Tardes de Cinema
Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme "WWZ Guerra Mundial", que acompanha Brad Pitt como Gerry Lane, o funcionário das Nações Unidas encarregue de percorrer o mundo numa corrida contra o tempo, para descobrir a forma de parar uma pandemia que está a derrubar exércitos e governos e ameaça dizimar a humanidade.
Estreia ainda "Camille Claudel, 1915", um dos filmes mais amplamente elogiados do Festival de Berlim 2013; o thriller "Destino: Shangai"; de Portugal, o filme "Em Segunda Mão", realizado por Catarina Ruivo; o drama germânico "Lore"; o filme de animação "Monstros: A Universidade", que é a sequela de "Monstros & Companhia" da Pixar; e por fim, "Um toque de Fé", com argumento de Christopher Thornton, que se inspira na sua própria tragédia.
WWZ GUERRA MUNDIAL M12|ACÇÃO, DRAMA, FICÇÃO CIENTÍFICA, TERROR|EUA|116m
Realizador: Marc Forster Argumento: Max Brooks, Damon Lindelof, Matthew Michael Carnahan Intérpretes: Brad Pitt, Mireille Enos, James Badge Dale, Elyes Gabel, Julia Levy-Boeken, David Andrews, Katrina Vasilieva, Trevor White, Abigail Hargrove, Basher Savage, Féodor Atkine, Fana Mokoena IMDB: 7,2 /10 (3 255 votos)
Inspirado no best-seller de Max Brooks, "World War Z: An Oral History of the Zombie War", o filme "WWZ Guerra Mundial" acompanha Brad Pitt como Gerry Lane, o funcionário das Nações Unidas encarregue de percorrer o mundo numa corrida contra o tempo, para descobrir a forma de parar uma pandemia que está a derrubar exércitos e governos e ameaça dizimar a humanidade.
Gerry Lane (Brad Pitt), ex-funcionário da ONU, quase perde a vida num inexplicável ataque que deixa o mundo inteiro mergulhado no caos. Mais tarde, descobre que um vírus desconhecido, responsável por transformar pessoas em zombies, deu origem a um conflito à escala mundial.
Numa tentativa desesperada de encontrar uma solução, Gerry é convocado pelas entidades governamentais e enviado com uma equipa de cientistas para a zona de conflito. Objectivo da missão: entrevistar os raros sobreviventes espalhados pelo mundo, perceber como o vírus prolifera e, desse modo, encontrar maneira de acabar com a pandemia que ameaça extinguir a Humanidade.
CAMILLE CLAUDEL, 1915 M12|BIOGRAFIA, DRAMA|FRANÇA|95m
Realizador: Bruno Dumont Argumento: Bruno Dumont Intérpretes: Juliette Binoche, Jean-Luc Vincent, Emmanuel Kauffman, Marion Keller, Robert Leroy, Armelle Leroy-Rolland IMDB: 7,4 /10 (177 votos)
"Camille Claudel, 1915" foi um dos filmes mais amplamente elogiados do Festival de Berlim 2013, marcando o regresso do francês Bruno Dummont à realização, dois anos depois de "Hors Satan". O filme situa-se no ano de 1915 e centra-se em Camille Claudel (Juliette Binoche), escultura francesa, aprendiz de Rodin com quem tem um caso e frequentemente acusada de copiar as suas obras. Desenvolve sintomas de paranóia, obsessão e esquizofrenia, acabando confinada pela família, num asilo no Sul de França, enquanto espera pela visita do seu irmão (Jean-Luc Vincent).
Paris, início do século XX. A jovem escultora Camille Claudel (Juliette Binoche) entra em conflito com a família burguesa ao tornar-se assistente do já célebre Auguste Rodin.
Quando se transforma em amante do mestre, cai em desgraça junto à sociedade parisiense. Depois de vários anos de um relacionamento tortuoso, Camille rompe a ligação, mergulhando cada vez mais na solidão e na loucura.
Em 1913, por decisão do seu irmão, o famoso escritor Paul Claudel, é internada num manicómio. Porém, por mais que Camille tente convencer todos à sua volta que aquele lugar apenas piora o seu estado e que, ao afastar-se da arte, se aproxima cada vez mais da loucura, nada os parece demover.
Ali, isolada do mundo e impedida de se expressar através da escultura, aquela mulher viverá três décadas, até falecer, em 1943, antes de completar 79 anos.
