Veículos elétricos: Uso de AVAC com o frio influencia negativamente a autonomia
Os veículos elétricos têm inúmeras vantagens, mas há também algumas desvantagens. Sabia que com o frio as baterias perdem capacidade? É verdade! Tal acontece nos mais diversos equipamentos eletrónicos e é também um problema nos veículos elétricos.
A Associação Automóvel dos Estados Unidos (AAA) realizou recentemente um estudo onde analisou o impacto nas baterias de cinco veículos elétricos. Conheça os resultados.
De acordo com a investigação da AAA, quando a temperatura desce para os 20º Fahrenheit (cerca de -6,7 graus Celsius) e o condutor usa o sistema de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) para aquecer o interior do veículo, este perde em média 41% da autonomia.
O frio não é o único fator que pode influenciar a autonomia da bateria. A investigação da AAA também descobriu que quando as temperaturas externas aquecem até 95 ° F (35ºC) e o ar-condicionado é usado dentro do veículo, a autonomia diminui cerca de 17%.
BMW i3s, Chevrolet Bolt, Nissan Leaf, Tesla Model S 75D e Volkswagen e-Golf foram os cinco carros elétricos escolhidos pela AAA para avaliar o comportamento da bateria ao frio e ao calor.
Como se pode ver, o BMW i3s perde cerca de 50% da autonomia com o frio (AVAC ON) e 21% com calor (AVAC ON). Resultados idênticos foram registados para o Chevrolet Bolt com perdas de 46% com o frio (AVAC ON) e 19% com calor (AVAC ON).
No caso do Nissan Leaf, este foi o que obteve melhores resultados com perdas de autonomia de 31% e 12% para -6,7ºC e 35ºC, respetivamente. O Tesla Model S 75D registou perdas de 38% e 16% e o Volkswagen e-Golf 37% e 18% para -6,7ºC e 35ºC, respetivamente.
Este artigo tem mais de um ano
Já por isso é que muitos fabricantes (exemplo Tesla) aquecem e arrefecem a bateria activamente. E por isso é que já existem teslas com quase 1milhao de kms e ainda prontos para as curvas
e tambem há donos de teslas a queixarem-se que com o frio as portas não abrem…. é tudo relativo
Sim por isso é que ficou no meio da tabela. E aquele que lida melhor com o frio é o Nissan.
o que é estranho porque pelo que soube o actual leaf não tem climatização de bateria… Não me parece que ja seja o último que saiu (o 3).
Ora viva
Aquecer ou arrefecer activamente as baterias é preciso energia, onde a vão buscar? Só pode ser à bateria… que chatice ainda mais diminuída fica a autonomia.
E o estudo é sobre a utilização do aquecimento/arrefecimento dos carros e não da temperatura da bateria. Todos gostamos de usar o AC do pópó quando está frio ou calor e todos sabemos que isso faz subir o consumo…
Carros com 1 milhão de kms só os táxis em Portugal, lá fora não há disso.
Gostava de ver um com um milhão
Gostava de ver um com um milhão
Ca confusao que prai vai!
O estudo fala sobre o aquecimento do interior da viatura….totalmente diferente de aquecimento o arrefecimento da bateria
Alias para baterias ao dia de hoje so existe o arrefecimento (pois o calor tem um impacto muito maior que o frio na bateria, so abaixo de -30ºC tem impacto o que é raro o sitio onde essas temepraturas se fazem registar)
O nissan n tem arrefecimento das baterias, so a nova tem fluxo de ar….os proximos zoe e nissan vao ter arrefecimento com liquido de refrigeracao tanto para os electricos como para os hibridos
Sim! Aquecer a bateria resolve o problema por completo.
O carro aquece a bateria no inverno usando energia do…. Da…..de… Pronto, não interessa pois de certeza que não é usada energia da bateria para manter a temperatura da bateria. Sendo a Tesla deve ser para aí magia ou fusão a frio…
Estranho é que o único modelo que apenas usa aquecimento/arrefecimento passivo da bateria foi o que menos autonomia perdeu……
(Alguém que tenha paciência que explique física simples ao pessoal que faz os comentários pois eu não me apetece)
Os fabricantes não são estúpidos. Só aquecem/arrefecem a bateria se virem que o ganho de autonomia no procedimento é superior à perda de energia nesse aquecimento.
Quanto ao Nissan Leaf, acredito que tenha a ver com a química das baterias deles, que é manifestamente diferente da dos teslas, por exemplo. Em todo o caso o grande problema do Leaf (e falo porque tenho um) é precisamente o facto de não ter TMS.
