MovieSwap: compre um DVD e empreste-o via streaming
A prática de adquirir DVDs está cada vez mais em desuso mas, durante anos, foram muitos os que criaram verdadeiras bibliotecas de filmes e que agora não têm qualquer utilidade... Ou até poderão ter!
O projecto MovieSwap apresenta-se como uma solução que promete revolucionar o mundo do streaming de filmes e séries de forma simples e legal, combatendo, de certa forma, o mundo da pirataria, com os seus DVDs.
Se hoje serviços como o Netflix vieram revolucionar a forma como se vê televisão e como se consomem filmes e séries, a verdade é que há ainda alguma limitação de conteúdos, muito por culpa dos contratos com produtoras e distribuidoras de conteúdos.
Outros serviços, como o encerrado Wareztuga, vingam no mundo da Internet, mas o combate à pirataria online tem acabado com estes serviços, o que "obriga" os consumidores e perder tempo a procurar um novo serviço que os satisfaça.
MovieSwap surge como uma solução
Em fase de financiamento colectivo, através da plataforma de Kickstarter, o MovieSwap apresenta-se como um meio simples, legal e barato para ver qualquer filme ou série.
Este é um serviço que dispõe de um vasto catálogo de filmes e séries, onde não há contratos com produtoras nem com distribuidoras de conteúdos. Há sim toda uma comunidade de utilizadores, que para assistirem a um vídeo tem também que partilhar.
Compre um DVD e empreste-o via streaming
A ideia base é mais ou menos a mesma que acontecia na vida real durante os anos áureos dos leitores de DVD, quando cada família tinha um leitor de DVD, comprava os seus filmes, assistia e depois trocava DVDs com os amigos.
Aqui a partilha é feita com base na cloud, mas onde existem DVDs físicos para suportar essa partilha. Ou seja, a comunidade doa os seus DVDs ao provejo e estes filmes e séries são armazenadas num repositório de multimédia na cloud. Com os DVDs físicos em sua posse, o MovieSwap pode emprestar os vídeos que quiser, neste caso, via streaming.
Estes conteúdos poderão ser então vistos em qualquer dispositivo, entre tablets, smartphones e PCs, em qualquer lugar, contanto actualmente já com mais de 200 mil discos. Segundo os criadores do projecto, há ainda o intuito de poder transmitir estes conteúdos para TV através de um acessório HDMI, como o Chromecast, por exemplo.
Os investidores do projecto poderão financiá-lo com 5 euros (ou mais) ou com o envio de DVDs para adicionar ao catálogo, tendo regalias diferentes, dependendo do montante investido.
Quando estará disponível?
A data estimada para este serviço ficar disponível é em Agosto deste ano, mas até é possível que este seja um projecto que nunca passe disso mesmo. A indústria cinematográfica terá certamente uma palavra a dizer sobre este novo conceito de streaming.
Este artigo tem mais de um ano
lol isso é ilegal. Nao sei como o apresentam como sendo legal.
Porque dizes que é ilegal? A mim chateia-me quando vejo gente “É ilegal”
É ilegal porque razão? Sabes as leis do Pais? Ou pensas que é as leis de Portugal? Sabes se no pais onde este “movieswap” vai ser criado é ilegal ou legal? Não sabes.
Mas posso te dizer, que por exemplo ser ilegal no US não significa que seja ilegal em todo o lado, aprendam.. leiam sobre DMCA
https://pt.wikipedia.org/wiki/Digital_Millennium_Copyright_Act
Foi criado no US, os paises da Europa podem ignorar DMCA e até mesmo rejeitar-lo.. o DMCA só funciona nos Estados Unidos
Oh noob eu tambem sou anti-dmca, etc… mas não é isso que esta em causa.
É ilegal porque quando compras o DVD devias ler os avisos que lá tem e depois vais perceber!
Devia e dizes bem quase ninguem os lê, se todos tivessem lido não haveria filmes na Internet.. Wait.. ninguem quer saber dos avisos.. se alguem quisesse mesmo saber já não havia nada disso na Internet muito menos sites com isso..
I don’t care.. DMCA têm e deve de ser ignorado.. eu ignoro.. o vizinho também.. e mais palmo e meio de gente também ignora.
Lá porque tu ignoras os avisos, não significa que o Miguel esteja errado. Partilhar o conteúdo do DVD não é legal. Isto é um facto, não é uma opinião. A opinião acerca deste facto é conta de outro rosário.
