Análise Sony α7: A Full-Frame que vai querer ter!
2ª Parte – A Experiência
Modos de Exposição
Como é natural, a Sony α7 também traz consigo diferentes modos de exposição para fotografar. São eles:
- AUTO (iAUTO, Superior Auto)
- AE programada (P)
- Prioridade de abertura (A)
- Prioridade à velocidade do obturador (S)
- Manual (M)
- Seleção de cenas (SCN)
- Retrato
- Paisagem
- Macro
- Ação desportiva
- Pôr-do-Sol
- Retrato noturno
- Cena Noturna
- Crepúsculo sem tripé
- Antidesfocagem
- Sweep Panorama
- Filme
Fotografia
Fotografar com esta Sony α7 é... uma sensação fantástica! Não só conseguimos captar belas imagens com pormenores bem delineados, como nos sentimos uns verdadeiros exploradores a querer fotografar, experimentar e explorar cada vez mais todas as funcionalidades desta poderosa Full-Frame.
Não me vou alongar muito em texto nesta parte da análise, vou deixar que as fotografias falem por si e vos transmitam, da melhor forma, o que sentimos ao captar, não sendo profissionais de fotografia, imagens fantásticas!
Nota: Devido à qualidade da imagem, optou-se por colocar minuaturas que, ao clicar será redireccionado para as originais.
Modo Automático
É muito fácil conseguir-se uma boa imagem com esta câmara. Claro que, devido ao patamar em que se encontra, o resultado irá melhorando ao longo da sua experiência, à medida que explora as funcionalidades e as ajusta de forma correcta.
O longo alcance permite-nos conseguir uma amplitude de visão considerável. Ao focarmos um determinado objecto, a Sony α7 identifica-o, desfocando os restantes elementos de fundo, dando um destaque e uma visão maos atenta sobre o objecto em questão, sem termos os distratores de outros elementos.
Macro
É viciante captar imagens em modo macro. Pessoalmente gosto de tudo o que sejam detalhes em objectos individuais, e tentar captar pormenores que nos transmitam a ideia de estar mesmo naquele local e visualizar aquela determinada cena.
Assim, garanto que fotografar em modo Macro é uma fantástica experiência onde se conseguem detalhes bem definidos com cores vivas e uma resolução fabulosa.
Um aspecto que me agradou bastante foi o botão do obturador cujo clique se faz de forma suave, reduzindo quase para zero a possibilidade de interferência na qualidade/tremor da imagem a ser captada.
Aqui ficam algumas em maior detalhe:
Modo Nocturno
Pessoalmente gosto muito de fotografias nocturnas pois assim pode-se comprovar a capacidade de determinado equipamento em ambientes de fraca luminosidade. O resultado foi, sem qualquer dúvida, muito positivo.
Abaixo deixo alguns exemplos onde podemos ver a suavidade de cores e luz bem como o pouco ruído que é comum neste género de imagens e cenários, ao utilizarmos ouras máquinas.
Decidi colocar lado a lado uma imagem nocturna captada pela Sony α7 e outra pela Lumix Fz200, só por curiosidade ou para vermos a capacidade que esta Sony oferece, uma vez que são equipamentos completamente diferentes.
Panorama
As fotografias panorâmicas têm um resultado satisfatório, apesar de, na minha opinião, não serem a categoria de maior interesse num equipamento. Porém, a Sony porta-se bem, é fácil manter a imagem equilibrada enquanto direccionamos na direção a câmara, mesmo sem recorrer a tripé.
Detalhe aproximado
Zoom
Na verdade, e apesar de eu adorar explorar o zoom nos equipamentos fotográficos, neste género de câmaras, essa é uma funcionalidade secundária, tendo mais facilmente destaque nas Lumix, por exemplo.
Contudo, também captamos alguns exemplares recorrendo ao Zoom possível por esta objectiva.
A Zoom inteligente é de, aproximadamente 1,5x (M) e 2,0x (S) em fotografias. O Zoom digital é de, aproximadamente, 4x em fotografias e filmes. A funcionalidade de Clear Image Zoom é de, aproximadamente, 2x quer para fotografia, quer para filme.