Mas quem aquece a bateria??? Os principais vendedores de electricos no mercado (Nissan e Renault) com baterias la LG Chem ou AESC ou DACCU nao tem aquecimento da bateria…ponto
O arrefecimento nem todas as baterias tem e atualmente é com ar, atraves de GMV ou circulacao do carro (depende se esta a carregar ou nao)
Estás a confundir autonomia com durabilidade…. Não tem nada a ver uma coisa com a outra… Falaste de durabilidade e o artigo fala de autonomia.
Mas força, compra um eléctrico para andar na cidade às voltas. E depois um de combustão para fazer 400km numa velocidade decente.
Mais um motivo para deixar estes meninos (carros eléctricos) marinar mais uns 10 anos, pelo menos, antes de sequer se pensar em investir.
A implementação deles agora, foi claramente algo feito em cima do joelho por causa de interesses e cheiro a dinheiro. Apenas e só. Ainda há muitos e muitos problemas por resolver.
Também já tive e continuo a ter em parte essa opinião. Mas se não se começar a ter mercado é evoluir então não se investiga…
Ainda assim, acho que, ou se evolui para fontes de energia que permitam produzir mais ou não vamos lá…
Quem não pode investir num eléctrico sim, deve aguardar mais alguns anos.
Quem pode investir num eléctrico sim, já pode comprar hoje um eléctrico com autonomia mais que suficiente para a maioria das deslocações diárias.
Sim, ainda há muitos problemas para resolver. Mas se ninguém apostar nestas tecnologias e ninguém apresentar modelos que funcionem, ainda que com alguns problemas e/ou limitações como é que se financia o desenvolvimento de novas alternativas aos combustíveis fósseis?
Os carros com motores de combustão interna demoraram décadas (pode até dizer-se mais de um século) a chegar ao ponto em que estão. Começaram por ser caros, inseguros e vistos apenas como brinquedos para pessoas ricas (paralelismo estranho!). Mas os eléctricos têm que aparecer de um dia para o outro, prontos para o mercado generalista e global, sem problemas e ainda mais baratos e seguros do que os de combustão interna? Não é de um dia para o outro, mas a meu ver estamos a caminhar a passos largos para esse futuro.
Aguarde quem não pode. Quem pode que avance …quanto mais depressa melhor.
O texto conclui que as baterias perdem autonomia com o frio e o calor.
Contudo depois os testes são feitos com o ar condicionado ligado, assim fica-se sem saber se a perda de autonomia tem a ver com o frio ou com o ar condicionado. A té um carro a combustão perde autonomia com o ar condicionado ligado!
De todo o modo este texto fez-me lembrar um aspeto. Qualquer carro a combustão tem capacidade para aquecer um pouco o habitáculo sem o uso de ar condicionado, os elétricos não, pelo que tem de utilizar mais ar condicionado no inverno.
Verdade… E é uma invenção com mais de 160 anos que provavelmente vai acabar na gaveta outra vez…
Muita euforia com os tais carros elétricos e pouca avaliação do contra.
Realmente, pouca avaliação do contra de ter poupado quase 4mil euros em gasóleo, no último ano… É chato. Para as gasolineiras.
Então? Compraste um elétrico a custo 0? Caso contrário ainda não poupaste nada
Nop, comprei dois. Um por 10mil (100-120km de autonomia), outro por 25mil (220-270 de autonomia). E ainda deduzo o IVA dele, não pago IUC, o preço das revisões são uma comédia…
E a parte melhor? Com os 50% de impostos que tu pagaste sobre o gasóleo, eu ando aí a carregar à borla e a fazer viagens a custo 0. Realmente… Há bastantes contras nos elétricos. Para ti 🙂
Desde os primeiros veículos completamente electricos e condução autónoma que começaram a ser instalados em algumas unidades industriais portuguesas os (LGVs),a partir do ano 1994 ,passando pelos primeiros trezentos carros electricos PEUGEOUT lançados em Paris em 1995,tecnologicamente a evolução foi grande.Terá que se evoluir muito mais para que se possa afirmar que é barato e bom.
Nem toda a gente tem uma empresa para fazer a dedução do IVA… Quanto ao preço das revisões é relativo porque so não mudas oleo, filtro de oleo e de ar. Tudo o resto é igual… (revisões periodicas). Continuas a ter travões, transmissões, casquilhos, suspensoes, filtro de habitáculo, carregamento de AC’s… etc…
Luis….nao tens filtro de combustivel nao tens filtro de oleo nao tens oleo nao tens filtro de ar…so nisso ja esta menos que a metade do valor
Se tiveres a sorte de ter um VE com travagem activa ainda poupas mais nas pastilhas….n tem comparacao o preco de revisao de VE com ICE
Luís diz-me onde fazes uma revisão de um ICE de 30 em 30 mil e pagas 80€. Na marca.