Os dvds que comprámos não têm utilidade? Eu continuo a comprar, não tantos como antigamente porque já tenho a maioria das obras que gostaria de ter e passei a comprar blu-rays, apesar de não serem muitos, só os títulos que mais me chamam à atenção, visto que o meu leitor permite uma boa leitura dos dvds! Com esta história de streaming e treta do tipo, quando não há internet não há nada e ainda temos que pagar pelos serviços! Eu prefiro ter a obra comigo, tal como um bom livro, ou mesmo videojogo, vejo quando me dá na gana e da forma que entendo sem dar contas a ninguém! O que não invalida que use outras formas, mas de forma alguma as preferidas. Cada uma com a sua, é ridículo, hoje os computadores, sobretudo portáteis, virem sem uma drive de dvds, pior de blu-rays! Eu por mim mantenho-as e vejo muitas vezes amigos meus aflitos e eu na maior, posso ler cds, dvds, blu-rays, cartões, pens e sei lá que mais, é só escolher. A ideia de fabricarem e imporem equipamentos sem leitores de qualquer tipo, é vender serviços bem pagos, aonde somos um número para vender algo mais e sempre mais, sem grande retorno do que pagamos, somos apenas uma fonte de dinheiro para usufruir de coisas que já temos mas que de forma fútil, entendemos pagar novamente por elas. Não há dúvida alguns estão bem disciplinados e educados pelas grandes cooporações! Eles fazem o trabalho deles, o nosso é abrir os olhos!
Ninguem quer saber, hoje em dia ninguem quer ter um DVD em casa a ocupar espaço ou uma parteleira só com CDs de musica, as pessoas querem algo que seja revolucionário, que não ocupe espaço, que seja acessível em todo o lado, Smartphone.. tablet.. Televisão e Computador.
Ninguem quer andar com caixas de DVD para ir para a casa do amigo, enquanto um site de streaming é escolher e selecionar e já esta!
Não há cá dessas do “Não pode trazer são muitos” “Esqueci-me!” “o DVD está riscado”
Isso não é Future Proof.. Future Proof é o que existe hoje em dia Streaming! Onde podes descarregar ou ver online os teus filmes e series..
Queremos menos espaço em casa, preços mais justos.. promoções mais justas e agradáveis..
Enquanto tu andas com DVD a trás eu ando com um Smartphone ou um tablet ligo-me a Internet
acesso “Netflix.com” e vejo em qualquer lado em qualquer lugar
Só para que conste o Netflix não é o melhor de tudo o mundo, é obvio que não tem toda a coleção de filmes ou séries que gostariamos de ver, mas é um bom exemplo.
Não não têm utilidade, se têm é para ti.. para mim não tem.. nem para muita gente.. Pois se tivesse assim tanta utilidade ainda compravam muita gente, o que agora équase nulo.
E não é só o netflix.. o Spotify.. onde pagas uma quantia anual e podes ouvir as tuas músicas online em qualquer dispositivo.. e mesmo que te falte a internet tens a versão Offline!
Por tanto Mr.José ou a industria de Produtores de Cinema e Audiovisual ou se adapta a realidade, ou morre na realidade.. É assim.. Temos pena..
Eu prefiro Streaming, pago uma quantidade anual faço os downloads para ver offline e/ou vejo directamente Online sem qualquer complicação.
Meu caro, não levo os meus dvds a casa dos amigos, pois quando vou lá é para falar e estar com eles. Nunca deu grande resultado ver filmes assim, estamos sempre a ser interrompidos e, francamente, eu que adoro tecnologia, vejo e ouço muito melhor em minha casa com a minha família. A maior parte do meus amigos não investem o que eu invisto e já investi, nem sequer percebem alguma coisas do que faço com ela. Nem sabem usar um pen no Tv e ainda menos, o que é DLNA, ou MIRACAST entre outros. Tendo muitos, telefones topo de gama entre as muitas funções destes, não sabem sequer projectar no tv as suas fotos ou filmes! No meu caso, todos! Nem sequer sabem distinguir um bom som estéreo de qualidade, de um 5.1, ou no meu caso 7.2, por exemplo. Nem compreendem porque ouço música em estéreo e filmes preferencialmente em modo multicanal (sou grande apreciador de eventos como o AudioShow, que aconteceu no mês passado). Se há quem apelide de “bom som”, esse som de penico que é o MP3 acabo de imediato a conversa, é que nem vale a pena pensar sequer sobre o assunto, que fiquem lá com isso. Gosto de ouvir música e não ruído aldrabado. Sou muito mais exigente com o som, que com a imagem mas creio estar mesmo assim, bem servido, pois DVD é a qualidade mínima e mesmo assim é escalada para lata definição. Há muito que deixei de emprestar, livros, filmes e jogos, as pessoas raramente os devolvem e quando devolvem vêm em más condições e não estou para perder como já aconteceu