Photoshop para iniciantes: Diferença entre DPI e PPI

Por Filipe Covas para Pplware.com

Destaques PPLWARE

12 Respostas

  1. Belmiro says:

    DPI = PPI, chames pontos por serem redondos na impressão ou quadrados no ecrã.

    • cs says:

      Errado. DPI é o valor da resolução de uma impressora, PPI é a resolução de uma imagem. Coisas completamente diferentes. Para imprimir um pixel da imagem o driver da impressora vai transformar os pixels em “dots”, em número variavel, mas sempre muito superior, dependendo da própria impressora e dos settings.

      • Belmiro says:

        Se tens uma foto com 150 ppi e 12 inches e a imprimires com 12 inches, vais ter 150 pontos por polegadas (150 dpi) numa impressora laser.

        • sómaisum says:

          Não. A resolução duma impressora não muda (salvo seja, podes escolher umas 2 ou 3 normalmente)
          Se a imagem tem 150 ppi, não é impressa a 150 dpi. É impressa à resolução da impressora. Por isso são coisas diferentes.

          Podes usa-las uma como se fosse a outra, como grande parte o faz, mas continua a ser errado.

  2. cs says:

    No video (e também no anterior) é dada muita importância ao valor da resolução (PPI) das imagens para a web, os conhecidos 72 ppi. Um mito que não está, de todo, correcto. O valor da resolução só tem significado quando a imagem é impressa, e aí sim determina as dimensões físicas da impressão. Em todos os outros casos os ppi não servem absolutamente para nada, o que conta é apenas o número de pixels da imagem . Por exemplo, uma imagem de 3000×2000 pixels a 300ppp é absolutamente igual a outra de 3000×2000 a 72ppi.

    • Filipe Covas says:

      Para web os PPI são importantíssimos para determinar o seu tamanho no disco e por consequente o seu peso de carregamento nas páginas, também afecta sempre a sua qualidade. Por isso ter sido definido um salto padrão para esse efeito, que são os tais 72ppi, obrigado e espero ter esclarecido as dúvidas todas.

      • Guiomar says:

        a mesma imagem com o mesmo tamanho em memória pode ter vário PPI diferentes.

      • cs says:

        Não, na web (em tudo o que não seja impressão) os ppi não tem qualquer importância. O tamanho da imagem, o espaco em disco que ocupa e a sua qualidade são sempre idênticas, independentemente dos ppi definidos. O teu comentário e o(s) vídeo(s) estão simpesmente errados e sustentam o mito, sem fundamento, dos 72 ppi para a web.

        Proponho que faças a seguinte experiência:

        Abres uma qualquer fotografia no Photoshop.

        Vais a Image > Image Size
        No campo “Resolution” pões 360, por exemplo, e desmarcas a checkbox “Resample” (isto é importante)
        De seguida File > Save As num qualquer formato à escolha, por exemplo jpeg, já que estamos a falar da web.

        Repetes o processo, partindo da mesma imagem inicial mas agora usando os famosos 72 dpi e gravando com outro nome.

        Compara os duas imagens e os dois ficheiros e verifica como são exactamente iguais em tamanho em disco e qualidade.

        Lamento ter-te desfeito o famoso mito dos 72 ppi. 😉
        Bons tutoriais

        • Filipe Covas says:

          Sim se desmarcares a checkbox “Resample” ele mantém as dimensões e não altera o tamanho no disco, mas só se desmarcares essa checkbox … Obrigado pelos comentários 🙂

  3. cs says:

    No vídeo (e também no anterior) é dado muito destaque à resolução das imagens para a web, os conhecidos 72 ppi. Isto é um mito sem qualquer fundamento. Os ppi apenas interessam quando a imagem é impressa, e aí sim, vão determinar o tamanho da impressão. Pelo contrário, na web o valor ppi (que é apenas um campo de metadata) não faz qualquer diferença, a dimensão da imagem é unicamente definida pelas suas dimensões em pixels. Por exemplo, uma imagem de 3000×2000 a 300 dpi é exactamente igual a outra de 3000×2000 a 72dpi, e ambas são vistas na web exactamente do mesmo tamanho.
    Ainda um outro pormenor, o Photoshop não define valores de dpi, porque isso não faz sentido e porque esse valor depende completamente da impressora que será usada e não tem nada a ver com a imagem propriamente dita.

    • Filipe Covas says:

      CS, eu no vídeo também refiro que o Photoshop trabalha com PPI e posteriormente será feita a conversão para DPI. Fica atento ao que está no vídeo porque essa informação foi dita. Obrigado

      • Guiomar says:

        Mas no video fica-se com a impressão de que os programas de edição podiam de alguma maneira definir dpi, mas isso é algo que nunca fizeram – pensar que sim é fazer confusão com PPI.
        DPI é da inteira responsabilidade da impressora, dos seus drivers e suas preferências. DPI é independente do PPI da imagem, embora os dois em conjunto determinem a qualidade aparente da imagem impressa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.