Pplware

Tesla está a desenvolver um avião elétrico? Declarações de Elon Musk parecem dar pistas

Elon Musk tem uma visão muito própria sobre a evolução do mundo. Já opinou sobre os mais variados temas, desde a evolução dos motores, a exploração espacial, o futuro dos transportes e até sobre a evolução da Inteligência Artificial. Nesse sentido, quando o CEO da Tesla respondeu a uma questão sobre um possível avião elétrico e deu pormenores com muito detalhe, poderá indiciar envolvimento mais íntimo no assunto.

A questão que se levanta após a sua resposta a um internauta é se a Tesla estará a desenvolver um avião elétrico.


Tudo parece sempre pouco para o magnata dos carros elétricos. Se por um lado a Tesla é um desafio, a SpaceX o grande poder de expansão, outras empresas recebem o nome de Boring, pelo seu aborrecimento natural. É um insatisfeito por natureza.

Segundo as suas palavras, Elon Musk acredita que em apenas cinco anos a tecnologia das baterias estará avançada o suficiente para permitir o desenvolvimento de aeronaves 100% elétricas, porque a densidade de energia terá melhorado o suficiente para tornar viáveis ​​do ponto de vista comercial.

Esta análise foi feita em resposta a um internauta que questionou Musk sobre se aeronaves elétricas com baterias eram viáveis.

Sim, mas a autonomia delas ainda seria muito limitada. Isso mudará nos próximos anos à medida que a densidade de energia das baterias melhorar. O querosene tem uma densidade de energia muito maior do que o de iões de lítio, mas os motores elétricos pesam muito menos e convertem a energia armazenada em movimento melhor do que os motores de combustão.

Por outras palavras, Elon Musk acredita que, embora as baterias tenham combustível de menor densidade de energia do que o atualmente utilizado em aeronaves, o aumento da eficiência de motores elétricos e o seu baixo peso irá compensar este ponto, tornando os aviões comerciais viáveis mais cedo do que muitos possam imaginar.

 

Qual será o equilíbrio sustentável para haver tal mudança?

Musk estima que as baterias teriam que ter uma densidade de energia de 400 Wh/kg para superar o querosene. Atualmente, a densidade de energia de algumas pilhas atinge 300 Wh/kg, por isso é perfeitamente viável pensar em maior densidade em meados da próxima década, especialmente se esta equação adicionar as baterias de eletrólito sólido, que marcar fortemente a indústria.

O CEO da SpaceX sempre defendeu que, mais tarde ou mais cedo todos os meios de transporte serão movidos eletricamente, com exceção dos foguetes. Há alguns anos, o executivo veio a confirmar que tinha um projeto para aeronaves elétrica com descolagem e aterragem vertical, de modo que muitos internautas começaram a especular sobre a possibilidade de que Tesla e a Space X (a trabalhar em conjunto) se atrevessem a lançar um mercado de aeronaves elétrica dentro de poucos anos.

Exit mobile version