PplWare Mobile

Portugueses com consumo recorde de combustíveis em 2023

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. João says:

    Parece que toda gente quer recuperar o tempo “perdido” na pandemia. Adoro ficar em casa.

    • Zé Fonseca A. says:

      Não é nada disso, o culpado é o baixo desemprego, nunca o desemprego se manteve tão baixo durante tanto tempo, depois o medo do transportes públicos por causa das contaminações e por último o próprio teletrabalho, pessoas que hoje fazem o modelo híbrido antigamente iam de transportes como são menos dias muitos mudaram-se para lugares mais longe e fazem esse trajeto nos dias que têm de ir ao escritório ou por outro lado como a despesa é menor 2/3 dias por semana, optam por ir de carro, em Lisboa nota-se uma diferença gigante na quantidade de carro de 2019 para agora

      • João says:

        Tudo isso seria resolvido se não fosse a hipocrisia que se criou contra o teletrabalho. Durante o pior da pandemia, as empresas eram só elogia, diziam que melhorava a produtividade e tudo mais. Agora, é o mal do seculo. Hipócritas.

  2. Johnny silva says:

    Eu faço sempre 20k por ano, autocarro nem existe

  3. António Paulo Mestre Martins says:

    Claro que vamos consumir, acham mesmo que o people tem dinheiro para comprar carros elétricos, acham mesmo que o people tem 10 mil euros na conta, nem isso dá para comprar um carro em condições, e ainda por cima a infraestrutura para carregamentos elétricos é escasa, lenta, só existe carregamentos rápidos ao pé das autoestradas. Portugal deve ser um dos paises que vai ficar com carros a combustão, bem para lá da data limite de não haver mais compras de carros a combustão.

  4. Lanterna Vermelha says:

    Esta notícia pode estar a induzir em erro, mas gostaria que houvesse mais dados para se perceber o que é que se está a tratar e a debater. No nosso país, infelizmente, não temos uma rede ferroviária que ligue o país inteiro e ao resto da Europa. Logo, o transporte de mercadorias mais utilizado é o camião e quem anda em estradas nacionais e autoestradas consegue perceber facilmente a quantidade de movimento destes veículos. Outros dados que se precisava de analisar é o número de veículos a circular tvde nas grandes cidades. A má ou péssima qualidade da rede de transportes públicos, faz com que se utilize a viatura pessoal como primeira opção. E na minha opinião estes três pontos chave deveriam de se ter em conta, ou pelo menos, interpretar os dados e perceber porque é que estamos a consumir tanto combustível que na minha visão não é esse o caminho mas sim a teórica diminuição.
    O próximo governo tem muito trabalho para fazer no que toca à transição energética.

    • Zé Fonseca A. says:

      Lê o meu comentário em cima.

      Btw transição energética é um mito criado pelo lobby do verde e usado como arma política para potenciar o capitalismo, cai quem quer

      • JL says:

        Para potenciar o capitalismo era melhor proibirem a transição e continuarem como estavam, tanto é que foi assim que o capitalismo chegou onde chegou.

        Equipa que ganha não se mexe.

        • sómaisum says:

          Existe várias maneiras de roubar….. Se 5 milhoes comprarem carros elétricos, receita do iva sobre isso. Sobe a tarifa da luz. Nem todos tem paineis/baterias em casa. Para alem disso, sobe o valor da energia, energia essa que é usada para mais coisas que carros. Se o preço da energia sobe, tem mais receita, ganham mais…. Contudo, continua a subir o preço dos combustiveis, receita na mesma…. Eles recebem sempre mais……
          Se tu tens poder financeiro para ter um elétrico, e efectivamente prevês que em 10 anos o valor para manter o veiculo em andamento é inferior a um térmico, moço, bom para ti! Nem todos temos luxos na vida 🙂 tomara que o meu velhinho GPL se aguente mais 20 anos 🙂

          • JL says:

            Sobe a energia porquê? Também subiu com os carros que usam combustíveis fósseis ?

            Então e se todos passarem para GPL, não sobe também ?

        • Zé Fonseca A. says:

          Errado, assim vendem mais carros novos, o mercado de usados morre e isso dá origem a que se troque mais de carro por carros novos.
          Parecido com outras iniciativas relacionadas com fontes de e energia

          • JL says:

            Não são os carros que dão lucro, são o que eles gastam, já devia saber isso.

