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Tesla processada na Alemanha por suposta publicidade falsa no Piloto Automático

A Tesla vendeu a ideia dos seus carros terem capacidade de condução autónoma. Na verdade, a marca goza dessa publicidade e consegue provar que, em certa medida, o tipo de condução proporcionado se encaixa nos níveis de autonomia de condução. Além disso, a empresa vende outro serviço que se chama Piloto Automático. Agora, a empresa está a ser processada acusada de publicidade falsa.

A descrição das capacidades estão devidamente explicadas no site da empresa, mas será que podem ter má interpretação?


Tesla tem problemas na Alemanha pela falta de regulamentação das tecnologias

A Tesla está a enfrentar um processo de injunção requerido por uma agência de proteção ao consumidor na Alemanha. Segundo as informações, este organismo acredita que a Tesla está a disponibilizar falsas alegações sobre as capacidades dos seus Autopilot e Full Self-Driving (a auto-condução completa).

A Wettbewerbszentrale, a agência em causa, representa uma das maiores e mais influente instituição de autorregulação nacional e transfronteiriças para reforçar o direito contra a concorrência desleal. Estes foram os principais pontos de publicidade enganosa apontados que levaram a agência a apresentar a injunção à Tesla:

Estas são todas especificações que podem ser lidas no próprio site da Tesla, como se pode ver pela imagem abaixo.

Uma questão que vai além da Alemanha

Tal como aqui demos a conhecer, até ao final do ano, a empresa de Elon Musk quer ter o Autopilot e o Smart Summon na Europa. Esta decisão coloca em questão muitas regras que terão que ser alteradas a nível europeu. No entanto, ainda não existe qualquer certeza quanto a isto.

Porém, a Tesla, no seu site, já anuncia que “mais tarde este ano” haverá “condução automática em estradas e cidades”. Ou seja, ainda sem certezas, a informação já está a ser dada como certa aos consumidores.

Mas esta não é uma questão que se coloca apenas na Alemanha. Na verdade, toda a Europa está perante esta questão. Aliás, as próprias seguradoras já alertaram no passado os fabricantes para este tipo de publicidade, referindo mesmo, que não existem ainda carros totalmente autónomos a circular nas estradas europeias.

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