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Suécia tem a primeira estrada eléctrica do mundo

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. David Guerreiro says:

    Aqui em Portugal num instante roubavam as linhas elétricas para vender o cobre

  2. aa says:

    Lisboa e Coimbra ainda têm muitas ruas com cabos usados por electricos e troleys.
    Em Lisboa muitos carris foram arrancados ou cobertos com alcatrão.
    Nas ultimas decadas caminhou-se para os combustíveis fósseis e abandono dos transportes movidos a electricidade.

  3. João Paulo says:

    Aplaudo a iniciativa mas não são os primeiros… Em lublin (Polonia), e provavelmente outras cidades, já existe este sistema para os transportes públicos à já uns anitos. Os autocarros funcinam como electricos na cidade e zonas mais afastadas, que não têm estes fios condutores, usam o motor diesel

    Cumprimentos

  4. RJCA says:

    Camiões híbridos a meu ver seria o futuro…

    • Alguem says:

      Híbridos para quê? Cada vez mais é possível ter um veículo totalmente elétrico. Só existirão híbridos enquanto as baterias ainda forem fraquitas.

      • RJCA says:

        E fazes quantos quilómetros com carrinhos eléctricos nos dias de hoje? Vais fazer o mesmo em camiões de longo curso? Dream on…

      • Quintasx says:

        Numa auto estrada de três viam poderia se perfeitamente utilizar a faixa da direita apenas para este tipo de veículo e as restantes para o resto… 200kms numa viagem de 1000 por ex é uma poupança grandita num camiao

        • sm says:

          Por experiência, a poupança é enorme já nos carros.
          Nos camiões, como uma solução destas, as empresas poupariam oceanos de dinheiro.
          Isto não é só benefício para o ambiente, é o mais inteligente de se fazer, caso os seres inteligentes estejam no meio.
          O problema é que são os outros que estão nas cadeias de decisão…

  5. joao magalhaes says:

    Isto vai quase tudo dar ao mesmo, de onde vem essa energia eléctrica? Não digo para meia dúzia de camiões mas para milhões, será que a produzida sem prejudicar o ambiente chegava= Ou seria necessário mais umas centrais nucleares?

    • ivo says:

      os motores electricos são mais eficientes

      poderia vir da nuclear e seria melhor para o ambiente sim, se tivermos coragem de pensar a longo prazo

    • Miguel Sousa says:

      Na passada semana, a energia solar e hidroeléctrica chegou para abastecer 105% do consumo nacional.
      Só destas duas, a EDP conseguiu colocar na rede todo o consumo do país e ainda vendeu a Espanha. E foi uma semana quente em que milhares de aparelhos de ar condicionado estiveram a trabalhar várias dezenas de horas.

    • P says:

      Uma central elétrica, mesmo a produzir energia a partir do diesel, é mais eficiente que o motor de um carro a produzir energia

      • Sergio J says:

        Mas vais ter de ter mais linhas de distribuição, problema ambiental das baterias entre outros. Não se pode olhar só parapara um lado.

        Já agora uns defendem as hídricas outros são contra as hídricas. Nem os ambientalistas se entendem.

  6. Pedro says:

    Lol.. sempre na vanguarda mas temo que seja tarde demais para salvar o que já está podre. Welcome to planet earth.

  7. David Ramos says:

    Acho que não é bem isto que se deveria fazer… A investigação nas baterias do futuro sim.

  8. Vítor says:

    Afinal os tempos antigos eram bem modernos! Já se usou tanto disto no passado.

  9. F.Palma says:

    Isto são gotas de água no lóbi oceânico do petróleo, à semelhança de outros projectos que ficaram pelo caminho, muitas décadas atrás.

  10. lmx says:

    Boas,
    Isto é um bom principio para camioes que circulam nas cidades..
    No entanto inter-cidades, penso que para já, o melhor será talvez motores a gas..

    Vi uma implementação na Russia, e achei que tem pernas para andar..
    A MacDonald’s lá tem uma frota enorme de camiões tir, para transporte alimentar, são movidos a gas.

    Permite resolver a curto prazo o problema da autonomia dos electricos.

  11. Henrique says:

    Sistema não tem nada de novo, e não resolve problema nenhum.

    Então como é que se muda de faixa?

  12. Dave says:

    Coimbra tem mais de 2km de estrada com linhas electricas para os autocarros electricos de transporte de passageiros.
    «Suécia primeira estrada do mundo» ???? Antes de colocarem um titulo destes, por favor conheçam minimamente o vosso pais.

  13. José Nogueira says:

    Boa!
    Só vejo positividade nessa ideia.
    Todo o caminho que se possa percorrer sem poluir deve ser bem aproveitado. Estou farto de chegar a a casa e ter de limpar o pára brisas coberto de fumo preto. Experimentem e vejam se tenho ou não razão.
    Um pano branco húmido e passar no vidro. Espantou-se?

  14. Pauliee says:

    Primeiro do mundo para o pplware, em 2007 tive em atenas e ja tinham isto para os autocarros e taxis

  15. Fercos says:

    Esta tecnologia já existe há muitos anos, não é novidade. Não vejo nada de inovador e ainda por cima em 2 Km de estrada, deve ser uma poupança do arco da velha!!!!!!!!!!!!

  16. ULHT sucks says:

    Uma solução perfeita para o Ramal da Lousã, que sete anos depois ainda continua à espera do “metro”…

  17. Hilton says:

    Nos anos 50 e 60 em Sao Paulo – Brasil , era muito comum os autocarros a circular com um sistema totalmente electrico com cabos semelhantes a este , em meio a autocarros e carros movidos a combustivel fossil (sumo de dinosauros) , assim como electricos semelhantes aos usados em Lisboa .

  18. Ricardo says:

    Penso que há pessoas que não leram o artigo….

    Este artigo mostra um sistema híbrido (diesel e electricidade) para camiões. Os troleis e os eléctricos já existem à MUITOS anos, mas esses apenas utilizam ou utilizavam a electricidade para se moverem, era necessário existir uma linha eléctrica desde a origem até ao destino. Se isso não acontecesse, os veículos paravam.

    Neste sistema da Scania e a Siemens, adaptaram camiões com parte eléctrica. Como ainda é um projecto, não pode estar distribuído a nível mundial, pois como em todos os testes é necessário obter resultados e verificar se existe um custo-beneficio.

  19. KillerX says:

    Mesmo assim gasta na mesma.

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