Tardes de Cinema
Nesta semana cinematográfica o destaque vai para a estreia do filme "American Pie: O Reencontro", que volta a contar com todo o elenco original do primeiro filme para comemorar os dez anos desde o final do curso – com cenas constrangedoras, muito álcool e sexo. Destaque também para a versão 3D do clássico "Titanic", a história da menina rica e do menino pobre que se encontram no navio inafundável, o majestoso Titanic.
Estreia ainda "ETs In da Bairro", um filme passado em Londres que segue uma invasão "Alien", estando toda a esperança da humanidade num grupo de jovens delinquentes com os seus Hoodies; o filme "Na Terra de Sangue e Mel", a primeira experiência de Angelina Jolie no campo da realização; e por fim, o filme português "Tabu", que em competição na Berlinale de 2012, foi aplaudido pelo público e pela crítica, acabando por receber o prémio da crítica, atribuído pela Fipresci.
AMERICAN PIE: O REENCONTRO M12|COMÉDIA|EUA
Realizador: Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg Argumento: Adam Herz, Jon Hurwitz Intérpretes: Jason Biggs, Alyson Hannigan, Seann William Scott, Chris Klein, Thomas Ian Nicholas, Tara Reid, Mena Suvari, Eddie Kaye Thomas, John Cho, Jennifer Coolidge, Natasha Lyonne, Dania Ramirez, Katrina Bowden IMDB: (ainda sem votação)
Este ano é o regresso da "equipa original" de "American Pie". Confirmada a reunião, chega o filme "American Pie: O Reencontro", que volta a contar com todo o elenco original do primeiro filme para comemorar os dez anos desde o final do curso – com cenas constrangedoras, muito álcool e sexo, bem ao estilo dos primeiros filmes de "American Pie". "American Reunion" estreia em Portugal a 5 de abril e conta com a realização de Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg, que também assinam o guião.
Lembram-se da primeira vez? Eles ainda andavam no liceu e desesperavam por perder a virgindade. E, entre aventuras com tartes e flautas, lá foram desvendando os prazeres sexuais.
No ano seguinte, separaram-se e foram para a universidade, com reencontro marcado para as férias de Verão numa belíssima casa na praia onde aconteceram mais umas bizarrias com Kama Sutra e sexo tântrico à mistura.
E agora que chegaram à idade adulta? Será que, dez anos depois, estão preparados para o grande encontro de ex-alunos de liceu? Agora vão perceber que, se uns mudaram totalmente as suas vidas, outros nem por isso: Jim e Michelle (Jason Biggs e Alyson Hannigan) casaram-se e têm um filho; Kevin e Vicky (Thomas Ian Nicholson e Tara Reid) separaram-se, Oz e Heather (Chris Klein e Mena Suvari) são hoje dois desconhecidos e finalmente Stifler (Seann William Scott), que, para Do bem e para o mal, continua exactamente igual a si próprio.
Realizado por Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg, é o quarto filme da saga "American Pie", a comédia que, em 1999, revolucionou o género e se tornou num estrondoso êxito de bilheteira.
Ets in Da Bairro M16|ACÇÃO, COMÉDIA, FICÇÃO CIENTÍFICA, TERROR|REINO UNIDO|88m
Realizador: Joe Cornish Argumento: Joe Cornish Intérpretes: John Boyega, Jodie Whittaker, Alex Esmail, Nick Frost, Luke Treadaway, Adam Leese, Joey Ansah, Chris Wilson, Flaminia Cinque, Terry Notary IMDB: 6,8 /10 (31 355 votos)
O filme "ETs In da Bairro", passado em Londres, segue uma invasão "Alien", estando toda a esperança da humanidade num grupo de jovens delinquentes com os seus Hoodies. A inspiração surgiu após o realizador, Joe Cornish, ter sido vítima de carjacking, e ter pensado que caso houvesse um ataque de extra-terrestres sentiria-se mais seguro se os deliquentes que o assaltaram o protegessem.
