PplWare Mobile

Pplware Classics…


Pedro Simões

Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. George Orwell says:

    Sem menosprezo para os outros elementos, o guitarrista Jimmy Page é a figura mais preponderante da banda sem o qual esta ficaria irremediavelmente descaracterizada.
    Este excepcional e virtuoso guitarrista já tinha passado pelos Yartdbirds onde passaram também Eric Clapton ( já aqui relembrado no Pplware ) e Jeff Beck ( que trio, senhores !) e começou a sua carreira como músico de estúdio tendo então contribuído para o sucesso tantos outros artistas.

    Não foi por acaso que a organização dos Jogos Olímpicos de Pequim o convidou para abrilhantar a cerimónia de encerramento, um dos mais extraordinários espectáculos que o mundo teve oportunidade de admirar, deixando a chama musical olimpicamente acesa para os Jogos de Londres que se lhe seguiram.

    Sendo creditados ao malogrado Jimi Hendrix quase todos os truques que se podem espremer de uma viola eléctrica, já a Jimmy Page é creditado não só a autoria da música como o solo de viola eléctrica mais bem conseguido na história da música. Refiro-me a “Stairway to Heaven” para muitos também a melhor música da história do rock.

    De referir também que Jimmy Page confessou publicamente a sua admiração pela sonoridade da guitarra portuguesa e é um facto conhecido que encomendou uma para si tendo afirmado o seguinte:
    “Eu descobri a guitarra portuguesa bem tarde! Se a tivesse conhecido na altura dos Led Zeppelin, sem dúvida que a teria tocado nos discos. A música que se faz com ela não é heavy metal estridente, mas são cordas na mesma!”.
    Mais explicitou que o seu problema em relação à guitarra portuguesa é desconhecer a correcta afinação desta pelo que não a explorou mais. De facto, a boa afinação da guitarra portuguesa só está ao alcance de virtuosos como Carlos Paredes ( pai e filho ) e poucos mais.

    Diria mesmo que, em termos de execução de um instrumento de cordas, o virtuosismo de Carlos Paredes mete na saco (da viola), Hendrix, Clapton e Page juntos, porém tendemos a subvalorizar o que é nosso e até já foi considerado Património Imaterial da Humanidade pela Unesco, coisa que o rock ainda não conseguiu.

    Por homenagem às palavras de Jimmy Page recomendo a audição integral do álbum “Movimento Perpétuo” de Carlos Paredes cujo tema homónimo pode ser admirado aqui:
    https://www.youtube.com/watch?v=9NpgcmbPLBo

    Jimi ou Jimmy …. quê ?

    • Cortano says:

      “guitarrista Jimmy Page é a figura mais preponderante da banda sem o qual esta ficaria irremediavelmente descaracterizada.”

      Eu diria o mesmo mas do Bonham mas não digo.
      Acho que Led Zeppelin valia pelo conjunto e não por individualidades. Eles eram todos muito bons no que faziam, mas acima de tudo, na forma como compunham e como tocavam.

      John Bonham é considerado um dos melhores bateristas de sempre e que revolucionou o “mundo” dos bateristas.
      Poderás dizer o mesmo do Page… mas lá está, foram ambos importantes em LZ e acho que a banda não atingiria o patamar que atingiu se não fosse o conjunto no seu todo.

      Aliás, Bonham morre e a banda acaba. Mas reforço, acho errado dizer-se que qualquer um deles era mais importante que os outros (pronto, talvez o Paul Jones fosse o menos reconhecido deles todos, mas era o baixista e há muita gente que não consegue sequer perceber uma linha de baixo numa música).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.