Portugueses com consumo recorde de combustíveis em 2023
É verdade que o segmento dos veículos elétricos está a crescer bastante, mas apesar dos preços elevados da gasolina e gasóleo, os portugueses consumiram um valor recorde dos últimos 13 anos.
Combustíveis: Valores de consumo mais elevados dos últimos 13 anos...
Os portugueses consumiram mais de 5 mil toneladas de combustíveis em 2023 (dados até novembro). De acordo com as informações, é o valor mais elevado dos últimos 13 anos.
Segundo revela o Jornal de Notícias, as perturbações nos transportes públicos ou o aumento da migração para as zonas periféricas fazem aumentar o uso de veículo próprio. Os sucessivos aumentos no preço dos combustíveis têm condicionado a vida de milhares de portugueses, mas tal não significa que o consumo tenha baixado.
Combustíveis seguem mesma "linha de preços" em 2024
Depois de na passada semana a gasolina ter sofrido uma subida, a próxima traz nova subid, mas desta vez, no gasóleo. No arranque do novo ano, os combustíveis registaram a primeira subida de preço desde outubro, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), como o gasóleo a subir três cêntimos por litro, enquanto o da gasolina aumentou 0,5 cêntimos.
O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 10ª gasolina 95 mais cara da Europa, cerca de 3,3 cêntimos abaixo da média europeia e 10,9 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 16ª posição do ranking europeu.
Parece que toda gente quer recuperar o tempo “perdido” na pandemia. Adoro ficar em casa.
Não é nada disso, o culpado é o baixo desemprego, nunca o desemprego se manteve tão baixo durante tanto tempo, depois o medo do transportes públicos por causa das contaminações e por último o próprio teletrabalho, pessoas que hoje fazem o modelo híbrido antigamente iam de transportes como são menos dias muitos mudaram-se para lugares mais longe e fazem esse trajeto nos dias que têm de ir ao escritório ou por outro lado como a despesa é menor 2/3 dias por semana, optam por ir de carro, em Lisboa nota-se uma diferença gigante na quantidade de carro de 2019 para agora
Tudo isso seria resolvido se não fosse a hipocrisia que se criou contra o teletrabalho. Durante o pior da pandemia, as empresas eram só elogia, diziam que melhorava a produtividade e tudo mais. Agora, é o mal do seculo. Hipócritas.
Oi? Não vejo nada disso em lado nenhum, maioria das empresas manteve modelos híbridos
Eu faço sempre 20k por ano, autocarro nem existe
Claro que vamos consumir, acham mesmo que o people tem dinheiro para comprar carros elétricos, acham mesmo que o people tem 10 mil euros na conta, nem isso dá para comprar um carro em condições, e ainda por cima a infraestrutura para carregamentos elétricos é escasa, lenta, só existe carregamentos rápidos ao pé das autoestradas. Portugal deve ser um dos paises que vai ficar com carros a combustão, bem para lá da data limite de não haver mais compras de carros a combustão.
Os bancos emprestam se quiseres
Não. Os bancos emprestam a quem demonstra ser capaz de pagar os juros agiotas que praticam.
Emprestam a quase todos
A todos os que demonstram capacidade de pagar.
Claro, vou me meter em dívidas para o “bem” da sociedade e ficar com a corda ao pescoço (como muitos) só porque parece bem. Porreiro pah
Esta notícia pode estar a induzir em erro, mas gostaria que houvesse mais dados para se perceber o que é que se está a tratar e a debater. No nosso país, infelizmente, não temos uma rede ferroviária que ligue o país inteiro e ao resto da Europa. Logo, o transporte de mercadorias mais utilizado é o camião e quem anda em estradas nacionais e autoestradas consegue perceber facilmente a quantidade de movimento destes veículos. Outros dados que se precisava de analisar é o número de veículos a circular tvde nas grandes cidades. A má ou péssima qualidade da rede de transportes públicos, faz com que se utilize a viatura pessoal como primeira opção. E na minha opinião estes três pontos chave deveriam de se ter em conta, ou pelo menos, interpretar os dados e perceber porque é que estamos a consumir tanto combustível que na minha visão não é esse o caminho mas sim a teórica diminuição.
