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Proprietários de veículos Tesla querem voltar para carros a combustão?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. PTO says:

    Mais um prego na utopia política dos EV’s promovida por burocratas alucinados e que se esqueceram que quem define os mercados são os consumidores. Se eles não quiserem um produto não o compram e quem o fabrica só lhe resta adaptar-se ou fechar portas. Não há decisão política que mude esta realidade.

    Bem razão tinha (e continua a ter) a Toyota quando disse que era um erro forçar o mercado a seguir exclusivamente para os EV’s. Poupou biliões e continua a vender dos melhores híbridos do mercado mundial, que, esses sim, são os que os consumidores preferem.

    Quando vender o meu Corolla D4-D já com 18 aninhos, vem cá para casa um híbrido da Toyota.

    EV’s? Não, obrigado.

    • Antonio+Vasco says:

      Pois, pois, é por isso que é a marca de carros mais endividada do mundo, e com as vendas a descer á 14 meses consecutivos.
      E é por isso que agora desatou a fazer alianças estrategicas com várias empresas chinesas… Se não consegues vence-los , junta-te a eles

        • JL says:

          Pois foi, o pior é o que veio nos meses seguintes….

          • Rui says:

            o António diz que as vendas vem a descer 14 meses consecutivos, quando o ano passado registou um record de vendas. Agora dizes que o pior foi o que aconteceu nos meses seguintes. Ora seguinte s a 2023, são os meses de 2024. queres por aqui evidencias do que queres dizer?

          • Anung says:

            Óh Rui…a sério? Há quanto tempo por aqui andas? Estás a discutir como Rei dos Watts. O homem não necesita de evidências….

          • Pior mesmo says:

            Pois foi … quando tentam vender um carro eléctrico com 3 ou 4 anos ou centenas de carregamentos (e maior parte rápidos por sinal) em que “só” tens de colocar baterias “novas” e “baratas” (claro por isso compensa tanto…) porque senão tens um pisa-papeis gigante que não vale 500…ou isso ou abater…sim quero ver quem compra estes amigos do ambiente com X quilómetros e baterias viciadas (tal e qual aos telemóveis), tu? Queres um leaf que já teve de trocar duas séries e tem 250mil em 5 anos, baterias terão de ser trocadas completamente para final de 2025…das 20 mil por isto? ou dás 5000? ou 2500? ou 500 ? Vá diz ai um valor para ver se por este ou muitos dos exemplos semelhantes compensa ( atenção no dia de hoje em que as baterias tem o valor que têm , no futuro logo se vê). Vá deixa ai o pensamento Watt para o pessoal perder dinheiro, prometemos ler e não gozar mais…por hoje…

          • Yamahia says:

            Bem metida @Pior mesmo! loooloooloool
            É a realidade elektra eheh

          • JL says:

            Então mais uma invenção ?

            Basta ver a parte que a bateria tem de ser trocada em 2025.

            Meus caros, estes carros não têm coisas para trocar como os vossos, de x em x tempo, deve ser por isso que estão tão incomodados, tal como a opinião de quem fez este artigo.

      • PTO says:

        @Antonio+Vasco
        Toyota com as vendas a descer?
        Em 2023 foi a marca mais vendida a nível mundial e a segunda marca mais vendida na Europa, com um crescimento de 8% em relação a 2022. Se chamas a isso descer…

    • Jg says:

      Um Corolla d4 d com 18 anos??!! Aí não vais ter um eléctrico tão cedo, não! Vais comprar um Toyota híbrido dos mais baratinhos porque o orçamento não chega para um eléctrico com uma autonomia decente. E ainda devias pagar por ter um xaço com 18 anos a dar cabo do ambiente, em vez de pagares um IUC de valor miserável! E assim se percebe tanto aziado em relação aos EV’s. Tão ridículos…

    • hackerpower says:

      Eu continuo com a única marca que actualmente tem hibridos a diesel, potentes e com prestações de jeito, a Mercedes e o espetacular motor 300 DE que na classe C tem autonomia eletrica de 100KM, o E 300 DE também é jeitoso mas o novo modelo é feio e mais pesado que a série C. Se tiverem uma empresa há resmas de carrinhas E300 DE por menos de 35000€ na Alemanha, importem que têm isenção e reduções em resmas de coisas, não pode é custar mais do que 35000€ sem IVA, sigam o meu concelho enquanto as leis não mudam…

      • Yamahia says:

        Bem visto. Claro q ser PHEV é só para inglês ver e fugir ao imposto sobre a CC em PT sem paralelo na UE.
        Se estivesse comprador era um desses.
        P.S. Tenho um amigo com uma carrinha dessas a C, no ano passado foi para Málaga com a família e não teve q parar. Obvio que andou sempre a gasóleo.

      • B@rão Vermelho says:

        @hackerpower, O valor dedutível não é “só” de 25,000€?
        Tenho a ideia disso.

      • Anung says:

        Esses 100km sáo reais e a velocidades de 90/100?

        Tive um bmw 330e a leasing e aquilo realisticamente fazia uns 25-30km em modo electrico. Também bebia como um bêbado, mas andava…..

        • Yamahia says:

          Não faz 100 kms. Pelo menos o modelo do ano passado não faz…

          • B@rão Vermelho says:

            Tenho um amigo que tinha uma carrinha dessas da Mercedes e conseguia fazer Braga Caminha em modo elétrico em AE a velocidade moderada, mas acabou por trucar por um Mercedes 100% elétrico, e agora consegue fazer Braga Lisboa se não passar dos 110 Km em AE
            Eu na carrinha hibrida ainda andei lá em caminha achei um pouco desconfortável para 3 adultos no bando traseiro era apertada, e nos dois dias que lá estive andamos 95% em modo elétrico.
            O novo ainda nem o vi.

      • Damnupa Kot says:

        já agora, qual é então o concelho para seguir?
        Há placas para esse tal concelho como há para Covide, Orelhudo, Ranholas ou Colo do Pito?

