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REVR: Este kit “low cost” transforma o seu carro num híbrido

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. JL says:

    Que grande ideia. O único pequeno senão é o aumentar do peso não suspenso, que deixa a suspensão com uma reação diferente. De resto impecável….

    • Ifm says:

      Aqui o único senão é mesmo legalizar isto em Portugal.

      Já que a es tão entendido em carros elétricos.

      Quanto custa legalizar, e o meia importante que papéis necessito para legalizar um carro alterado de combustão para elétrico.

      Ex: compro um zoe, ou outro do gênero, desmontou tudo as peças e instalo num a combustão.

      E agora??

      Digo isto porque um leaft batido custa entre 4k a 5k, alguns até mais barato.

      E os kits a venda custam 5000€ no mínimo e é uma vergonha a potência.
      Aquilo é bom para tudo tuk

      • JL says:

        O custo da legalização são cerca de 300 euros, o maior custo ainda é o projeto que tem de feito por um engenheiro credenciado. Se for aceite faz inspeção B e tem os documentos dele.

        Aqui não estou a ver onde a lei se aplica, isto não altera as características existentes do carro, provavelmente tem de criar uma lei para estes casos.

        • Ifm says:

          Pronto aqui está o problema.

          ” se for aceite”
          E o Eng certificado.. ( Eng de que???)

          O que tem de ter o projeto??
          Documentos necessários no projeto?

          Basicamente o que o estado deve querer é um projeto de uma carro como se fosse novo.
          Como se um particular fosse abrir uma marca de carros made in PT.

          Politécnico de Tomar, mini totalmente elétrica há mais de 20 anos, nunca o conseguiram legalizar.
          Ainda usa baterias de chumbo.

          Projecto universitário cheio de Eng, doutorados e olha uma mão cheia de nada.

          Daí achar que os impostos sobre os carros a combustão nada tem haver com ambiente, são só chulos.

          • JL says:

            Engenheiro mecânico.

            Se não for aceite só tem de corrigir o que não foi aceite.

            Documentos necessários são o projecto da alteração, na prática é uma descrição detalhada do que foi feito.

            Errado, o projecto é apenas uma memória descritiva das alterações.

            Se não conseguiu legalizar é porque não cumpriu os requisitos, ainda há dias uma empresa em Lisboa legalizou um porsche e um umm.

            Isso do achar é algo muito comum por aqui. Se não fosse pelo ambiente a alternativa era proibir de rodarem, ah espere, é isso que querem fazer….

      • Rui says:

        Agora pode ser um problema que ainda está a começar mas há quantos anos se convertem carros para GPL e já está mais que legislado para qualquer carro o instalador faz a instalação ipoB autocolante verde no vidro e está a andar, se isto for realmente 5000€ agora daqui a uns anitos convertemos um a gasolina num hibrido com o mesmo preço que convertemos agora para GPL 1400-2000€

    • edgar says:

      Já tive essa ideia aqui á uns anos, mas o problema foi mesmo a suspensão, o amortecedor terá de ser alterado por um com maior força, em estradas onde o asfalto for com não haverá problema, mas em pavimentos mais irregulares vai mais difícil manter as rodas sempre em contacto com o chão.

  2. Luís Rosa says:

    Com 5.000€ vou meter muito gasóleo.

    • JL says:

      Para 50 mil kms.

      • Ifm says:

        JL olha que 50mil Km é muita coisa..
        O híbrido para fazer os 50mil também não é de borla.

        Não sei os custos de do híbrido para fazer os 50mil, mas eu diria que até começar a rentabilizar este upgrade, não sei se 70mil chega.

        Para ter um híbrido, preferia um 100% elétrico. Mas lá está isso depende das necessidades de cada um.

        • JL says:

          Depende do que andam, para mim é um ano.

          Um hibrido talvez nunca compense, porque a diferença de consumo não por ai além. Se for um plugin, há que carregar sempre que pode, e de modo barato.

          Exacto, cada caso é um caso, mas continuo a pensar que esta é uma boa solução até para carros já com alguma idade.

    • Ifm says:

      Concordo, e sai mais caro carregar na rua um elétrico ao Km, que gasóleo. ( em Portugal)

      Mas independentemente disso, acho uma ideia engraçada, mas não deixa de ser uma gambiarra.

      Não diz a potência dos motores mas o controlador de 50Kw já não nada mau.

      O problema aqui vai ser carros novos que tem sem ser o ABS, controlos de tração, etcetc.
      Aquilo vai entrar em conflito, mas pronto.

      • JL says:

        Sai quando não sabem usar, principalmente os híbridos, e quando comparam o carregamento mais caro com o mais barato.

        Mas também já aprendi a técnica, a partir de agora é comparar sempre com o combustível mais caro. Looooool

        • Ifm says:

          Isso não sei…
          Só li as notícias do expresso, era o que dizia.