O próximo governo tem muito trabalho para fazer no que toca à transição energética.
Lê o meu comentário em cima.
Btw transição energética é um mito criado pelo lobby do verde e usado como arma política para potenciar o capitalismo, cai quem quer
Para potenciar o capitalismo era melhor proibirem a transição e continuarem como estavam, tanto é que foi assim que o capitalismo chegou onde chegou.
Equipa que ganha não se mexe.
Existe várias maneiras de roubar….. Se 5 milhoes comprarem carros elétricos, receita do iva sobre isso. Sobe a tarifa da luz. Nem todos tem paineis/baterias em casa. Para alem disso, sobe o valor da energia, energia essa que é usada para mais coisas que carros. Se o preço da energia sobe, tem mais receita, ganham mais…. Contudo, continua a subir o preço dos combustiveis, receita na mesma…. Eles recebem sempre mais……
Se tu tens poder financeiro para ter um elétrico, e efectivamente prevês que em 10 anos o valor para manter o veiculo em andamento é inferior a um térmico, moço, bom para ti! Nem todos temos luxos na vida 🙂 tomara que o meu velhinho GPL se aguente mais 20 anos 🙂
Sobe a energia porquê? Também subiu com os carros que usam combustíveis fósseis ?
Então e se todos passarem para GPL, não sobe também ?
Errado, assim vendem mais carros novos, o mercado de usados morre e isso dá origem a que se troque mais de carro por carros novos.
Parecido com outras iniciativas relacionadas com fontes de e energia
Não são os carros que dão lucro, são o que eles gastam, já devia saber isso.
O mercado de usados só aumentou.
https ://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/procura-por-carros-eletricos-usados-continua-a-crescer/
“os portugueses consumiram um valor record” !!! ao preço que os combustiveis estiveram, não me admira. O que interessava verdadeiramente era o consumo em LITROS !!! assim é facil de manipular a informação … e tirar falsas conclusões …
Se leres a notícia, ficas com a tua questão esclarecida.
“Os portugueses consumiram mais de 5 mil toneladas de combustíveis em 2023 (dados até novembro). De acordo com as informações, é o valor mais elevado dos últimos 13 anos.”
É o valor … em toneladas.
Tesla model 3 3 anos e 0 de consumo pago. Aprendam
40 mil euros dá gasóleo pro resto da minha vida.
E o carro fica-te a que preço? LOL
0 de consumo pago? Fizeste uma baixada do poste da EDP?
Ele está a referir-se a 0 de consumo de gasóleo, porque o texto do artigo fala em consumo de combustíveis e não de eletricidade…
Nem se percebe como é que a Hertz resolveu desfazer-se dos elétricos que tem.
Pois não percebe, a Hertz não resolveu desfazer-se dos eléctricos que tem, resolveu sim vender os que mais kms tem.
Resolveu vender 20 000 deles que são cerca de 1/3.
Mas ok, já sabemos como vocês gostam de inventar.
“Agora, face aos custos de reparação elevados, esta a desfazer-se de cerca de 20 000 veiculos Tesla”
Disseste uma verdade: os que mais kms têm, faltou foi o resto…
Reparação -> Acidente, isto é uma verdade incontestável, alguns artigos até referem que reduziram velocidade e potência nos carros porque os novatos nestes carros espetavam-se com eles.
Custos de manutenção é outra coisa.
Não faltou, basta consultar a pagina da hertz de lá e ver os carros que têm à venda.
Tu também és vendedor andas a vender muito elétricos???
Não, não sou vendedor, sou programador analista de sistemas.
5 mil toneladas? Ou seja 5 milhões de quilos.
