Tardes de Cinema
Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia de "Capitão América: O Soldado do Inverno", que começa pouco depois dos acontecimentos de “Marvel’s The Avengers”, com Steve Rogers a lutar para abraçar o seu papel no Mundo Moderno. Destaque ainda para "O Filho de Deus", com o português Diogo Morgado, e que nos relata a vida pública de Jesus até à sua morte na cruz e posterior ressurreição.
Estreia ainda "Cadências Obstinadas", onde uma mulher abandona a sua carreira como violoncelista de sucesso por amor; "Centurião", um drama histórico sobre coragem, honra e lealdade; "J.A.C.E.", que conta a história de uma criança raptada por uma rede de tráfico infantil nos novos Balcãs; o drama contemporâneo "Mãe e Filho"; a comédia francesa "Palácio das Necessidades" que se baseia na novela gráfica criada por Abel Lanzac; e por fim, o documentário "Safari em África".
CAPITÃO AMÉRICA: O SOLDADO DO INVERNO M12|ACÇÃO, AVENTURA, FICÇÃO CIENTÍFICA|EUA|128m
Realizador: Anthony Russo, Joe Russo Argumento: Christopher Markus, Stephen McFeely Intérpretes: Chris Evans, Scarlett Johansson, Sebastian Stan, Anthony Mackie, Cobie Smulders, Frank Grillo, Emily VanCamp e Hayley Atwell, Robert Redford, Samuel L. Jackson IMDB: 8,6 /10 (4 414 votos)
"Capitão América: O Soldado do Inverno" começa pouco depois dos acontecimentos de “Marvel’s The Avengers”, com Steve Rogers a lutar para abraçar o seu papel no Mundo Moderno. Este junta-se a Natasha Romanoff, aka Black Widow, para uma batalha contra um inimigo que se encontra escondido nas sombras, nos dias de hoje, em Washington, D.C.
Depois dos acontecimentos cataclísmicos em Nova Iorque com Os Vingadores, Steve Rogers, também conhecido como Capitão América, vive tranquilamente em Washington, D.C. e tentar-se ajustar ao mundo moderno.
Mas quando um colega da S.H.I.E.L.D. está sob ataque, Steve vê-se envolvido numa teia de intrigas que ameaçam colocar o mundo em risco.
Unindo forças com a Viúva Negra, o Capitão América luta para desmascarar a conspiração cada vez maior ao mesmo tempo que combate assassinos profissionais enviados para o silenciar a cada passo.
Quando toda a trama dos vilões é revelada, o Capitão América e a Viúva Negra recorrem à ajuda de um novo aliado, o Falcão. No entanto, depressa se deparam contra um inimigo inesperado e formidável - o Soldado do Inverno.
CADÊNCIAS OBSTINADAS M12|ROAMNCE|FRANÇA|96m
Realizador: Fanny Ardant Argumento: Fanny Ardant Intérpretes: Gérard Depardieu, John Malkovitch, Franco Nero, Nuno Lopes, Laura Soveral, Ricardo Pereira, Johan Leysen IMDB: 5,4 /10 (16 votos)
No filme "Cadências Obstinadas", uma mulher abandona a sua carreira como violoncelista de sucesso por amor. Com argumento e realização da actriz Fanny Ardant, conta com produção de Paulo Branco. Do elenco fazem também parte os actores Gérard Depardieu, John Malkovitch, Franco Nero, Nuno Lopes, Laura Soveral, Ricardo Pereira e Johan Leysen.
Na noite da passagem do ano, um pequeno grupo embrenha-se na sala dum velho hotel em ruínas. Carmine, o mais velho do grupo, lança um desafio a um dos homens, Furio: tem 4 meses para restaurar o hotel e inaugurá-lo com grande pompa. Consciente das dificuldades mas desejoso de se mostrar à altura, Furio aceita encorajado pela sua mulher Margo que acredita que esta missão permitirá ao casal reencontrar o ímpeto perdido.