          E olho para uma cidade como Lisboa e Porto, etc a malta dos prédios tem de carregar em algum lado.

          • JL says:

            Não há energia em Lisboa e Porto ?

          • Ifm says:

            Claro que há mas o problema dos carros elétricos é que nem sempre há carregador a porta do prédio ou nas imediações.

            O custo do mesmo de carregar na rua.
            O incomodo que è ter de esperar muito tempo para carregar na totalidade, etc

            Quem tem garagem ou casa é uma excelente opção.

            Mas mesmo assim garagem de prédio, é complicado ou tem eletricidade própria ou vais meter o condomínio a pagar a tua luz?

          • JL says:

            Não, mete um contador a contar a luz e paga ao condomínio, aliás, é assim que a lei diz quando não tem luz própria.

            Tempo é relativo, depende o quão longe está a viatura a carregar.

      • JMS says:

        Isso não é verdade. Não sai mais caro. EM determinadas situações pode sair ao mesmo preço, quando fazemos comparações razoaveis. Um carro a gasoleo de gama média 2 litros com 150cvs gasta 12/15 euros para fazer 100kms. Um carro electrico da mesma gama (provavelmente com mais potencia) varia da seguinte forma:

        Carregar em casa em vazio: 1€/100kms
        Carregamento publico (LIdl, pingo doce e afins): 5/6 euros 100kms
        Carregamento Supercharger Tesla: 8 euros 100kms
        Carregamento rapido/ultrarapido em AE: 10/12 euros 100kkms.

        Agora se há malta burra que vai a um carregador de 60kw usa ficha type 2 e carrega a 11kw durante 4 horas assim fica mais caro que gasóleo.
        Da minha experiencia as contas são as que coloquei em cima.

        • Yamahia says:

          “Um carro a gasoleo de gama média 2 litros com 150cvs gasta 12/15 euros para fazer 100kms.”
          Tem juízo looolooolool
          Reduz lá isso para 6 euritos.

          • JMS says:

            6,5l/100km x 1,80/l=11,70€ Consumos normais para quem anda misto AE e cidade. Deves ser um daquele que faz nacional a 50 e acaba com media de 4. Tu é que precisas de ganhar juízo para gastar 6 euros em 100 kms tinhas de fazer medias de 3,5l/100. Nem contas sabes fazer…

          • Yamahia says:

            Tu é que deves fazer nacionais a 50 com a pandeireta electrica a ver se chegas ao destino. LOOL
            Toma lá a minha última nacional, desafio-te a fazer o mesmo sem que sejas apanhado por radares
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcq_Q-dMfipN_I_sCByw

            P.S. Não compro gasóleo a 1,80€. E mais a 1,40€ e não tens nada a ver com isso eheh

          • JMS says:

            A pandeireta electrica tem 400cvs e limpa o audizeco da treta.
            MAs para isso tenho ca um carro a serio (BMW), não é caixões com rodas. Lol. Foste a 150km/h e fizeste media de 4/100 e metes gasoleo a 1€, que boneco. Vai trabalhar. deves estar com a azia pq vais levar com atualização de IUC. Vai trabalhar para compra um carro novo

          • JL says:

            Qualquer teslazeco a fazer nacional nessa média, nem 13 kwh gasta.

          • Yamahia says:

            Áh pois não, se no WLTP, a média anunciada para o menos guloso é 12 kWh/100, obviamente que dobrar a média 20kWh/100 não vão chegar.

          • JL says:

            Mas este lá, então não se usa o preço mais alto do gasóleo ? porque havia de ser o mais baixo com descontos ?

            O gasóleo está a 1,93€.

          • JL says:

            Dobram a média como ? Só se for nos seus sonhos, o meu tem média de 16.5kwh e a fazer 50% de nacional, 50% de AE, a A9 e A10 a 130-140. Em nacional faço bem uns 13 kwh.

          • Yamahia says:

            “O gasóleo está a 1,93€.”
            Por acaso não está. Aqui na minha zona que até é das mais caras, a BP que é a que vende mais caro está a 1,854€/l.

            Depois usando o desconto PD 20€ para um abastecimento de 80€, temos:
            43,15ltsx1,854€=80,0001€-20€=60,0001÷43,15lts=1,390€/lt.
            Entendido?

            Tem dias que é melhor qd oferecem os vales de 20€. O que sai a 0,00€/lt
            Como ando pouco, às x’s encho os depósitos com esses vales e para ganhar lugar para os próximos vales vou dar uma volta com os cães até a uma praia razoavelmente longe. Tipo Comporta ou Santo Andre 😉

            “Dobram a média como ? ”
            Se o WLTP tem velocidade media de 43 kms/h e para isso sao precisos 12 kWh/100, é evidente que para acompanhar a media do vídeo vai dobrar o consumo.. mas eu dou-lhe de avanço e fico-me pelos 20kWh/100.

