Soul? O futuro das aplicações para iPhone?
Os Sábados são os melhores dias da semana para podermos descansar o corpo. Mas como sabemos que têm mentes activas temos de vos apresentar mais um vídeo e um tema para discussão.
Hoje resolvemos apresentar um vídeo que é um pouco diferente do habitual, mas que levanta uma questão pertinente. Vejam então o vídeo e mais abaixo lançamos a discussão.
O vídeo, como puderam ver, apresenta uma aplicação para iPhone e com ela podemos controlar o nosso carro e fazer dele o nosso centro de recreio. Naturalmente que é apenas uma brincadeira que a Kia apresentou para publicitar um dos seus carros. Se olharmos este vídeo por outro prisma fica levantada uma questão importante e sem resposta. Será esse o futuro das aplicações dos equipamentos móveis? Será que a interacção que temos actualmente com eles caminha para o sentido da aplicação apresentada no vídeo?
Cada vez mais os nossos telefones estão a deixar de ser simples equipamentos onde podemos fazer e receber chamadas para se tornarem uma extensão (ou substituição) das nossas mentes e dos nossos PC's.
Conseguimos com eles aceder à Internet, recolher e partilhar informação e até, fazer quase tudo o que fazemos nos PC's. Com a melhoria das capacidades de processamento e apresentação da informação começa a criar-se caminho para outros tipos de aplicações que vão permitir uma maior interacção destes com o seu utilizador.
Vão os telefones evoluir para uma posição e situação em que deixamos de estar dependentes dos operadores e passamos a ter uma presença constante na Web e ai trocamos as nossas mensagens e fazemos as nossas comunicações?
E quanto à interacção desses sistemas com o meio que os rodeia? Será que a evolução é tornar o nosso telemóvel parte (quase integrante) de nós e com ele vamos conseguir relacionarmo-nos com os objectos? Realidades como a uma identificação de um utilizador apenas com a presença do telefone ou a dispensa de dinheiro pois o telefone "assume" a despesa estão assim tão distantes?
Existem muitos trabalhos nesta área e soluções muito interessantes estarão para aparecer. Mas quando?
Questão final e para comentarem. Este tipo de equipamentos, que foram originalmente criados para fazer e receber chamadas, têm vindo a amadurecer e a tornarem-se autênticos centros de recreio ou escritórios móveis. Será que a evolução é a interacção com os outros objectos? Vamos poder controlar o nosso automóvel através do nosso iPhone? E vamos conseguir controlar a climatização da nossa casa com o nosso Android? Haverá um limite para estes dispositivos móveis? Poderemos um dia, num futuro próxim, ter o controlo do que nos rodeia ao alcance de um click no smartphone?
Este artigo tem mais de um ano
Penso que é a evolução natural, porque é temos que andar com o comando para abrir o portão garagem, chave para o carro, com n cartões na carteira (ja existe uma aplicação em que podemos inserir todos os nosso cartões no Iphone) e por aí adiante. è claro que alguém com más intenções se apoderar desse “futuro-mais-que-provavel” smartphone terá controle da nossa vida. No entanto é como todas as novas invenções tem o lado positivo e o lado negativo.
bom Post
Relembro que ja anda ai o Ndrive v10 Mapa para iphone ,PDA windows mobile, android e symbian Gratis ate Agosto …
em ppctuga.net ou ndrive.com
cumprimentos
Por falar em nDrive, alguém sabe porque é que TODAS as aplicações nDrive desapareceram da Apple App Store???
Estou confuso e curioso!?
Parabéns pelo artigo, está muito bem escrito e leva-nos a reflectir sobre o futuro dos telemóveis.
Eu diria que daqui por 5 ou 10 anos, poder-se-á dizer que os telemóveis se chamarão outra coisa qualquer e que 90% da sua utilização terá a ver com a interacção com os objectos que nos rodeiam, desde o sistema de som do carro, passando pela televisão, internet, até ao controle de um simples micro-ondas. Numa parte ínfima da sua capacidade também darão para fazer chamadas, daí que serão cada vez menos “tele” de telefone e cada vez mais multifunções móveis.
Por outro lado acredito que a evolução será ainda mais visível nos objectos com que vamos poder inter-agir dos que nos próprios “telemóveis”, que, neste momento, são um dos objectos que mais evolução têm sofrido, ao contrário de outros equipamentos que usamos diariamente de que é exemplo, o computador desktop que temos no trabalho que evoluiu muito em termos de capacidade de processamento, mas pouco enquanto “objecto”.
Bom fim de semana a todos
Eu acredito que a evoluçao é esta e que a tecnologia nao controla nada da nossa vida porque é perfeitamente possível nao utilizá-la, é possível nao ter facebook/twitter, etc e ter uma vida perfeitamente comúm.
A verdade é que quem gostar de tecnologia ela hoje pode facilitar-nos imenso a vida e cada vez é mais versátil. Nós (dentro do razoável) podemos ir aos sitios a pé ou ir de carro com mudanças automáticas (8 ou 80) e ainda assim escolher um ou outro.
O grande problema é ainda a fragmentaçao: há apps que funcionam em iPhone, outras em Android, outras em ambos, outras só em Symbian, etc.
O curioso é que ainda a única plataforma que permite uma grande uniao (infelizmente o iPhone nao suporta directamente) é o JAVA em que 1 app pode funcionar em diferentes SO com cambios mínimos.
Venham elas (apps), que nos facilitem a vida e que nos deixem controlar a casa, carro, cao, mulher… LOLOL
Já “estou a ver” americanos a atropelar pessoal com iphones só para aparecerem nas noticias ou então quem entrar num iphone alheio!
NO YouTube tem montes de vídeos de carros controlados por iPhone e iPod