As vezes o barato sai caro.
Quanto é que te custou o carro eléctrico?
Já perguntei e pergunto de novo! Quais são essas supostas inúmeras vantagens? Demora horas para carregar uma bateria, a autonomia dos elétricos é bem inferior a dos a combustão! O preço é absurdo!
Pra quem vai para o trabalho até compensa, mas quem anda muito… é um tiro no pé!
Eu faço 200km com ele duas vezes por semana, sem problemas. Demora horas a carregar, sim: aquelas em que estou a dormir (cerca de 8h). Quando chego de manhã tenho novamente 240km para usar, pelo menos.
Custou-me 25mil, ou seja o mesmo do que um carro qualquer da mesma gama de equipamento (câmaras 360°, navegação, propilot, etc).
Mas eu continuo a dizer: é pá esqueçam os elétricos. Não comprem. Senão qualquer dia tenho de começar a pagar os carregamentos na rede pública, etc… É chato…
Portanto, não podes ir à serra da estrela e voltar no mesmo dia. Ou a Bragança. Parabéns pela aquisição.
E falta uma coisa de que ninguém fala.
Como fazem a Seguradoras com os carros eléctricos que têm acidentes ?
Que queres saber?
Se recuperam a bateria? os seguros de electricos podem ser com ou sem bateria assegurada (isto quando a bateria é propriedade do cliente)
No caso de estar assegurada o preço de recuperacao transporte e diagnostico paga a seguradora
A viatura tal qual um ICE se der para reparar repara, se nao compensa vai para abate
Título Problemático.
Então se usar o AVAC no calor influencia positivamente a autonomia?
Mas há alguma coisa que se use no veículo que influencie sequer a autonomia que não seja de forma negativa?
Faço entre 1500 e 2500km por semana de 5 dias… não sou taxista nem motorista de transportes pesados. tenho clientes desde Caminha até Faro. eléctrico não é solução. pior ainda, a economia assenta na base do movimento de mercadorias… ora se a nossa via férrea não transporta para a europa e ainda não existem graneleiros e porta contentores eletricos, o futuro infelizmente ainda jaz nos combustíveis fósseis. não é um pais a deslocar-se para o trabalho que movimenta a economia (estamos a falar dos serviços tugas que representam somente 15% do pib e não movimentam grande coisa a economia… são os camiões a deslocar exportações, os grande barcos a transportar mercadorias, os aviões a trazer turistas.
Meus caros, temos de começar por algo, correto… mas matar a economia continuando neste caminho de ideologia absolutamente radical só nos vai colocar de novo em crise… continuem-se a rir com os preços do gasoleo e gasolina a subir… quando virem o preço do pão e do leite a subir em consequência disso dpeois coloquem a mão na consciência.
Eletrico será futuro quando normalizarem o sistema de baterias em termos de encaixes e criarem o sistema de click and go, que numa area de serviço, o pack de baterias é trocado por um totalmente carregado em sistema automático a partir do chão de forma a não demorar mais de 5 minutos no processo… as baterias terão de ter 4 vezes mais autonomia.
O motor de combustão interna será nos próximos 40 anos o dominante, quer seja a combustíveis fósseis, quer seja através do hidrogénio, que é bem mais limpo que as baterias e produz somente vapor de agua… mas é verdade, os chineses como não produzem hidrogénio para exportar e como virtualmente todos os países conseguiriam produzir a matéria prima, então não interessa… negócio das baterias… algém tem de ganhar muito dinheiro com isso e é verdade, os chineses são os donos das eletricas tugas, tanto na produção como no transporte… portanto interessa potenciar isso…
Falemos de poluição… a produção de um carro de combustão interna polui menos a produzir que um carro eletrico… o carro eletrico para ser mais leve implica materiais compósitos… a sua manufatura provoca polui (poluição contida na fábrica, mas quem nos garante…) a extração do litium e produção de baterias, também é um risco grande para o ambiente… ninguém se lembra desse aspecto… é tudo um mar de rosas. os combustíveis fósseis têm emissões, algumas bem elevades, é certo… mas com o andar da tecnologia, com filtros de particulas e catalizadores mais avançados e anorma euro7, vamos ter veículos de série bem abaixo dos 70grms…
isto é como tudo, existem pros e contras. temos é de ter atenção à nossa economia e fazer as coisas com conta e medida, senão daqui a meia duzia de anos estamos de novo com intervenção do fmi…
Podem bater à vontade, mas cada um tem direito à sua opinião.
