As marcas que se focaram nos carros elétricos têm uma luta grande a travar. Precisam de contrariar todas as marcas tradicionais e que estão estabelecidas no mercado há já muitos anos. A Tesla tem conseguido fazer esta mudança e contrariar várias marcas de topo.
Uma análise recente veio mostrar que a marca americana está cada vez mais enraizada. Numa análise direta de números, foi mostrado que a Tesla já vendeu mais carros que a Porsche na primeira metade do ano.
Tesla já ultrapassou as vendas uma das maiores concorrentes
Esta pode parecer uma comparação injusta para ambas as marcas, mas a verdade é que estão mais próximas do que se possa pensar. Ambas são marcas premium e de uma classe elevada. As suas ofertas estão no topo do que pode ser garantido no mercado. Claro que há diferenças óbvias nas tecnologias escolhidas.
É também curioso ver a mudança que a Porsche está a fazer, aproximando-se do mercado dos elétricos. O Taycan será muito em breve uma realidade, com tudo o que irá oferecer. Será um concorrente direto das propostas da Tesla, ficando no mesmo patamar.
Os dados revelados mostram que nos primeiros 6 meses de 2019 a Tesla conseguiu ultrapassar a Porsche. O número de carros vendido, a nível global, está próximo, mas a marca americana está com uma vantagem real neste campo. Com efeito, temos 133.848 carros vendidos para a Porsche e 158.200 carros vendidos pela Tesla.
Novo Porsche deve trazer um refrescar da marca
Claro que o preço e a exclusividade da Porsche torna-a uma marca acessível a poucos. No entanto, tem havido mudanças e existem já modelos mais acessíveis. Isto torna-a mais acessível e por isso mais propensa a fazer crescer os números de vendas
Do lado da Tesla, e falamos de uma marca que teve os primeiros modelos com preços elevados, existe também uma alteração profunda. O Model 3 é um caso de sucesso nas vendas e o Model Y deverá seguir o mesmo caminho. Ainda assim, é responsabilidade do primeiro o crescimento exponencial das vendas e o bom momento que a marca atravessa.
É provável que as vendas da Tesla sofram agora um abrandamento. De facto, as entregas dos novos Model 3 estão próximo de estarem satisfeitas e a marca precisa agora de reforçar as vendas para manter o ritmo que conseguiu.