DESTINO SHANGAI M12|COMÉDIA, DRAMA, ROMANCE|EUA|100m
Realizador: Daniel Hsia Argumento: Daniel Hsia Intérpretes: Daniel Henney, Eliza Coupe, Bill Paxton, Alan Ruck, Geng Le, Zhu Zhu IMDB: 5,8 /10 (502 votos)
No filme "Destino: Shangai", um advogado com futuro promissor em Nova Iorque, Sam Chao é enviado para Xangai, China, para abrir uma filial dos escritórios onde trabalha. Quando chega ao seu destino, numa resistência aos costumes locais que menospreza, o seu comportamento de superioridade vai colocá-lo em choque constante com todas as pessoas com quem se relaciona. Escrito e realizado por Daniel Hsia, conta com as participações de Daniel Henney, Eliza Coupe, Bill Paxton, Alan Ruck, Geng Le e Zhu Zhu.
Sam Chao é um talentoso advogado de Manhattan enviado a Xangai para abrir uma filial do escritório. Caso o consiga fazer em três meses ser-lhe-á oferecido um lugar como sócio.
Mas Sam não se adapta facilmente à vida na China. No primeiro dia humilha Amanda (Eliza Coupe), a simpática especialista em recolocação contratada para facilitar a sua adaptação à comunidade de expatriados; maltrata o seu assistente e ofende todas as pessoas com quem se cruza com a recusa em se adaptar aos costumes locais.
Quando a teimosia em querer fazer as coisas à sua maneira o faz perder um cliente importante e um potencial negócio de bilhões de dólares, Sam tem de contar com a ajuda das pessoas que afastou para corrigir os erros e salvar o emprego.
EM SEGUNDA MÃO M12|DRAMA, THRILLER|PORTUGAL|114m
Realizador: Catarina Ruivo Argumento: António Pedro Figueiredo, Catarina Ruivo Intérpretes: Catarina Ruivo, Pedro Hestnes, Rita Durão, Luís Miguel Cintra, João Grosso, Joana de Verona, Vasco Apolinário IMDB: (ainda sem votação)
"Em Segunda Mão" é realizado por Catarina Ruivo ("Uma Cerveja no Inverno"), através do argumento da própria e António Pedro Figueiredo. O filme é protagonizado pelo saudoso Pedro Hestnes, que tem aqui a sua última aparição no grande ecrã. Para além de Hestnes, o filme conta ainda com um elenco recheado de nomes bem conhecidos, entre os quais Catarina Durão, Vasco Apolinário, Marcello Urgeghe, Ricardo Aibéo, João Grosso, Luís Miguel Cintra, Joana de Verona, António Pedro Figueiredo, Diana Costa e Silva, Luís Lucas.
Jorge é um homem que se sente desajustado do mundo em que vive, perante o vazio da sua vida é confrontado com as suas inquietações e tenta desenfreadamente mudá-la. Assiste-se a uma troca de identidades que o irá fazer correr perigos que colocarão a sua vida em risco.
Jorge é um escritor de romances eróticos, género série B. Vive isolado neste seu submundo, enquanto ambiciona a vida de outras pessoas, como se de um voyeur se tratasse. No meio da sua inquietação obsessiva, o seu sonho acaba por tornar-se real. Conhece uma mulher: Laura cujo marido desaparece misteriosamente.
Envolve-se com ela e passa a viver uma nova realidade, um quotidiano aparentemente banal. Jorge sente-se a entrar num universo de 'ficção cor-de-rosa', como um dos seus livros, mas continua sem entender o que é o amor, o sentimento que mais ambiciona para uma vida nova.
LORE M12|DRAMA, GUERRA, THRILLER|ALEMANHA|109m
Realizador: Cate Shortland Argumento: Cate Shortland, Robin Mukherjee, Rachel Seiffert Intérpretes: Saskia Rosendahl, Kai-Peter Malina, Nele Trebs, André Frid, Mika Seidel, Nick Holaschke, Ursina Lardi, Hans-Jochen Wagner, Sven Pippig, Philip Wiegratz IMDB: 7,1 /10 (3 378 votos)
"Lore" foi exibido em vários festivais durante 2012, mas a sua estreia oficial ocorreu apenas na Alemanha e Austrália. Embora não tenha data prevista de estreia em território nacional, o filme germânico e australiano será oficialmente exibido nos cinemas dispersos por vários países europeus em 2013. "Lore" aborda os acontecimentos ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial, mas vistos de uma perspectiva não muito comum neste tipo de enredos.
O enredo de "Lore" desenrola-se na Alemanha, no final da II Guerra Mundial, e acompanha um grupo de crianças que procuram atravessar o devastado país em direcção ao Norte, onde encontra-se a avó de ambos os elementos.
A mais velha do grupo, Lore (Saskia Rosendahl), ficou encarregue de tomar conta dos seus quatro irmãos mais novos, após os seus pais terem sido capturados pelos aliados devido a serem elementos pertencentes aos nazis.