Efeitos
Se gosta de brincar com os efeitos em fotografia, esta Sony α7 oferece-lhe 13 diferentes modos que são: Poster, Cor Pop, Foto retro, Cor parcial, High Contrast Monochrome, Toy Camera, High-key suave, Focagem suave, HDR Painting, Rich-tone Monochrome, Miniatura, Aguarela e Ilustração.
Alguns exemplos:
Gravação de Vídeo
Não são só fotografias de boa qualidade que pode conseguir com esta Sony Alpha 7, a gravação de vídeo é, igualmente, muito interessante. É a primerira câmara de pequenas dimensões a ter recursos de gravação de vídeo tão poderosos.
Irá conseguir uma fantástica qualidade visual e sonora, sendo que o processador BIONZ X vai-lhe permitir aplicar tecnologias de redução de ruído e de reprodução de detalhes.
Pode conferir a qualidade nos seguintes vídeos.
Edições com o Adobe Photoshop Lightroom
Como forma de concluir esta segunda parte, deixo aqui uma sugestão para uma edição mais criativa das suas fotografias. Uma vez que conseguimos fantásticos resultados com a Sony α7, porque não aproveitar toda essa qualidade e dar um toque extra de brilho? Teste o Adobe Photoshop Lightroom!
Aqui ficam alguns edições com este software.
Este artigo tem mais de um ano
Qual a melhor? Esta ou a Fuji FXT-1 ?
http://www.fujifilm.com/products/digital_cameras/x/fujifilm_x_t1/
Tenho 2 Fuji FXT-1 e estou super satisfeito…
Essa nunca testei, deixa me ver e já te dou a minha opinião.
Boas
São máquinas diferentes. Não conheço a gama de preços, mas a Fuji que referes é cropada e esta Sony é Full Frame. Full Frame costuma estar à frente de qualquer cropada (ISO, ruído, formato suportado, luz, etc.), cropada tem a grande vantagem do zoom.
Sem armazenamento interno não pode ser considerado ponto negativo já que hoje em dia acho que é raro existirem câmaras com isso.
Obrigado pela review, parece-me uma excelente câmara.
Olá, pois a maioria ja não traz mas eu considero que deveria trazer por muito pouco que seja, nem que desse para apenas 10 fotografias. Era uma reserva.
Obrigada :))
Nesta gama armazenamento interno não faz sentido. O que faz sentido e é básico para quem tem este tipo de produtos é ter vários cartões. Sempre!
Sim claro que devemos ter vários cartões, contudo acho que qualquer câmara deveria ter essa reserva.
Excelente artigo Marisa, parece um equipamento muito fixe, pena ser um bocado caro 🙂
Apaixonei me por ela.. Mas também não tenho € para o casamento. Em 2015 parece que vai sair a sony alpha 9… Vamos ver
Bom artigo, uma pergunta, para que serve a
“Marca N para NFC” ?
Olá Obrigada!
NFC é ume rede sem fios e ao colocares perto do ‘N’ será feita a ligação para um outro equipamento como smartphone. 🙂
Boa review!
Excelente câmera. Creio que câmeras mirrorless sejam um futuro na industria fotográfica. Trey Ratcliff é um fotógrafo ao qual aprecio muito o portefólio dele. Este utiliza o Sony a7r mas com lentes Leica
Ainda para mais a guerra de qual consegue mais fotos por segundo está no auge – mirrorless permitem maior rapidez.
Mas só se o buffer consegue acompanhar 😉 Em RAW é complicado
Adorei mesmo a experiência 🙂 Que venha a alpha 9!
Vou pesquisar esse sr 😉
Portfólio: http://stuckincustoms.smugmug.com/
Obrigada!
Vi agora… brutal! 🙂
Foi agora anunciada a 7 II com 5 eixos de estabilização!
http://www.dpreview.com/articles/5893009647/sony-announces-alpha-7-ii-full-frame-mirrorless-camera-with-5-axis-is
uiii 😀 A sony está poderosíssima!