            O mercado de usados só aumentou.

            https ://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/procura-por-carros-eletricos-usados-continua-a-crescer/

  5. pedro says:

    “os portugueses consumiram um valor record” !!! ao preço que os combustiveis estiveram, não me admira. O que interessava verdadeiramente era o consumo em LITROS !!! assim é facil de manipular a informação … e tirar falsas conclusões …

  6. Kokcu says:

    Tesla model 3 3 anos e 0 de consumo pago. Aprendam

  7. João says:

    5 mil toneladas? Ou seja 5 milhões de quilos.
    Se fosse um litro por quilo, mais ou menos, seriam 5 milhões de litros. Isso devia dar então perto de um litro por carro em Portugal, no ano todo de 2023.
    Façam bem as contas, foram 5 milhões de toneladas.
    É apenas 1000 vezes mais…pouca coisa.

    • Aves says:

      O que dizes seria passar – das 5 mil toneladas para 5 milhões de toneladas – ou seja, de 1l por veículo (parece de facto pouco) para 1000l por veículo (claramente excessivo) .
      Não sei de de onde saíram as 5 mil toneladas, mas 5 milhões de toneladas não são.
      A APETRO diz que no 3º trimestre de 2023 foram vendidas 1,5 mil toneladas, o que é compatível com as 5 mil toneladas no ano.
      https://www.apetro.pt/folder/galeria/ficheiro/2183_Informacao-163-3-trim-2023-consumos_udc4g9mt1q.pdf

      • João says:

        Aves, tu até és um tipo coerente, mas pensa lá:
        1 litro por ano, obviamente é pouco.
        1000 litros por viatura em média, parece-me bastante razoável, num ano.
        Até porque noutras fontes referem 5000 kilotoneladas (5 milhões de toneladas).

      • João says:

        Basta pensares que um condutor que abasteça 1 de deposito de 60 litros por mês, ao fim do ano abastece 720 litros.
        A média de 1000 litros por viatura não andará muito longe.

      • sómaisum says:

        1000L por ano, num carro que um deposito de 50l de para 1000km, são 20k km/ano. Parece excessivo?

      • João says:

        Agradeço o teu link.
        Também agradecia que o visses com atenção.
        5000 milhares de toneladas, são exatamente 5 milhões de toneladas.
        Por trimestre consumiu-se cerca de 1150 milhares de toneladas. Ou seja, pouco mais de 1 milhão de toneladas. Multiplicas pelos 4 trimestres e tens os 5 milhões de toneladas.

      • Aves says:

        Têm razão – só pode ser 5 milhões de toneladas e não 5 mil toneladas.
        Os quadros da Apetro (link acima p. 5) estão em milhares de toneladas.
        Consumo de gasolina e gasóleo:
        – No 3º trimestre de 2023: 1.522 milhares de toneladas (1,5 milhões de toneladas)
        – Acumulado de jan-set: 4.434 milhares de toneladas (4,4 milhões de toneladas)
        Por isso, até novembro, só podem ser 5 milhões de toneladas.

      • SS says:

        O Aves eu também sei ir a Internet… que falta de pensamento critico

  8. jose says:

    proximo passo do governo !! estam a consumir demais vamso taxar ou limmitar!

  9. Victor von Frankenstein says:

    Portugal vive na miséria espiritual financeira não estudam não trabalham mais não poupas e depois estás tudo mal …

  10. Pedro António says:

    A seguir ao smartphone, o carro é o objeto preferido dos portugueses! Custe o que custar não abdicamos deles. adoramo-los!

  11. Realista says:

    Este recorde anda a par com os recordes das greves da CP em 2023…

  12. Indignado says:

    Fora da Lisboa ou Porto não há hipótese de fugir ao transporte próprio.

    Dou o meu exemplo tive uma avaria no carro a 300km de casa, no inicio de Dezembro foram 15 dias entre a companhia de seguro entregar o carro na oficina e a reparação em si.

    De carro levo 15m a chegar de casa ao trabalho, de transportes públicos com as voltas e paragens são 20m de viagem no mínimo. A estes 20m é preciso juntar 30 minutos de caminho de manhã e ao fim do dia no regresso porque a estação rodoviária mais próxima fica a 30 minutos de minha casa, 30m no inverno com chuva entre casa e estação rodoviária não dá jeito nenhum.

    • Mr. Y says:

      Vais de carro para o trabalho mas não podes ir para a estação rodoviária? Assim demorarias praticamente o mesmo tempo e não terias a chatice de andar a conduzir tanto tempo.

  13. Yamahia says:

    “Portugueses com consumo recorde de combustíveis em 2023”
    Ahi que vai dar uma coisinha má ao Zé Bigodes…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.