Suécia tem a primeira estrada eléctrica do mundo
Os impactos negativos para o meio ambiente e para as alterações climáticas causados pelo transporte de mercadorias terrestre estão mais do que analisados e comprovados.
Cientes desta realidade, a Siemens e a Scania desenvolveram um novo conceito de estrada, uma estrada eléctrica, onde se pretende que os camiões não consumam nada mais que electricidade.
A estrada eléctrica situa-se perto da cidade de Gävle na Suécia e é fruto de uma parceria única que exemplifica o caminho para o transporte livre de combustíveis fóssies. A Siemens desenvolveu a tecnologia para electrificar a estrada e a Scania está a fornecer camiões equipados com um sistema de cabos eléctricos, preparados para circular nesta zona sem gastar qualquer combustível fóssil.
A estrutura eléctrica encontra-se num troço de 2 km da estrada E26 que continua a permitir a circulação comum de veículos normais.
Já os camiões desenvolvidos pela Scania permitem alternar o tipo de energia a que são movidos. Circulam normalmente com motor a diesel e ao chegar a este troço ligam os cabos que integram ao sistema eléctrico.
É certo que o projecto é ainda incapaz de gerar resultados positivos no impacto ambiental, contudo, este é "um passo importante para o percurso na procura do transporte livre de combustíveis fósseis", tal como referiu Claes Erixon, da Scannia, e é expectável que os custos de transporte de mercadorias diminuam cerca de 50% com este tipo de sistema.
Este artigo tem mais de um ano
Aqui em Portugal num instante roubavam as linhas elétricas para vender o cobre
Engraçado, aqui no Brasil não seria diferente..!!
Sim, porque os comboios não as usam
+1
Ou as linhas eléctricas pelo país fora…
Comboios com linhas eléctricas? Só se for metropolitano.
Sim, também roubam linhas do metro a toda a hora, sobretudo aqui no Porto, que vai até à Póvoa de Varzim.
Nem os elétricos.
Asneiras. Pelos vistos a energia que gastas em tua casa deve ser comprada em sacos na mercearia. Enfim… mania de escrever parvoíces.
Gostava de ver malta a roubar estas linhas… havia muitos que lá ficavam agarrados
Mas o cara era ou é eletricista!
nossa, quanta semelhança !!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Lisboa e Coimbra ainda têm muitas ruas com cabos usados por electricos e troleys.
Em Lisboa muitos carris foram arrancados ou cobertos com alcatrão.
Nas ultimas decadas caminhou-se para os combustíveis fósseis e abandono dos transportes movidos a electricidade.
Esqueceste de referir que o Porto também já teve troleys.
Braga também teve troleys e elétricos.
E no Porto também havia troleys.
Havia e há! 🙂
Eléctrico = trolley
É normal que façam isso, os veículos destes não precisam nem querem os carris, e os cabos valem muito em metal…
Não necessáriamente, em Lisboa, em concreto a area toda da baixa Pombalina está a ser recuperada, inclusivé os carris para posteriormente entrar em circulação.
Que coisa asquerosa
Aplaudo a iniciativa mas não são os primeiros… Em lublin (Polonia), e provavelmente outras cidades, já existe este sistema para os transportes públicos à já uns anitos. Os autocarros funcinam como electricos na cidade e zonas mais afastadas, que não têm estes fios condutores, usam o motor diesel
Cumprimentos
+1 não é rocket science.
Não é preciso ir à Polónia. Basta ir à Coimbra pra ver autocarros (com rodas de borracha) a circular movidos por electricidade que é fornecida por linhas eléctricas que existem por cima das estradas por onde circulam!
na moldavia a maior parte do trasporte publico nas cidades é de trolleybus, e isso existe lá há decadas, quando eu era puto já haviam lá uns quantos a desmancharem-se xD
Camiões híbridos a meu ver seria o futuro…
Híbridos para quê? Cada vez mais é possível ter um veículo totalmente elétrico. Só existirão híbridos enquanto as baterias ainda forem fraquitas.
E fazes quantos quilómetros com carrinhos eléctricos nos dias de hoje? Vais fazer o mesmo em camiões de longo curso? Dream on…
Tudo é possivel, porque nao fazerem linhas como se usa nos comboios por cima das autoestradas? Pode carregar as baterias ou ir ligado a rede e fora delas usa a energia acumulada, basta quererem.
Já fazes centenas de quilómetros com uma só carga!
Com camiões, ainda mais fácil, porque há mais espaço para meter baterias!
Nova bateria da Tesla garante autonomia para mais de 600 km
Numa auto estrada de três viam poderia se perfeitamente utilizar a faixa da direita apenas para este tipo de veículo e as restantes para o resto… 200kms numa viagem de 1000 por ex é uma poupança grandita num camiao
Por experiência, a poupança é enorme já nos carros.