Vou analisar melhor, obrigada 🙂
Poderosissima é esta (Sony a7s):
https://www.youtube.com/watch?v=a1W-bPyYR0k
ISO=40.000 em vídeo e com pouco ruído digital. Arruma com a concorência
🙂
Foi anunciada hoje a sony alpha 7 II
Esta máquina tem um sensor de topo, falta algumas melhorias noutros aspectos, mas já é uma excelente alternativa para a concorrência sem sombra de duvidas.
Chamo a atenção para a falta de falarem do electronic viewfinder desta full frame.
Para terminar, nestas máquinas (full-frame) convém fazer uns testes com pouca luz para testar a performance do iso alto pois é sobretudo para isso que são procuradas.
A qualidade de gravação de video desta máquina também é top.
Isto é maquina pro, portanto é usar full auto, prioridade abertura ou prioridade velocidade e brincar com isso, esses efeitos manhosos para mim são bons para aplicar em pós produção no LR como foi falado e muito bem pois é magnifico.
Falta mais lentes decentes e mais lentes acessíveis, melhorias na localização dos botões e mais uns pormenores e passamos a ter três frentes, o consumidor só tem a ganhar.
Olá, obrigada pelo teu comentário! 🙂
Na verdade tive imensa pena de o tempo não ter proporcionado condições para obter melhores registos. Esta câmara utilizada durante a primavera.. deverá conseguir imagens brutais!
Também gostei muito da qualidade de vídeo!
Cumps 🙂
Em relação ao ao portefólio aqui apresentado, o trabalho tem mais de Photoshop que de fotografia, apesar de serem excelentes registos 🙂
Parece-me que esta é uma excelente máquina, mas a questão é que objectivas estão disponíveis para esta máquina? Canon e Nikon, para além da enorme quantidade de objectivas que têem disponíveis, também contam com marcas da concorrência que fabricam objectivas para estas 2 marcas, como a Sigma, Tokina, Tamron, Samyang, etc…. a Sony não tem nem de longe nem de perto estaga gama disponível…..
Prefiro a Canon 6D a esta Sony 🙂
E se abrirmos mais os cordões à bolsa, prefiro a 5D. Porquê? Aqui já foi referido, experimentem tirar fotos com pouca luz e sem tripé 🙂
Experimenta a Sony a7s e depois vem cá falar de pouca luz 😉
Olá, obrigada pelo comentário.
Não percebi a menção ao ter mais de photoshop, ao que te referias exactamente?
Cumps 🙂
Estava a referir-me ao link do portefolio. Tem muito trabalho atrás de um pc, não são fotos comuns tiradas e disponibilizadas logo. Mas é assim que tem de ser, não estou a criticar 🙂
Por exemplo, nota-se que as fotos do portefolio do senhor, têem muito mais photoshop envolvido que as fotos da Marisa 🙂
ah 🙂 eheheh pos estava a confundir com as minhas pois estas nenhuma tem photoshop 😀
A Canon 6D é superior em quase tudo mas como máquina de filmar é para esquecer. Já a 5D claro, ainda hoje é provavelmente a melhor de todas…
Muito boa review, faltou apenas ser mais específica quanto à duração da bateria porque quem vai para estas coisas tem “gatilho leve” e facilmente dispara muito mais de 300 fotos numa única saída… mas uma ou duas baterias extra também não serão certamente incoveniente caso necessário.
As fotos diurnas são fantásticas, mas as nocturnas apresentam ruído anormal, em especial ao passeio com curva à esquerda e ao deck k7… Se foram tiradas em jpg já é normal porque é o ponto fraco das full frame, mas se foram tiradas em raw e convertidas, aí então já não parece ser assim tão fantástica à noite…
Obrigado pela review, pessoalmente gostaria de poder compará-la com a Lumix GH4, mas apenas o corpo desta Sony e outras lentes depois são certamente uma boa compra.
Foi essa a ideia que tb fiquei. Em comparação com a 5D, está muito atrás em luminosidade!