Quer mais qualidade no som do Spotify? Nós dizemos como fazer
A música por streaming está em força no nosso dia-a-dia. Já quase que não passamos sem ter um serviço destes a debitar o melhor do som que se faz no mundo enquanto trabalhamos ou enquanto estamos a fazer o nosso desporto favorito.
Mas, por vezes, o som não é grande coisa e a culpa pode não ser dos auscultadores, pode mesmo ser uma questão de afinação das frequências. O que lhe vamos mostrar hoje serve tanto para o Spotify como para muitas das aplicações que hoje em dia estão disponíveis. Afine o som para obter mais qualidade, use o equalizador.
Quando o Spotify saiu, não trazia a opção para o utilizador poder afinar as frequências, equilibrar os agudos, controlar os médios e dar ênfase aos graves. Em meados de 2014 a empresa actualizou a sua aplicação e os utilizadores podem, desde essa altura, tirar proveito desta ferramenta, mas muitos ainda desconhecem o poder do equalizador.
Como tirar proveito do Equalizador?
Quer no iOS quer no Android, basta ir ao menu “Configurar” e de seguida escolher a opção “Playback”. Dentro da janela seguinte encontrará o "Equalizador".
Veremos a seguir a interface quer no iOS quer no Android. Ambas estão fantásticas, contudo, a interface do Android está deliciosa, como vão poder constatar:
iOS:
Android:
Nestes "gráficos" pode ajustar os agudos super delicados, agudos comuns, os agudos estridentes. Também mexe nos médios, médio-graves, graves normais, sub graves e extremos sub graves.
Claro que pode não querer fazer isso manualmente e para isso poderá utilizar vários ajustes pré-programados disponibilizados pela app que se baseia nos mais diversos estilos e preferências.
Se for a correr, verá que um ajuste a puxar aos "graves" o ajudará a perceber melhor o som no meio da natureza, um estilo mais R&B, por exemplo. Agora é com o ajuste do seu ouvido, afine o seu palco sonoro. Fica a dica.
Este artigo tem mais de um ano
Neste caso o Android que usaram foi o SoundAlive do S6 na versão de testes Marshmallow. (Eu não tenho o S6)
Qualidade gráfica ímpar.
Acredito que sim
O Equalizador está disponível no GooglePlay?
Tanto no IOS, no Android e Windows 10 Mobile já vem com o equalizador no próprio sistema.
por acaso tas enganado, é mm a versao lollipop ,engana estar todo em branco o fundo mas é a versao lollipop porque é a que me aparece a mim.
OPO já tem de origem e liga automaticamente no stotify *
O Spotify em dispositivos móveis apresenta ter mais Bass e isso deve-se ao DAC de qualidade média existente nos smartphones (maioria), eu prefiro desligar qualquer equalização existente no equipamento.
E sem restrições…
Testei num S6, está brutal.
Sim, porque o que as pessoas mais precisam é de distorção à saída do amplificador.
Ora aí está. Já ando à muitos anos nisto como devem imaginar, e posso afirmar que tudo o que é alterado depois de sair do DAC só vai reduzir a qualidade, o som deve-se manter original.
Querem melhor qualidade não usem smartphone, ou então arranjem um DAC portátil. Smartphone hi-fi não existe por mais que nos queiram enganar.
Ou, o que ja utilizo desde o meu 1 android, viper4android fx, é preciso é root access.
E para WinPhone?
Definições do Windows, Definições adicionais, Equalizador… E o melhor é que podes usar o equalizador para qualquer app pois essa função é nativa no Windows 10 mobile.
A mim não me aparece equalizador, versão do spotify 4.4.0.1008 Android 5.1.1
Hum, última versão da APP para Android (lollipop) e tem o equalizador. Opção abaixo da qualidade do stream (predefinida em auto)..
diferente equalização não é igual a maior qualidade, fica a dica.
Claro que é, estás a cortar as frequências que estão a mais, tens é de às saber cortar, fica a dica
Vim ler os comentários para ter a certeza que alguem com conhecimento deixava a dica. Agradecido 😉
Para não falar que nos smartphones, equalização equivale a mais distorção.
Tiraste-me as palavras da boca! Mais qualidade implica aumentar o bitrate do streaming, seja ele em que formato for.
A pensar que iam dizer como ouvir melhor qualidade de som , mas na versão gratis da aplicação. Assim por equalizadores, meh…nada de novo;)
Os músicos e engenheiros de som não ficam horas no estúdio a gravar, misturar e masterizar para o “público” ir lá estragar tudo com equalizações “ranhosas” em cima na maioria dos casos. A ideia é ouvirem exactamente como veio do estúdio com os pormenores todos audíveis. Torná-se um insulto aos músicos na verdade. FLAT é como tem de ser.
Então porque usam eles equalizadores?
Pela mesma razão com que se ajusta a saturação, cor, brilho num ecrã
Mas na música até é mais fácil porque pode ser flat, o que não corresponde ao valor médio nos ecrãs. Mas o goste pessoal prevalece sempre que quisermos. Por exemplo umas pessoas gostam mais de agudos, outras ficam irritadas e preferem mais bass.
Sim, lá está, os ajustes existem por alguma coisa.
