Tardes de Cinema
Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme de animação "As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne", o primeiro filme de uma triologia, realizado por Steven Spielberg com a participação de Jamie Bell, Andy Serkis e Daniel Craig.
Estreia ainda a comédia "A Lista dos Ex", com Anna Faris e Chris Evans nos principais papeis; o documentário "Crazy Horse", que nos leva numa viagem a um dos mais emblemáticos cabarés de todo o mundo; o filme de terror "Não tenhas medo do Escuro", um remake do filme televisivo de 1973 produzido por Guillermo del Toro; e por fim "O Meu Raúl", um documentário de 52 minutos que se centra na vida e na obra do actor Raúl Solnado.
AS AVENTURAS DE TINTIN - O SEGREDO DO LICORNE M12|ACÇÃO, ANIMAÇÃO, AVENTURA, FAMILIAR|EUA|107m
Realizador: Steven Spielberg Argumento: Steven Moffat, Edgar Wright, Joe Cornish, Hergé Intérpretes: Jamie Bell, Daniel Craig, Simon Pegg, Toby Jones, Cary Elwes, Andy Serkis, Nick Frost, Sebastian Roché, Tony Curran, Mackenzie Crook, Phillip Rhys, Daniel Mays, Gad Elmaleh IMDB: 8,0 /10 (466 votos)
Baseado na banda-desenhada clássica de Hergé, "As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne" é o primeiro filme de uma triologia, realizado por Steven Spielberg com a participação de Jamie Bell, Andy Serkis e Daniel Craig. No filme, um jovem e destemido repórter cuja procura incessante de uma boa história, leva-o para um mundo de grandes aventuras.
Depois de, numa feira de antiguidades, encontrar uma réplica de um velho barco designado de "Licorne", o destemido Tintim (Jamie Bell) é arrastado para uma grande aventura em busca de algo inesperado.
Ao investigar aquela miniatura, descobre o mapa de um tesouro muito antigo, frustrando os planos de Ivan Ivanovich Sakharine (Daniel Craig), um salteador que está convencido de que o jovem se terá aliado ao velho pirata Rackham.
Com a ajuda de Milou, o seu fiel amigo de quatro patas, do capitão Haddock (Andy Serkis, o Gollum da trilogia "O Senhor dos Anéis"), um lobo-do-mar de péssimo feitio, e da dupla Dupond e Dupont (Simon Pegg e Nick Frost), dois polícias desastrados mas cheios de boas intenções, o repórter vai atravessar desertos e tempestades, na busca de um navio afundado, comandado por um antepassado de Haddock, que contém um valioso tesouro e uma terrível maldição.
Em versão animada, recorre às técnicas "performance capture" em 3D, que permite que os gestos e as emoções dos actores sejam reproduzidos nas suas personagens digitais.
A LISTA DOS EX M16|COMÉDIA|EUA|106m
Realizador: Mark Mylod Argumento: Gabrielle Allan, Karyn Bosnak, Jennifer Crittenden Intérpretes: Anna Faris, Chris Evans, Ari Graynor, Blythe Danner, Ed Begley Jr., Oliver Jackson-Cohen, Heather Burns, Eliza Coupe, Kate Simses, Tika Sumpter, Joel McHale IMDB: 5,6 /10 (2 100 votos)
"A Lista dos Ex" é a nova comédia romântica que o realizador Mark Mylod dá o salto do pequeno para o grande ecrã. Depois de década e meia a realizar séries de televisão como os casos de "Shameless" e de "A Vedeta", Mark decidiu entrar no cinema pelo lado mais seguro. Ao seu lado e para um projeto que parece revisitar o modelo repetido vezes sem conta, está Anna Faris (da saga "Scary Movie") e Chris Evans ("Capitão América").
Ally Darling (Anna Faris), é uma jovem que descobre por força da estatística que já deverá ter namorado o seu verdadeiro amor.
Com a ajuda de Colin Shea (Chris Evans) decide descobrir qual deles será.
Para além de Anna Faris e de Chris Evans, o elenco de "What’s Your Number?" conta também com Zachary Quinto e Chris Pratt, marido de Faris na vida real.
O filme é baseado no livro de Karyn Bosnak, "20 Times a Lady".
CRAZY HORSE M12|DOCUMENTÁRIO|EUA|134m
Realizador: Frederick Wiseman Argumento: Frederick Wiseman Intérpretes: Philippe Decouflé, Philippe Katerine IMDB: 7,2 /10 (34 votos)
Filmado ao longo de dez semanas, sob o olhar de Frederick Wiseman, o documentário "Crazy Horse" permite um acesso total ao perfeccionismo, à exigência e à elegância, que se escondem por detrás da inexpugnável imagem do lendário espectáculo "Crazy Horse".
Desde a década de 50, o "Crazy Horse" tem vindo a converter-se num lugar essencial da noite parisiense, sendo considerado tão icónico como a Torre Eiffel ou o Louvre.
