Tardes de Cinema…
T3 – RISE OF THE MACHINES A saga manteve-se parada por mais de uma década, até que, em 2003, T3 – Rise of the Machines, chega ao grande ecrã. Desta vez, sem James Cameron como realizador, o filme não obteve uma recepção tão boa como os dois anteriores.
Ainda assim foi um sucesso tremendo no box-office obtendo lucros na ordem dos 250 milhões de dólares. Era a força do franchise a vir ao de cima.
Obviamente que, com tamanho lucro, não tardou a ser anunciado nova sequela, mas dela falarei mais à frente.
A história deste T3 é, basicamente, uma cópia do anterior. Existem algumas achegas à história, mas no fim resume-se a um jogo do gato e do rato. Não é que o filme seja mau, porque não o é.
Tem cenas de acção bem feitas, como por exemplo a primeira perseguição a John Connor no camião guindaste, mas a saga merecia melhor. Arnold merecia uma despedida melhor. A sensação de deja-vu (cópia) é constante durante o filme.
Desde as perseguições, falas, como o momento em que o exterminador chega ao passado e vai escolher a roupa. O regresso de Arnold prova que é O exterminador. É sem dúvida o seu papel mais carismático de sempre.
Desta vez, a história avança 10 anos e, mais uma vez a Skynet envia novo exterminador – T-X que adquire uma forma feminina e que é uma exterminadora de exterminadores - para o passado.
Desta feita não com o objectivo de aniquilar John Connor, porque o seu paradeiro é desconhecido, mas sim os vários tenentes da rebelião humana. Como resposta, os humanos enviam mais outro exterminador reprogramado, um T-850, que é um upgrade ao antigo modelo T-101.
A T-X, acidentalmente, encontra o paradeiro de John Connor quando tenta matar uma das tenentes, Katherine Brewster e, a partir daí, começa a perseguição.
Esta sequela é mais do mesmo. Não trouxe quase nada de novo à saga, apenas uma actualização de efeitos especiais, umas achegas à história e a certeza que John Connor afinal morreu no futuro.
A cena final, a do dia do julgamento, é mesmo a melhor coisinha que o filme nos oferece. Recomendo-o, apenas a título de curiosidade, ou para os mais fanáticos da série.
TERMINATOR SALVATION E eis que chegamos a Terminator Salvation. Desta vez, não temos viagens no tempo. A acção passa-se no futuro preconizado e anunciado várias vezes ao longo dos anteriores 3 filmes.
Estamos em 2018, e a guerra entre as máquinas e os humanos está no seu auge. No entanto, a trama adensa-se com a inclusão de um personagem misterioso, que se chama Marcus Wright.
A última coisa que Marcus Wright, melhor amigo de John Connor, se lembra é de estar no corredor da morte, no entanto mais à frente chega a descobrir um terrível segredo. Veremos também um pouco das origens de T-101 e do T-850.
Christian Bale é o líder da resistência e, confesso que é um grande trunfo, pois a sua qualidade como actor é inegável, e McG realiza. Para além de Bale, teremos Helena Bohnam Carter como grande vilã, Bryce Dallas Howard como Katherine Brewster, esposa de Connor, um voz-off de Linda Hamilton e ainda um cameo de Arnold Scwarzenegger.
O elenco é bom, possui nomes fortes, no entanto é McG que deixa apreensivos os fãs do franchise.
A recepção, e para grande pena minha não foi muito boa. No Rotten Tomatoes, chega a ser assustadora a pontuação que tem até agora: 34%. No entanto, alguns críticos conceituados dizem tratar-se de uma excelente adição a este universo. Pelo que me apercebo, será um filme que irá dividir opiniões.
Será, com certeza, difícil igualar os originais, mas no mínimo o que se pede é algo de coerente com a história da saga e não apenas um qualquer filme cheio de efeitos especiais, mas que de conteúdo seja um redondo zero.
Antes mesmo de estrear, McG confirma que pretende fazer nova trilogia a partir da saga. É uma afirmação muito forte de se fazer. Ainda por cima sem sequer saber o sucesso ou não, que este Salvation iria ter.
Até agora, a afluência aos cinemas tem sido boa. Ainda não deu para pagar o orçamento do filme, mas pouco falta. Para terminar, saliento a campanha agressiva de marketing em torno deste filme que foi claramente exagerada.
Para o mal ou para o bem, a verdade é que o Universo criado nos longínquos anos 80 continua vivo, e bem vivo. Espero que tenham gostado deste especial tanto como eu gostei de o ter feito. Abraços!
Algumas curiosidades da saga:
- O.J. Simpson foi a primeira pessoa a ser sondada para o papel de exterminador. Foi descartada essa hipótese, pois os directores pensavam que ele não seria levado a sério.
- Arnold Scwarzenegger tinha sido escolhido para proteger Sarah Connor no primeiro filme. No entanto, após ler o guião o actor pediu que fosse ele o exterminador.
- Arnold Schwarzenneger diz 17 palavras ao longo do T1.
- A escolha de Robert Patrick para ser o T-1000 foi feita devido à sua constituição física. James Cameron queria mostrar um contraste entre os dois exterminadores no filme.