    • Rui says:

      Já há muito tempo escrevo isso no Fórum. Eu próprio estou a pesquisar um novo carro, mas pergunto-me porque vou dar mais 20.000 por um carro de 7 lugares eléctrico, que eu consigo por menos 20.000. Pior ainda, um eléctrico usado não vale absolutamente nada!!!!!!

      Perguntem a um vendedor de um carro eléctrico, quando custa substituír as baterias aos 200.000km ou quando tiver um acidente que empene o chassis? Nenhum vendedor responde!!!!!

      Por exemplo um EQB tem baterias que custam metade do preço do carro (50% de 60.000€). qual é a razão de optarmos por um tijolo que não vale nada com 200.000km?

      Já agora, porque será que um eléctrico usado não vale quase nada?
      E porque é que os eléctricos estão a caír a pique?

  2. jota says:

    Never again!

  3. Sim mas não… says:

    “The Bloomberg survey from April was even higher than that. It showed that Tesla owners only switch to gas or hybrid drive trains about 7% of the time. Tesla has 87% brand retention, but 93% of current Tesla owners plan to stick with EV cars for their next car purchase (87% Tesla, 6% non-Tesla EVs).”

    Afinal quem tem razão?

  4. Joma says:

    Aí vem os que dizem que isto tudo são falácias e que o mercado, procura aquilo que eles “acham” ser… Lol

  5. Yamahia says:

    ‘”51% pretendem mudar para um carro a combustão
    10% dos inquiridos pretende trocar o seu BEV por um modelo híbrido
    6% optariam por um carro híbrido plug-in (PHEV)”
    Portanto era o que eu pensava. 67pc quer voltar à combustão. Os restantes 33pc são aqueles tristes q não saem do quarteirão.

  6. Aves says:

    Há um engano no post quando diz: “O site Carscoops apresentou recentemente os dados de um inquérito realizado pela conceituada consultora McKinsey & Co. O inquérito foi direcionado para proprietários de carros elétricos dos Estados Unidos da América, especialmente para quem tem veículos da Tesla.”
    Estão-se a misturar dados de duas fontes diferentes:
    – o que se diz a seguir, “46% dos proprietários de carros elétricos, independentemente da marca, pretendem adquirir um carro a combustão na próxima compra” é do inquérito da McKinsey & C (1.º link) – que se refere aos VE em geral, não à Tesla
    – mas a frase seguinte “já no que diz respeito aos proprietários de veículos Tesla, os dados revelam que 51% pretendem mudar para um carro a combustão” já não é desse inquérito – refere-se a Teslas que foram trocados em concessionários, de janeiro a junho de 2024. Isto não abrange quem vendeu um Tesla e comprou outro Tesla – à própria Tesla (e não num concessionário, que não venderá Teslas novos)
    https://www.teslarati.com/mckinsey-survey-46-percent-us-ev-owners-switch-back-ice/
    https://www.edmunds.com/car-news/tesla-trade-in-data-gas-cars.html

  7. tirafora says:

    eu nao voltaria a comprar Tesla , fui enganado no FSD 7500 deitados fora , o tempo de um problema na oficina somente uma vergonha

    • Andreia says:

      É normal, a Tesla é das piores marcas ao nível de fiabilidade (https://www.forbes.com/sites/edgarsten/2023/02/09/tesla-tanks-while-industry-improves-in-long-term-dependability-study/). Os eléctricos só são bons para os vendedores de carros. É o equivalente aos restaurantes que produzem comida que só fica bonita nas imagens das redes sociais, a pessoa depois de comer parece que apanhou uma intoxicação alimentar e na maioria das vezes continua com fome.

        • Pirata says:

          como a apple. é o poder da marcaa toldar a visão.
          Os Teslas são carros bons, mas não valem o preço.

        • Anung says:

          Isso é apenas em relação a EVs, e como diz o artigo 51% querem voltar a comprar carro a combustão.
          Os seja no geral, Tesla é uma porcaria para 51% das pessoas.

          • Realista says:

            Não é isso que o artigo diz:

            O artigo diz que 51% dos donos de Teslas:

            “51% dos proprietários de veículos Tesla mudaram para um carro a combustão (…)”

            No entanto 54% dos donos de carros elétricos não quer voltar a ter um carro a combustão:

            “46% dos proprietários de carros elétricos, independentemente da marca, pretendem adquirir um carro a combustão na próxima compra.”

        • Yamahia says:

          @JL esse artigo diz o contrário, ou seja que a Tesla está a cair em desgraça. Mas vc não lê o que posta.?

          • Anung says:

            Lol, não pode, está a contar Watts!

          • Não se modera says:

            Mesmo , não tem moderação algum , nisto e na maior parte das coisas nem é tudo bom nem tudo mau , mas este individuo é mesmo fanático , está em todas sobre eléctricos , acerta em 1% , mas caramba , nunca desiste , até a contradizer-se não interessa , o fanatismo é mesmo assim né? bola pr’a frente JL! Corre seu tolo , dá gosto ver alguém assim feliz , de fora até parece que lhe pagam para fazer publicidade ao Elon , já aogra vamos ter nova fragância , Musk for WattMen no futuro by Tommy Hillfigger ou algo assim do género ? Avisa ai , e não te esqueças aponta ás baterias a toda a gente que te contradiga . força fanático!

          • JL says:

            Quem falou da tesla foi você, o artigo é sobre ev’s em geral.

          • JL says:

            Então onde eu me contradisse ?

            Fanáticos são vocês, estão em todos sobre elétricos e não pescam um chavo sobre eles.

          • Não se modera says:

            Compre uns óculos meu caro, basta ler onde há artigos sobre eléctricos e principalmente sobre Tesla que já vem a espumar-se todo sem um pingo de razão. Hilariante como ignora o facto problemática de ter ao fim de uns anos trocar as baterias e o custo associado , mas lá está o fanatismo permite que se continue numa jornada de desinformação ou então de fontes tendenciosas sem contacto algum com a realidade ( normalmente ou são ignorantes ou pior são mesmo os falsos ignorantes que são os fanáticos , tal como na político nos extremos tanto á esquerda como á direita ). Agora para algo que é capaz de perceber porque não perder tempo a discutir com o seu tipo ( já dizia o Twain… ) , vou-he deixar um bocado de humor que lhe falta na sua vida aparentemente que já deve perceber e até se pode rir, tomara a nós comum dos mortais ter alguém na nossa vida que olhe para nós como o JL olha para a Tesla!