Criado por Alain Bernardin e inaugurado a 19 de Maio de 1951 na Avenida George V, em Paris, Crazy Horse tornou-se num dos mais emblemáticos cabarés de todo o mundo, onde o estereótipo da beleza feminina e o erotismo dão o mote a um espectáculo de striptease.
É neste cenário inspirador que o reconhecido documentarista americano Frederick Wiseman ("Ballet", "A Dança - Le Ballet de L'Opera de Paris", "Boxing Gym") regressa ao seu registo habitual, apresentando à sua própria assistência as hierarquias, a disciplina e o sacrifício que implicam uma encenação destas proporções.
NÃO TENHAS MEDO DO ESCURO M12|DRAMA, TERROR, THRILLER|EUA|99m
Realizador: Troy Nixey Argumento: Matthew Robbins, Guillermo del Toro Intérpretes: Katie Holmes, Guy Pearce, Bailee Madison, Bruce Gleeson, Edwina Ritchard, Garry McDonald, Carolyn Shakespeare-Allen, Julia Blake, Nicholas Bell, Emelia Burns IMDB: 6,0 /10 (6 189 votos)
"Não tenhas medo do Escuro" é um arrepiante filme de terror sobre uma rapariga que vai viver com o seu pai e a namorada deste, na antiga mansão que estão a renovar, libertando, sem se aperceber, malévolas criaturas decididas a destruí-los a todos… Produzido por Guillermo del Toro, o filme é um remake do filme televisivo de 1973, com o mesmo nome, realizado por John Newland.
Sally Hurst (Bailee Madison), uma criança solitária e introvertida, acaba de chegar a Rhode Island onde irá viver com o seu pai, Alex (Guy Pearce) e a nova namorada deste, Kim (Katie Holmes), numa antiga mansão que estão a restaurar.
Enquanto explora o lugar, a menina descobre um porão oculto, abandonado desde o estranho desaparecimento – um século atrás – do construtor da mansão.
Quando Sally, inadvertidamente, liberta antigas e obscuras criaturas que conspiram para a atrair até às profundezas infinitas da escuridão, ela terá de convencer Alex e Kim que não se trata de uma fantasia – antes que o mal que espreita no escuro os consuma a todos...
O MEU RAÚL M12|DOCUMENTÁRIO|PORTUGAL|53m
Realizador: Patrícia Vasconcelos Intérpretes: (nada a assinalar)
Realizado por Patrícia Vasconcelos, "O Meu Raúl" é um documentário de 52 minutos que se centra na vida e na obra do actor Raúl Solnado (1929-2009). Usando testemunhos inéditos do próprio e imagens de arquivo da RTP, a realizadora mostra-o nas suas diferentes facetas, seja na sua vida privada, seja enquanto homem de teatro, revista, rádio ou televisão. Estreado na RTP1 a 7 de Agosto de 2010, por ocasião do 1º aniversário da morte de Raúl Solnado, chega agora ao grande ecrã a versão cinematográfica.
Raul Solnado. Um Artista. Um ícone nacional. No teatro, na revista, na rádio e na televisão sempre marcou o público com a sua figura tenaz de humor sublime que cedo agarrou a atenção e o carinho dos espectadores.
Não era só a grandeza do ator mas também a grandeza humana, qualidade que transpunha com enorme carisma entre a comédia e o drama, situando-se na linha ténue que os separa.
Raul Solnado, para sempre recordado pelas suas personagens ora toscas e desenrascadas, ora tristes e de alegria explosiva, parodiando o passado e a actualidade de uma forma subtil, deixando a indelével mensagem que vale sempre a pena seguir os nossos sonhos sem esquecer a nossa origem.
Raul Solnado representou a vida como ela é, ou como deveria ser.
Este artigo tem mais de um ano
As Aventuras de Tintim – O Segredo do Licorne está na lista, sem dúvida
tenho que ir ver o “não tenhas medo do escuro”
Tenho visto cada vez menos participação neste post semanal.. será da qualidade dos filmes que não chama a atenção ou os portugueses estão a deixar de ir ao cinema por outros factores?
Nos últimos tempos tenho deixado de ver filmes pois são poucos os que me chamam..
transcrevo
a palavra “crise”, e infelizmente não é só palavra, é realidade, deve ser um dos factores fortes a ter influencia da cada vez menor participação
Se estivesse escrito Apple, Microsoft ou Linux (ou qualquer combinação entre elas) irias ver a participação a aumentar exponencialmente. Assim é o que temos.
Por outro lado a qualidade dos filmes não me tem cativado.
Fui à antestreia do Tintim e garanto que é um ótimo filme.
Em breve irei ver uma segunda vez.
Tendo a mão do Spielberg, normalmente é bom 🙂
Aconselho: NÃO TENHAS MEDO DO ESCURO
Bom artigo 🙂