- Quando o T-1000 imita Sarah Connor no T2, quem interpreta essa cena é a irmã gémea de Linda Hamilton.
- Arnold disse após ter feito o T2 que nunca mais interpretaria um vilão no cinema. Veio a falhar a promessa quando fez de Mr. Freeze em Batman & Robin.
- Inicialmente a T-X seria um homem. Chegaram a ser sondados para o papel actores como: Vin Diesel, Shaquille O’ Neal, Carrie-anne Moss e Claudia Shiffer (!!)
- Edward Furlong, John Connor de T2 não fez a mesma personagem em T3 por causa dos seus problemas com a droga.
- David Fincher e Ang Lee estiveram indicados para realizar o T3.
RESTANTES ESTREIAS Home - O Mundo é a Nossa Casa, Star Crossed – Amor em Jogo
SUGESTÃO DA SEMANA
Exterminador Implacável e exterminador Implacável 2 – O Dia do Julgamento de 1984 e 1991.
Realizador: James Cameron
Com a estreia de Salvation a sugestão da semana não poderia ser outra, senão os filmes originais que deram início ao mito.
Descubram ou redescubram personagens icónicas, sequências de acção inesquecíveis e torçam pela humanidade, num dos confrontos mais memoráveis entre esta e as máquinas.
1 2
Este artigo tem mais de um ano
Terminator4, deve ser um grande filme. O Terminator2 foi de longe o melhor para mim. Vamos ver como está este.
http://www.cidadeviseu.com
Fui ver a ante-estreia à bocado, e acredita, tá muito bom o filme. Superou as minhas expectativas que já eram boas. É tanta acção que as partes mais calmas até são boas pra uma pessoa acalmar! lol
Recomendo Vivamente. Fikem bem
Grande cronica, gostei de ler!!
Mas podia ter dito que no primeiro filme, o Kyle Reese também veio ao “presente” para ter relações com a Sarah Connor, senão o Johh nunca teria nascido. Mas de resto explicas bem o fundamental de cada filme. E como disseste bem, no T3 só veio mesmo a publico dizer que o Judgment Day era inevitável e que o Jonh morreria com um tiro na cabeça por um terminator e outros pormenores que referiste.
No que trata ao novo Terminator (salvation). Por simples e não provocadoras palavras, estou-me mesmo a borrifar para as notas que os “supostos” fâs deram ao filme. Então aquele Rotten Tomatoes, estão mesmo a fazer tudo para botar o filme abaixo. Como no IMDB que 17.2% dos utilizadores votaram abaixo de 5. Isto para mim é como o outro, não me interessa mesmo nadimnha.
Quanto mais dizem mal dele mais gosto dele.
Ver se o consigo ver no dia de estreia (amanha)
Ele não diz isso porque estraga o filme (spoiler)…. Penso eu de que….
Mas quem foi ver o filme obrigatoriamente vai ter que vai outros 3. Por isso vai dar ao mesmo.
Obrigado pelo comentário!
Foram pormenores que me esqueci de referir. Escrevi o artigo de cabeça (tirando as curiosidades, claro) e, penso eu, seria normal que um ou outro pormenor me escapasse. Espero que compreendam.
Espero sinceramente que o Salvation tenha qualidade. Aliás, seria uma óptima prendinha já que festejo o meu aniversário no dia de estreia. 🙂
Não irei perder de certeza!
Adorei os anteriores, este está com a expectativa em alta, a ver vamos.
Já agora, para todos os webmasters, pode interessar, Google anuncia alterações no algoritmo de indexação -> http://maismarketing.net/2009/06/google-anuncia-alteracoes-no-algoritmo-de-indexacao/
Olá Vítor M
Algum preconceitos contra os filmes portugueses??? É recorrente.
Não sei se O Vitor tem algum preconceito, mas eu não. Aliás, até tenho contra alguns, aqueles que não tem ponta por onde se lhe pegue. Eu sei que esta semana estreia um, e já houveram outras estreias, mas não se proporcionou escrever sobre elas. Como deverás compreender, não tenho a semana toda para pesquisar e escrever sobre cinema.
Mas se quiseres elucidar os leitores, poderás falar acerca da estreia portuguesa de esta semana aqui mesmo nos comentários.
Nuno, o nosso editor de cinema é tão capaz que nem meto o bedelho nesse assunto. Em relação ao cinema português… tens faltado aqui aos treinos certo? 😀
Forte abraço.
Sou fã… bom artigo!
http://www.torrentpremium.blogspot.com/
Gosto da triologia,
ao contrario do autor, achei q o T3 foi uma grande sequela e mtissimo bem escrito, a preparar o T4 mt elegantemente. O unico mal do T3 foi o actor k escolheram p fazer de john connor, o josh brolin nao tem perfil p john conner. e sinceramente axo que o christian bale, por mt bom actor q seja, tb nao
quem fez de john connor no t3 foi o nick stahl e não o josh brolin, e acho que não é assim tão mau.
