Pplware Classics…
Janis Joplin - Little Girl Blue
Posso não durar tanto quanto as outras cantoras, mas sei que posso destruir-me agora se me preocupar demais com o amanhã.
Janis nasceu na cidade de Port Arthur, Texas, nos Estados Unidos. Cresceu a ouvir músicos de blues, tais como Bessie Smith e Big Mama Thornton e ainda teve participação num coro local. Joplin concluiu o curso secundário na Jefferson High School em Port Arthur no ano de 1960 e foi para a Universidade do Texas, na cidade de Austin, onde começou a cantar blues e folk com amigos.
Cultivando uma atitude rebelde, Joplin vestia-se como os poetas da geração beat, mudou-se do Texas para San Francisco em 1963, morou em North Beach e trabalhou como cantora folk. Nesta época Joplin era já um dependente de estupefacientes, incluindo a heroína. Janis sempre bebeu muito em toda a sua carreira e sua preferida era a bebida Southern Comfort. O uso de drogas chegou a ser mais importante para ela do que cantar, com pesadas repercussões na sua saúde.
Depois de voltar a Port Arthur para se recuperar, ela voltou para San Francisco em 1966, onde as suas influências do blues a aproximaram do grupo Big Brother & The Holding Company, que estava a receber algum destaque entre a nascente comunidade hippie em Haight-Ashbury. A banda assinou um contrato com o selo independente Mainstream Records e gravou um álbum em 1967. Entretanto, a falta de sucesso dos seus primeiros singles fez com que o álbum fosse retido até ao seu sucesso posterior.
O destaque da banda foi no Festival Pop de Monterey, com uma versão da música "Ball and Chain" e os marcantes vocais de Janis. O seu álbum de 1968 Cheap Thrills fez o nome de Janis.
Ao sair da banda Big Brother, Janis formou um grupo chamado Kozmic Blues Band, que a acompanhou em I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! (1969). O grupo separou-se e Joplin formou então o Full Tilt Boogie Band. O resultado foi o álbum Pearl (1971), lançado após a sua morte e que teve como destaque as músicas "Me and Bobby McGee" (de Kris Kristofferson), e "Mercedes-Benz", escrita pelo poeta beatnik Michael McClure.
In Wikipedia
Obrigado José Gaspar pela sugestão.
Este artigo tem mais de um ano
De nada migo Vítor.
Simplesmente o “Little Girl Blue” sempre foi a minha musica preferida da Janis Joplin. A mulher expressa um feeling brutal a cantar isso.
A ” Mescedes Benz” tambem é fixe e talvez ou de certeza a mais conhecida musica dela mas não me enche as medidas. Mas é somente a minha opinião.
Espero que as pessoas gostem porque trata-se de uma grande senhora do fado. 🙂
E para quem gosta há mais.
https://www.youtube.com/watch?v=JjD4eWEUgMM
https://www.youtube.com/watch?v=fkGUt4QYc08&feature=related
https://www.youtube.com/watch?v=7gsqBEPSrd0&feature=related
Para mim é facil amar esta mulher que uma vez foi apelidada de ” O moço mais feio da escola ” 😉
Bom Domingo
Até me dá arrepios ouvir este classico, e que voz, é de fazer vir as lagrimas!! Janis for ever in our hearts…
Assino por baixo. E mete arrepios nisso.
Sim de facto a mulher tinha uma voz poderosa.
O seu comportamento, do estilo Amy Winehouse, nos dias de hoje é radicalmente condenado e ainda bem, são péssimos exemplos para as gerações.
Já viste algum verdadeiro artista sem defeito? 😉
Mas concordo contigo quando dizes que são pessimos exemplos para as gerações. Mas…..só os segue quem quer.
Enfim isto dava conversa até amanhã….;)