Enquanto o estaleiro da obra se instala, Furio tem que enfrentar a incompetência dos operários, a insuficiência de meios, a pressão de Carmine e o ciúme do seu colaborador Mattia, afastando-se inexoravelmente da sua mulher.
Cada vez mais desesperada e abalada, Margo dedica-se então à preparação duma peça para violoncelo que ela vai interpretar na inauguração. Ela sacrificou a sua carreira de música por causa do amor e deve agora ultrapassar os seus medos e o desgosto do seu talento desperdiçado. Ela encontra um pouco de conforto do Gabriel, jovem artista que participa na renovação.
As tensões acumulam-se e enquanto que o grande dia se aproxima, um drama está latente...
CENTURIÃO M12|ACÇÃO, AVENTURA, GUERRA, THRILLER|REINO UNIDO|97m
Realizador: Neil Marshall Argumento: Neil Marshall Intérpretes: Michael Fassbender, Andreas Wisniewski, Dave Legeno, Axelle Carolyn, Dominic West, Dhaffer L’Abidine, David Morrissey, Ulrich Thomsen, Olga Kurylenko IMDB: 6,4 /10 (51 516 votos)
A história do filme "Centurião" acompanha a violenta incursão romana contra a Tribo dos Pictos em 117 DC. Quintus é um dos poucos soldados que sobreviveu a um ataque frontal dos selvagens contra a legião romana e agora irá travar um batalha pessoal contra Etain, uma guerreira selvagem que foi torturada pelos romanos.
Ano 117 a.C.. O Império Romano governa todo o Ocidente. Nos confins gelados do Norte, os soldados romanos enfrentam a tribo dos Pictos, bárbaros sanguinários perfeitamente adaptados ao ambiente hostil das montanhas escocesas.
A fim de eliminar a ameaça, o governador local apela à lendária IX Legião do general Titus Flavius Virilus, uma guarnição conhecida pela sua bravura e coragem.
Porém, apanhado numa emboscada, aquele grupo de homens quase indestrutíveis é massacrado e o seu general feito prisioneiro. Apenas o centurião Quintus Dias e mais seis companheiros escapam à carnificina.
Agora, e embora conscientes das fracas probabilidades de suplantarem aqueles inimigos implacáveis, estão determinados a não abandonar o seu general à morte certa e tudo farão para o salvar e regressar a Roma.
j.A.C.E. M12|DRAMA|GRÉCIA|142m
Realizador: Menelaos Karamaghiolis Argumento: Menelaos Karamaghiolis, Nicholas Panoutsopoulos Intérpretes: Alban Ukaj, Stefania Goulioti, Argyris Xafis, Ieronymos Kaletsanos, Minas Hatzisavvas, Kora Karvouni, Akilas Karazisis, Yannis Tsortekis, Diogo Infante, Christos Loulis, Franco Trevisi, Kostas Berikopoulos, Refet Abazi, Giorgos Mellos, Soma Badekas IMDB: 7,1 /10 (193 votos)
Um thriller situado entre os bastidores e o submundo do circo, "J.A.C.E." conta a história de uma criança raptada por uma rede de tráfico infantil nos novos Balcãs. Com a participação de Diogo Infante, o filme é uma co-produção da Grécia, Turquia e Macedónia.
Jace é uma criança albanesa de origem grega que, depois de testemunhar o massacre da sua família adoptiva, cai numa rede de tráfico de crianças criada para alimentar a prostituição, o comércio de órgãos e a mendicidade.
É desta forma que acaba em Atenas, Grécia, onde é vítima das mais variadas atrocidades e se habitua a obedecer a ordens cegas. Porém, apesar da crueldade do mundo onde vai crescendo, Jace nunca perde a humanidade nem a esperança de encontrar uma família que lhe proporcione o sentimento de pertença que, tragicamente, lhe foi roubado...