Sem contar que para ter baterias nas estações de serviço é necessário que existam tantas baterias como as que estão em milhões e milhões de automóveis……É uma quantidade de matéria-prima absolutamente absurda…
Essa ideia da troca de baterias já foi testada e, por agora, abandonada. É seguir em frente e procurar algo diferente.
> Se faz 300-500Km por dia um eléctrico pode muito bem ser solução.
> Camiões eléctricos já existem e mais estão para aparecer nos próximos anos.
> Barcos e aviões eléctricos já existem, de curto alcance (dezenas a poucas centenas de Km). De longo curso ainda não há previsões.
> Como é que os eléctricos matam a economia? E como é que provocam a subida do preço dos combustíveis?
> “as baterias terão de ter 4 vezes mais autonomia” – Porque é que temos que ter eléctricos com 1500-2000Km de autonomia?
> E se carregar a bateria com mais 200-300Km de autonomia em menos de 10min? Já ficaria mais interessado? É que já existem sistemas que prometem fazer isso mesmo.
> A ideia de produzir hidrogénio para alimentar motores de combustão interna que por sua vez alimentam baterias que alimentam sistemas motrizes eléctricos – o que dizer desta lógica?
> Hidrogénio mais limpo? Onde o vai buscar? Como o armazena? Como o distribui?
> Se os chineses são donos da electricidade de Portugal agradeça aos nossos políticos com visão estratégica microscópica.
> Não me parece correcto dizer que a produção de um carro eléctrico seja mais prejudicial do que a produção de um carro CI. Estrutura será idêntica.
> Sim, a extracção de alguns dos elementos que fazem parte das baterias tem riscos associados. Tal como a extração de petróleo, que serão bem maiores, mas sobre isso não interessa falar.
> “mas com o andar da tecnologia …vamos ter veículos de série bem abaixo dos 70grms” – Emissões reais ou daquelas que só em laboratório/certificadas pelo “sistema dieselgate”. E já agora: mas com o andar da tecnologia daqui a 5 anos temos baterias sólidas que carregam em menos de 1min e que duram 50 anos.
> “temos é de ter atenção à nossa economia e fazer as coisas com conta e medida” – Ter atenção à nossa economia e continuar a poluir sem se preocupar com as consequências. Quando elas aparecerem em força (e já se começam a notar) quero ver o que é que a economia vai fazer pelas pessoas.
> “senão daqui a meia duzia de anos estamos de novo com intervenção do fmi” – Pode contar com isso, com ou sem eléctricos.
> E não é bater …é debater.
Ora bem! Não gasta nas revisões…. ao fim de 8/10 anos lá vão 5000€ ou mais para trocar as baterias porque perderam capacidade! Quem tem apartamentos sem garagem como procede?
Isto dos carros eléctricos é muito bonito mas para o pobre rico ainda não dá! Depois com o tamanho de cada estação não estou a ver a colocarem nos passeios á porta do prédio esses monos por todo o lado. Chegará uma altura em que andarão todoas à estalada para carregar o carro, filas para carregar, etc… Ainda falta bastante para esse admirável mundo novo. Eu cá continuarei com o meu poluidor a não ser que troque de casa para uma com garagem, aí já equacionarei a compra de um eléctrico daqui a 10 anos, talvez!
O meu prius plug in tem pouca autonomia eléctrica 50km, mas no meu dia a dia chega. Quando acaba a bateria tenho um híbrido que consome entre os 2,8 e os 3,5l/100km. Faço cerca de 2000km mês e normalmente ando com uma média de 1,3l/100km. Se não consigo carregar a bateria na mísera de infraestrutura Eléctrica existente no nosso país, tenho um híbrido muito económico que consegue fazer mais de 1200km com um depósito, há o depósito tem somente 43l.
Se bem entendi, o seu Prius plug in permite-lhe fazer, no seu dia a dia, uma média de 1,3l/100km, rodando os tais cerca de 50Km em modo eléctrico e os restantes poucos kms em modo híbrido. No Em viagens mais longas, de 100, 200, 300kms faz, então, entre os 2,8 e 3,5l/100kms? Com alguma contenção no acelerador, é certo?
No Inverno e com muito calor não será um pouco mais?
Seja como for, bonita média. Claro, há que ter em conta o preço do “bicho”!