Tardes de Cinema…
Por BestCine para o PPLWARE
Esta semana cinematográfica fica marcada pela estreia de um dos possíveis nomeados para melhor filme de 2009: “Invictus”.
O filme retrata a saída de Nelson Mandela (Morgan Freeman) da prisão depois de 27 anos em cativeiro e relatará os esforços do carismático presidente para tentar que a África do Sul fosse eleita anfitriã da Copa Mundial de Rugby. Temos ainda a estreia de “O Exército do Crime”, um filme francês cuja acção se passa na cidade de Paris, quando esta foi ocupada pelas tropas alemãs e “Anticristo”, um thriller psicológico de horror que nos relata a história de um casal que decide ir para uma cabana na floresta, em sinal de luto, depois de terem perdido o seu filho mais novo.
Em termos de produção nacional, temos a estreia do tão anunciado “A Bela e o Paparazzo” do realizador António-Pedro Vasconcelos. O filme é uma comédia romântica que tem Marco de Almeida e Soraia Chaves nos papéis principais e conta a paixão entre uma famosa actriz de novelas e um paparazzo.
INVICTUS M12|BIOGRAFIA, DRAMA|EUA|133m
Realização: Clint Eastwood Argumento: Anthony Peckham Intérpretes: Matt Damon, Morgan Freeman, Scott Eastwood, Tony Kgoroge, Patrick Mofokeng, Matt Stern, Julian Lewis Jones, Marguerite Wheatley, Patrick Lyster IMDB: 7,6/10 (8 308 votos)
O filme “Invictus” é uma biografia da vida de Nelson Mandela em 1995, após o fim do Apartheid, quando era presidente da África do Sul. O filme retrata a saída de Nelson Mandela (Morgan Freeman) da prisão depois de 27 anos em cativeiro e relatará os esforços do carismático presidente para tentar que a África do Sul fosse eleita anfitriã da Copa Mundial de Rugby.
No papel de Francois Pienaar, o capitão dos Springboks, está Matt Damon, que lutará com Mandela para pôr fim às discriminações raciais que existem mesmo dentro a equipa, de modo a dar o exemplo a todo o país.
Este filme deverá ser um dos grandes candidatos aos Óscares deste ano… Sem dúvida, um filme a não perder!
A BELA E O PAPARAZZO M12|COMÉDIA, ROMANCE|PORTUGAL
Realização: António-Pedro Vasconcelos Argumento: Tiago Santos Intérpretes: Soraia Chaves, Marco D’Almeida, Pedro Laginha, Nicolau Breyner, Nuno Markl, Virgílio Castelo, Maria João Falcão, Maria João Luís, Ivo Canelas IMDB: (sem votos)
Muito se tem ouvido falar de uma comédia romântica portuguesa chamada “A Bela e o Paparazzo”. O filme , a primeira comédia romântica de António-Pedro Vasconcelos, conta com Marco de Almeida e Soraia Chaves nos papéis principais e conta a paixão entre uma famosa actriz de novelas e um paparazzo.
Mariana (Soraia Chaves), uma jovem vedeta da nossa televisão, está muito perto de um colapso nervoso. As filmagens não estão a correr bem, a sua popularidade na novela está a descer mas todos os passos da sua vida privada continuam a ser matéria de capa das revistas “cor-de-rosa”.
E há uma culpada por esta total ausência de privacidade: Gabriela Santos, a mais temível paparazzo de Lisboa, a pessoa que sabe sempre onde ela está e que consegue as fotos mais comprometedoras.
Gabriela Santos é o nome artístico de João (Marco de Almeida), o paparazzo que é contratado para perseguir Mariana dia e noite, captando a sua vida diária e fazendo dela uma presença habitual nas capas das revistas sociais sem que a sua presença alguma vez seja detectada. Até ao dia em que se conhecem de forma fortuita.
A partir desse momento, nasce uma relação amorosa na qual o fotógrafo terá que fazer todos os impossíveis para que Mariana não descubra a sua verdadeira identidade, ao mesmo tempo que tenta lidar com a excentricidade dos dois amigos com quem partilha o apartamento e com o facto de se ver agora como alvo das mesmas revistas para as quais trabalha.
O EXÉRCITO DO CRIME M12|DRAMA, GUERRA, HISTÓRIA|FRANÇA|139m
Realização: Robert Guédiguian Argumento: Serge Le Péron, Gilles Taurand Intérpretes: Simon Abkarian, Virginie Ledoyen, Robinson Stévenin, Grégoire Leprince-Ringuet, Lola Naymark, Yann Trégouët, Ariane Ascaride, Jean-Pierre Darroussin IMDB: 7,1/10 (174 votos)
“O Exército do Crime” é um filme francês cuja acção se passa na cidade de Paris, quando esta foi ocupada pelas tropas alemãs. O filme conta-nos que a resistência francesa não foi feita apenas por combatentes franceses, mas também pela sociedade civil.
