Tardes de Cinema
Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme "Até que o Fim do Mundo nos Separe", uma comédia dramática que tem Steve Carell e Keira Knightley nos papéis principais. Destaque também para a estreia do filme "A Dupla Pele do Diabo", que esteve presente no Festival de Sundance este ano e que é baseado nas memórias de Latif Yahia.
Estreia ainda o filme “Adeus, Minha Rainha”, uma adaptação do romance de Chantal Thomas; o filme francês "As Crianças de Paris"; o filme "Cirkus Columbia", realizado por Danis Tanovic a partir da novela homónima do aclamado escritor Ivica Ðikic; “Dredd”, um filme explosivo que recorre à tecnologia 3D e com impressionantes sequências de fotografias em slow motion; e por fim, o filme "Uma Fuga Perfeita".
ATÉ QUE O FIM DO MUNDO NOS SEPARE M12|COMÉDIA, DRAMA, ROMANCE|EUA|101m
Realizador: Lorene Scafaria Argumento: Lorene Scafaria Intérpretes: Steve Carell, Keira Knightley, Connie Britton, Adam Brody, Roger Aaron Brown, Tonita Castro, Rob Corddry, Melinda Dillon, Rob Huebel, Gillian Jacobs, Derek Luke, Melanie Lynskey IMDB: 6,9 /10 (7 072 votos)
"Até que o Fim do Mundo nos Separe" é uma comédia dramática que tem Steve Carell e Keira Knightley nos papéis principais. No filme, Dodge (Steve Carell) foi abandonado pela esposa após descobrir que um meteorito irá colidir com a Terra num curto espaço de tempo. Decidido a recuperar o tempo perdido, ele decide procurar uma antiga namorada, acabando por conhecer Penny (Keira Knightley) no meio de toda a confusão.
Um asteróide de dimensões gigantescas está em rota de colisão com a Terra, a uma velocidade de 112 km por hora. A última missão para o destruir falhou e agora toda a Humanidade espera o seu fim, que chegará dentro de apenas três semanas.
Recém-divorciado, Dodge (Steve Carell), tal como todos os outros habitantes do planeta, está à espera do seu derradeiro momento. Consciente do facto de ter tido uma vida medíocre e a 21 dias de morrer, sente-se em plena crise existencial.
É então que conhece Penny (Keira Knightley), a jovem vizinha inglesa que, apesar de nada ter em comum consigo, lhe parece ser o que mais se aproxima a um ombro amigo. Assim, sem saber muito bem o que fazer com os dias que lhes restam, os dois fazem um pacto de entreajuda.
E vai ser nesse percurso de alguns dias apenas que este homem e esta mulher vão criar laços inesperados e alterar a sua maneira de estar no mundo.
A DUPLA PELE DO DIABO M12|ACÇÃO, BIOGRAFIA, DRAMA|BÉLGICA|109m
Realizador: Lee Tamahori Argumento: Michael Thomas, Latif Yahia Intérpretes: Dominic Cooper, Ludivine Sagnier, Raad Rawi, Mem Ferda, Nasser Memarzia, Dar Salim, Khalid Laith, Pano Masti, Selva Rasalingam IMDB: 7,1 /10 (26 224 votos)
"A Dupla Pele do Diabo", que esteve presente no Festival de Sundance este ano, é um filme realizado por Lee Tamahori que foi bastante elogiado pela crítica, tendo sido adquirido pela Lionsgate. Este filme, que é baseado nas memórias de Latif Yahia, dá-nos uma visão assustadora da casa de Saddam Hussein, através dos olhos do homem que se viu forçado a tornar-se num duplo do sádico filho de Hussein.
1987. Bagdad, Iraque. Uday Hussein (Dominic Cooper em duplo papel), filho de Saddam Hussein (Philip Quast), personifica a iniquidade e corrupção que assolam o país. Conhecido pelo epíteto de "Príncipe negro", é um jovem determinado a satisfazer os seus prazeres imediatos, não hesitando em destruir quem quer que seja que se intrometa no seu caminho.
Certo dia, chama o tenente Latif Yahia ao Palácio do seu pai e força-o a tornar-se no seu duplo. A recusa resultará não apenas na sua morte, mas também na de toda a sua família. Assim, sem qualquer hipótese de escolha, Latif começa uma nova vida, desempenhando o papel de um dos mais poderosos e odiados homens do mundo.
Aprende a parecer-se com ele não apenas fisicamente mas imitando a sua maneira de estar e todas as subtilezas necessárias à sua função. Até perceber que a sua salvação poderá estar em Sarrab (Ludivine Sagnier), uma das amantes do príncipe, que se tornará na única pessoa em quem poderá confiar.
