Tardes de Cinema…
Nesta semana cinematográfica temos duas estreias interessantes: “O Livro de Eli”, um filme que se centra num herói solitário chamado Eli (Denzel Washington), que tem de lutar para proteger um livro sagrado, pode ser a resposta para a salvação da humanidade; e “Visto Do Céu”, baseado no best seller de Alice Sebold, que se centra na vida de uma adolescente que, depois de morta, observa a sua família e o seu assassino a partir do céu.
Temos ainda duas estreias nacionais: “Cinerama” de Inês Oliveira, um filme arrojado, enigmático mas não distante, que convoca géneros de cinema e bem como outras artes (dança, teatro, poesia); e o filme “Tony”, uma curta metragem do realizador português Bruno Lourenço, que nos traz uma história sobre um tímido rapaz que alimenta um sonho: ser a encarnação do cantor Tony de Matos.
O LIVRO DE ELI M12|ACÇÃO, AVENTURA, DRAMA|EUA
Realização: Allen Hughes Argumento: Gary Whitta, Anthony Peckham Intérpretes: Denzel Washington, Gary Oldman, Mila Kunis, Michael Gambon, Jennifer Beals, Tom Waits, Ray Stevenson, Frances de la Tour IMDB: 7,1/10 (15 610 votos)
“O Livro de Eli” é um filme que se centra num herói solitário chamado Eli, que tem de lutar para proteger um livro sagrado, que pode ser a resposta para a salvação da humanidade. O elenco conta com Denzel Washington, Mila Kunis, Gary Oldman, Ray Stevenson, Jennifer Beals, Michael Gambon e Evan Jones.
Cidades vazias, estradas cortadas, tudo à volta são marcas de uma destruição catastrófica. Sem civilização e leis, as estradas pertencem a gangs de assassinos que matam em troca de sapatos, água, ou simplesmente por prazer.
Eli (Denzel Washington), guerreiro por necessidade, apenas procura paz, mas quem se atravessar no seu caminho para o atacar rapidamente vai perceber o erro que cometeu. Ele protege não a sua vida, mas a esperança de um futuro melhor; uma esperança que ele carrega e guarda há 30 anos.
No entanto, há outra pessoa que compreende o poder que Eli tem, Carnegie, e está determinada a ficar com esse poder. Mas ninguém vai conseguir parar Eli. Ele tem de manter o seu caminho para conseguir dar um futuro à Humanidade.
VISTO DO CÉU M12|CRIME, DRAMA, THRILLER|EUA|139m
Realização: Peter Jackson Argumento: Peter Jackson, Philippa Boyens, Fran Walsh Intérpretes: Mark Wahlberg, Rachel Weisz, Susan Sarandon, Stanley Tucci, Michael Imperioli, Saoirse Ronan, Jake Abel, Amanda Michalka, Reece Ritchie, Andrew James Allen IMDB: 6,7/10 (17 402 votos)
Baseado no best seller de Alice Sebold e aclamado pela crítica, “Visto Do Céu”, chega agora ao grande ecrã pela mão do realizador Peter Jackson, vencedor já de três Oscáres. A história centra-se na vida de uma adolescente que, depois de morta, observa a sua família e o seu assassino a partir do céu. E é a partir daqui que ela vai ter que equilibrar o seu desejo de vingança com a vontade de ver a sua família novamente feliz. Um filme que conta com as participações de Mark Wahlberg, Rachel Weisz, Susan Sarandon, Stanley Tucci, Michael Imperioli e Saoirse Ronan.
Susie Salmon era uma jovem que tinha apenas 14 quando foi assassinada em Dezembro de 1973, no caminho da escola para casa. Após a sua morte ela continua a vigiar a vida da sua família enquanto o seu assassino continua à solta.
Aprisionada num outro prodigioso, mas misterioso mundo, Susie descobre que tem de escolher entre o seu ânsia de vingança e o seu desejo de ver a dor dos seus entes queridos sarar e estes prosseguirem com as suas vidas.
O que começa como um chocante homicídio transforma-se numa viagem plena de imaginação e expectativa através dos laços da memória, do amor e da esperança…
httpvh://www.youtube.com/watch?v=ikUWKi0W5_g
TONY MANERO M16|DRAMA|CHILE|97m
Realização: Pablo Larrain Argumento: Alfredo Castro, Mateo Iribarren Intérpretes: Alfredo Castro, Paola Lattus, Héctor Morales, Amparo Noguera, Elsa Poblete IMDB: 7,1/10 (639 votos)
Chile, 1979. O país está envolto no duro e opressivo regime de Augusto Pinochet. Raúl Peralta lidera um grupo de dançarinos que actuam num bar nos arredores da cidade de Santiago do Chile e, todos os sábados à noite, liberta com ferocidade a sua paixão pela música do filme “Febre de Sábado à Noite”, imitando o seu ídolo, Tony Manero.
O seu sonho de estrelato e reconhecimento está prestes a concretizar-se quando a televisão estatal anuncia um concurso de sósias de Tony Manero.
Raúl não olhará a meios para se transformar no seu ídolo… nem que isso o obrigue a ir aos extremos do comportamento humano.
CINERAMA M12|DRAMA|PORTUGAL|93m
Realização: Inês Oliveira Argumento: Mafalda Ivo Cruz, Inês Oliveira Intérpretes: Sofia Marques, Diogo Dória, Ricardo Aibéo, Marina Albuquerque, Maria João Luís, Rita Durão, Dinis Gomes, Paulo Pinto, David Almeida, Francisco Nascimento, Rita Loureiro, Paulo Castro, José António Fonseca IMDB: (ainda sem votação)
Com estreia nacional esta quinta-feira, “Cinerama” de Inês Oliveira é a primeira longa-metragem da premiada autora de “O Nome e o N.I.M.”. O novo filme demarca-se como um tributo às diferentes formas de arte (dança, poesia e teatro) que a realizadora privilegia durante o mesmo.