Durante esta jornada, as crianças deparam-se com a realidade que os rodeia e com as consequências dos actos do seus pais.
Ao conhecer Thomas, um jovem refugiado judeu, Lore acaba por ver-se na contingência de ter de confiar em alguém que durante muito tempo pensou ser o seu inimigo, mas que acaba por despertar-lhe sentimentos ambíguos.
MONSTROS: A UNIVERSIDADE M6|ANIMAÇÃO, AVENTURA, COMÉDIA, FAMILIAR|EUA|110m
Realizador: Dan Scanlon Argumento: Robert L. Baird Intérpretes: John Goodman, Billy Crystal, Steve Buscemi, Jennifer Tilly, Helen Mirren, Peter Sohn, Joel Murray, Sean Hayes, Dave Foley IMDB: 7,6 /10 (1 533 votos)
O filme de animação "Monstros: A Universidade" é a sequela de "Monstros & Companhia" da Pixar. O filme centra-se no início da amizade entre Mike (voz de Billy Crystal) e Sulley (voz de John Goodman) durante o período na Universidade do Medo - onde não eram necessariamente amigos.
Quando, há mais de uma década, conhecemos os monstros James P. "Sulley" Sullivan e Mike Wazowski, pudemos perceber como funciona uma fábrica de sustos: o que fazem, como são e qual o objectivo de aterrorizar as criancinhas.
O que ainda não nos tinha sido revelado era qual a formação ou grau académico necessário para cada função. Por esse motivo, recuando dez anos, vamos ter oportunidade de conhecer os nossos heróis no seu percurso universitário.
Nessa época, eles eram jovens e inconscientes, e a sua existência variava entre ódios de estimação e a camaradagem sem igual...
UM TOQUE DE FÉ M12|DRAMA|EUA|96m
Realizador: Mark Ruffalo Argumento: Christopher Thornton Intérpretes: Christopher Thornton, Mark Ruffalo, Juliette Lewis, Orlando Bloom, Laura Linney IMDB: 5,5 /10 (1 098 votos)
Com argumento de Christopher Thornton, que se inspira na sua própria tragédia, "Um toque de Fé" é um filme dramático que marca a estreia na realização do actor Mark Ruffalo. No filme, Dean O'Dwyer (Christopher Thornton) era um DJ com uma carreira promissora que, após um trágico acidente, ficou preso a uma cadeira de rodas. Certo dia, conhece Joe (Mark Ruffalo), um jovem padre que lhe ensina o caminho da espiritualidade e que o faz descobrir, dentro de si, a rara capacidade da cura pelo toque.
Dean O'Dwyer (Christopher Thornton), também conhecido por “Delicious D”, é um DJ que se tenta afirmar na cena musical underground de Los Angeles. Quando um acidente de mota o deixa paralisado, Dean é obrigado a trocar os pratos por uma cadeira de rodas, e acaba por ver a sua jovem e promissora carreira desaparecer.
Dean acaba a viver no seu carro e a entrar numa espiral de depressão, até que conhece o padre Joe Roselli (Mark Ruffalo), que o introduz no mundo da cura pela fé, um caminho inesperado através do qual Dean começa o seu percurso para recuperar a sua dignidade e a possibilidade de voltar a andar.
Nesse caminho acaba por descobrir que possui um dom sobrenatural que lhe permite curar todo o tipo de pessoas, exceto ele próprio.
Apesar dos avisos constantes do padre Joe, num ato de raiva Dean decide usar essa sua dádiva para alcançar fama e fortuna. Junta-se a um grupo de rock liderado pelo carismático vocalista The Stain (Orlando Bloom), a baixista Ariel (Juliette Lewis) e a manager Nina Hogue (Laura Linney), mas apesar da sua nova notoriedade, nada consegue curar o sofrimento que se tornou a sua vida.
Para encontrar a verdadeira cura, Dean terá de enfrentar os seus próprios demónios e aceitar a sua condição humana.
Este artigo tem mais de um ano
O filme MONSTROS: A UNIVERSIDADE, não será uma prequela em vez de sequela?
há assim tanta gente que gosta de zoombies? nunca percebi a logica…vi a primeira temporada do WD e a unica coisa que posso dizer “é um argumento de m*”
Entre o WarZ e os Monster Univertity ia para ver os monstros sem hesitar 😀
Depois da Feitiçaria segui-se os vampiros e agora os zombies rios de dinheiro gastos em filmes de trampa.
bem sabes que não dá para agradar a toda a gente
por semana são lançados dezenas de filmes, certamente que vais encontrar filmes que te agradem 🙂