Via Verde vai ficar ainda mais cara! Saiba quanto…
A Via Verde é o sistema de portagens eletrónicas usado em Portugal e uma das principais invenções nacionais. A partir de 2025, a Via Verde vai ter aumentos nos preços nas modalidades “Mobilidade” e “Mobilidade Leve”.
Novos preços para a Via Verde
A Via Verde é um sistema de cobrança eletrónica de portagens em Portugal, criado para facilitar a passagem pelos pórticos de autoestradas e outras infraestruturas que utilizam portagens.
De acordo com as informações mais recentes, em 2025, as mensalidades das modalidades “Mobilidade” e “Mobilidade Leve” vão mudar segundo a nova tabela disponível online aqui.
A Via Verde Mobilidade passa para 1,75 euros por mês, ou 1,25 euros caso opte pelo extrato eletrónico. Se o pagamento for anual o valor passa para 20,49 euros ou então, caso receba o extrato por via digital, passa para 14,49 euros.
No caso da Mobilidade Leve, o valor mensal passa para 2,09 euros ou então 1,59 com desconto promocional com extrato eletrónico.
A modalidade de subscrição “Via Verde Autoestrada” custará em 2025 12,25€ ou 6,25 com desconto.
No que se refere à modalidade de compra do identificador, os preços mantêm-se: 45 euros ou 37,5 euros com desconto promocional por adesão ao extrato eletrónico.
a via verde é mais uma empresa que precisa de concorrência para, de uma vez por todas (isto porque eles ganham muito dinheiro com a “eliminação” dos portageiros) baixem os preços
Tens ideia que quanto dinheiro custam as maquinas automáticas mais a sua manutenção ?
Rui, então concorda que eu tenho que pagar para pagar. Sem mais nenhuma vantagem.
não tenho ideia do valor mas tenho quase a certeza que é menos do que o custo com dezenas de portageiros e também que não deve ser a aquisição e/ou a manutenção de equipamentos a estar na origem destes aumentos
Que mania que a malta tem de confundir a estrada da Beira com a beira da estrada.
O method the pagamento da portagem está mais que fechado, já tens cada vez menos pessoas nos porticos e sim metodos automaticos.
Duvido que o custo esteja a ser influenciado por isso, mas sim por aumentos de custos indiretos…
viajando frequentemente por essa europa fora, encontro sempre portageiros sobretudo nas vias com muitos automóveis (segundo os estudos feitos pelos “entendidos”, o pagamento automático é mais demorado do que o manual) … que custos indirectos ?
Eu ainda tenho o aparelho comprado na altura custou-me 20€ e vou mantê-lo até dar mas só por curiosidade alguém sabe o que acontece se passar sempre na via verde sem aparelho ?
tiram uma foto e existe validação manual da matricula, se tiver contrato associado é debitado o valor, se não tiver contrato associado vai para o departamento de cobranças que articula com a AT a cobrança da divida.
se as passagens forem repetidas sem aparelho chegam a um ponto que ficas taggado numa blacklist, 1º recebes notificação na app e email a dizer para corrigires o problema com identificador e depois recebes carta em casa a dizer que te vão suspender o contrato caso não regularizes o problema do identificador no prazo de 1 mês
para mais informações ligue o apoio da via verde 😀
multado, pelo que sei…as sirenes devem disparar pelo menos…
Tenho o meu e já troquei 2x de pilhas e continua a bombar. Se ficares sem via verde nas scuts mandam a conta para a tua casa porque a matricula esta associada à tua via verde mesmo sem pilhas
Penso que pagas o valor total dessa autoestrada.
Descontam-te o valor à mesma… Tenho o da mota em casa (mas tb raramente uso pq quase nem compensa na modalidade leve), e o do carro nem sei dele, é os antigos, (comprado em 2001), à uns anos que passa amarelo, ja recebi varios emails para ir analisar, é para dizerem que tenho de comprar um novo, e vão sempre à conta buscar o valor, o sistema lê a matricula, vê que ha VV associada, e descontam. É o mesmo daqueles que replicam matriculas de outros, e andam a passar nas vias verdes.
até ao passado mês de julho dispus de um dispositivo oferecido (sim oferecido) pela brisa em 1998, contudo, e devido às mudanças tecnológicas dos actuais pórticos, tive de me desfazer dele … fui obrigado a isso após receber uma coima da at visto, durante vários meses ter visto o semáforo “amarelo” e ignorado e-mail’s, sms’s e cartas enviadas pela via verde …
Eu baixei a minha para a modalidade que só se paga quando se usa.
Nas autoestradas normais, paro e pago. Simplesmente se usar SCUT é que uso o identificador.
Não ando para pagar um sistema que simplesmente só serve para pagar outro e com zero vantagens.
Deves viver na aldeia, por aqui uso autoestrada quase todos os dias, ponte todos os fins-de-semana, estacionamento quase todos os dias, abastecimento sempre que abasteço em estações de serviço e volta e meia barco para ir passear a para troia ou comporta, e só não uso para ir comer um gelado ao Mac drive porque já acabaram com a via verde nos macs
Ainda não há DIGI nas portagens?
Boas, mas já se pode comprar o identificador? Obrigado.
Sempre tiveste essa opção
Porreiro era surgir uma digi das autoestradas
As concessões são concurso público, tens várias concessionárias, nenhuma é melhor que a brisa. Via verde é um serviço comprado pelas outras concessionárias, até outros países têm via verde
Já estava caríssima e ainda vão meter mais cara? Devia haver um boicote por parte dos automobilista durante uma semana à via verde e eles viam o que era bom para a tosse, com autoestradas completamente bloqueadas e cheias de filas! Aí viam o que é perder dinheiro! Os utentes já estão a fazer um favor à Brisa por usarem a Via Verde, e esta ainda aumenta o preço, pelo favor que os automobilistas lhe estão a fazer? É preciso mais Digi´s em Portugal, urgentemente!