Adobe Photoshop CC – “Uma nuvem de oportunidades”
Por Eng. Paulo Valbom para o Pplware
Depois de muita expectativa, a nova versão do Adobe Photoshop foi finalmente lançada. Todos sabemos que a Adobe tem por hábito surpreender-nos com uma boa dose de inovação, e neste campo o Photoshop CC tem como grande novidade fazer parte do Creative Cloud.
A Creative Cloud reúne num só lugar tudo o que precisamos para criar os nossos trabalhos. Com uma associação simples, podemos ter acesso às versões mais recentes de todas as aplicações de desktop da Adobe para criação profissional, como o Photoshop, o Illustrator e muito mais, além de novos recursos e atualizações assim que elas são lançadas. Os recursos de armazenamento na nuvem e sincronização de ficheiros, permitem partilhar ideias e aceder aos ficheiros em qualquer lugar, até mesmo em dispositivos móveis.
Algumas das principais novidades do Adobe Photoshop CC são:
- Nitidez inteligente (Smart Sharpen) - Nova aplicação inteligente de nitidez que analisa imagens para aumentar a claridade e reduzir ruídos e halos, permitindo que você faça ajustes para obter resultados de aparência natural e alta qualidade.
- Aumento de imagens inteligente - Com o aumento inteligente de resolução, a Adobe diz que os utilizadores serão capazes de aumentar o tamanho de uma imagem e o novo aumento de resolução preserva os detalhes e a nitidez sem introduzir ruídos.
- Adobe Camera Raw 8 - Aplique edições do Camera Raw como filtro em qualquer camada ou ficheiro do Photoshop e em seguida, melhore-as da maneira que desejar. Com novo Adobe Camera Raw 8, temos maneiras mais precisas de recuperar imagens e corrigir distorções de perspectiva.
- Redução de trepidação da câmara que é um recurso que ajuda a reduzir o desfoque do movimento nas imagens. Não importa se o desfoque foi causado pela lenta velocidade do obturador ou por um longo comprimento focal, a redução de trepidação da câmara analisa sua trajetória e ajuda a restaurar a nitidez.
- Edição direta e arredondamento de Retângulos - Dentre os benefícios que as novas ferramentas do Photoshop CC vão trazer está a possibilidade de edição de retângulos arredondados. Recurso esperado pelos profissionais, será possível agora fazer edições e redimensionamentos antes e depois de criar as formas. É possível ajustar dimensões, o posicionamento e os raios dos cantos de um retângulo ou retângulo arredondado depois de ter sido desenhado. Cada canto pode ser ajustado individualmente, e os ajustes podem ser feitos simultaneamente nos retângulos em várias camadas.
- Código CSS - Photoshop agora também permite gerar código CSS para elementos de design específicos para copiar e colar no editor web.
- Importação de cores de ficheiros da Web onde importaremos amostras de cores diretamente de arquivos HTML, CSS ou SVG e combinando com os esquemas de cores do conteúdo da Web.
- Melhorias em estilos de tipo podendo inclusive com apenas um clique definir estilos de tipo a serem usados em todos os documentos do Photoshop.
- Pintura 3D melhorada - Melhoria na pintura em 3D com visualizações ao vivo estão 100 vezes mais rápidas. O Photoshop CC apresenta vários aprimoramentos que permitem pintar modelos 3D com melhor controle e mais precisão. Ao pintar no modo padrão Pintura 3D ao vivo, é possível ver as pinceladas a serem atualizadas em tempo real na visualização do modelo 3D e na visualização de textura. O modo Pintura 3D ao vivo também oferece aprimoramentos significativos de desempenho e minimiza a distorção.
Além da Pintura 3D ao vivo, o Photoshop CC apresenta as seguintes melhorias na funcionalidade da pintura 3D
- Ao escolher diferentes tipos de textura para pintura, é possível ver a pintura pretendida na visualização do modelo 3D e da textura pretendida.
- É possível escolher pintar os objetos 3D no modo apagado. Este modo ignora qualquer iluminação na cena e envolve dados brutos de textura do tipo apropriado ao redor dos objetos 3D. Pintar no modo apagado permite pintar sem sombras e com maior precisão das cores.
Este artigo tem mais de um ano
A ideia da CC é boa, mas a Adobe podia imitar a Microsoft neste campo e continuar a disponibilizar a versão física do software.
Existir só a versão em cloud parece excelente ao início, mas a Adobe só está a pensar no utilizador profissional/empresarial, se não vejamos:
Quem paga a licença/aluguer do software vai ter de o pagar sempre, porque a partir do momento que o deixe de fazer vai deixar de editar o seu trabalho já feito anteriormente – se não pagar, não pode editar.