          • JL says:

            Eu a espumar-me ? mas é você que está com esse comportamento.

            Mas têm de trocar baterias porquê ? porque você quer ?

            Então onde não tenho razão ?

            Quem está a ser fanático é você, eu apenas fiz perguntas que você não sabe responder.

            Onde eu desinformei, explique lá ?

            Ah, já entendi, só não são fontes tendenciosas quando dizem o que vocês esperam que digam ?

            Mas eu falei da tesla onde ?

      • Yamahia says:

        “É normal, a Tesla é das piores marcas ao nível de fiabilidade”
        Veja lá bem a quem vc respondeu dizendo q os donos eram os mais felizes.

    • Aves says:

      Expliquei o erro que há no post num comentário que está em moderação … desde ontem.

      • Pedro Pinto says:

        Revirei o texto para ficar mais percetível. Dá lá a tua aprovação 🙂

        • Aves says:

          Continua a não considerar os que tinham um Tesla – e compraram um novo Tesla … à Tesla 🙂
          Pelo que li isso é habitual nos EUA – comprar os carros diretamente à Tesla e não nos concessionários, que é a fonte do Edmunds 🙂
          Resumindo:
          – É fiável que 46% dos proprietários de carros elétricos, independentemente da marca, queiram mudar para um carro a combustão, como diz o inquérito da McKinsey & C
          – Que haja ainda mais (51%) proprietários de Teslas a mudar não se pode concluir, porque os dados do Edmunds não inclui os carros comprados diretamente à Tesla, que será o mais frequente.

  8. Done says:

    Tive um Tesla e despachei-o. Em 3 anos, fiz mais viagens ao Porto para o deixar na Tesla a fazer reparações e correções do que o meu antigo a diesel em 13 anos (e não, eles não foram a casa fazer reparação, teve de ser no Porto ou Lisboa).
    Quando fui a vender o tesla, tinha desvalorizado o mesmo ou mais que o a combustão em 10 anos.
    Para quem não pode carregar em casa a poupança é uma ilusão. ….

    • Sancevas says:

      Exato… Carregar em casa e a custo zero… ( Painéis solares)

      • Mário says:

        os paineis solares já são oferecidos? Ou está tudo a criticar o governo mas á espera do subsidiozinho para colocar paineis? Se fossem bons ou cost effective não estavam á espera de subsídios.

      • GM says:

        Ou não sais de casa durante o dia, ou gastaste mais uma pipa de massa em acumuladores, para transferires depois, à noite, para o carro. Então, se residires no Oeste, am fim de 1 mês tens o carro carregado.

        • Yamahia says:

          Os da da LG ainda são dos mais baratos com um mínimo de qualidade. Ainda assim 6000€ por 7 kWh.
          6000€ são 10 anos da conta da luz para uma família de 4.
          Ao fim de 10 anos a bateria está boa para o lixo.
          Sinceramente não se percebe o q motiva está malta. Vir apregoar q carrega a custo zero? Qd depois está a pagar o dobro pelo mesmo? Sim, é que pouco ou muito ainda têm conta da luz (redes e alguns kWh, taxas), o inversor , os espelhos, a estrutura, a manutenção, o seguro etc
          Tanta ginástica e tem 7kwh ≈ 30kms para o carro e continua a consumir o mesmo em casa
          Se a estupidez pagasse imposto…

          • JL says:

            Há bem mais baratas, mas sendo você a dizer, já sabemos quais são as mais caras, se fosse sobre viagens de avião a mesma coisa, só quando é sobre combustiveis e tudo relacionado com veiculos a combustão é que ficamos a saber quais os mais baratos.

            Está boa para o lixo porquê ? tenho ali uma com 26 e ainda trabalha com mais de 80% de capacidade.

            Sim, se a estupidez pagasse imposto não precisavam de andar a cobrar tanto iva.

          • Yamahia says:

            Caras são as Powerwall que custam qs o dobro com a mesma capacidade.
            Estas parecem-me ter boa relação qualidade preço.
            Já nas pilhas sigo o mesmo princípio. Normalmente é Duracell, no limite Philips, Panasonic, Varta. Abaixo disso já não vem nada.
            Chinas que não conheço de lado nenhum nem pensar.

          • JL says:

            E precisa de powerwall para quê ? mostrar ao vizinho ? comprei uma por 150 euros para controlar a carga pelo solar e chega.

    • JL says:

      Então que Tesla era ?

      • Compra já says:

        Não perguntes que Tesla era, vai lá e oferece-lhe 38mil, então tesla com 3 anos deve ser alto negócio quase semi-novo não é? Como se faz naqueles atrasados de combustão certo? Vai lá e compra-lhe seja qual for o Tesla é melhor que outra coisa qualquer certo? Vá compra-lhe , oferece-lhe um valor que aches justo , mas oferece-lhe, não digas que vale e que nunca vendias mas se vendesses só por um determinado valor…na…oferece mesmo , que pela tua visão é sempre um negócio do caraças, aproveita e faz um favor a ti mesmo , compra mais um e ajuda a salvar o planeta , anda , não sejas tímido , ajuda o homem a vender se é que não o despachou já, aproveita , pergunta-lhe se ainda vais a tempo de fazer outra decisão de ouro

        • JL says:

          Como ofereço por algo que ele nunca teve ? isso é que era negócio.

          Onde eu disse que era sempre um bom negócio ? também é como outros aqui que gostam de andar à volta de uma bola de cristal ?

      • Realista says:

        Fez mais viagens Porto-Lisboa num Tesla em 3 anos do que durante 13 anos num carro a combustão mas depois queixa-se que o carro desvalorizou, porque toda gente sabe que nos carros a combustão quanto mais quilómetros tiver um carro tiver mais valioso ele fica…

    • Naodou says:

      Uma das grandes queixas de quem compra é a desvalorização causada pela própria marca!!

