A aposta da Volkswagen nos veículos elétricos já começou. A marca tem já propostas apresentadas e prontas a chegar ao mercado. Ainda assim tem um longo caminho a percorrer para ser 100% elétrica.
No entanto, a marca parece apostada em fazer uma conversão completa, e muito em breve. Um novo passo parece ter sido dado pela marca, agora que anunciou uma nova meta. As suas equipas de fábrica vão abandonar motores de combustão e focar-se nos elétricos.
Competição da Volkswagen largam motores de combustão
Há uma clara tendência do mercado em adotar carros elétricos. As marcas apostam cada vez mais nestas plataformas, com novas propostas a surgir com um ritmo elevado. Querem conquistar o seu espaço num mercado que está claramente a ganhar peso.
A Volkswagen não é estranha a esta nova área e tem já no seu catálogo algumas propostas. Com o ID.3 a marca alemã mostrou a plataforma onde irá desenvolver todos os seus carros e evoluir com outras propostas.
Para mostrar o seu empenho, a Volkswagen resolveu agora tomar uma decisão radical. As equipas de fábrica da marca vão mudar radicalmente e vão abandonar os motores de combustão, focando-se apenas nas motorizações elétricas.
Todas as propostas vão passar a ser elétricos
Esta mudança deverá entrar em ação já no início do próximo ano, com todos os atuais carros de competição a deixarem de ser produzidos. As novas propostas vão basear-se na plataforma MEB, com o ID.R a ser a mais clara proposta da marca.
No entanto, esta mudança não será global. A Volkswagen vai continuar a produzir carros tradicionais para as equipas de competição privadas. Os seus atuais carros vão ser as propostas que posteriormente poderão ser compradas.
Esta é uma mudança radical para a Volkswagen. Depois de muitos anos a criar carros de competição baseados nas suas plataformas com motores de combustão, é hora de mudar. Os elétricos vão ser a alternativa no futuro e a marca alemã quer sobretudo estar já presente neste novo nível de competição.