Humberto enforcou-se. Catarina, Paulo e Victor querem que a empresa onde Humberto trabalhava reconheça a sua responsabilidade na morte dele. Raptam o director da empresa num gesto desesperado e vão. Quem é Humberto? Que empresa é aquela? Por que caminhos nos leva ele, depois de morto?
“Cinerama” é um filme arrojado, enigmático mas não distante, que convoca géneros de cinema e bem como outras artes (dança, teatro, poesia). O filme reflecte formas de estar no mundo, hoje.
TONY M12|CURTA, DRAMA|PORTUGAL|25m
Realização: Bruno Lourenço Argumento: Bruno Lourenço Intérpretes: Tiago Fagulha, Sofia Marques, Rita Martins, Francisco Mozos, Francisco Nascimento IMDB: (ainda sem votação)
“Tony” é uma curta metragem do realizador português Bruno Lourenço, que nos traz uma história sobre um tímido rapaz que alimenta um sonho: ser a encarnação do cantor Tony de Matos. O filme venceu alguns prémios na Mostra Internacional de Cinema Internacional em Língua Portuguesa, como o de Melhor Ficção e o de Melhor Actor com Tiago Fagulha.
Jorge, ascensorista e bagageiro de um hotel de Lisboa, vive numa pensão familiar e é constantemente assediado pela filha da dona.
Ao mesmo tempo que resiste aos seus avanços, o tímido rapaz alimenta um sonho: ser a incarnação do cantor Tony de Matos. Esta obsessão leva-o a inscrever-se num singular concurso de karaoke subordinado ao tema “Glórias do Nacional Cançonetismo”, onde tem a possibilidade de dar vida à figura do seu herói.
É no meio destas estranhas personagens que Jorge percebe que, afinal, não está só.
Este artigo tem mais de um ano
Sou o primeirooooooooooooooooooooooo… !! ^^
Muitos parabéns!! =)
O “Visto do céu” parece ser um bom filme…
Parabéns bronco!!! Com tanta pressa de comentar nem viste que o trailer do filme VISTO DO CÉU nem está incluido, apenas um link com erros!
Get a life!
lololol
Que artolas!
Denzel Washington = grande filme. Vou estar atento 🙂
x2 …
Qualquer filme que ele faça, é quase sempre garantido a qualidade.
American Gangster, Dejavú, Inside Man, Man on Fire, John Q, Training Day… sempre grandes filmes! 😉
Tem um pequeno erro no “VISTO DO CÉU”, o vídeo não está com o link válido… 😉
ainda ha jovens que não fazem mais nada na “vida” ao escreverem fui o primeiro…
cresce
… foi mau galera.
Eu estava pesquisando, justamente na hora que ele lançou o poste…
… não pude deixar de comentar isso!!
Mega abraços.
Não deixas de ser um tótó. “Primeiro”?
Queres comentar, comenta o post. Não comentes a ordem.
E é abraço. “Mega abraço”, nem quero saber o que isso é. Mas cheira-me a abraço de mais de 5 mins, ou seja, para um desconhecido, do mesmo sexo, “sounds quite gay.”
… ai ai ai ui ui.
Abraços.
Vocês são muita “chatos”! Deixem lá o pessoal comentar a ordem à vontade!
Eu vi o filme The Book of Eli no Fantas e até é fixe mas sinceramente tava à espera de mais. O fim poderia ser bem melhor.
wow, este filme que o denzel fez, pelo q li, parece promissor 🙂
espero vê-lo logo
pois…não se esqueçam que Gary Oldman é uma excelente mais valia em qualquer projecto ou não fosse ele o soberbo Sid Vicious em Sid & Nancy ou o inagualavel Conde Vlad Dracula em Bram Stocker’s Dracula só para dois pequenos exemplos de o talento excepcional de uma actor por muitas vezes esquecido e injustiçado só por isso vale já vale a pena ir ver o The Book of Elli…
E pa! O book de Eli e uma grande treta! Foi o 1o filme do Denzel que me desiludiu! Mas quem gosta do estilo de filmes “a la” Jean-Claude Vandamme ate que e capaz de gostar..
Tb li isso. Ainda não o vi, mas a crítica não é nada favorável. Até fiquei espantado de ver aqui pessoal a elogiar o filme. Suponho que sejam gostos.
Ainda não o vi, mas como anda “Hollywood” também não me espanta que seja uma tanga, embora o Denzel Washington costuma sempre escolher bons guiões…
Mas também vejo um bom exemplo do Nicolas Cage, que sempre fez grandes filmes como “Senhor da Guerra” e ultimamente tem feito cada tanga de filme que nem sei o que dizer…
Cinema no geral tem andado um bocado fantochada cheio de “sinistros” e “efeitos especial” ou seja, “pacotes” sem conteudo. (Obviamente não todos mas uma grande parte, e 2009 foi uma desgraça)
httpvh://www.youtube.com/watch?v=ikUWKi0W5_g
nao!!
mas sim:
https://www.youtube.com/watch?v=ikUWKi0W5_g
😉
Quero ver Denzel Washington! Sempre bons.
Assisti Echelon Conspiracy e gostei. Martin Shen, Shane West, Ed Burns e Wing Rhanmes.
“Max, um jovem engenheiro de computação, recebe um pacote com um celular de última geração e começa a receber msg estranhas e enigmáticas…” Divertido.
The book of Eli está me lembrando Mad Max…
Boas,
“O Livro de Eli” – 7/10
“Visto do Céu ” – 8/10