. É diferente do usual, mas prende-se com o facto de ser diferente a forma como são geridos, passando primeiro pelos servidores deles. A mim chateia-me mais o facto de apenas funcionar com a subscrição de serviços específicos nas operadoras, e o facto de que apenas com o serviço BES a sincronização funcione a 100 %.
Quanto aos menus, não faz sentido nenhum essa crítica. Se usares o telefone mais que umas horas apercebes-te que não há qualquer problema em não ter o texto em cada ícone. Além das imagens dos ícones serem bastante claras, em caso de dúvidas aparece instantaneamente em cima o texto do ícone, a indicar de que se trata.
é assim para telemovel que é hoje em dia, não faz sentido nenhum, aliás nem sei o preço mas deve custar tanto ou mais que um android phone tipo TMN A1 ou similares. E em termos de funcionalidades os blackberrys são … passo a expressão “fraquinhos”, “limitados” e “complicados”.
Nota-se bem que nunca usas-te nenhum…
Uso um a uns meses, e sinceramente não tenho absolutamente nada a apontar ao telefone…
Existem telefones que são entusiastas, são telefones virados para jogos e outras coisas…outros que são práticos e mais virados para o mundo empresarial…
Este sem duvida é um excelente telemovel para quem está nesse patamar…
Como deverás imaginar o telefone é caro…cerca de 450€ bloqueado a operadora (pelo menos era a umas semanas atrás).
Como já disseram, dizes o que dizes porque nunca usaste.
É normal que este telemóvel não surpreenda, não tem características como tantos outros no mercado, não tem um ecrã grande, multitouch, com milhares de apps, etc, etc..
Mas surpreende no dia a dia, surpreende na utilização. A bateria, a construção, a simplicidade com que faz o seu trabalho, sem erros, sem problemas, sem complicações…
Sim, é caro, mas também o iPhone é caro, também um Android high-end é caro.. O fundamental é que é caro mas funciona bem!
Chamar “ridículo” a este telefone é… ridículo 😉
ridículo parece mais o teu comentário
Boa análise Tiago, muito completa! Bom trabalho.
Obrigado Hugo 😀 Abraço!
Este equipamento é antiquissimo, inclusivamente já está de saida de mercado, o modelo que substitui é o 9780, mas comparado com o Torch, é relativamente mais fraco… Que também já existe em protótipo o Torch 2…
Tiago excelente análise.
Tenho um há já algum tempo e revivi cada fase de adaptação que ali mencionaste, tb tive o SO antigo e só á cerca de 2 meses actaulisei para o 6 que é espectacular.
Só peca a nivel de multimédia de resto é um ótimo smartphone.
Obrigado! 🙂
É verdade, a actualização para o 6 é como da noite para o dia. Não usei a versão anterior nem um dia, porque actualizei logo, por isso não sei ao certo as diferenças a fundo, mas reparei que as diferenças eram muitas mesmo!
E sim, não há dúvidas que não é um telefone multimédia. Não é para jogar nem para ver filmes (e navegar na internet só muito esporadicamente), mas é um smartphone muito fiável. Disse no artigo, e volto a dizê-lo, não me apresentou um único erro até agora.
Cumprimentos
Parabéns pela análise! Muita boa mesmo! Tinha curiosidade acerca deste equipamento fiquei completamente esclarecido. Continuem com o bom trabalho pplware!
Obrigado!
Ainda bem que a análise foi útil 😉
Parabéns pela análise! Muita boa mesmo! Tinha curiosidade acerca deste equipamento fiquei completamente esclarecido. Continuem com o bom trabalho pplware!
Bom dia!
Parabéns pela excelente review, em profundidade e clara.
eu uso Balckberry há já mais de 3 anos e continuo a usar. Gosto muito das vantagens e da simplicidade de leitura de mails…
Mas… deixaram-se completamente ultrapassar!
– Não há touchscreen, o que hoje em dia já não faz sentido
– Não tem acelerómetro / giroscópio
– A Appstore da Bberry é de uma pobreza franciscana
Qualquer Android, Windows Phone ou Iphone é largamente superior ao que existe da BBerry, fazendo tudo o que estes fazem e muito mais ainda.
Apenas a opinião de quem usa BBerry há muito tempo, de quem até gosta da empresa em si, mas que vai vendo o que acontece à volta.
Bom trabalho a todos!!!
Usei BB durante 6 anos e foi uma das razões que me fez virar para os Androids e recentemente para o iphone. A vantagem do cliente email dos BB, não consegue colmatar todas as outras falhas. Faltam apps e faltam jogos, o que hj em dia é essencial num smartphone. E eu usava o BB com BES, o que lhe dava mais funcionalidades comparando com o BIS.
@Tiago Dias, para teres os acentos e as cedilhas nas mensagens, alteras os formato dos caracteres. Não me recordo do nome, mas estás nas defs das mensagens.Vai é reduzir o nº de caracteres disponiveis para 70 e tal, em vez dos 140.