Se fosse um litro por quilo, mais ou menos, seriam 5 milhões de litros. Isso devia dar então perto de um litro por carro em Portugal, no ano todo de 2023.
Façam bem as contas, foram 5 milhões de toneladas.
É apenas 1000 vezes mais…pouca coisa.
O que dizes seria passar – das 5 mil toneladas para 5 milhões de toneladas – ou seja, de 1l por veículo (parece de facto pouco) para 1000l por veículo (claramente excessivo) .
Não sei de de onde saíram as 5 mil toneladas, mas 5 milhões de toneladas não são.
A APETRO diz que no 3º trimestre de 2023 foram vendidas 1,5 mil toneladas, o que é compatível com as 5 mil toneladas no ano.
https://www.apetro.pt/folder/galeria/ficheiro/2183_Informacao-163-3-trim-2023-consumos_udc4g9mt1q.pdf
Aves, tu até és um tipo coerente, mas pensa lá:
1 litro por ano, obviamente é pouco.
1000 litros por viatura em média, parece-me bastante razoável, num ano.
Até porque noutras fontes referem 5000 kilotoneladas (5 milhões de toneladas).
Basta pensares que um condutor que abasteça 1 de deposito de 60 litros por mês, ao fim do ano abastece 720 litros.
A média de 1000 litros por viatura não andará muito longe.
E os camiões e carrinhas e até outras aplicações ? são quantos litros ?
1000L por ano, num carro que um deposito de 50l de para 1000km, são 20k km/ano. Parece excessivo?
Agradeço o teu link.
Também agradecia que o visses com atenção.
5000 milhares de toneladas, são exatamente 5 milhões de toneladas.
Por trimestre consumiu-se cerca de 1150 milhares de toneladas. Ou seja, pouco mais de 1 milhão de toneladas. Multiplicas pelos 4 trimestres e tens os 5 milhões de toneladas.
Têm razão – só pode ser 5 milhões de toneladas e não 5 mil toneladas.
Os quadros da Apetro (link acima p. 5) estão em milhares de toneladas.
Consumo de gasolina e gasóleo:
– No 3º trimestre de 2023: 1.522 milhares de toneladas (1,5 milhões de toneladas)
– Acumulado de jan-set: 4.434 milhares de toneladas (4,4 milhões de toneladas)
Por isso, até novembro, só podem ser 5 milhões de toneladas.
O Aves eu também sei ir a Internet… que falta de pensamento critico
proximo passo do governo !! estam a consumir demais vamso taxar ou limmitar!
Portugal vive na miséria espiritual financeira não estudam não trabalham mais não poupas e depois estás tudo mal …
estudei, trabalho, mas realmente não poupo. para poupar tinha de sobrar alguma coisa…
A seguir ao smartphone, o carro é o objeto preferido dos portugueses! Custe o que custar não abdicamos deles. adoramo-los!
Este recorde anda a par com os recordes das greves da CP em 2023…
Fora da Lisboa ou Porto não há hipótese de fugir ao transporte próprio.
Dou o meu exemplo tive uma avaria no carro a 300km de casa, no inicio de Dezembro foram 15 dias entre a companhia de seguro entregar o carro na oficina e a reparação em si.
De carro levo 15m a chegar de casa ao trabalho, de transportes públicos com as voltas e paragens são 20m de viagem no mínimo. A estes 20m é preciso juntar 30 minutos de caminho de manhã e ao fim do dia no regresso porque a estação rodoviária mais próxima fica a 30 minutos de minha casa, 30m no inverno com chuva entre casa e estação rodoviária não dá jeito nenhum.
Vais de carro para o trabalho mas não podes ir para a estação rodoviária? Assim demorarias praticamente o mesmo tempo e não terias a chatice de andar a conduzir tanto tempo.
“Portugueses com consumo recorde de combustíveis em 2023”
Ahi que vai dar uma coisinha má ao Zé Bigodes…