Para prepararem o som para ser ouvido pelo utilizador final sem que este tenha que andar a equalizar o som. Depois a equalização tanto nos smartphone como nos computadores com placas integradas e algumas placas dedicadas apenas significa uma coisa, distorção. Por alguma coisa o equipamento usado pelos estúdios são extremamente caros.
Mas, e estás a pensar errado, do outro lado, os equipamento podem estar a distorcer o som “de estúdio” e com os ajustes melhoras o som, por isso existe o equalizador para compensar as frequências. Estás a ver a coisa de forma errada, como se do lado do receptor só existisse alta fidelidade.
Quando menciono distorcer o som não estou a falar em adulterar o som original da fonte, mas sim a adicionar distorção ao sinal. Se não souberes o que é distorção pesquisa um pouco.
Se tiveres um bom equalizador ou um bom SPU concordo que a equalização pode melhorar o som, inclusive melhorar a adaptação deste à divisão/ambiente onde está a ser reproduzido. De resto estás é a piorar o que já tens.
Vlad, não entendeste, vou-te explicar.
O equalizador permite que ajustes as várias faixas que tens por canal, dessa forma podes ajustar o som que te chega aos ouvidos.
Assim, não tens de distorcer nada, isso é errado, apenas estás a trabalhar com os kHz, nada mais. Claro que se não estiverem equilibrados, terás um mau som, mas por isso é que podes ajustar à tua vontade, até teres um palco sonoro do teu agrado.
Se tiveres um bom equalizador (e um bom sistema de som) terás melhores resultados, se não, poderás ter um som que gostes mais mesmo não sendo tão bom pode não ser de má qualidade, e ser do teu agrado.
Depois, um audiófilo sabe que um som puro não se consegue com os dispositivos que temos por casa. Se quiseres falar a sério de audiofilia purista, marca um dia que posso te dar umas dicas.
“Se quiseres falar a sério de audiofilia purista, marca um dia que posso te dar umas dicas.”
Pelos teus comentários vê-se que percebes muito de audiofilia. Tens um ouvido muito sensível, ou então um equipamento muito bom. É por isso que nem sequer consegues detectar a distorção introduzida por estes equipamentos quando o som é equalizado. Quando precisar de uma dicas de audiofilia peço-as a um surdo.
Não sabes está visto. Um surdo és capaz de enganar, treta não te falta, argumentos 😉 só tens a distorção (que bela treta).
Já vi que não pescas nada.
Os equalizadores servem para corrigir possíveis misturas que foram mal feitas pelos produtores. Mas garanto-te que não será o utilizador comum que saberá o que tem que corrigir. Um outro produtor por exemplo já poderia fazer qualquer coisita de jeito. Sou músico e produtor e tenho sempre em FLAT até por respeito aos outros produtores e perceber a mensagem que realmente me querem passar (estando bem ou mal misturado) e só numa situação extrema poderia por mãos no equalizador.
A ideia é ajustares ao teu gosto pessoal e ao teu equipamento, que não é com certeza igual ao do estúdio deles.
Caramba estou ofendendo os músicos e engenheiros de som cada vez que aumento 8db de 16k no equalizador do Aimp. kkkkkkkkkk
Sinceramente as pessoas tem que ouvir da maneira ao qual mais agrada, som distorcido incomoda e muito, mas tem pessoas que adoram, fazer oq? Eu utilizo equalizador para ajustar o som da maneira ao qual mais me agrada, o som flat parece algo muito “achatado”, infelizmente não tenho uma placa de audio e nem as caixas em que os engenheiros costumam mixar, e o som fica bem diferente de como fica nas caixas que eles usam. Estou tentando me acostumar ao Spotify no PC sem equalizador, até porque não encontrei, e não estou conseguindo me acostumar, falta agudo e grave, falta muita coisa, estou sempre recorrendo aos Flacs e ao Aimp mesmo, alias o som no pc é muito melhor que no smartphone, uma coisa que sinto diferença enorme tbm, é entre a placa onboard da realtek e a offboard que uso, uma creative x-fi xtreme áudio pci-ex, sei que não é das melhores, mas é outra vida, e o som da Edifier 2.1 me agrada muito.
Por instantes pensei que iam fazer um milagre de obtêr mais qualidade de uma fonte que já não a tem. 128 kbs vão ser sempre no máximo 128 kbs.
Sim, aqui estamos a falar realmente de um dos elementos de qualidade, de uma forma geral quanto maior a amostragem de um sinal, maior a qualidade. Mas depois depende ainda de por exemplo quantização e codificação.
Teste no meu IOS e ficou muito bom…
Isto não é novidade nenhuma, até porque já nos primeiros mp3 esta “técnica” já lá estava implementada e de facil execução. As pessoas apenas não se dão ao trabalho para ter melhor “qualidade”… Para não falar dos rádios dos carros.
li o artigo mas pelo que vejo não melhora o som mas sim optimiza o som.
ou seja colocas o som ao teu gosto o que para ti pode estar a melhorar a tua experiencia com a música para outro poderá ser igual…..e eu uso o spotify sou premiun á mais de um ano e sempre o usei o equalizador a minha maneira e sempre uso a opcçao de qualidade extrema
por isso posso estar a dizer alta asneira
Já vira a diferenca de som entre o spotify e o deezer, a meu ver o deezer tem mais qualidade i intensidade…..