ADEUS, MINHA RAINHA M12|DRAMA, HISTÓRIA|FRANÇA|100m
Realizador: Benoît Jacquot Argumento: Benoît Jacquot, Gilles Taurand, Chantal Thomas Intérpretes: Diane Kruger, Léa Seydoux, Virginie Ledoyen, Xavier Beauvois, Noémie Lvovsky, Michel Robin, Julie-Marie Parmentier, Lolita Chammah IMDB: 6,5 /10 (892 votos)
“Adeus, Minha Rainha” é uma adaptação do romance de Chantal Thomas pelo realizador francês Benoît Jacquot, sobre os primeiros dias da revolução francesa. O filme protagonizado pela actriz alemã Diane Kruger, no papel da rainha Maria Antonieta, apresenta a revolução francesa vista pelos empregados que trabalhavam no Palácio de Versalhes durante o aumento da agitação na corte do rei Luís XIV, em especial a partir do ponto de vista da fiel servente e leitora oficial da rainha, que é representada por Lea Seydoux (“Missão Impossível: Operação Fantasma”, “Meia-noite em Paris” e “Mistérios de Lisboa”).
Versalhes, julho de 1789. A turbulência está a crescer na corte do Rei Luís XVI. O povo está a manifestar-se e a revolução está iminente.
No palácio real, toda a gente está a pensar em fugir, incluindo a Rainha Marie Antoinette (Diane Kruger) e a sua «entourage». Entre as damas de companhia está Sidonie Laborde (Léa Seydoux) que é quem lê para a monarca e se tornou muito íntima dela, que vai viver com grande surpresa as primeiras horas da Revolução Francesa.
AS CRIANÇAS DE PARIS M12|DRAMA, GUERRA, HISTÓRIA|FRANÇA|115m
Realizador: Rose Bosch Argumento: Rose Bosch Intérpretes: Jean Reno, Mélanie Laurent, Gad Elmaleh, Raphaëlle Agogué, Hugo Leverdez, Joseph Weismann, Mathieu Di Concerto, Sylvie Testud, Anne Brochet, Denis Ménochet IMDB: 6,9 /10 (3 092 votos)
"As Crianças de Paris" segue o destino real de algumas destas pessoas: desde os que, à distância, tomaram as decisões governamentais que levaram aquele momento, até aos milhares de inocentes que morreram, sem esquecer os poucos que, contra todas as probabilidades, conseguiram escapar com vida. Um filme dramático, realizado por Rose Bosch, cujas personagens apresentados existiram de facto e todos os eventos descritos, mesmo os mais dramáticos, aconteceram durante o terrível Verão de 1942, em França. Entre o elenco, Jean Reno, Mélanie Laurent, Gad Elmaleh e Hugo Leverdez.
1942. Joseph Weismann tem 11 anos de idade. Na manhã de 6 de Junho, de 1942, é obrigado a ir para a escola com uma estrela amarela presa ao peito. O novo decreto anti-judaico do governo francês acaba de entrar em vigor.
À semelhança de todos os judeus na França, Jo descobre que está proibido de ir a parques, cinemas, feiras e jardins públicos... Mas ainda assim, Jo e sua família vivem em felicidade Até o amanhecer de 16 de Julho, de 1942, quando essa frágil felicidade é destruída... às 4 da manhã, com gritos e murros nas portas.
Homens de uniforme preto entram de rompante nos apartamentos. Jo e a sua família são retirados das suas camas e colocados em autocarros... por polícias franceses! Para grande desespero de uma comunidade profundamente ligada à sua nova pátria. 13.000 Judeus são enviados para o Velódromo de Inverno em Paris. Esta é a maior rusga da História praticado pela.... polícia francesa!
Cinco dias sem água, comida ou cuidados de saúde. O Dr. Sheinbaum, (Jean Reno) apanhado na mesma situação de todos os outros, faz o que pode. Annette Monod (Melanie Laurent), uma enfermeira protestante da Cruz Vermelha, está chocada com o racismo do governo do seu país.
CIRKUS COLUMBIA M12|DRAMA|BÓSNIA HERZEGOVINA|113m
Realizador: Danis Tanovic Argumento: Ivica Djikic, Danis Tanovic Intérpretes: Miki Manojlovic, Mira Furlan, Boris Ler, Jelena Stupljanin, Milan Strljic, Mario Knezovic, Svetislav Goncic, Almir Mehic, Mirza Tanovic, Miralem Zupcevic IMDB: 7,0 /10 (1 162 votos)
No filme "Cirkus Columbia", Martin é um belo rapaz com os seus quase vinte anos que mora com a mãe, Lucija (a atriz que fez Danielle Rousseau em "Lost"), e não sente a falta que o pai faz – que fugiu do comunismo russo e se refugiou na Alemanha. Apesar de alegre e descontraído, a mensagem sublimina... Apesar de alegre e descontraído, a mensagem subliminar existe: o comunismo caiu e junto com ela a URSS e, agora livre para voltar para casa, Divko, o seu pai regressa triunfante à Bósnia e à sua antiga casa.
Após anos sob o regime comunista, as coisas parecem ter se aquietado numa cidadezinha ao sul de Herzegovina, onde Lucija e o seu filho Martin vivem uma vida pacata.