  9. NunoManuelAlves says:

    Os Lindes da combustão estão desesperados é o retardamento cognitivo total não sabem o que fazem nem querem saber pensam que vão ser salvos pelo governo, o problema é que no caso da Toyota são 200 biliões de dívida não vai ser fácil, estes esterolas todos juntos vai ser bonito:(:(:( a Nônda ja fechou 7 fábricas em todo o mundo a Toyota com os.carros magicos não deve demorar as vendas estao a cair desde ha algum tempo, agora ate os Ukranianos fazem.bombas para atirar aos russsos com os Toyota mirai que degredo :(:(:(

  10. B@rão Vermelho says:

    Hoje no Jornal JN, está na primeira página que os condutores fogem dos VE usados, por receio do estado das baterias.
    Eu também não me estou a ver comprar um VE em segundas núpcias, exatamente pelo receio das baterias, e não compro carro novo desde 1998, na altura uma Mitsubishi Strakar Azul e Cinzenta, linda de morrer 🙂
    Tenho uma colega de trabalho que tinha um Left e teve problemas de bateria e ela acabou por comprar um Dacia Sandero novo, e ainda sobrou €€ se tivesse optado por repor a bateria, ela diz que nem foi tanto o valor mas a perda de confiança na tecnologia.
    No caso deste estudo, até acho normal, devido a dimensão dos EUA e nem todos os condutores gostão de parar de X em X tempo para carregar o carro os leve a pensar na troca de carro, é normal por lá trabalhares a centenas de Km de casa.
    Querem comprar um carro a combustão, mas não falam em querer deixar de ter VE, como digo devido a dimensão deve de ser mais prático fazer grandes viagens em veiculo a combustão.

    • Anung says:

      Ao tempo que digo aqui a desvalorização brutal dos EVs usados. Ninguém lhes toca e há stans reticentes em os aceitar devido á dificuldade de vendas.

      Se pesquisares no standvirtual um model 3 (que é o EV mais apetecivel) com menos de 4 anos e menos de 80000 quilometros já anda com 50-60% de desvalorização.

      Por isso digo que para quem não pretende revender, um EV em segunda mão é o melhor negócio.

      • B@rão Vermelho says:

        Eu tenho os meus carros bastante tempo, por norma compro em segunda mão com 4 anos, e tenho pelo menos mais 6 a 10 anos, mas VE em 2ª mão não me vejo a comprar.
        A quem diga que pelo preço que pagamos na compra de um carro modesto novo, podias comprar um bom carro em 2ª mão, concordo até certo ponto, o problema é que às vezes os bons carros em 2ª já vêm muto rodados.
        Para mim comprar um carro é um mau negócio e como tal é minimizar o mau negócio ao máximo, por isso já deixei de comprar carros novos em 1998, mas para o VE vai ter de ser novo, e na casa dos 25.000€, mais do que isso para mim é uma loucura sem justificação, mas é para mim e apenas para mim.

        • Anung says:

          Tu é que tens de ver o que mais te satisfaz.

          Também deixei de comprar carros novos, é um absurdo o dinheiro que se coloca no lixo com um carro novo. E a verdade é que com os usados tenho ficado tão bem servido senão melhor.

          Eu não tive medo de compra um model 3 usado. Até agora impecável e poupei uma tonelada de dinheiro.
          A bateria usada é um risco, mas com algum test drive consegues perceber minimamente o estado da mesma.

          Não sou paranoico com aqui alguns e dizer que é tudo uma maravilha, porque não é, e por isso mantive o carro a combustão, mais para as férias e fins de semana.

          Necessidades e local próprio para carregar. Esses para mim são os critérios chave para se ter em conta.
          Se é para carregar em postos de carregamento esqueçam, comprem a gasolina.

      • JL says:

        O mesmo acontece com alguns a combustão.

        • Realista says:

          Acontece com todos os veículos… é perfeitamente normal 50% de desvalorização em 4 anos.

          Aliás existem carros com desvalorizações ainda maiores se tivermos em consideração o PVP que muitas vezes não é tido em conta.

      • Antonio+Vasco says:

        Pois estou farto de procurar esse tal bom negócio de 50% de desvalorização e nada, não tenho sorte.
        Até fui aos carros com mais de 150,000km e verifiquei que andam em média a 27,000 € os mais baratos, serie 3 Long Range. Ora se bem me lembro, custavam cerca de 55,000€, o equivalente a um BMW 420 coupé pack M , que mesmo assim não andava tanto.
        Ora no 3, se uma pessoa conseguir deduzir o IVa, são 10,200€ a menos, gasóleo a 160,000 km são 18,000km , mais ou menos, e nem considero 2 mudas calços de travão e 3 revisões (1500€?) além de 4 anos de selo (900€).
        É assim tão difícil fazer as contas?
        Em electricidade gastaria 6,400€, carregamentos só fora, metade se fôr em casa.

    • JL says:

      O JN mostrou a opinião de uma pessoa, curioso porque outros artigos dizem que em Maio a procura por eles aumentou 93%.

      • Vendo says:

        Pelos vistos uma pessoa que conhece o mercado bem melhor que você. Enfim, o desespero dá nisto. Hoje deve estar farto de dar ao dedo…

        • JL says:

          Parece que não conhece, até porque as próprias fontes indicam aumento da procura.

          Sim, o desespero dá nisto, estão a ver que a galinha dos ovos de ouro tem tendência a acabar.

  11. Anung says:

    Por enquando tenho os dois, e não me vejo a desfazer do diesel.
    O electrico não atende todas as minhas necessidades.

    Agora a maioria das pessoas (urbanos e domingueiros) serve perfeitamente. O não ter garagem deve ser uma grande entrave também.

    • B@rão Vermelho says:

      Para o meu estilo de vida dá perfeitamente, não faço ferias em Portugal, tenho a família toda próxima, agora até tenho garagem, só falta os €€€, em breve vou comprar um VE, mas vou continuar com o meu modesto carro a diesel, como é comercial dá muito jeito, no ano passado fiz 14.000Km e praticamente só aqui as voltinhas.

