A autonomia dos carros elétricos, e não apenas os da Tesla, dependem muito de vários fatores associados à bateria. Elementos como a temperatura podem mudar esta estimativa, mas há outros importantes. A Tesla quer garantir melhores informações e passa a contar com idade da bateria para calcular autonomia dos carros elétricos.
Desde sempre que a Tesla oferece aos utilizadores informações sobre a autonomia dos seus carros. Esta é calculada constantemente, adaptando-se a todos os elementos e à sua variação, procurando garantir a todos os carros elétricos a melhor informação.
Claro que este valor nem sempre é calculado corretamente, porque nem todos os elementos são tidos em conta neste processo. A Tesla quer mudar isso e a mais recente versão do software dos seus carros elétricos passou a ter mais um elemento em conta, falamos da idade da bateria.
A autonomia estimada da bateria agora incorpora características adicionais relacionadas com o envelhecimento da bateria ao longo do tempo.
Este novo elemento vem juntar-se a outros que a Tesla já toma em consideração no momento de calcular a autonomia. A marca espera que assim possa oferecer uma medida mais precisa no momento em que os utilizadores precisarem de saber quantos mais quilómetros vão conseguir fazer nos seus carros elétricos.
Ao longo dos anos a Tesla tem adaptado a sua fórmula e adicionado novos elementos para o seu cálculo. Falamos da utilização dos ventos laterais, do estado dos pneus ou a humidade e temperatura ambiente. Esta informação foi recentemente revelada de forma completa e alargada.
A nova atualização de software também adiciona outro recurso que pode ajudar um pouco na autonomia. A Tesla agora informará quanto tempo de pré-condicionamento a bateria precisa antes de ir para uma estação Supercharger.
Esta nova informação certamente que irá garantir cálculos de autonomia mais precisos e corretos. Se inicialmente poderá não ser visível, ao longo dos anos mostrará informação muito mais correta para os carros elétricos.