            “Em nacional faço bem uns 13 kwh.”
            É pq não faz uma media superior ao WLTP. Ou seja,anda a pisar ovos.

          • JL says:

            Então mas descontos não contam, além disso deve-se ser considerar o preço mais alto, tal como você faz.

            Então quer dizer que no seu é igual, teve de aldrabar os dados do video, se em wltp a 43 kmh faz uns 4,7, a 90 kmh fazia 9.4 litros, portanto assim se confirma que o seu video está “adulterado”.

            20 ? só mesmo nos seus sonhos.

            Errado, se faço o percurso, incluindo uma parte em cidade, de 120 kms em 1:10, como andava a pisar ovos ? isto já conta com os 15 kms que faço em Lisboa em filas.

          • Yamahia says:

            O ciclo WLTP é para betinhos. Sem chuva, sem vento, sem muito frio e sem muito calor. Simula uma utilização de 52% em ambiente urbano olha que mau para os elektros e 13 % do tempo com o veículo parado e motor ligado outro grd problema para os elektros. E depois dá uma esticada aos 130 o que resta dos ~30 minutos é a pastar. Magnífico que prova desafiante para um elektro. Só tem 3 velocidades: Devagar, devagarinho e parado lool

            Tem que vir fazer um WLTP à homem + de 600kms em 7 horas no stop a não ser para descarregar malas. Enfrentar limites de velocidade ridículos a 70 durante 100 kms entre Marateca e Grândola onde baixaram limites para meter radar e sabe-se lá quantos a seguir em cascata. Suportar a Mimosa e Canal Caveira a menos de 40, caso contrário aquela shit dos semáforos disparam
            Aproveitar todas as restantes vias para recuperar o tempo perdido e que saiba que não estão armadilhadas para repor as médias com singelos 140-150, principalmente nas subidas e curvas do Caldeirão.
            Só assim vai conseguir os quase 90 de média desse video. Isto sim é  um verdadeiro teste WLTP. lool

            Estar parado e andar no transito não é a minha praia, como sabe.
            Esses WLTP faço a pé  à  media de 5 ou 7 kms/h ou de bicla à media 17 ou 22 kms/h. Se se distrai muito ainda o passo a ferro com a bicla Looolooolool

          • JL says:

            Ah pois, bem me parecia que tinha de vir preconceito, o ciclo wltp é só para aqueles que você escolhe.

            Loooooool

            O ciclo wltp é igual para os 2, portanto meta cá o vídeo com o consumo de 9 e pronto. Senão também não tem razão para estar a dizer que os outros consomem o dobro.

        • JL says:

          Normalmente fazem a conta com o carregamento mais caro que existe para um carro a consumir o wltp e a meter combustível no intermarche. Loool

  3. Grunho says:

    Brilhante ideia. Há mais de 10 ou 20 anos que vi a ideia de adaptar um motor de arranque de sucata ao cubo de uma roda traseira para fazer o avanço milimétrico nos engarrafamentos e as manobras com o motor de combustão desligado. Agora, se a guerra trouxer aí um embargo ao petróleo concertado entre russos e árabes e o crude disparar para mais de 200 dólares o barril, vai de certeza ver a luz do dia. Isso e as trotinetas e bicis em massa nas ruas de Lisboa e Porto. Há males que vêm por bem.

    • Yamahia says:

      “Isso e as trotinetas e bicis em massa nas ruas de Lisboa”
      Convém começar a autorizar a passagem de bicis e trotinetes nas Pontes 25 e Vasco. É que ainda vem muita malta do lado de lá do rio.

  4. Anti-tudo says:

    Por esse preço e melhor vender o carro e comprar um híbrido de origem usado… Só perdem tempo a fazer coisas inúteis…

  5. SC says:

    Não vai conseguir. Não é uma ideia nova já foi submetida há vários anos.

  6. Yamahia says:

    Faz baixar o IUC?

  7. PJA says:

    3000€ por todo o sistema e montagem, não acredito. O inventor que coloque á venda e logo se vê.

  8. TugAzeiteiro says:

    A ideia até é boa, no entanto se o KIT custa 3000€, depois é preciso outros 1000€ para instalação e isto tudo seria muito bonito, se fosse possível legalizar… e como sabemos em Portugal até para se mudar uma simples jante de 16″ para 17″ é preciso papelada, tempo perdido e dinheiro! Portanto não me parece que fará grande sucesso por cá…

  9. Louro says:

    Por 5k, mais vale a pena converter o carro para elétrico.

  10. ton says:

    Quanto pesa este equipamento no total?

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