Moof – O reprodutor iTunes online
Pesquise e ouça qualquer música ao seu gosto, tudo online, grátis, quando quiser. O Moof reúne todas as funcionalidades de um software reprodutor de música comum no seu browser.
Utilizando a API do Youtube, o Moof permite-lhe pesquisar música, adicioná-la à sua biblioteca musical, editar os seus detalhes, criar listas de reprodução e ainda importar a sua biblioteca local para o site. Tudo através de uma interface muito "à lá iTunes".
Comece por se registar no Moof, preenchendo os seguintes campos com o seu nome verdadeiro, nome de utilizador, password e email e por fim clique em go!.
Agora em baixo, com os dados que utilizou para se registar, inicie sessão no Moof, preenchendo os respectivos campos.
Depois de iniciar sessão será redireccionado para a página principal do Moof que em tudo se assemelha a um vulgar reprodutor de música, bem ao estilo do famoso iTunes. Os seus controlos não deixam grande margem para dúvidas:
- Botão pausar/reproduzir/avançar/recuar música.
- Botão de seleccão de uma parte específica da música.
- Reduzir/aumentar volume da música.
- Caixa de pesquisa para procurar uma música.
Na página principal tem ainda a possibilidade de alterar as características do seu perfil (manage profile) como a sua password, avatar ou definições de privacidade. Pode ainda visualizar os seus amigos em (friends).
Pesquisar música
Vamos então à parte que interessa: pesquisar música para ouvir! Vou por exemplo pesquisar pela banda portuguesa "Moonspell", escrevendo na caixa de pesquisa da página e clico em search. Fantástico! Uma lista enorme de músicas da banda, saída directamente do Youtube. Até aqui, nada de novo. Aliás, esta situação até pode representar um inconveniente: o Youtube, além de faixas verdadeiras, tem também muito "lixo", nomeadamente covers amadores ou faixas com som de fraca qualidade. E como é que o Moof contorna esta desvantagem?
Biblioteca Musical (Library)
O Moof permite a adição das faixas encontradas pela pesquisa a uma espécie de biblioteca musical, para que mais tarde possa ouvir essa mesma faixa.
A grande vantagem reside na possibilidade de personalização das tags da música adicionada. Quero com isto dizer que pode definir facilmente o título, artista e álbum da faixa adicionada à sua biblioteca, para que mais tarde possa aceder à sua lista de música cuidadosamente catalogada, sem qualquer necessidade de uma nova pesquisa.
Depois de adicionar umas quantas músicas à sua biblioteca musical, pode clicar em music no painel lateral esquerdo da aplicação web.
Verá agora a lista das músicas adicionadas à biblioteca. Para cada música é possível:
- Adicioná-la a uma playlist (lista de reprodução) - veja como em baixo.
- Editar os seus detalhes como fez anteriormente (título, artista e álbum).
- Eliminá-la da sua biblioteca.
Criar e editar playlists
O Moof permite a criação das suas próprias listas de reprodução musicais e posterior edição/reprodução. Para criar uma nova playlist, clique no pequeno sinal '+' no painel lateral esquerdo, escreva o nome da sua lista e confirme.
Depois de criar a sua lista de reprodução, pode começar a adicionar músicas à mesma. Clique em Add to playlist tal como na figura acima, escolha qual a listas a que pretende adicionar a música em questão e por fim confirme clicando em Add song to playlist.
Importar biblioteca musical
O Moof tem uma funcionalidade muito útil: a importação de uma biblioteca musical a partir de um ficheiro XML, por exemplo a sua biblioteca do iTunes. Se aceder ao menu Upload no canto superior direito da página, poderá fazer upload da sua própria biblioteca local. Muito útil.
Conclusões
Esta aplicação web surpreendeu-me pela positiva. Com uma interface muito simples, faz aquilo a que se propõe: catalogar, editar e reproduzir música. A sua integração com o Youtube também é bem pensada, pois hoje em dia é rara a música que não esteja no Youtube... afinal de contas, não é para isso que ele serve?
No entanto, penso que poderia haver um maior cuidado em interligar esta aplicação com outras aplicações web muito conhecidas. Falo do Twitter, Facebook, Last.fm e companhia. Hoje em dia é quase imperativo possibilitar esta integração.
Afinal de contas o slogan do Moof é "Social Music, Reinvented". A meu ver a interface do Moof ainda poderá sofrer bastantes alterações, já que de social pouco tem, permitindo apenas ver os nossos "amigos". Mas como os adiciona-mos? Não sei... ou tenho o URL completo do Moof de um amigo ou nada feito. Falta por isso também uma forma de adicionar facilmente amigos, seja através das redes sociais ou através dos contactos de correio electrónico.
Fora este aspecto a melhorar, só posso gabar a extrema simplicidade e eficácia da sua interface. Se pretende ouvir as suas músicas em qualquer lugar, o Moof é o lugar certo para si.
Homepage: Moof
Este artigo tem mais de um ano
Parecido com o fizy.com… que entretanto deixou de funcionar em PT!!!
Não gostei muito, acho o http://www.grooveshark.com muito melhor.
Se não conhece, pode dar uma olhada.
Não se compara ao grooveshark.com
Mas tem outras vantagens, como a sua leveza, já que utiliza muito menos Flash.
Este não conhecia, gostei da simplicidade, tenho que testar. 😉
Tenho andado a usar o GrooveShark que é bastante bom também e recomendo.
Este site não vai durar muito tempo.
Todo o conteúdo que disponibiliza tem direitos de autor e nos termos das API da google está explicito que não pode ser utilizado para streaming de conteúdos com copyright, estas licenças são adquiridas pelo youtube por exemplo à Universal.
Portanto ou desaparece ou é processado.
Mais um a tentar uns trocos com publicidade…
O grooveshark como aqui mencionaram também deve fechar, como dá para perceber pela noticia.
http://tek.sapo.pt/noticias/internet/universal_processa_site_de_musica_grooveshark_1040411.html
Cumprimentos.
E de seguida alguém abre outro.
Claro, tipo cogumelos, nós é que temos de saber separar o “trigo do joio”, este site é decididamente “joio”.
Usar a API do youtube para pesquisar musicas?! que golpe baixo. para isso pesquiso no youtube e gravo na minha playlist as musicas.
A internet é uma incosntante, um mundo cheio de variaveis.
Usa-se o que há actualmente disponivel, e par nos adaptar-mos temos que a acompanhar, ela está em constante mutação. “Ante-Ontem” era o Napster, “Hoje” os Torrent, “Amanhã” outra coisa qualquer… está sempre a mudar, temos é que aproveitar enquando dura 😉
Cumps
Não gostei do Moof, quando comparado com o acima citado Grooveshark…
Muito simples, um pouco pesado devido a ser desenvolvido em flash e gosto da interface, arrumada e moderna 🙂
Devo-me tornar num membro VIP… 😉
!!!
Isto pode ser muitíssimo útil! Tenho de experimentar.