  12. Mr. Y says:

    Ó Pedro Pinto mas que foto de capa é essa? 🙂

  13. Eu says:

    A matrícula do carro da imagem será que dá valor ao condutor?

  14. Ze+Nandoooo says:

    Aquela matricula da primeira imagem 😛

  15. José Maria Oliveira Simões says:

    Nada como ter os maravilhosos fumarentos !!!
    Fumarentos que me levam aonde eu quero (gasolina e gasóleo). O BMW a gasóleo de 1995 foi para a sucata por eu ter sido embarretado na reparação (já tinha passado os 400 mil kms). Tenho ferrugentos a zagolina (1 de 2000 e o outro de 2001). Nada de originalidades a pilhas (eléctricos)! Isso requer ter garagem, coisa que não tenho.

    • Anung says:

      Parabéns, mesmo sem o pensares és dos que mais contriui para a meio ambiente. E não estou a ser sarcastico.
      Para a economia é que contribuite pouco 🙂

      O maior inimigo do ambiente é o consumismo, e desse, muito, mas mesmo muito poucos estão dispostos abdicar.
      O que essa malta gosta (pseudo-ambientalistas) é fazer discursos woke todos bonitos para os outros ouvirem e lerem. Depois quando estão offline compram tudo e mais um par de botas, é férias no estrangérios, gadgets, carrinhos a prestações, etc….

  16. Sn says:

    O pessoal que não tem dinheiro para comprar um elétrico andam para aqui a despejar veneno. Novidade os elétricos já estão quase ao preço dos fumarentos e com o dinheiro que poupam em combustível e em manutenção até compensa pagar um pouco mais. Os carros novos a combustão já não têm a fiabilidade dos antigos, acho que o pessoal está com dificuldade em acordar para a realidade.

    • José Maria Oliveira Simões says:

      Aproveito para deitar uma pitadinha mais de “veneno”, se me permite.
      Como bem menciona, estou com um nadinha de dificuldade em “acordar” para a dura realidade. No entanto posso afiançar que os fumarentos ficam deveras muito mais baratos porque são mais fiáveis. A minha pergunta é se já terá feito as contas (o que duvido muito). Não entendi muito bem porque afirma que os carros novos já não tem a fiabilidade dos antigos. A manutenção tem que ser feita a tempo e horas !!! Um fumarento faz mais de 400 mil km enquanto um eléctrico não faz sequer metade disso (80 mil é muito pouco). Comprar uma bateria nova dum eléctrico … vai lá , vai … é quase o preço dum carro novo !

      • JL says:

        Não faz 400 mil kms porquê ? porque você não quer ?

        Porque precisa de comprar bateria ? porque você é teimoso ?

        É o preço do carro onde ?

      • Realista says:

        A minha garantia (e a dos restantes fabricantes) para as baterias é até aos 160.000km ou 8 anos… Faz algum sentido dizeres que um carro elétrico só dura 60.000km?

        Para além disso um carro a combustão faz sim 400mil km e até pode correr eternamente se for reparado. Mas para chegares a esse valor quantas correias de distribuição mudaste? Quantos Litros de óleo mudaste? Quantos Filtros levaste? Quantas bombas de água levaste? Quantas embraiagem levaste? Quantos escapes levaste? Quantos tubos mudaste? Quantas panelas levaste? quantos motores de arranque levaste? Quantos alternadores levaste… e por aí fora.

        Em 400.000km se tiveres revisões a cada 20.000km são 20 idas ao mecânico a €250 cada são €5000… e assim a brincar já deixaste mais de 75% do custo de uma bateria nova ao longo dos anos. Agora mete custos a doer como por exemplo um injetor entupido e já vês que facilmente ao longo dos anos atinges o valor de uma bateria nova e nem notas.

        Assim basicamente ao longo desse tempo todo, o carro foi todo mudado e o custo é largamente maior ao longo do tempo do que o preço de uma bateria paga uma única vez, mas como é pago aos bocados acabas por não notar.

        Mas isso já é literacia financeira porque pagar todos os meses €10 durante 12 meses não fica mais barato do que pagar €90 de uma vez por ano. É verdade que custa mais pagar €90 que €10 mas não é mais barato…

        • José Maria Oliveira Simões says:

          Os injectores da minha carrinha ficavam por menos de 1.000.00 euros. A não ser o injector mestre que é bem mais caro, mas nunca chega aos 3,000,00 euros (nem pouco mais ou menos), com a mão de obra. Vai lá e compara com os valores de mais de 20.000,00 euros por uma bateria e faz-lhes as contas ! Estou a falar dum gasóleo com praticamente 30 anos e com mais de 400 mil kms. Um eléctrico ? humm, duvido muito, meu caro … mas é que nem metade disso faz …

          • JL says:

            Qual e a bateria que custa 20 para ser reparada ?

            Como sabe que não faz ? Quantos teve ?

          • Realista says:

            €1.000 de um injetor, depois um sensor que vai à vida, a egr que precisa de limpeza ou pior… quando aparecem ruídos e não sabem o que é…

            Isto sem falar que o motor começa a consumir mais ao longo dos anos aumentando o consumo.

            Assim só já tens aí €10.000 em reparações e nem é nada de extraordinário pois são coisas que acontecem com o simples funcionamento do motor.

            Se um carro elétrico faz 400.000km? Não sei, mas a maioria dos carros que vejo a combustão não chegam aos 250.000km porque ficam bastante deteriorados para reparar pois o custo de o fazer é superior ao próprio valor do carro. 😉

        • Yamahia says:

          @ Realista, o carro do @José Maria Oliveira Simões tem 30 anos. Isso são 3 baterias de elektros. Não apenas uma onde estás a basear as contas.
          E os elektros não avariam só a bateria. Segundo o último CR a manutenção do elektro é mais cara e os elektros avariam mais que os combustão e ainda nem chegámos à fase que é preciso trocar a bateria.

          • JL says:

            Eu tenho um com 26 e só levou uma bateria por opção, isto porque hoje não fazia sentido continuar com a autonomia que tinha, que já era usada.

            E não, não avariam mais, porque esses números também incluem avarias de software, que na verdade não são avarias.