Nos camiões, como uma solução destas, as empresas poupariam oceanos de dinheiro.
Isto não é só benefício para o ambiente, é o mais inteligente de se fazer, caso os seres inteligentes estejam no meio.
O problema é que são os outros que estão nas cadeias de decisão…
Isto vai quase tudo dar ao mesmo, de onde vem essa energia eléctrica? Não digo para meia dúzia de camiões mas para milhões, será que a produzida sem prejudicar o ambiente chegava= Ou seria necessário mais umas centrais nucleares?
os motores electricos são mais eficientes
poderia vir da nuclear e seria melhor para o ambiente sim, se tivermos coragem de pensar a longo prazo
Na passada semana, a energia solar e hidroeléctrica chegou para abastecer 105% do consumo nacional.
Só destas duas, a EDP conseguiu colocar na rede todo o consumo do país e ainda vendeu a Espanha. E foi uma semana quente em que milhares de aparelhos de ar condicionado estiveram a trabalhar várias dezenas de horas.
Uma central elétrica, mesmo a produzir energia a partir do diesel, é mais eficiente que o motor de um carro a produzir energia
Mas vais ter de ter mais linhas de distribuição, problema ambiental das baterias entre outros. Não se pode olhar só parapara um lado.
Já agora uns defendem as hídricas outros são contra as hídricas. Nem os ambientalistas se entendem.
As baterias não sofrem de qualquer problema ambiental.
Muito pelo contrário, em relação aos combustíveis fósseis.
Lol.. sempre na vanguarda mas temo que seja tarde demais para salvar o que já está podre. Welcome to planet earth.
Acho que não é bem isto que se deveria fazer… A investigação nas baterias do futuro sim.
Afinal os tempos antigos eram bem modernos! Já se usou tanto disto no passado.
Isto são gotas de água no lóbi oceânico do petróleo, à semelhança de outros projectos que ficaram pelo caminho, muitas décadas atrás.
Boas,
Isto é um bom principio para camioes que circulam nas cidades..
No entanto inter-cidades, penso que para já, o melhor será talvez motores a gas..
Vi uma implementação na Russia, e achei que tem pernas para andar..
A MacDonald’s lá tem uma frota enorme de camiões tir, para transporte alimentar, são movidos a gas.
Permite resolver a curto prazo o problema da autonomia dos electricos.
Sistema não tem nada de novo, e não resolve problema nenhum.
Então como é que se muda de faixa?
Dás o pisca e viras o volante….
Nos dias de hoje fazer pisas dá muito trabalho 😈
“piscas” desculpem. Estes sites deviam permitir editar os comentários…
Coimbra tem mais de 2km de estrada com linhas electricas para os autocarros electricos de transporte de passageiros.
«Suécia primeira estrada do mundo» ???? Antes de colocarem um titulo destes, por favor conheçam minimamente o vosso pais.
Boa!
Só vejo positividade nessa ideia.
Todo o caminho que se possa percorrer sem poluir deve ser bem aproveitado. Estou farto de chegar a a casa e ter de limpar o pára brisas coberto de fumo preto. Experimentem e vejam se tenho ou não razão.
Um pano branco húmido e passar no vidro. Espantou-se?
Primeiro do mundo para o pplware, em 2007 tive em atenas e ja tinham isto para os autocarros e taxis
Esta tecnologia já existe há muitos anos, não é novidade. Não vejo nada de inovador e ainda por cima em 2 Km de estrada, deve ser uma poupança do arco da velha!!!!!!!!!!!!
Uma solução perfeita para o Ramal da Lousã, que sete anos depois ainda continua à espera do “metro”…
Nos anos 50 e 60 em Sao Paulo – Brasil , era muito comum os autocarros a circular com um sistema totalmente electrico com cabos semelhantes a este , em meio a autocarros e carros movidos a combustivel fossil (sumo de dinosauros) , assim como electricos semelhantes aos usados em Lisboa .
Não à muito anos atrás, lembro de ver auto carros electricos a circular nas guias dos electricos 😛
Penso que há pessoas que não leram o artigo….
Este artigo mostra um sistema híbrido (diesel e electricidade) para camiões. Os troleis e os eléctricos já existem à MUITOS anos, mas esses apenas utilizam ou utilizavam a electricidade para se moverem, era necessário existir uma linha eléctrica desde a origem até ao destino. Se isso não acontecesse, os veículos paravam.
Neste sistema da Scania e a Siemens, adaptaram camiões com parte eléctrica. Como ainda é um projecto, não pode estar distribuído a nível mundial, pois como em todos os testes é necessário obter resultados e verificar se existe um custo-beneficio.
Mesmo assim gasta na mesma.