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Pegasus: radar de velocidade aéreo para apanhar “aceleras”…

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. velocimetro says:

    Será que sou só eu a achar que isto tudo (radares, drones, velocidade media, etc..) começa a deixar de parecer “prevenção”…

  2. Traumatologiaeortopedia says:

    Tão de sacanagem, esses burocratas não tem mais de onde arrecadar não? Pq não param de gastar ou vão trabalhar?

    • Tromp says:

      Anda devagar.
      Sem problema.
      Não queres ser vigiado 24h por dia? Não uses telemovel.

      • Realista says:

        Se queres acabar com a sinistralidade que tal se deixares de controlar a velocidade e aplicares os recursos em mais controlo nas estradas rurais e aos tratores que é onde a ocorre grande parte das vitimas?

        Claro que isso nunca vai acontecer porque não ia ser tão rentável, então fica tudo bem e a ironia é chamarem “prevenção” quando deveria ser chamado de “caça”.

      • Yamahia says:

        -Portugal com mais radares consegue a proeza de aumentar as mortes por milhão de habitantes. #radaresSalvamVidas how yé
        a)Espanha com 1/3 dos radares por km de estrada faz muito melhor
        b)Alemanha das AE sem limite tem metade do indíce de mortalidade
        https://luxembourg.representation.ec.europa.eu/sites/default/files/styles/embed_large/public/2024-03/rate-per-million-population_0.jpg?itok=rkzSRweN

      • Vitor says:

        És de aquele (cegos) que acha que é a velocidade que causa acidentes?!?!
        E a falta dela?! E quem vai a olhar para o telemóvel a fazer tudo e mais alguma coisa?! Até quem vais ao telemóvel pelo bluetooth do carro que vão mais atentos à conversa que à condução?!E que vai na faixa da esquerda e deixa 2 ou 3 faixas à direita livre?!Quem entra em contra mão?! Quem não tem aptidões para conduzir e ainda assim andam de carro?!Para não falar que abranda a marcha, liga 4 piscas e toca a retocar a maquilhagem em andamento…fazer a barba, comer, etc,etc,etc(e não estou a inventar, já presenciei isto TUDO).
        E quem não sabe acomodar a carga?!
        E quem não faz as manutenções necessárias ao carro?!
        Onde estão os radares para isto tudo?! ou policiamento?
        É mais fácil culpar a velocidade do que tudo o resto. Até pq é mais fácil fazer dinheiro à custa disto. Fazer estradas decentes é mais “complicado”, dar carta a quem tem aptidões tb.
        Se a malta quando estivesse ao volante EFETIVAMENTE estivessem atentas ao que estão a fazer, não haveria tantos acidentes.
        A velocidade sim, multiplica os estragos, mas a maioria dos acidentes são criados por tudo o resto menos pela velocidade.
        Abram os olhos.

        • Yamahia says:

          Tudo dito. Sem tirar nem por.

        • JL says:

          A velocidade não provoca mais acidentes, provoca é mais mortes.

        • Contador says:

          Na localidade onde vivo, tenho uma estrada para a cidade que são cerca de 15 min. A quantiade de aceleras que se apanham nessas estradas a ultrapassar irresponsavelmente é uma coisa só vista. Não me digas que o problema não é a velocidade porque é. Em estradas nacionais só vejo pilotos de carros a ir a 100 pelo menos. Então se vêem um carro velho é logo a vontade de “fast to furious” para ganhar mais um pouco de respect na estrada. O último acidenque que aqui houve foi por excesso de velocidade. Manquem-se e andem no limite legal. Caso contrário, chorem mais com as multas.

    • JL says:

      O que não falta é situações para multar, se não olhassem tanto para o lado multavam muito mais.

  3. Sérgio V. says:

    Na França já há 3 anos que fui apanhado num destes aéreos..

  4. Yamahia says:

    Cá os nossos Pégasos é em cima dos viadutos das AE e dos IC’s
    https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2021/08/radar_00-1024×576.jpg

    “em Espanha existem mais de 400 radares”
    Fraquitos isso só dá 1 radar a cada 1707 kms.
    Em PT já temos um radar para cada 673 kms!!!!!!!!!!!

  5. Técnico Meo says:

    Não é preciso o estado gastar tanto dinheiro em ” prevenções “. Basta manterem o preço da gota como está atualmente; -qualquer contribuinte que acelerar, sente logo o impacto no abastecimento mais rápido.

  6. Joao Magalhaes says:

    Já ouço falar de “prevenção” há 30 anos. Por mim era radares escondidos em todo o lado, o tuga só cumpre quando lhe vão ao bolso. Ah e tal caça à multa…..Ah e tal e se cumprirem as regras? Aposto que nenhum dos “caçados” quando tirou a carta de condução respondeu “A velocidade máxima é 50km\h mas a estrada dá para ir a 200km\h”.

    • Vitor says:

      Exagero, por norma onde definem o limite de velocidade dá para dar o dobro em segurança.
      Depois da saída 19 da A1 colocaram la um radar para 60, vai la ver a confusão que aquilo está a causar. Passo lá todos os dias à mais de 4 anos e nunca vi la nenhum acidente.

      • Yamahia says:

        O mesmo na saída da Vasco para o Montijo. Agora é q estão reunidas as condições para haver cacetada de meia noite. Até ferve.loool

    • Yamahia says:

      O problema é a placa de sinalização a indicar um limite de 70 e o radar martelar a 51kms/h 100m à frente.