Um filme dramático realizado pelo grego Menelaos Karamaghiolis cujo título (J.A.C.E. - Just Another Confused Elephant) faz referência ao comportamento de certos elefantes que, por perderem as suas progenitoras durante a infância, se tornam psicologicamente instáveis.
MÃE E FILHO M12|DRAMA|ROMÉNIA|112m
Realizador: Calin Peter Netzer Argumento: Razvan Radulescu, Calin Peter Netzer Intérpretes: Vlad Ivanov, Luminita Gheorghiu, Bogdan Dumitrache, Florin Zamfirescu IMDB: 7,6 /10 (3 575 votos)
"Mãe e Filho" é um drama contemporâneo sobre a relação entre uma mãe e o seu filho com trinta e dois anos de idade. A história acompanha a procura da mãe em evitar que o filho seja acusado pela morte de um rapaz durante um acidente de automóvel, tendo notórias dificuldades em aceitar que o filho cresceu.
Cornelia tem 60 anos: o filho, Barbu, com 34 anos, desafia a sua autoridade para ganhar independência.
Mas quando ele está envolvido num trágico acidente, o instinto materno é maior. A mãe usa então todas as suas competências, os seus amigos no poder e o dinheiro, para evitar que o seu filho acabe na prisão. Na esperança que a criança dependente que ele já foi regresse.
Mas a fronteira entre o amor materno e a manipulação é ténue... Será que conseguirá deixar o filho viver a vida que ele pretende?
O FILHO DE DEUS M12|DRAMA|EUA|138m
Realizador: Christopher Spencer Argumento: Richard Bedser Intérpretes: Diogo Morgado, Roma Downey, Louise Delamere, Darwin Shaw, Amber Rose Revah, Andrew Brooke, Simon Kunz IMDB: 5,4 /10 (5 910 votos)
Com o português Diogo Morgado à frente dum importante elenco internacional, o filme "O Filho de Deus" relata-nos a vida pública de Jesus até à sua morte na cruz e posterior ressurreição. Um retrato fiel da vida de Jesus, com uma fidelidade que só a fé partilhada pelos produtores pode garantir.
Em Março de 2013, a série "A Bíblia" estreou-se nos EUA e, logo no primeiro episódio, os níveis de audiência tornaram-na o programa mais visto na televisão por cabo norte-americana.
Com dez episódios e perto de 100 milhões de telespectadores, segue fielmente a obra que lhe deu o nome e caracteriza-se também pelo rigor histórico sobre o primeiro século.
Produzida pelo casal Mark Burnett (conhecido produtor de "reality shows" como "A Voz" ou "O Aprendiz") e Roma Downey, o seu sucesso está ainda associado a outro factor: ao lado da equipa de produção estiveram, como consultores, alguns dos principais líderes religiosos norte-americanos.
Depois do enorme sucesso alcançado com a série televisiva, surge a versão cinematográfica. "O Filho de Deus" é uma adaptação abreviada das dez horas de produção e centra-se, essencialmente, na história de Jesus Cristo. Protagonizado pelo português Diogo Morgado, o filme segue o percurso do Messias, desde o nascimento à morte na cruz e à posterior ressurreição.
PALÁCIO DAS NECESSIDADES M12|COMÉDIA|FRANÇA|113m
Realizador: Bertrand Tavernier Argumento: Christophe Blain, Abel Lanzac Intérpretes: Thierry Lhermitte, Raphaël Personnaz, Niels Arestrup, Anaïs Demoustier, Julie Gayet, Thierry Frémont, Sonia Rolland, Bruno Raffaelli, Jane Birkin, Joséphine de La Baume IMDB: 6,6 /10 (453 votos)
Com realização de Bertrand Tavernier, "Palácio das Necessidades" é uma comédia francesa que se baseia na novela gráfica criada por Abel Lanzac (pseudónimo do diplomata francês Antonin Baudry). O elenco conta com os actores Thierry Lhermitte, Raphaël Personnaz, Niels Arestrup e Bruno Raffaelli, entre outros.