@ Nuno
Obrigado pela dica, mas eu consegui ter os acentos e cedilhas nas mensagens. As críticas que fiz no artigo foram em ralação à falta de uma tecla dedicada ao “ç”, e ao método com que se inserem os acentos nas letras. Tens que manter premida a tecla da letra e deslizar o dedo no trackpad para cima ou para baixo, o que torna impossível escrever com acentos utilizando apenas uma mão.
Cumps
É verdade que não apresenta diversas funções e capacidades que outros no mercado fazem sem problema, mas também apresenta uma forma de utilização diferente de todos os outros, virada principalmente para email, para o mundo profissional/empresarial.
Mas mesmo assim, com esta versão 6, já mostram um design mais moderno.
As apps de redes sociais, embora simples, funcionam bastante bem, pelo que desempenham perfeitamente a sua função de nos manter conectados com família e amigos.
Quanto a touch, eles já possuem equipamentos desses, um dos quais já foi aqui analisado. poderás ver aqui a análise ao BlackBerry Storm 9500 e aqui a análise ao BlackBerry Storm 2 (9520).
Mas tens toda a razão, não poderão continuar muito tempo a manter telefones tão “limitados” em relação aos concorrentes, principalmente ao preço que são vendidos. Correm o risco de ver clientes a fugir.
Cumps
Primeiro que tudo devo dizer que a review está excelente e a comparação com o E71 acho que faz sentido. Acho que só faltou mencionar o BB messenger.
Quanto as criticas que tanto se fazem aos BB’s… acho que não fazem assim tanto sentido. É um telemóvel simples, eficaz e que executa as tarefas a que se propõe sem grande alarido ou dificuldade… e quem não gosta dos menus tem sempre temas de todos os feitios e tamanhos para os alterar.
Posso dizer que desde que tenho o meu 8900 ele funciona como no dia em que o comprei, sem notar qualquer tipo de lentidão ou problema… pelo que ainda não o troquei… nem sei se vou trocar!
Mais uma vez, parabéns pela review… e que venham mais, pois já não somos assim tão poucos.
Obrigado João!
Sim, poderia ter mencionado o BB messenger. Foi o sono a falar mais alto, ora repara lá na hora a que fiz o vídeo 😛
Irei publicar mais artigos sobre o BlackBerry, com aplicações, etc. Como dizes, já não são assim tão poucos os utilizadores destes aparelhos!
São bem vindas sugestões, enviem-nas por email!
Cumprimentos
O BB Messenger e o sistema de mensagens PIN’s exclusivas do BB. Quanto ao problema da acentuação e “cedilhagem” eu resolvo o problema com a auto correcção. Dá um pouco de trabalho, mas compensa. Eu costumo editar algumas palavras que vou utilizando com mais frequência para que quando as escrevo sejam automaticamente corrigidas. Por exemplo, escrevo o meu nome sem acento e o corrector corrige. Assim como uso letras como “q” para “que”, “qd” para “quando” “c” para “com”, e vou acentuando, no corrector, todas as palavras que mais uso para que sejam automaticamente corrigidas quando as digito.
É uma boa dica, sem dúvida! 😉
É um excelente telefone de trabalho. Não perde tempo com jogos e coisas do género, mas é focado para ser um centro de mensagens. Costumo dizer que é um terminal de mensagens (SMS´s, Email´s e Pin’s) que também faz chamadas telefónicas. Os Pin´s são uma excelente alternativa (e gratuita) aos SMS’s que são caríssimos. Pena que só seja entre BB’s. E com tantos smartphones, quando é que passamos a usar mais intensivamente o email? No BB o seu uso é perfeito graças ao excelente serviço Push. Já no iPhone, temos que esperar pela conciliação pré programada…
O BB messenger custa-te no minimo €10/mês, já que não funciona sem aditivo internet.
Sou proprietário de BB Bold 9700 e estou satisfeito com ele. Tenho uma questão a colocar. Existe forma de fazer o upgrade do SO 5.0 para o 6.0 sem ter um serviço de dados (no caso bis ou bes)?
Bem sei que ter um telemovel destes sem ter o serviço de dados é um contrasenso mas de facto ele foi-me oferecido e não quero ter que pagar o mais pela net, quando tenho rede wireless em casa.
Obrigado
Podes fazer o upgrade como eu fiz…cabo de dados, ligado ao PC e com a suite do BB…
ele diz que tem uma nova actualização de software para o teu telefone e voilá.
Boas Miguel,
Como o RaCcOn disse, instala o software do BlackBerry no computador, o Blackberry Desktop (podes encontrá-lo aqui), e poderás actualizar o teu BlackBerry para a versão 6. Eu próprio, se não estou em erro, actualizei antes de activar o serviço BIS.