O operário Missak Manouchian encabeça um pequeno grupo de jovens comunistas internacionalistas de origens judaica, polaca, espanhola, arménia e outras que, pela coragem das suas acções, se vão tornando numa lenda do combate desigual contra as tropas nazis e as autoridades colaboracionistas francesas.
A polícia francesa vai usar todos os meios para dissolver o grupo, enchendo os muros de todas as cidades do país com cartazes a apelarem à denúncia dos elementos do que denomina “Exército do crime”.
ANTICRISTO M18|DRAMA, TERROR|DINAMARCA|100m
Realização: Lars von Trier Argumento: Lars von Trier Intérpretes: Willem Dafoe, Charlotte Gainsbourg IMDB: 6,8/10 (14 758 votos)
“Anticristo” é um thriller psicológico de horror que nos relata a história de um casal que decide ir para uma cabana na floresta, em sinal de luto, depois de terem perdido o seu filho mais novo. A partir desse momento, o casal irá sofrer terríveis e estranhas ocorrências. Willem Dafoe interpreta um terapeuta que tenta ajudar a sua mulher a ultrapassar a mágoa. E é precisamente quando a mágoa anda “à solta”, que os acontecimentos começam a ser mais estranhos.
“Antichrist” é sem dúvida um filme puxante que irá seguramente agradar os amantes do cinema de terror...
Este artigo tem mais de um ano
Já tive oportunidade de ver o invictus e o anticristo , invictus tá muito bom , boa historia com pés e cabeça o anticristo sinceramente nao achei piada , chega uma parte parece um filme porno , a bela e o paparazzi omfg filmes tugas , desta vez não há cenas de sexo parace mentira.
Boas, desculpem estar a comentar no sitio errado. Mas já faziam um post relacionado com o ipad 🙂
http://www.apple.com/ipad/
Quero muito ver o Invictus.. =/
Acabei de ver i Invictus.
Mas que grande filme! E ainda por cima nasci lá!!!
Já somos dois 😀 Também nasci lá.
Os interpretes no Anticristo estão trocados, são do filme “Up in the air”…
O unico filme obrigatorio é o Invictus de resto é tudo muito normal, são historias ja conhecidas.
E o Invictus o que tem de novo? Só para quem nunca ouviu falar do acontecimento que trata ou nunca leu o livro! De resto, vale pela interpretaçao de Morgan Freeman na pele de Nelson Mandela! Muita boa!!
Invictus é sem dúvida um filme a ver não só pelo seu conteúdo mas também pela mensagem que transmite. É bom voltar a ver o Morgan Freeman em bons filmes…
The Army of Crime é mais uma história de um período que não se pode repetir, são sempre visões interessantes de acontecimentos na sua maioria verídicos. Vale sempre a pena ver…
Anthicrist é um filme só para fãs do género. bem como do realizador, não fosse ele chamar-se Lars von Trier…
Bons filmes…
aquela comédia romantica portuguesa a imitar as americanas é que… enfim =p
Já tinha referenciado o Invictus no post do Top10 dos melhores filmes de 2009. Acho que como sempre Clint Eastwood mostra o porquê de ser tão reconhecido. Faz emergir de uma história que é bastante simples uma colectânea de emoções fortes e rasgadas de uma época que virou a página daquele país. Sinceramente a meu ver é neste momento um dos melhores realizadores de Hollywood. Depois de Million Dollar Baby, um grande grande filme, de Gran Torino, que para mim foi dos melhores filmes de 2008, e de Changeling aparece Invictus. Já agora passo a citar aqui o poema lindíssimo, que no filme, Nelson Mandela tanto pronuncia:
“Da noite que me cobre,
Negra como um poço de alto a baixo,
Agradeço a quaisquer deuses que existam
Pela minha alma inconquistável.
Na garra cruel da circunstância
Eu não recuei nem gritei.
Sob os golpes do acaso
Minha cabeça está sangrenta, mas erguida.
Além deste lugar de fúria e lágrimas
Só o eminente horror matizado,
E contudo a ameaça dos anos
Encontra e encontrar-me-á, sem temor.
Não importa a estreiteza do portão,
Quão cheio de castigos o pergaminho
Sou o dono do meu destino:
Sou o capitão da minha alma.”
William Ernest Henley, 1985
Já agora fazia a sugestão que quem realiza-se o artigo de cinema pusesse um link directo para o imdb, apesar de enunciarem a pontuação e os votos a partir do site, tal facto está em constante mudança, além de que assim seria possível verificar outras características do filme de forma directa.