            Curioso porque há estudos que não referem quantos anos duram uma bateria, e lançam valores para o ar.

            Outro dado curioso, é que enquanto os motores a combustão estão a ficar cada vez com menos duração, nas baterias é o contrário, cada vez estão a ficar com maior duração.

            https://www.straitstimes.com/tech/nus-lab-to-build-fast-charging-ev-batteries-that-can-last-30-years

          • JL says:

            Segundo os entendidos, a esperança de vida de um motor de um carro é de 8 a 9 anos, portanto o carro do José já levou 3 motores.

            https://www.google.com/amp/s/carfromjapan.com/article/car-maintenance/how-long-should-an-engine-last/

          • Realista says:

            Deves pensar que nunca tive um carro a combustão…

          • Realista says:

            @JL A validade de um carro não é medida em tempo mas sim em kilometros. E normalmente as latas com 20 anos andam nos 200 a 250.000km e o mais certo é só andarem mais 5 a 10.000 km antes de voltarem a dar problemas e serem revendidas ou encostadas porque o valor das reparações não vale o valor comercial.

          • Yamahia says:

            Se assim fosse @JL, a UE já não tinha carros
            https://www.aut.fi/en/statistics/international_statistics/average_age_of_passenger_cars_in_european_countries?sort_column=1&sort_direction=0
            Todos os países sem excepção tem uma frota com idade média superior a 8 anos.
            Menção honrosa para Portugal com 2 dos seus 7 milhões de ligeiros de passageiros com mais de 20 anos

          • JL says:

            Não se fabricam motores ?

            Então, agora é fazer contas (Idade do carro) / 8 = número de motores

          • Realista says:

            Eu faço parte dessa lista…

            Na empresa tive de comprar um carro com 20 anos para desenrascar outro que esteve 4 meses parado na oficina.

            Agora a parte mais difícil é despachar um carro com 20 anos e 230.000km. Queres comprar um a cair de podre?

            Retém o valor, faço-te o mesmo preço!!

          • JL says:

            Portugal não tem 7 milhões de ligeiros de passageiros, mas sim 5.6, adiante.

            Olhe, mesmo a calhar, tem aqui um vídeo do seu mecânico preferido, que nem sabe distinguir um motor de mota de um motor de carro, adiante, com 45 das 500 pessoas que se queixam dos motores que não duram nem 80 mil kms.

            https://www.facebook.com/nelson.a.gonzalez1/videos/1712215812617214

            Um aparte, os motores serem assim nada tem a ver com emissões, podiam ter as mesmas emissões com corrente ou até mesmo com correia a seco.

          • Yamahia says:

            Quer motores em vez de carros?
            A durabilidade típica de um motor a Diesel são entre 800 mil kms e 1 280 mil kms sem troca de nenhum componente de relevo
            “The average lifespan of a diesel engine is typically around 500,000 miles. With proper care and maintenance, they can last over 800,000 miles.”
            https://www.uti.edu/blog/diesel/how-long-diesel-engines-last
            O carro do @José Maria Oliveira Simões ainda tem muito que palmilhar antes que tenha que trocar alguma coisa muito cara e muito menos o motor. Neste momento ainda segue na fase da rodagem com os 300 mil efectuados.

            “Portugal não tem 7 milhões de ligeiros de passageiros, mas sim 5.6, adiante.”
            Não? Então vc sabe mais que o ACP?
            Que cita a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundo de Pensões? Em 2022 eram 7 milhões e tem vindo a aumentar e fora os carros sem seguro que por aí andam!
            MIN 3:52
            https://youtu.be/MOwFslP__Xw?si=wx74mtlUM7R5yXg4
            Por mim 5,6 até me ajudavam nesta questão dos 2 milhões com mais de 20 anos, mas já vi que o que vc quer aumentar a relevância dos elektros de 1 para 1.8%. Temos pena. Ainda não é desta!

          • JL says:

            Ai falam de motores industriais, camiões e tractores, esqueça.

            Quem sabe quantos carros existem é o IMT, e são 5.6 milhões. 7 milhões inclui comerciais, camiões e tudo o é registado, até motas. Não se lembra dos 5xx carros por cada 1000 habitantes ?

            Aumentar não é preciso, porque sabe muito bem que já saíram números sobre isso, e é maior que 1.8%, portanto não é preciso inventar.

          • Yamahia says:

            Tanto num caso como noutro são carros ligeiros. Vá lá ouvir e ler novamente.

          • JL says:

            Eu falei quais ligeiros eram .

          • Yamahia says:

            Não vc falou que incluía motas é camiões. Ou quer que vá fazer copy do seu post?

          • JL says:

            Por não incluir é que são os 5.6.

          • Yamahia says:

            Sabe o q é um carro ligeiro? Pois são 7 milhões. Aguente-se.

          • JL says:

            Errado, eu falei em ligeiros de passageiros, você falou carros, que segundo a gíria é o mesmo, portanto são 5.6 milhões.

          • Yamahia says:

            Errado o caraças, vc disse q os 7 milhões era a contar com motas e camiões. Retrate-se. Novamente, quer que faça o copy do q vc escreveu?

          • JL says:

            Está aqui o que eu disse:

            “Portugal não tem 7 milhões de ligeiros de passageiros, mas sim 5.6, adiante”

            “Quem sabe quantos carros existem é o IMT, e são 5.6 milhões. 7 milhões inclui comerciais, camiões e tudo o é registado, até motas. Não se lembra dos 5xx carros por cada 1000 habitantes ?”

    • Anung says:

      Olha outro domingueiro que pensa que outros têm a vida dele.
      E este até se acha rico….