O facto de termos de transferir o software na totalidade na mesma também torna esta decisão ainda mais incompreensível de não disponibilizar suporte físico.
Boa jogada egoísta da Adobe (que já nos tem habituado a isto versões novas a saírem todos os anos e nem sempre com tantas inovações que justifiquem o preço abusivo das licenças).
que sentido faz não teres o photoshop sem ser para uso profissional?
eu acho que eles se estão a tentar proteger da pirataria, porque sem ser para uso profissional temos outras bem mais em conta ou então gratuitas…
E se for um profissional que nem trabalhe intensivamente com o Ps, Ai ou In mas que precisa volta e meia de algum? Um profissional que até agora saltava as versões .5, .x, porque não compensava o custo.
Com isto vai aumentar a sua despesa.
quem compra adobe, trabalha a grande, não faz só trabalho de vez em quando, apesar de que nem acho que seja caro o photoshop
http://www.kuantokusta.pt/1/227051/Adobe-Photoshop-CS6-Win-PT-65158251
http://www.kuantokusta.pt/1/230140/Adobe-Illustrator-CS6-Full-1-User-DVD-65165605
ou então usas o corel que e mais barato, e serve muito bem para quem usa de vez em quando,
Corel Paintshop Pro
http://www.kuantokusta.pt/1/230162/Corel-Paintshop-Pro-X4-Full-1-User-DV-PSPX4IEMB
Corel Graphic Suite X6
http://www.kuantokusta.pt/1/220139/Corel-Graphic-Suite-X6-UPG-PT-CDGSX6ESBPHBBUGEU
A sua noção da realidade não corresponde as factos. Eu tenho o CS6, mas não trabalho só com CS, uso outras ferramentas.
Não falo paginação regularmente, nem ilustrações, nem edito imagens com tanta regularidade como isso. No entanto, a minha empresa comprou-me a licença do CS6.
Se continua com dúvidas, pesquise em fóruns internacionais de design, qual a opinião de muitos acerca deste CC.
Faços uns trabalhos de vez em quando e necessito do photoshop… a pagar licença mensal dificilmente algum dia comprarei uma licença…
Quando o Sérgio falou em aplicações em conta ou gratuitas indique-me quais, se faz favor!
As que conheço é o gimp (não me entendo com ele e julgo que ainda está muito longe do photoshop) e o corel…
abraço e obrigado!
O Gimp é, quanto a mim, o melhor software de edição/criação de imagem digital – é grátis e faz tudo o que o PS faz no que toca a uso em ambiente RGB.
No entanto, o Gimp tem um problema, ou melhor, dois problemas: Não tem licença para uso de Pantones e não trabalha em sistema CMYK, isto inviabiliza o seu uso a nível profissional destinado a impressão em gráfica.
No entanto, para um software grátis melhor não há, o PS até foi buscar algumas ideias ao Gimp.
Sinceramente tenho o cs6 instalado e nem o básico percebo, tenho de ter umas formações!
O objectivo do Photoshop CC é mesmo o de obrigar todos a pagar todos os meses/anos.
Adobe estava farta das pessoas que compram o software e deixem de aportar dinheiro durante 5 ou 10 anos.
Uma decisão totalmente comercial.
Nao uso Photoshop embora tenha uma certa vontade de testar desde que lancaram a versao cc, embora tenha receio de ser mais do mesmo um software menos pratico ou simples de trabalhar comparado com adobe Fireworks que infelizmente esta empresa simples mente matou a sua evoluçao para desagrado e tristeza minha pois sou mais e muito mais adobe fireworks user embora nao me considere profissional pois nao tive um nivel elevado de formaçao adobe fireworks mas ele conquistou-me e sou um lover do Adobe Firewoks e quem tira ele, tira me tudo a nivel de conhecimento a nivel ediçao, criaçao e desemvolvimento, embora tenha bichinho algo timido de tentar photoshop pois reconheco potencialidades, tenho medo de esbarrar na falta de conhecimento do software, embora haja tutorais, embora haja algumas partes parecidas com Adobe Fireworks muita gente se queixa da dificuldade na transiçao de softwares, e eu nao sou execepçao.
Não tarda muito que não saia uma maneira da CC ser Crakada, mas compreende se que eles façam isto, alias eles perdem bastante dinheiro com a pirataria todos os dias, mas por outro lado se baixassem o preço as licenças ganhavam muito mais…
deviam fazer preços especiais era para PME e Estudantes. isso sim.