GPing – O Ping com interface gráfico
Um dos métodos que normalmente usamos para saber se uma máquina está “viva” na rede, é recorrer ao comando ping. Para quem não conhece, o comando ping é dos mais usados no mundo da redes, uma vez que permite testar a conectividade entre equipamentos, usando para isso o protocolo ICMP.
Hoje vamos conhecer o GPing, uma aplicação gráfica que permite executar o comando ping.
O comando ping recorre ao protocolo ICMP, permitindo testar a conectividade entre equipamentos (end-to-end). Em termo de analogia, o ping pode ser comparado ao ping-pong (se enviarmos a bola para um lado (echo), do outro, se estiver lá alguém,vamos receber uma resposta (reply).
O GPING (Graphical Ping) é uma ferramenta extremamente útil para administradores de redes que permite executar efectuar pings para várias máquinas e apresentar as respostas através de gráficos. A aplicação disponibiliza várias opções, onde é possível por exemplo definir um timeout para respostas ping, tempo de actualização do gráfico, etc.
Além das funcionalidades já referidas, é possível através do GPING importar e exportar uma lista de hosts, gerar um ficheiro de log e fazer comparações entre gráficos produzidos (ping para vários hosts).
Pessoalmente gostei bastante da simplicidade da ferramenta e opções que disponibiliza. Experimentem e dêem-nos o vosso feedback.
Licença: GNU
Sistemas Operativos: Windows
Download: gping 1.0.zip [5,40 MB]
Homepage: Gping
Este artigo tem mais de um ano
For God’s sake…
Quem perdeu tempo com isto foi Rei!
@Jorge
Se não te dá jeito a ti, pode dar jeito a outros. Por acaso parece-me interessante a ferramenta e de alguma utilidade. Imagina que queres uma ferramenta simples para monitorizar um servidor e verificar se não tem quebras?
Ora aqui tens uma ferramenta interessante!
ó pedro … para que queres uma maricada de um interface grafico , quando podes ir À consola e fazer ping ? o windows tráz e o linux tambem.
Sempre tem uns manes ne Nuno?
a consola te da log facil em caso de um ping estendido?
Eu não percebi como funciona. Alguem me da uma ajudinha?
Thanks
Boas Peixoto,
É fácil. Introduzes ou IP ou nome de uma máquina e depois na parte do rodapé carregas em START. Depois vês as informações.
Obrigado Pedro. Tens sido impecável nos artigos e mesmo que para alguns não interesse só tenho a agradecer a contribuição aqui no Pplware. Obviamente que dá jeito termos uma resposta com interpretação gráfica; sobretudo a quem trabalha na área. 😉
De nada, sempre as ordens. Sempre que precises de alguma coisa avisa, terei todo o gosto em ajudar.
PPinto
Mt bom.
Não conhecia este.
Normalmente uso o multiping mas é pago.
não é mais facil fazer “ping x.x.x.x”?
Parece-me um bocado inutil
A mim não me aparece o gráfico. Acontece a mais alguem?
A mim, também não aparece o gráfico. Eu utilizo o Ping Info View, aqui já falado e funciona bem com interface, muito userfriend, e aconselho!!
Ops! Passados 10min. de ping, o programa automaticamente, reproduz o gráfico, basta esperar 😉
ping ip ; depois de pressionar control+c , aparece os minimos , maximos e medias , nao preciso de grafico para nada.. este interface nao vale nada , é so bloatware
É óbvio que para fazer ping a um servidor com 4 ou 5 tentativas não é necessário um gráfico. Mas reparem no gráfico da imagem, com horas no eixo dos xx: para correr o ping durante uma hora, para mim fica melhor uma apresentação num gráfico do que estar a procurar entre vários registos a que horas é que a resposta do ping foi mais demorada, ou aperceber-me rapidamente da evolução da evolução do tempo das respostas (bastando olhar para a reta).
Cada ferramenta serve para o que foi feita, e esta parece-me uma excelente aposta para testes em “grandes quantidades”, com um bom feedback visual da evolução dos tempos.
ia testar a aplicação , só depois reparei que é apenas para windows. só pela descrição parece ter uma pequena vantagem, em relação ao ping da consola, por exemplo , usar o ping para varios hosts em simultaneo , na mesma aplicação.Comparado com o ping da consola , quer em windows , quer em linux , seria preciso abrir quantas consolas fossem necessarias.
Muito boa ferramenta.
Parabéns.
Procurava ainda de alguma ferramenta onde para além disso, dispara-se e-mail ou SMS em caso de falha.