Isto até Divko, o seu marido desaparecido à vinte anos, reaparecer na cidade com um brilhante Mercedes, uma namorada jovem e sexy, muito dinheiro e um gato preto asqueroso chamado Bonny.
Após ir para a Alemanha, Divko está de volta e procura marcar alguns pontos neste satírico jogo dos sexos. Analisando o fim de um casamento e o começo de uma nova era nos Bálcãs, o filme mostra o crescimento do nacionalismo e do fascismo e o surgimento do amor e do perdão.
Um filme de Danis Tanovic ("Terra de Ninguém ", "Os Olhos da Guerra") a partir da novela homónima do aclamado escritor Ivica Ðikic.
DREDD M12|ACÇÃO, FICÇÃO CIENTÍFICA|REINO UNIDO|95m
Realizador: Pete Travis Argumento: Carlos Ezquerra, Alex Garland, John Wagner Intérpretes: Karl Urban, Olivia Thirlby, Lena Headey, Rachel Wood, Andile Mngadi, Jason Cope, Emma Breschi, Rakie Ayola, Warrick Grier, Wood Harris IMDB: 7,8 /10 (9 339 votos)
“Dredd 3D”, um explosivo filme de ação de Pete Travis, que conta com Karl Urban, Lena Headey e Olivia Thirlby no seu elenco. Filmado em 3D e com impressionantes sequências de fotografias em slow motion, o filme devolve à célebre personagem de John Wagner e Carlos Ezquerra a negra e visceral encarnação original da banda desenhada.
O futuro da América é um deserto sem esperança. Na sua costa Este, desde Boston a Washington DC, situa-se Mega City One - uma vasta e violenta metrópole onde os criminosos governam as ruas caóticas. A única força de ordem reside nos polícias urbanos chamados "Juízes", que possuem a capacidade de julgar, condenar e executar de uma só vez.
Conhecido e temido em toda a cidade, Dredd (Karl Urban) é o derradeiro Juiz, determinado em salvar a cidade do seu mais recente flagelo - uma perigosa epidemia de droga, chamada "Slo-Mo", que permite aos seus utilizadores experimentarem a realidade numa fração da sua velocidade normal.
Num vulgar dia de trabalho, Dredd é escolhido para treinar e avaliar Cassandra Anderson (Olivia Thirlby), uma novata que possui poderosas capacidades psíquicas devido a uma mutação genética.
Um terrível crime leva-os a um bairro onde os juízes raramente se aventuram a entrar- um edifício de 200 andares controlado pelo clã de Ma-Ma (Lena Headey), uma prostituta que controla o trafico da droga.
Quando Dredd e Cassandra capturam um elemento do círculo privado do clã, Ma-Ma assume o controlo da acção e inicia uma guerra suja e cruel contra os juízes, deixando claro que nada a vai impedir de proteger o seu império. Rodeados por um cada vez maior número de inimigos, e sem fuga à vista, Dredd e Anderson são obrigados a entrar numa impiedosa batalha pela sobrevivência.
A infinita mente criativa do escritor Alex Garland e o realizador Pete Travis dão vida a DREDD, num futurista filme de acção neo-noir.
UMA FUGA PERFEITA M12|DRAMA, MISTÉRIO, TERROR, THRILLER|EUA|98m
Realizador: David Twohy Argumento: David Twohy Intérpretes: Timothy Olyphant, Milla Jovovich, Steve Zahn, Marley Shelton, Kiele Sanchez, Chris Hemsworth, Katie Chonacas IMDB: 6,5 /10 (33 917 votos)
"Uma Fuga Perfeita" é realizado e escrito por David Twohy, criador de "Pitch Black" e "The Chronicles of Riddick", e realizador de "Timescape", "The Arrival", e "Below". Neste filme, seguimos dois casais recém casados que estão no Hawaii em férias, e descobrem que existem psicopatas que perseguem e assassinam turistas na ilha. O paraíso torna-se num inferno, quando o combate pela sobrevivência começa.
Cydney e Cliff (Mila Jovovich e Steve Zahn) encontram-se no Havai para uma viagem de sonho. Em busca de um lugar romântico e isolado que os faça sentir longe do dia-a-dia e, simultaneamente, próximos da natureza em estado puro, decidem embrenhar-se pela densa floresta no interior da ilha.
Durante esse percurso conhecem Nick e Gina (Timothy Olyphant e Kiele Sanchez), que se juntam a eles a meio do percurso. É então que são informados pela polícia que um outro casal foi encontrado morto e que os presumíveis assassinos, um homem e uma mulher, se encontram a monte, algures na ilha.
Perante a possibilidade de voltarem para trás, decidem prosseguir viagem. Mas essa decisão terá um custo altíssimo.
Um "thriller" de acção realizado por David Twohy ("Eclipse Mortal", "Below - Maldição Submersa", "As Crónicas de Riddick").
Este artigo tem mais de um ano
‘Dredd’ parece estar uma boa adaptação da BD 🙂