Alto e imponente, Alexandre Taillard de Worms é um homem cheio de estilo muito do agrado feminino. Acresce que é também Ministro dos Negócios Estrangeiros do país das luzes: a França.
Com a sua cabeleira prateada e o seu corpo atlético ligeiramente bronzeado, movimenta-se nos palcos mundiais, desde a tribuna das Nações Unidas em Nova Iorque a Oubanga, um pequeno barril de pólvora. Aí, ele reúne os poderosos e invoca as potências no sentido de trazer a paz, acalmar os ânimos e reforçar a sua aura de futuro Prémio Nobel da Paz cósmica.
Alexandre Taillard de Worms é uma força a considerar, travando a sua própria guerra sustentado na sua trindade de conceitos diplomáticos: legitimidade, unidade e eficácia. Ele enfrenta os neoconservadores americanos, os russos corrompidos e os gananciosos chineses.
O mundo até pode não merecer a magnanimidade da França, mas a sua arte seria desperdiçada se se confinasse ao território francês. É neste contexto que surge Arthur Vlaminck, um jovem universitário que prepara a sua tese. Arthur é contratado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Na verdade, cabe-lhe redigir os discursos do Sr. Ministro, mas também tem de aprender a gerir as sensibilidades do seu chefe e respetiva comitiva, encontrar o seu lugar entre o diretor do Gabinete e os consultores que gravitam num Quai d’Orsay - a sede do ministro - em que o stress, a ambição e as trapaças são uma prática diária.
Mas quando ele pensa que consegue influenciar o destino do mundo, tudo parece ameaçado pela inércia dos burocratas.
SÁFARI EM ÁFRICA M12|DOCUMENTÁRIO|BÉLGICA|85m
Realizador: Ben Stassen Argumento: Ben Stassen Intérpretes: Kevin Richardson IMDB: 6,2 /10 (62 votos)
No documentário "Safari em África", fazemos uma viagem de uma vida por todo o continente africano e aprecie, em primeira mão, algumas das paisagens mais belas da Terra, em 3D. Desde as dunas desertas da Namíbia até ao topo do Monte Kilimanjaro, observe algumas das espécies em perigo de extinção do nosso planeta.
Desde as dunas desertas da Namíbia até ao topo do Monte Kilimanjaro, observe algumas das espécies em perigo de extinção do nosso planeta.
Graças ao 3D de alta qualidade, e aos métodos de filmagem pioneiros poderá imergir numa extraordinária diversidade de ecossistemas selvagens e descobrir como os animais lidam com a constante invasão do Homem.
Realizado por Ben Stassen ("Sammy"), um filme que, graças à mais recente tecnologia 3D e a métodos de filmagem sem precedentes, proporciona uma viagem extraordinária ao continente africano, desde as dunas desertas da Namíbia até ao topo do Kilimanjaro.
Esta publicação é da autoria do blog Bestcine, para o Pplware.
Este artigo tem mais de um ano
Ontem fui ver o Capitão América e está espectacular, todas as personagens foram fantásticas. Fiquem até ao fim dos créditos, tem mais duas cenas que nos preparam para o futuro dos filmes Marvel Studios. Aproveitem também para durante a rodagem dos trailers verem o trailer do Guardians of the Galaxy.
Eu também fui ver ontem o Capitão América em 3D e está brutal
foi a 1º vez que ganhei bilhetes de borla num passatempo.E gostei do trailer do filme Maléfica com a Jolie,pelas cenas deve ser brutal em 3D,vou esperar por 5 de Junho para ver.
Posso estar enganado mas tenho ideia que o filme Centurion já passou na televisão o ano passado (o filme é de 2010), agora sai nos cinemas?
F sinceramente não sei se deu na tv,mas ele estreou em portugal em 2 October 2010(MOTELx Lisbon International Horror Film Festival)