Tardes de Cinema
Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do quarto filme da saga Pirata das Caraíbas: "Piratas das Caraíbas Por Estranhas Marés". No filme, Johnny Depp regressa no papel do carismático Capitão Jack Sparrow num novo filme de ação repleto de verdade, traição, juventude e morte, e onde se cruza com uma mulher do passado, papel desempenhado pela bela Penélope Cruz.
Estreia a ainda o filme "A Minha Versão do Amor"; a comédia "Alucinação", que aborda a descoberta da sexualidade de um grupo de jovens; o drama "Amores Imaginários", que retrata a história de três amigos íntimos que se envolvem num triângulo amoroso; a biografia "Encontrarás Dragões", que aborda o mundo da Opus Dei; e por fim, do irão, o filme "Os Gatos Persas", que pretende ser um retrato das perseguições de que são alvo os artistas iranianos da atualidade.
PIRATA DAS CARAÍBAS: POR ESTRANHAS MARÉS M12|ACÇÃO, AVENTURA, COMÉDIA, FANTÁSTICO|EUA|141m
Realizador: Rob Marshall Argumento: Ted Elliott, Terry Rossio, Tim Powers Intérpretes: Johnny Depp, Penélope Cruz, Ian McShane, Geoffrey Rush, Kevin McNally, Sam Claflin, Astrid Berges-Frisbey, Stephen Graham, Keith Richards, Richard Griffiths, Greg Ellis IMDB: 8,1 /10 (2 346 votos)
“Piratas das Caraíbas Por Estranhas Marés”, o quarto filme da saga, é produzido por Jerry Bruckheimer e realizado por Rob Marshall, catapulta o divertimento, a aventura e o humor do sucesso de “Piratas das Caraíbas”, agora em Disney Digital 3D. Johnny Depp regressa no papel do carismático Capitão Jack Sparrow num novo filme de acção repleto de verdade, traição, juventude e morte. Quando Jack se cruza com uma mulher do passado (Penélope Cruz), não consegue distinguir se é amor – ou se o está a usar para encontrar a lendária Fonte da Juventude. Esta nova aventura é inspirada no livro "On Stranger Tides", de Tim Powers.
O regresso do Capitão Jack Sparrow (Johnny Depp), o mais excêntrico e carismático pirata de todos os tempos, desta vez emocionalmente ligado a Angelica (Penélope Cruz), filha do lendário Barba Negra (Ian McShane), cuja única obsessão é encontrar a Fonte da Eterna Juventude.
Obrigado pela rapariga a embarcar no "Queen Anne's Revenge", o célebre e colossal navio mercante de seu pai, Jack hesita entre duas ameaças: o terrível e impiedoso Barba Negra e as intenções duvidosas de Angelica.
Assim, navegando por estranhas marés e formando improváveis alianças, Jack terá de ler os sinais e, pela quarta vez nas salas de cinema, provar até onde vai a sua coragem.
A MINHA VERSÃO DO AMOR M12|DRAMA|EUA|134m
Realizador: Richard J. Lewis Argumento: Mordecai Richler, Michael Konyves Intérpretes: Paul Giamatti, Rosamund Pike, Jake Hoffman, Minnie Driver, Scott Speedman, Mark Addy, Dustin Hoffman, Saul Rubinek, Rachelle Lefevre, Rebecca Croll IMDB: 7,4 /10 (1 902 votos)
Scott Speedman, Bruce Greenwood e Macha Grenon estão de regresso ao grande ecrã através do drama independente "A Minha Versão do Amor”. Inspirada na obra de Mordecai Richler, a história centra-se em Barney (Giamatti), um alcoólico que levou uma vida imprudente elevada por três casamentos, dois filhos e um estatuto de "pessoa de interesse" no misterioso desaparecimento de seu amigo, interpretado por Speedman. A personagem interpretada por Greenwood é o maior rival de Barney no campo amoroso.
A história de Barney Panofsky, que encontra o amor da sua vida no dia do seu segundo casamento. Só que não é ela a noiva. A sua primeira mulher fora Clara, uma loiraça de espírito livre com quem Barney partilhara uma vida boémia em Roma, durante um curto período de tempo.
A sua "segunda Mrs. P.", é uma abastada princesa judia que só se interessa por compras e em falar incessantemente, e à qual Barney praticamente não liga.
E é durante o seu espampanante casamento que Barney conhece e começa a interessar-se por Miriam a sua terceira mulher, mãe dos seus dois filhos e o seu verdadeiro amor. Tendo o seu pai, Izzi como acompanhante, Barney leva-nos a conhecer os altos e baixos da longa e colorida vida.
ALUCINAÇÃO M12|COMÉDIA, FICÇÃO CIENTÍFICA|EUA|86m
Realizador: Gregg Araki Argumento: Gregg Araki Intérpretes: Thomas Dekker, Haley Bennett, Chris Zylka, Roxane Mesquida, Juno Temple, Andy Fischer-Price, Nicole LaLiberte, Jason Olive, James Duval, Brennan Mejia, Kelly Lynch IMDB: 6,0 /10 (2 095 votos)
Definido como um “Twin Peaks” para a geração Coachella (famoso festival musical), “Alucinação”, do cineasta americano de origem asiática Gregg Araki, aborda a descoberta da sexualidade de um grupo de jovens. Porém, o grande twist nesta história é o facto de estarmos perante uma comédia de horror com contornos de ficção cientifica que envolve uma gigantesca conspiração numa pequena cidade costeira da Califórnia.
Smith (Thomas Dekker) leva uma vida tranquila no campus universitário. Sai para se divertir com a sua melhor amiga, a sarcástica Stela (Haley Bennett), dorme com a bela London (Juno Temple) e deseja ardentemente Thor (Chris Zylka), uma sensual surfista com quem divide o quarto.
