Dicas de ouro da fotografia: Tipos de Composição
A fotografia não é uma arte exacta. Existem dicas para que os resultados sejam eficazes para o que se pretende, mas cada olho é um olho tal como cada imagem é uma imagem.
O que para uma pessoa pode ser uma foto magnífica pode não ser para outra. No entanto, depois de dar-mos a conhecer melhor a primeira dica, chega-nos a altura de mais uma.
Existem dicas que fazem com que consigamos saber de antemão se a fotografia terá ou não probabilidade de ficar visualmente bonita e atractiva.
Você não fotografa com sua máquina. Você fotografa com toda sua cultura.
Sebastião Salgado
2. Composições
Enquadramentos
Há imensos métodos possíveis para sobressair algum pormenor ou simplesmente chamar a atenção de uma fotografia. Neste tipo de composição, o conteúdo que queremos evidenciar poderá ser visto por uma janela ou outro elemento do género. Também poderão ser usados contrastes de cores para evidenciar ainda mais o elemento que estará a enquadrar.
Sobreposição
Outra das situação que pode resultar é sobrepor os objectos ou os planos pretendidos. Mais uma vez, os contrastes de cores podem ajudar igualmente a dar-mos atenção ao que pretendemos. Utilizando este método o fotografo vai cativar o observador a olhar para a profundidade da fotografia, bem como analisar a perspectiva da mesma.
Horizontal ou Vertical
É uma das composições mais usada, a chamada linha do horizonte. As linhas horizontais, numa fotografia, transmitem a ideia de algo largo mas estreito. Numa imagem guiada por linhas horizontais, são transmitidos sentimentos equilíbrio e estabilidade.
Mas se quer transferir toda a calma e tranquilidade para a sua fotografia, então siga esta dica e faça uma composição na horizontal com o foco do que quer mostrar do lado direito. Isto fará com que o olhar percorra a fotografia da esquerda para a direita, procurando o destaque de forma tranquila.
Já numa composição vertical, a ideia que ficará é de uma imagem igualmente estreita mas alta. Por norma deverá ser captada num movimento ascendente.
Diagonal
As linhas diagonais são as que se encontram com menor frequência. Estas linhas fazem com que o observador consiga visualizar a totalidade da imagem de forma dinâmica. Estas fotografias são carregadas de energia e movimento convidando a que o olhar percorra a imagem de uma ponta à ponta contrária.
Radial
Uma fotografia com o formato de uma radial é uma imagem vivida do centro do assunto para fora. Por norma, este efeito dá uma ideia, nem sempre de movimento mas sim de vida.
Quer seja uma foto com motivos estáticos ou em movimento, nunca será transmitido o sentimento de calma.
Simétrica
Uma das que, por vezes, pensamos ser mais fácil de conseguir, no entanto e caso não haja uma simetria perfeita, a fotografia perde todo o valor. A imagem simétrica faz com que seja transmitida uma ideia de equilíbrio, mas não só. Este é um tipo de composição que transmite uma força especial em qualquer tipo de imagem.
A simetria mexe com o lado emocional de qualquer observador e desta forma todos os pormenores sobressaem ainda mais.
Sombras e Reflexos
Uma fotografia pode ser criada a partir da imaginação do fotógrafo. Utilizando qualquer motivo à sua volta ou a própria luz, por vezes a própria sombra fará sobressair algum pormenor ou até ser o próprio pormenor e foco de interesse.
Neste tipo de fotografia conta o sentimento de cada fotógrafo, não há muitas regras nem ideias pré-definidas. Uma imagem assim é calculada e planeada contando com a luz que existe.
Já com o reflexo, teremos uma fotografia indirecta. Qualquer superfície pode ser um local para este tipo de ideia. No entanto, as mais conhecidas são em vidro, espelhos ou água e é a diferença de texturas que poderá mostrar algum movimento e sentimento específico.
Tal como nas composições, com a utilização de sombras não existem regras, existem truques que podem ser utilizados.
Cada fotografia tem uma história que apenas quem a captou conseguirá descrever, no entanto, são possíveis de transmitir sentimentos pelas imagens captadas.
Mostrem-nos as vossas fotos preferidas e qual o tipo de composição utilizada, no nosso grupo de Facebook - Pplware @ Fotografia.
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom mesmo.
Já andei a testar as dicas anteriores com uma simples câmara de bolso e fiquei abismado com o resultado.
Estou ansioso por mais, continua o excelente trabalho.
Muito obrigado.
Obrigada Alex M. 🙂
Falta a Rule of Thirds na parte do enquadramento, que torna as fotos mais confortáveis à visão e dão melhor aspecto que as fotos com o objectivo no centro do enquadramento.
De resto excelente artigo 😉
SSilva, a regra dos terços já foi falado no primeiro artigo 🙂
Poderá ver aqui.
Obrigada 🙂
Rule of Thirds não? Pelo menos aquela foto do mar e sol ao horizonte deu-me cancro só de ver como foi apresentada.
Obrigada pela opinião Nuno, no entanto a regra dos terços já foi apresentada aqui.
Relativamente à foto, agradeço de novo a opinião. No entanto a composição horizontal é explícita na fotografia e era isso que se pretendia. 🙂
Gostos são gostos, se não gostar das fotografias não necessita ofender.
Existem várias técnicas de composição e simetria; inclusive enquadramentos ao centro. Tudo depende da visão do fotógrafo/artista e do modo em que pretende apresentar a sua ideia e a sensação que deseja criar no espectador. A regra dos terços não é uma regra absoluta é a sugestão feita a todos os iniciados em fotografia ou pintura; pois a composição é algo extenso e que necessita de um estudo aprofundado nas belas artes. Excelente artigo, Andreia, e venham mais artigos.
Obrigada Sérgio. M 🙂