Quanto aos serviços, é verdade que num smartphone é quase um “crime” não ter internet, mas no BlackBerry ainda se nota mais a sua falta.
É um dos pontos em que critico, pois sem a subscrição de um serviço (BIS ou BES), não poderás configurar email, e não poderás ter acesso à loja de aplicações, mesmo estando ligado a uma rede Wi-Fi. Um BlackBerry sem a subscrição do serviço próprio, fica completamente “bloqueado”, acabando por ser um telemóvel normal.
Peço desculpa por voltar a este assunto da actualização do Bold 9700 para o SO 6.
Eu tenho o Blackberry Desktop instalado e ao ir a Dispositivo, Actualização aparece-me a informação de que “Não existem actualizações disponíveis para Blacberry”. Se carregar em Ver outras versões aparece uma listagem com diferentes versões, a que tenho actualmente instalada e aparece também a “6.0 conjunto 1879 (v6.0.0.448. plataforma 6.6.0.124 )(recomendado)*” e ao seleccionar aparece a informação de que apenas subscritores activos do serviço Blackberry têm o direito a instalar esta actualização do blackberry device software.
Já tentei seleccioná-la e instalar e depois de todo o processo de instalação correr no fim fica tudo na mesma, ou seja o SO 5 mantêm-se.
Haverá alguma coisa que me esteja a escapar?
Mais uma peço desculpa pelo post comprido e por voltar a bater nesta questão.
Obrigado
Sem problema Miguel!
Infelizmente não sei como ajudar. Estou já na dúvida se fiz a actualização antes ou depois da subscrição do BIS, mas tenho 80 % de certeza que foi antes da subscrição, e não tive esse problema.
Experimenta desinstalar o BB Desktop e instalar de novo, e se mesmo assim não funcionar, tentar enviar-lhes um email com essa questão.
Infelizmente já não consigo reproduzir a tua situação aqui, visto que já tenho o serviço activado e o BB actualizado.
Cumprimentos
Boas a todos,
Bem sei que não é aqui o sitio indicado, mas tenho um telefone destes para venda novo(Zero Km). Se já me for permitido vou colocá-lo á venda no forum dentro em breve.
Obrigado e peço desculpa pelo abuso
Só tenho 1 coisa a dizer!
Nada como testar BB.
Só quem usa é que pode dizer o equipamento que é!
Bom post!
Obrigado 🙂
Sem dúvida, completamente de acordo com o que dizes. Antes de experimentar este Blackberry, o primeiro com que tive contacto, tinha algumas dúvidas em relação ao quanto valia este smartphone. Mas é como dizes, só experimentando e usando no dia a dia é que se percebe o equipamento que é.
Cumps
Boas!
Parabens pelo review.
Eu tenho um BB9700 há mais de um ano e posso dizer que é um excelente smartphone.
Mas há uns dias surgiu-me um problema. O MSN e as contas do hotmail foram automaticamente desativadas. Ora esse problema dá-se quando o serviço de E-mail expira, o que acontece depois de 1 ano de utilização no serviço BB BIS e é necessario fazer renovação do e-mail, no meu caso do hotmail. Acontece que alguns não vão conseguir. Por isso deixo aqui a forma de conseguirem voltar a activar a conta Hotmail no BB.
Isto é um excerto de um e-mail que me foi enviado do serviço de apoio do Hotmail.
Tente iniciar sessão através do navegador de seu aparelho celular para isso segue os passos abaixo:
1. Inicie sessão no seu celular
2. Abra o seu navegador
3. Coloque o seguinte link: http://mim.live.com
4. Seleciono o Windows Live Messenger da lista disponível
5. Colocar o seu email e sue senha.
Se você conseguir iniciar sessão isso vai indicar que tanto o nosso produto com a conta não se encontão com inconvenientes, desta forma aconselhamos que você altere a sua senha para uma senha alfanumérica de 8 dígitos com os passos que segue abaixo desde um computador:
1. Abra uma página do seu Internet Explorer e como que http://account.live.com
2. Coloque o seu e-mail e sua senha
3. Na parte que diz “Dados de conta” na parte de baixo você encontrara “Senha” e do seu lado “Alterar”
Apos de alterar a senha pedimos que você se comunique com o suporte do seu Blackberry e junto a ele informar a alteração de seu senha.
Caso você não consiga entrar no link (http://mim.live.com ) sitado acima entre em contato com o suporte via foro do Windows Live Messenger através do link que segue.
http://windowslivehelp.com/product.aspx?productid=2
Depois de efectuar um destes procedimentos, consegui configurar novamente a conta de e-mail do hotmail no BB.
cumprimentos
crz,
Obrigado! E obrigado pelo testemunho, poderá ser bastante útil a outros utilizadores.
Qualquer outra dica que tenhas, será muito bem vinda. Podes deixar aqui nos comentários, ou enviar mesmo por email: tiago.dias[at]pplware.com
Cumprimentos