O EI2 é simplesmente um dos melhores filmes de acção de sempre… Consegue ainda hoje ser intemporal e mostrar a tantos outros como se faz um shoot’em up cinematografico! E fui eu ver o Titanic a pensar que o James Cameron ia continuar a saga do EI, mas os que morrem nesse filme é por causa de um *spoiler* iceberg *spoiler*! :S
Quanto a continuação da saga, já é questionável… Mas isso são os meus quinhentos!
Bom filme em todo o caso…
Vitor…. eu abri a garrafinha e bebe sofregamente todas as palavras…
a ver vamos se terminator 4 Salvation… consegue o que os outros conseguiram.
Jorge, fiz o mesmo, o Ricardo prende mesmo a nossa atenção. Graças a ele já sentai a bunda algumas vezes no cinema… coisa que não fazia há anos, antes desta rubrica.
Em relação ao Terminator… lembro-me do primeiro… sim o primeiro foi o que mais me marcou e que o revi mentalmente vezes sem conta.
Vou ver este de certeza.
E não duvidem que o EI2 é um filme de culto, no genero acção… Tal como o Assalto ao Arranha Ceus, como o Dirty Harry, como outros tantos…
Previsiveis ou não, sempre que dão numa televisão, paramos a ver e a repetir para nós mesmo, cada dialogo…
xD
Eu faço intenções de ver o T4 só mesmo por causa dos efeitos especiais e para ver todas aquelas máquinas do futuro. 😀
Quanto ao franchise, para mim morreu no T2, o T3 foi para eleger o Arnold a governador e a série da tv não me prende a tenção apesar de ter a talentosa Shirley Manson (garbage), que exagera um pouco na sua actuação na série. 😛
P.S. – esqueci-me de dizer que acho uma pena nunca terem usado o actor Michael Biehn (Kyle Reese no T1)em nenhuma das sequelas. Se alguém tinha perfil para matar maquinaria era ele ( não se esqueçam que ele foi space marine no aliens).
O trailer do T4 esta muito bem conseguido a ver se o filme é tão bom como o trailer….
Realmente o T2 foi o melhor de todos os Terminators, o pior de todos o T3 nem devia ter existido a filmes de Categoria B melhorzinhos.
Voltando ao T4 podiam ter escolhido outro actor para fazer de John Connor, até pode fazer um excelente papel mas este actor já ” encarna ” muitos “Herois” e isso pode ser um ponto a menos no filme. E o resto é blá blá 😛
Tens uma certa razão.
Aproveitem para ver o Equilibrium (do tal actor :D) Que GRANDE filme….
Já vi o filme. Está muito bom. E aparece lá o Arnold.
http://www.cidadeviseu.com
Parece que alguem teve algum problema com o meu comentario a elucidar sobre o filme Star Crossed Amor em Jogo!!!!
Pq nao foi aprovado para ser apresentado.
Obrigado pela vossa consideração
E julgo que neste site a censura deveria somente limpar os palavrões, mas parece que tambem filtra os conteudos relacionados com o tema em epigrafo!
Lembrem-me para nao voltar a consultar o vosso site!
Paulo, antes de mais quero apenas lamentar a perda de alguns comentários que foram colocados aqui durante o dia 4 de Junho.
De seguida quero pedir desculpa se um desses foi o do Paulo. Dito isto, posso adiantar que estamos a recupeara manualmente os comentários perdidos para os colocar aqui novamente, se bem que a ordem será perdida.
Pedia-lhe sff que coloque novamente o comentário em causa e não se trata como referi, de qualquer censura.
Obrigado pela sua compreensão
Vítor M.
Pplware
Fui ver o T4 e sai de lá desiludido. Estava à espera de ver grandes e épicas batalhas contra os terminators e saiu-me furado. Tinham mais acção as cenas do futuro do T2 do que este filme.
Para um filme de 200 milhoes de dolares ficou muito aquem do que estava à espera. Onde é que gastaram tanto dinheiro? No ordenado do Christian bale de certeza…
Para a proxima antes de gastar 6 euros para ver um filme vou mas è aos torrents certificar-me de que vale a pena.
E quanto ao Arnold, se não estou em erro não é ele que aparece no filme mas um duplo digital.
Acabei-o agora de ver…
Ainda estou em estado de choque. Não estava mesmo nada há espera que fosse assim. Já sabia que não era melhor nem que o T1 nem que o T2, e também não ficou muito atrás do T3.
Contaram demasiadas partes que não deviam ter contado tanto, e contaram poucas partes que deviam ter contado mais. Em suma, esperava muito, mas muito mais do TS. Ver se amanha ou assim faço eu uma review do filme.
Leva um 7.8/10
Christian bale interpretou bem o papel de John connor,mas achei o personagem muito mal explorado neste “Terminator Salvation”.Primeiro porque o Connor é considerado um “Messias” pelos seus soldados apenas porque a mãe deixou-o com gravações com instruções sobre como seria o futuro.Ora no primeiro filme,o soldado kyle Reese,através da sua conversa com Sarah Connor,transmitia a ideia de que John Connor era um líder militar muito fodão,um brilhante estategista,capaz de causar medo aos quase indestrutíveis exterminadores.Ora em “Salvation” Connor não transmite essa imagem.