Com o aumento da produção de carros elétricos, a indústria automóvel deve estar cada vez mais preparada para responder à procura por componentes destinados a este setor. E, sem grande surpresa, as baterias são os equipamentos mais precisos nos elétricos.
Desta forma, as fabricantes devem então aumentar a sua capacidade de produção e, neste sentido, as informações recentes indicam que a Toyota vai triplicar o investimento inicial de 1,29 para 3,8 mil milhões de dólares em fábricas de baterias nos Estados Unidos da América.
Toyota investe 3 vezes mais em fábricas de baterias nos EUA
De acordo com as informações avançadas pela Reuters, a Toyota confirmou nesta quarta-feira (31) que vai aumentar o investimento inicialmente planeado de 1,29 mil milhões de dólares para um total de 3,8 mil milhões de dólares em fábricas de baterias nos Estados Unidos.
Segundo o que foi revelado, a fabricante de baterias Panasonic vai ser parceira da empresa japonesa, nomeadamente nas fábricas localizadas em Liberty e na Carolina do Norte. Esta parceria acontece no âmbito da joint venture Prime Planet Energy & Solutions (PPES), como referiu Norm Bafunno, vice-presidente sénior de fabrico e engenharia de powertrain da Toyota Motor norte-americana. Relembramos que a Panasonic tanbém anunciou recentemente que vai construir uma fábrica de baterias no Kansas destinada a várias montadoras, como a Tesla.
Estima-se que a fábrica de Liberty seja inaugurada no ano de 2025, e Bafunno acrescenta que a parceria PPES vai fornecer a experiência em tecnologia e em equipamentos para o fabrico de baterias.
Aumento de investimento também compensa…
No ano passado, quando a Toyota anunciou o investimento inicial de 1,29 mil milhões de dólares, o estado da Carolina do Norte disse que conseguiria aumentar o reembolso dado à empresa em até 315 milhões de dólares caso o investimento da marca chegasse aos 3 mil milhões de dólares.
Assim, a empresa japonesa reconsiderou e irá então adicionar duas linhas de produção dedicadas ao fabrico de baterias para carros totalmente elétricos na fábrica de Liberty, mantendo, segundo Bafunno, as quatro linhas já inicialmente pensadas para o fabrico de baterias destinadas aos carros híbridos, como o Toyota Prius.