    • JL says:

      Senão mais baratos…

  17. Realista says:

    54% Não quer voltar a ter carro a combustão… lol

  18. Anónimo says:

    Vejam isto. Isto dito por alguém que efetua manutenções tanto em carros eléctricos como a carros de combustão. Tirem as vossas conclusões.
    https://vm.tiktok.com/ZIJnoPDx4/

  19. Rui says:

    O que os fanáticos dos tijolos eléctricos devem perguntar-se é porque é que o mercado dos eléctricos está a caír a pique e estas marcas estão a despedir? Não me digam que os carros a pilhas são fantásticos!!!! Quanto vale um eléctrico com 200.000km? A resposta é muito fácil, não vale nada, porque o dono vai gastar no mínimo metade do preço do carro em baterias…….. se tiver um carro a combustão não gasta tanto em combustível (200.000km custa cerca de menos de 20.000€ em gasóleo!!!!!!!!). Um eléctrico gasta seguramente muito mais do que qualquer carro a gasóleo com o tempo!!!!!

    É só fazer as contas!!!!!

    • JL says:

      O que os fanáticos dos a combustão se devem perguntar é porque dizem que o mercado está a cair quando o mesmo está a crescer.

      Os carros a pilhas já vimos muitas vezes que não valem nada, basta ver nos poucos mercados onde se vendem, Califórnia por exemplo, só fim de 3 anos onde acabou o combustível gratuito, nem 5 mil dólares lhes dão, nem que tenham apenas 40 mil milhas, já que é+- isso que fazem com o combustível gratuito.

      Agora nos eléctricos a baterias encontre aí um que não calha nada com esses KMS.

      Mas vai gastar porquê? Aínda não entendi, o meu já passou os 200 mil e 10 anos e não precisa de bateria, posso encontrar um nesse caso ? Ou é só para se afirmar como fanático ?

      Então e o a gasóleo só gasta 20 mil euros , quando os motores nem 80 mil KMS duram ?

      Seguramente ? Porque você é fanático e assim o pode dizer ?

      Então mostre lá as contas ?

    • Alheios aos factos says:

      Rui deixe lá, isto é só herois do teclado que dizem que fazem , que compram e o carago a quatro , na verdade são putos com pouco que fazer em que num fórum optam por uma opinião e noutro fórum por outra e gostam de fazer o papel de autistas ( é que alguns até são mesmo , o JL é um comprovado , nem vê os telejornais em que algumas marcas em muitas dos EV’s não os aceitam mais como retoma… além de ser troll e gostar é atenção, já deve vir do 4chan em que vive desse feed).
      Rui faça o seguinte , e , o que digo a si é válido para mim e para qualquer outra pessoa, olhe para o número de quilómetros que faz e as distâncias máximas, olhe para o custo dos combustiveis e custo de carregamentos eléctricos (tanto no mais barato durante a noite como em postos rápidos para dias em que precisa mesmo) , veja o custo da manutenção com mecânicos de confiança , faz as suas contas e toma a decisão mais acertada para a sua vida seja qual for o veículo e seu tipo de tecnologia , para a sua carteira e para o seu gosto , agora o que se vê por aqui só serve mesmo para uma coisa , perceber que há gasto de oxigénio desnecessário… deixe lá os tolinhos com os seu fanatismos e agendas de interesse ou simples imbecilidade , aliás mais vale é nem vir ler mais os comentários que deixa de perder tempo precioso , o mesmo farei eu , deixe os doentes para aqui a discutir nada e coisa alguma e o resto é peanuts…

      • JL says:

        Não aceita de retorno ? então mostre lá esse jornal ?

        Então mas você gastou oxigénio por aqui também, não estou a entender.

        Mas os fanáticos parecem ser vocês, que afinal não querem não querem, e fazem tudo para os outros não quererem. Tanto que manda os outros fazerem contas que não fez.

        Alguém lhe paga para isso ?

        Ou seja, tanta letra para dizer: “esqueçam, não leiam isto e aquilo que até pode ser verdade, cuidado, mantenham o foco o novo mais precioso e velho lobby, ele é e tem sido bom para você, nada de fugir do rebanho”.

        • Cala-te , faz um favor a todos says:

          Olha )/%(& para não ficares a pensar que tens razão , este texto passou algures no inicio do mês no telejornal ( sabes o que é um telejornal? é na TV coisa que tu o erudito não vês obviamente, isso é para a plebe, tu desde que passaste de Fiat Uno e Opel Corsa para Tesla’s e afins agora és muito fidalgo para perder tempo com trivialidades, agora só junto á lareira de chachimbo a ler o jornal em papel ‘amigo do ambiente claro ‘da velha estrela como um snob).
          )O/(%/($%#l.com/noticias/mercado-vendas-eletricos-espanha-italia-primeiro-trimestre-2024/
          Também não conheces a razão automóvel?
          Só onde te interessa em que resultados skewed é que vens com tangas e gráficos resultantes de meia dúzia de gatos pingados em que de facto para a utilização deles o eléctrico sem dúvida é a melhor escolha possivel. Mas tu como o nabo que és só sabes falar bem daquilo como se fosse a maior maravilha do mundo, se fosses tomar banho nas águas resultantes do processo industrial de fabrico das baterias é que fazias bem.
          Tu nem quando as pessoas falam que há coisas positivas e negativas tanto nos eléctricos como nos combustiveis, para ti só há uma realidade , que é a tua , seja fantasia ou não é o que te interessa, mas olha era o que faltava andar a procurar todos os artigos e todos os noticiários em que desmontam a tua realidade, é simples lê todos os artigos , não leias só os que te interessam , deixa de ver o Big Brother e vês reportagens na Sic Noticias na RTP , onde quiseres , aqui ninguém é teu escravo para te entregar aquilo que não queres ler nem ver, nem ninguém quer saber das tuas sequer man, vai lamber o forro ao André Ventura que tu e ele parece que sairam do mesmo saco, radical da treta, sempre a spamar tudo e toda a gente , vives sozinho na cave da tua avó , já nem não te aturam? vais responder a esta mensagem também oh leproso , achas que todos vão perder tempo sempre a vir ver as tuas tretas só para não ficares sem resposta? vai-te encher de moscas mas é , tens a mania que és elitista e não tens onde cair morto , seu imbecil

        • JL says:

          Eu disse que tenho razão onde ?

          Então mas não deixou o link como deve ser porquê ? não convém ?

          O que é a plebe ? é tudo o que não pertence ao seu rebanho ?

          Já mudou outra vez de nick ? só para parecer que muitos são apenas 1 ?