Mas, depois de uma noite fatídica, a sua vida vira-se de pernas para o ar. Sob o efeito de comprimidos alucinógenos ingeridos numa festa, ele está convencido de que testemunhou o assassinato da enigmática Jovem Ruiva que assombra os seus sonhos.
O segredo que desvenda altera não apenas a sua vida, como o destino de toda a humanidade...
AMORES IMAGINÁRIOS M12|DRAMA, ROMANCE|CANADÁ|95m
Realizador: Xavier Dolan Argumento: Xavier Dolan Intérpretes: Xavier Dolan, Monia Chokri, Niels Schneider, Anne Dorval, Anne-Élisabeth Bossé, Olivier Morin, Magalie Lépine Blondeau, Éric Bruneau, Gabriel Lessard, Bénédicte Décary IMDB: 6,9 /10 (2 241 votos)
Do mesmo realizador de "Eu Matei Minha Mãe", o filme "Amores Imaginários" retrata a história de três amigos íntimos que se envolvem num triângulo amoroso.
Francis (Xavier Dolan) e Marie (Monica Chokri) são bons amigos. Um dia conhecem Nick (Niels Schneider), um jovem que acabou de se mudar para Montreal.
De encontro a encontro, a cada momento, incontáveis problemas aparecem - alguns reais, outros imaginários. Francis e Marie envolvem-se cada vez mais numa fantástica obsessão.
Logo, eles se veem à beira de um duelo amoroso que põe em risco a amizade que uma vez eles pensaram ser indestrutível.
Segundo filme do jovem realizador canadiano Xavier Dolan, depois do sucesso de "Como Matei a Minha Mãe" (2009), um drama sobre as várias nuances de uma relação amorosa, do início ao seu fim, seguindo a premissa de que todas as histórias de amor são mais imaginadas do que queremos acreditar.
ENCONTRARÁS DRAGÕES M12|BIOGRAFIA, DRAMA|EUA|120m
Realizador: Roland Joffé Argumento: Roland Joffé Intérpretes: Charlie Cox, Wes Bentley, Dougray Scott, Unax Ugalde, Olga Kurylenko, Pablo Lapadula, Golshifteh Farahani, Ana Torrent, Alfonso Bassave, Jordi Mollà, Rodrigo Santoro IMDB: 6,1 /10 (545 votos)
O filme "Encontrarás Dragões", obra sobre a Opus Dei (em latim, Obra de Deus), uma instituição hierárquica da Igreja Católica fundada por Josemaría Escrivá de Balaguer, a 2 de Outubro de 1928 em Madrid, Espanha. Com a estreia agendada em Portugal para o dia 19 de Maio, este filme tem tido uma ligeira polémica por ter sido financiado pela própria Opus Dei, o que gerou algum burburinho sobre o filme, por muitos considerado como «propaganda».
Roland Joffé, o realizador que nos trouxe o aclamado e profundamente espiritual filme – A Missão, regressa às raízes com o épico “Encontrarás Dragões”, uma história poderosa de guerra, tragédia, amor e redenção.
Filmado durante o tumulto da Guerra Civil Espanhola, este filme conta a história de dois amigos de infância separados quando escolhem caminhos distintos durante o conflito político.
Josemaria Escrivá (Charlie Cox) escolhe o caminho da paz e torna-se padre, enquanto Manolo Torres (Wes Bentley) escolhe a vida de soldado, levado pelo ódio pela violência e pela vingança.
Cada um deles irá lutar para que o poder do perdão persista sobre as forças que destruíram a sua amizade.
Escrito e realizado por Roland Joffé ("Terra Sangrenta", "A Missão"), um filme sobre a guerra, amor, amizade, arrependimento e, acima de tudo, perdão.
GATOS PERSAS M12|DRAMA|IRÃO|106m
Realizador: Bahman Ghobadi Argumento: Bahman Ghobadi, Hossein Mortezaeiyan Intérpretes: Negar Shaghaghi, Ashkan Koshanejad, Hamed Behdad, Hichkas, Hamed Seyyed Javadi, Babak Mirzakhani IMDB: 7,3 /10 (2 100 votos)
No filme Iraniano "Os Gatos Persas", recém-saídos da prisão, dois jovens músicos, um homem e uma mulher, decidem formar uma banda. Juntos, eles andam pelo submundo de Teerão à procura de outros instrumentistas. Proibidos pelas autoridades de tocarem no Irão, eles planeiam escapar à sua vida clandestina e sonham em tocar na Europa. Porém, sem dinheiro e sem passaportes, nada será tão fácil.
Negar e Ashkan (Negar Shaghaghi e Ashkan Koshanejad) são dois ex-presidiários que, cumpridas as suas penas, decidem mudar de vida e perseguir o sonho que partilham: formar uma banda rock e conquistar a Europa. Assim, determinados a encontrar outros músicos, percorrem as ruas de Teerão.
Mas, fazer música no Irão é contra a lei e, mesmo encontrando os companheiros certos para a sua banda, eles terão ainda de travar uma batalha difícil: conseguir dinheiro e passaportes para saírem do país.
Vencedor do prémio do Júri na edição de 2009 do Festival de Cannes, um filme do realizador curdo Bahman Ghobadi ("Um Tempo para Cavalos Bêbedos", "As Tartarugas Também Voam"), que pretende ser um retrato das perseguições de que são alvo os artistas iranianos da actualidade.
Este artigo tem mais de um ano
Chegam até nós esta semana filmes interessantes, desde o mais comercial e, esperado episódio 4 do piratas das caraíbas com um elenco diferente, até ao interessante Barne’s Version, num registo completamente diferente.
Façam as vossas escolhas…
Bons Filmes
O Kaboom é especialmente mau