obras que nunca mais são editadas. Os dvd, e blu-rays, discos (cd ou vinil) ocupam espaço, sem dúvida, tal como os livros (não compra livros???) e, não é por isso que vou deixar de os comprar! Compro todos meses, por razões académicas ou não, mais de 5/6 livros e estes ocupam o espaço de vários dvds por exemplo. Para manter o vício tenho que preparar o espaço, tenho estantes cheias é um facto. Também tenho o prazer, reconheço, em ir buscar algo que me apetece ver quando muito bem me dá na gana sem ter que dar explicações a ninguém, adoro ver estantes cheias, ao contrário de espaços estéreis. Garanto-lhe que tenho um telemóvel muito bom, como cá em casa há android, Ipad, um Surface. Garanto-lhe que sei tirar partido deles – o que seria paradoxal gostar tanto de tecnologia e não saber usa-la! Nunca ando, pelas razões apontadas com um dvd atrás, caso necessite basta-me fazer um ficheiro ISO do mesmo e ver ou ouvir o que quero em pleno, tal como gosto, uso em pleno a tecnologia não me prendo a um formato nem a uma só forma de a utilizar. Ultimamente como disse, compro mais blu-ray. A informação está em todo o lado, agora depende do que queremos fazer com ela, oferta é maior, deve ser maior, e não fiar-me apenas num serviço, pago, não me interessa, como não me interessa a qualidade oferecida pelo Spotify p.e., apesar de o ter instalado em todo lado, desde as consolas (tenho todas X-Box e PlayStation)) até ao meu receptor HIFI! Não me agrada a qualidade e cansa depressa. Há formatos digitais muito superiores oferecidos pela LINN, ou HDtracks. E quando ao vídeo, tente lá ver informação extra! É que para mim, quando gosto de uma obra, esse gosto não acaba apenas no seu visionamento, continua. Porque a pensar assim, jamais conseguirá apreciar em pleno uma obra como Casablanca, Citizen Kane, entre muitas outras, vê e acabou-se. Pior, como sei que jamais teria prazer a ler uma obra como a “Ilíada” ou “Eneida” ou apreciar uma opera como AIDA, CARMEN, ou Pink Floyd ou mesmo MUSE, ou obras de Beethoven, Mozart Vivaldi, Tchaikovsky, Miles Davis ou vozes com as Nina Simone, Ella Fitzgerald entre outras (apenas exemplos). Pena, por causa de mentalidades como essa, as edições que hoje saem, cada vez mais, chegam às nossas mãos mais pobres sem informação alguma, nem um folheto informativo sequer. É a arte descartável. Para mim não é assim uma escultura de Michelangelo, ou Fidias, que 3000 anos depois é, sempre magnífica e é de pedra, não dá para pôr no telefone, nem digitalizar a não ser a sua foto .
Nota final: nada tenho a ver com os “senhores” das industrias, nem sequer suporto essa gente. Falo de gosta pela arte, qualidade e facilidade, o que pode divergir do seu ponto de vista.
tchiii exagerei, peço desculpa!
Fala por ti. Quem gosta de musica compra o CD, mesmo que não o oiça. Pela artwork, para ajudar os artistas, etc…
DVDs é importante para quem gosta de aprender linguas por ter várias linguas e legendas. E para quem gosta de qualidade pois ver no pc ou tablet não é o mesmo que ver na televisão com todos os outros.
Por isso falhado, fala por ti, e nao pelos outros.
Eu falei por mim e pela maioria comprar um CD não vai ajudar os artistas e depois quando se vê o seu nome “Vera” não seria de estranhar, busque um pouco de informação, e de estudos recentes onde indicam que a grande maioria das pessoas não quer CD/DVD porque acha inútil e porque prefere ter mais espaço em casa do que guardar uma cave cheia de DVD,CDs..
Leia estudos, leia artigos e logo vai saber, mas como é claro antes de falar, uma grande maioria das pessoas agora usa Spotify ou até mesmo o Youtube para ouvir música, com as playlists, não é por comprares um CD que vais ajudar um cantor.. para que saibas grande parte do dinheiro ao comprares o CD vai para a editora, e posteriormente é negociado com o cantor e/ou actor o salário a ser pago.. ou achas que são os cantores que metem os CD’s a venda no mercado? Se assim fosse não precisaríamos de editoras.. era só por a venda e já está..
“DVDs é importante para quem gosta de aprender linguas por ter várias línguas e legendas. ”
Laughs Laughs.. desde quando é preciso um DVD para aprender línguas ou ter várias línguas e legendas? Que eu saiba os serviços de Streaming já fornecem legendas em alguns casos depende da origem do site e da sua qualidade, mas a grande maioria possui legendas pode é não ser da sua região
É ai que eu logo vi como não sabe de nada.. contrariou por contrariar ou seja não sabe.. antes de falar pesquisa, pois essa parte foi a que mais me fez rir..