Pest (Alex Esmail), Dennis (Franz Drameh), Jerome (Leeon Jones), Biggz (Simon Howard), e Moses (John Boyega) são cinco jovens delinquentes prontos para mais uma investida.
Porém, no preciso momento em que se preparam para assaltar a enfermeira Sam (Jodie Whittaker), uma luz cai sobre a cidade de Londres e destrói um carro, a pouca distância deles. Quando um ser monstruoso sai dos destroços, Moses abate-o friamente, transformando-se no herói da noite.
Mas aquele grupo de pequenos criminosos, apesar de habituado a lidar com situações imprevistas, acaba por viver o pior pesadelo das suas vidas. Depois de abaterem um ser de um outro planeta, toda a cidade é atacada e o grupo transforma-se no principal alvo de uma guerra interplanetária.
Assim começa a luta de cinco rapazes de um bairro pobre que, perante a ameaça de uma espécie invasora, determinados a tudo para se manterem vivos, acabam por salvar a Terra.
Uma comédia de acção e ficção científica que marca a primeira incursão na realização do argumentista Joe Cornish.
Na Terra de Sangue e Mel M12|DRAMA, GUERRA, ROMANCE|EUA|127m
Realizador: Angelina Jolie Argumento: Angelina Jolie Intérpretes: Zana Marjanovic, Goran Kostic, Rade Serbedzija, Branko Djuric, Dzana Pinjo, Nikola Djuricko, Fedja Stukan, Irena Mulamuhic IMDB: 4,1 /10 (22 953 votos)
O filme "Na Terra de Sangue e Mel" é primeira experiência de Angelina Jolie no campo da realização. O filme, que está nomeado para a próxima edição dos Globos de Ouro, na categoria de “Melhor Filme Estrangeiro", passa-se durante a guerra civil da Bósnia entre 1992 e 1995.
Danijel e Ajla (Goran Kostic e Zana Marjanovic) formavam mais um casal apaixonado com a vida pela frente.
Porém, quando, em 1992, a Guerra da Bósnia se inicia, eles ficam nos lados opostos do conflito: ele como soldado a representar a Sérvia; ela, prisioneira bósnia retida num campo de concentração, onde servirá como escrava sexual.
Agora, ao encontrarem-se perante circunstâncias completamente diferentes, apesar do seu esforço para tentar reencontrar a sua anterior ligação, tudo entre eles se torna dúbio e a comunicação, outrora fácil, é pautada pela incerteza e pela desconfiança. A guerra minou o seu amor e nada parece poder repará-lo.
Escrito e realizado por Angelina Jolie, um filme que retrata uma história de amor destroçado pelo peso terrível que a guerra representa para as pessoas comuns, cujas vidas são profundamente abaladas por circunstâncias que não puderam prever e sobre as quais pouco ou nada podem fazer.
Tabu M12|DRAMA|portugal|110m
Realizador: Miguel Gomes Argumento: Miguel Gomes , Mariana Ricardo Intérpretes: Teresa Madruga, Laura Soveral, Ana Moreira, Carloto Cotta, Isabel Cardoso, Ivo Müller, Manuel Mesquita IMDB: 7,7 /10 (50 votos)
Realizado por Miguel Gomes ("Aquele Querido Mês de Agosto"), o filme "Tabu", em competição na Berlinale de 2012, foi aplaudido pelo público e pela crítica, acabando por receber o prémio da crítica, atribuído pela Fipresci. Filmado a preto e branco, é uma co-produção de Portugal, Alemanha, Brasil e França, contando com a participação dos actores Teresa Madruga, Laura Soveral, Ana Moreira, Carloto Cotta, Isabel Cardoso, Ivo Müller e Manuel Mesquita.