          Já ouvi sim, mas ao que parece a coisa já alterou, veja lá bem as vendas na Itália, mas vive em Itália ? só compra carro se lá comprarem ?

          “In June 2024, registrations of battery-electric (BEV) cars declined by 1% to 156,408 units, with their total market share dropping to 14.4% from 15.1%. Despite significant growth in Belgium (+50.4%) and Italy (+117.4%)”

          Foram só 117.4 % que aumentou.

          Já em Espanha manteve-se.

          https://www.acea.auto/pc-registrations/new-car-registrations-4-3-in-june-2024-battery-electric-14-4-market-share/

          Então mas afinal para si não são gatos pingados, senão não estava tão enfurecido.

          Eu falo de ambas as condições, se não as lê é porque não sabe ler.

          Então mas você foi procurar também artigos e outros paises, não entendi o argumento ? só você pode ser diferente ? os outros não ? têm de ser como você quer, é isso ?

          O que é o Big Brother ?

          Eu não vejo tv.

          Se ninguém quer saber das minhas tretas, das 2 uma, ou você está a controlar todos e não os consegue controlar, e assim vem aqui com todo esse alvoroço indignado tentar sobrepor-se a tudo, que não faz qualquer diferença, ou o que eu digo é realmente IMPORTANTE e como sabe que É VERDADEIRO, incomoda-o muito na sua propaganda negacionista.

          Portanto isso leva-me a crer que afinal faço falta, e vou continuar.

          Vou lamber ? então já o fez e resultou ? ou seja, foi lamber o André e ficou assim. Então obrigado, mas não.

          Eu a dialogar, isso sim.

          Vou responder e já respondi a esta mensagem oh leproso.

          Tanto acho que vou você veio, e já que se considera TODOS, então TODOS virão.

          Seu imbecil, se eu não fosse tão importante para si, não ficava tão furioso, obrigado por contribuir para esse reconhecimento.

        • Yamahia says:

          Está aí a capa do Jornal @JL
          https://images.app.goo.gl/GaP1thunW9hNyhJJ8
          Se for à redação ainda pode comprar mediante o pagamento de uma taxa extra.

          • JL says:

            O mesmo artigo do JN fala num aumento de procura de 103%, portanto, afinal quem foi o estagiário que escreveu o título ?

          • JL says:

            Já agora, se falassem que havia concessionários que não aceitam retoma, era um assunto, agora marcas ? Nenhuma marca aceite retoma seja do que for.

          • Yamahia says:

            Continua a confundir procura , neste caso online pq é o StandVirtual, ou seja clicks com vendas. Já lhe disse que clico em muitos elektros e não faço intenção de comprar nenhum e como eu há muitos!

          • JL says:

            Se procuram é porque querem comprar.

            Vê algum numero de vendas ?

          • JL says:

            Eles devem ser mais inteligentes que isso, procura significa que os carros tiveram nos anuários e já desapareceram.

  20. Nirelle says:

    NEM DADO EU O QUERIA. Ter um carro assassino, não.

  21. Frazão says:

    Eu não percebo as pessoas quando vêm com a teoria que um carro tem 20 anos polui mais que um novo e isto e aquilo.
    Sim, isso pode ser um facto em algumas situações mas nem sempre é assim tão Linear. Depende muito do dono do veículo.
    Eu tenho um C220 W203 de 2000 (sim tem 24 anos e sim, não o troco porque estou satisfeito com ele e também não tenho orçamento para mais).
    Ora bom, revisões sempre feitas na marca, sempre 4k ou 5k km antes do limite de cada revisão e sempre tudo o que necessita substituído privativamente.
    Passa nas inspeções sem anotações.
    Nas minhas deslocações vejo imensos carros da idade do meu a soltar um exagero de fumarada mas também vejo imensos com 3 ou 4 anos a fazer a mesma coisa.
    É tudo uma questão de manutenção adequada, cuidada e proactiva
    Falo apenas de motores a combustão. Eléctricos é outro campeonato. Fiquem bem.

    • José Maria Oliveira Simões says:

      Até que enfim, um comentário feito à patrão. Eu não tenho um mercedes C220 W203. Portanto , vai daí, o guito não chegou mais a não ser comprar um BMW 318 tds touring do ano de 1995 em segunda mão), já um pouco para o velhote, na altura em que o comprei. Infelizmente, o guito não deu para mais … Mas, passando aos entrementes e depois aos finalmentes, um belo dum carro, com um motor que praticamente era um motor dum tanque de guerra. Mas é como muito bem disse e por isso afirmo, se pudesse, o BMW ainda estaria aí para as voltinhas. Um grande abraço a todos !!! fiquem bem.

  22. Pedro says:

    Tenho um elétrico (700km autonomia) e um a diesel (1200km autonomia), adivinhem com qual é que vim de férias?
    Com o elétrico quem vinha férias era o carro não era eu. Seja fumarento, seja poluente, seja mais caro o diesel…. Etc.. não importa. Estou de férias e estou descansado.

  23. VapokaFP says:

    Mais de 50% voltam para carros a combustão.

    A farsa dos elétricos está a terminar. O consumidor abriu os olhos.

  24. PJA says:

    Este estudo é uma surpresa, sabia que havia relutância em se manterem nos BEV, mas confesso que não pensei que fosse uma percentagem tão alta.

  25. PA says:

    Mas qual é o problema de existirem 2 ou 3,4,5 opções. O consumidor escolhe o que melhor lhe serve. Isto é uma não questão.

  26. Joao says:

    Enquanto os valores da produção das baterias não baixarem não compensa…a única forma actual é comprar o carro eléctrico na Europa ( importar a bom preço) e com poucos KMS, andar a trocar de carro todos os anos para nunca perder o valor investido…nunca comprar com mais de 40/50 mil KMS máximo…

  27. Sergio says:

    @JL, não discuta com ignorantes, eles arrastam-o até ao nível deles e depois vecê perde for falta de experiência.

  28. Carlos says:

    Li e já me ri bastante. Vejo um que não deve bater com eles todos, a tentar defender os elétricos, por tudo.

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