Ou seja só com DVD podes ver legenda? Essa é boa
E depois quer que eu lhe leve a sério “Fala por ti e não pelos outros”
Então eu recomendo-lhe “Lê por ti, e não esperes que os outros te digam.”
Concordo contigo na ajuda aos nossos favoritos da música e da sétima arte – eu faço isso -, mas a partir daí só disseste babuseira, desculpa que te diga. Via streaming podes ter várias línguas e várias legendas, não é preciso o DVD, e podes assistir perfeitamente bem na TV aos filmes via streaming – o que não falta são soluções no mercado para isso mesmo!
Quero ver como se vai processar todo o tema quando saia ao mercado. Quanto tempo vão demorar os estudios a actuar e como o sistema realmente vai funcionar.
O mais certo é nem ir para a frente.
Pelo que eu saiba, a cópia de DVDs somente é legal para fins de backup. Da forma como foi descrito, o backup seria usado para reprodução, mas até aí tudo bem.
Agora, a questão mais polêmica é que quando se emprestava o DVD físico, apenas uma pessoa podia assistir o filme. Com o serviço de streaming haveria muitos usuários assistindo ao mesmo “DVD” ao mesmo tempo. É totalmente diferente da troca/empréstimo de DVDs que ocorria há tempos.
Outra questão é que quase ninguém compra DVD/Bluray atualmente. Logo, em alguns poucos anos, com o futuro fim da mídia física, o serviço ficará sem os filmes mais novos.
Não tem jeito, a indústria cinematográfica tem que se reinventar para combater a pirataria e se contentar em ter um lucro menor com a venda de discos.
Acredito que o lucro com bilhetes de cinema não vá diminuir, pois a experiência do cinema não pode ser conseguida em casa.
O jeito é incluir os filmes no Netflix e outros serviços logo que encerrar a exibição nos cinemas, junto com as vendas do blurays. A pirataria fica mais intensa quando se vendem os BD, que são ripados… eu pelo menos nunca baixo um filme que não esteja em 1080.
Por fim, temos que atualmente nos filmes e séries há mais propaganda aparecendo nas cenas. Aquela série do Arqueiro Verde faz propaganda a balde da MS, e isso gera lucro.
O problema é esse, é que só é permitida a cópia privada e, e facto se lermos os aviso nem emprestar permitido, o que só pode ser anedota. Será engraçado uma “partilha” deste tipo, as ditas “associações de direitos irão atirar-se a isto como lobos”. Ninguém compra “média”? Acima indiquei que continuo a comprar, o que não compro é tanto, visto que, já tenho muitas das obras que pretendia. Nem irei comprar em blu-ray visto que o leitor faz escalonamento, e para o meu televisor 40 polegadas serve muito bem a qualidade oferecida, mesmo que não seja idêntica à de um blu-ray, é perfeitamente aceitável. Obviamente eu e muito como eu comprarão menos, e apenas as novidades! Nessas, como sabemos, há cada vez menos qualidade, não são poucas as vezes que me vejo à procura de um titulo antigo. Pouco ou nada do que hoje sai, vale a pena. Assim em vez de comprar uns 50/60 dvds ou blu-ray por ano, comprarei uns 10, 15 no máximo. fenómeno que muitos “estudos” se esquecem de mencionar! Ninguém vai comprar duas vezes, como antigamente não se comprava, duas vezes o mesmo disco de vinil nem o mesmo livro, a não ser para oferta! Mais filmes há que tenho ainda em VHS, muitos desses de facto voltei a comprar em dvd, mas já não irei gastar mais dinheiro com eles, visto que este formato, pelas razões apontadas serve muito bem. Agora avaliem o investimento, em alturas de crise feito em serviços de assinatura, anualmente quem os subscreve, gasta perto de 100€, ora eu prefiro ter o original na minha prateleira e gastar o dinheiro apenas quando me convém, já estou farto de assinaturas e compromissos que de facto não me dão grande retorno, para isso mais vale ir a cinema, pelo menos passeia-se.
Claro que é ilegal. Basta ver o que diz no dvd quando se compra. Não se pode emprestar ou passar em locais públicos sem licença previa…
Isso é treta, tu compras podes emprestar.. eu empresto.. vão fazer o que? espiar-me? Deter-me? Por emprestar? Não me parece..
Pode se emprestar sim, até existe lojas que trocam por outros.
Emprestar a uma pessoa, podes. Apresentar em locais públicos, aí sim, não podes.