Pilarvive os seus primeiros anos de reforma a tentar endireitar o mundo e a lidar com as culpas dos outros, tarefa cada vez mais frustrante nos dias que correm. Participa em vigílias pela paz, colabora em grupos católicos de intervenção social, quer acolher em casa jovens polacas que vêm a Lisboa para participarem num encontro ecuménico Taizè, põe e tira da parede da sala um quadro muito feio que um amigo pintor lhe ofereceu para que este não se ofenda por ali não o encontrar quando lhe fizer uma visita...
E inquieta-se sobretudo com a solidão da sua vizinha Aurora, uma octogenária temperamental e excêntrica, que foge para o casino se tiver dinheiro com ela, fala constantemente da filha que não parece querer vê-la, ressaca antidepressivos e desconfia que a sua criada cabo-verdiana, Santa, dirige contra ela práticas malévolas de voodoo.
De Santa quase nada sabemos, é de poucas palavras, executa ordens e acha que cada um deve meter-se na sua própria vida. Frequenta aulas de alfabetização e exercita-se à noite com uma edição juvenil de Robinson Crusoe, enquanto fuma cigarros estirada no sofá da patroa.
Aurora fará um misterioso pedido e as outras duas unem-se para o tentar cumprir. Quer encontrar-se com um homem, Gianluca Ventura, que até àquele momento ninguém sabia que existia.
Pilar e Santa irão descobrir que este existe, mas informam-nas de que já não está bom da cabeça. Ventura tem um pacto secreto com Aurora e uma história por contar. Uma história passada há cinquenta anos, pouco antes do início da Guerra Colonial portuguesa. Começa assim: «Aurora tinha uma fazenda em África no sopé do monte Tabu...»
Titanic (3D) M12|AVENTURA, DRAMA, HISTÓRIA|EUA|194m
Realizador: James Cameron Argumento: James Cameron Intérpretes: Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Billy Zane, Kathy Bates, Frances Fisher, Bill Paxton, Bernard Hill, Ioan Gruffudd, Gloria Stuart, David Warner, Victor Garber IMDB: 7,5 /10 (348 767 votos)
A história do naufrágio do Titanic, que valeu a James Cameron os Óscares para melhor filme e melhor realizador está de volta ao grande ecrã, desta vez em versão 3D. Ao todo, "Titanic" arrecadou nove estatuetas douradas, igualando o record do filme "Ben Hur", o mais premiado de sempre pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Esta é a história da menina rica e do menino pobre que se encontram no navio inafundável, o majestoso Titanic. A bordo desse navio, autêntico retrato da sociedade desse século, os dois apaixonam-se e vivem uma curta mas intensa história de amor...
É a primeira viagem do maior e mais seguro transatlântico do mundo e entre os passageiros encontram-se muitas das grandes fortunas do planeta. Rose De Witt Bukater (Kate Winslet/Gloria Stuart), uma jovem aristocrata arruinada, viaja com o noivo, Cal Hockley (Billy Zane), e a mãe (Frances Fisher).
Jack Dawson (Leonardo DiCaprio), um talentoso e pobre pintor, ganha o seu bilhete numa jogada de "poker" e embarca no último minuto.
O ambiente é de festa mas Rose está deprimida. Não ama o noivo e a mãe está a pressioná-la para casar, pois essa é a única forma de assegurar o futuro económico das duas. Desesperada, a jovem tenta suicidar-se, mas é impedida de saltar para as águas geladas por Jack, que está disposto a imitá-la se ela não mudar de ideias.
A partir daí, Jack sente-se responsável pela vida de Rose e começa a segui-la para que ela não tenta repetir a proeza. Aos poucos, os dois apaixonam-se e vivem um grande amor, enquanto o Titanic navega rumo ao seu trágico destino.
Este artigo tem mais de um ano
American Pie FTW!
Um filme bastante divertido com um forte sentimento de nostalgia. Por vezes deixa-se arrastar demasiado na história mas o resultado final é positivo. 7/10
American Pie reunion é um filme a ver!!!
Adorei daria um 8 ou 9 /10!!
Nada de interessante esta semana… excepto o filme portugês TABU..
português…
American pie!