  7. NNDX says:

    Portanto o truque é ir a 400km/h para todo o lado que já não te conseguem apanhar, nem nos radares nem literalmente! LETS GOOOOOO!

  8. TdSR says:

    O truque é ter carro elétrico. Andar devagar para haver bateria para chegar ao destino enquanto se reza um pai nosso. E depois estar parado 5 horas a carregar o carro.
    Assim nunca se é multado.

    • Dk says:

      Ignorância (e falar do que não se sabe) ao mais alto nível.
      Há carros que carregam dos 10-80% em menos de 20min, é o tempo de esticar as pernas, café, xixi, e seguir viagem.
      Não entendo ódio aos eléctricos, não gostam, acham que não cumprem com as vossas necessidades, acham caros…? Não comprem. Quem pelo contrário acha que faz sentido compra. Simples.

    • JL says:

      Enfim, só dor de cotovelo.

      • Mario says:

        Mais giro é passar na A Serviço da Mealhada, com o tempo contado e voilá… 4 carros a carregar, mais 2 á espera, e o Tesla bem que podia ter derivado para a Nacional que tem lá um supercharger, mas não.
        Tomo o pequeno almoço, vou á casa de banho, volto e espanto meu…demorei 20 minutos e os mesmos 4 carros estão lá… precisasse eu de bateria, ainda lá estava… e antes que comece a debitar, já perdi negócios por bem menos!

        • JL says:

          Inventou essa bela história ?

          Então não compre, não entendo o argumento.

        • Yamahia says:

          Os chargers da Tesla são inseguros e alguns da Ionity tb. Há longos periodos sem se avistar vivalma. É natural que a malta elektra procure o conforto e segurança de uma ES.

        • Dk says:

          No raro caso de não haver carregadores disponíveis numa estação de serviço, é só parar na próxima. Mesmo quando tinha carro a combustão, tive muito tempo em filas em postos de combustível, e tinha que literalmente perder pelo menos 10min (3-4min abastecer, pagar, esperar por algum carro que esteja à frente, se não for 2-3-4)
          Com eléctrico, chego a casa, é a mesma coisa que pôr um telemóvel a carregar, ligar o cabo, e está feito. Não perco tempo nenhum. Nas situações de férias ou viagens longas, mesmo que uma estação de serviço esteja completamente ocupada (ainda nunca apanhei uma situação dessas), basta pegar na App e ver o que há o que há à volta livre e/ou na próxima estação. É literalmente um não problema.
          Esse tipo de argumentos é feito por pessoas que claramente não têm eléctricos, e não sabem minimamente do que falam.

        • Dk says:

          Basta porem as coisas assim:
          – Quem conduz eléctrico, teve anos de experiência com carros a combustão;
          – Quem reclama de eléctricos normalmente nunca teve, só tem experiência com carros a combustão, só conhece um lado.

          Quem é que pode ter argumentos válidos para comparar? Quem usa / usou ambos, ou quem só conhece uma parte?

          • JL says:

            Nem mais .

          • yamahia says:

            30% querem voltar ao carro a combustão.

          • Realista says:

            O que quer dizer que 70% não querem voltar…

          • Dk says:

            Yamahia, com esse comentário só reforçaste o que dizemos, acabaste de dizer que que 70% depois de experimentar/ter eléctrico, não querem voltar a combustão…

          • JL says:

            O que quer dizer que 70% não quer voltar a combustão, até porque vieram de lá……

          • Dk says:

            Que basicamente é a % de malta que compra os carros sem ter onde carregar.
            Carregar nas estações públicas (principalmente fora dos superchargers da Tesla), usando as políticas da Mobi.E, em que há um fornecedor de electricidade a cobrar + posto a cobrar + estado a cobrar e 1001 taxas e taxinhas que aplicam, não sai em muitos casos mais barato carregar um eléctrico do que um a combustão, e há gente que não investiga um bocado antes de se meter, e sai desiludido. E agora querem obrigar a Telsa a entrar no sistema deles…. Enfim, governos.
            Carregar em casa sai bem mais barato que diesel (3-5x mais), e alguém que tenha sistema de autoconsumo, pode até pagar 0 a maior parte do ano.

          • Yamahia says:

            Então não digam que quem experimenta um elektro nc mais quer um carro a combustão. Nada mais errado.

          • JL says:

            Não podemos dizer isso, até porque o estudo não refere que não gostam dos carros, o problemas para voltarem à combustão nada têm a ver com os carros.

          • Realista says:

            Vamos colocar em perspetiva:

            70% quer dizer que em cada 10 pessoas depois de experimentar um carro elétrico 7 não querem mais um carro a combustão…

            Essa percentagem é de longe uma larga maioria e desses 3 as causas devem-se a uma multiplicidade de fatores.

            Aliás usar esse estudo contra o carro elétrico é deveras parvo lol

          • Yamahia says:

            Seria assim se a larga maioria já tivesse adotado o elektro.
            Como não passam de 1% significa que daqui a 2 a 4 anos qd os descontentes virarem o bico ao prego, deixam de ser um nicho de 1% para passarem a ser um nicho de 0,7%.
            Parece-me ser um indicador grave para as perspetivas dos padres elektros.

          • JL says:

            Então mostre lá quantos estão descontentes na Noruega ?

            É que lá já são muitos mais porcento.

          • Dk says:

            Yamahia, sabes que “só” os Teslas foram dos carros mais vendidos do mundo…
            Sabes que só em Portugal, este ano, em Abril >40% dos carros vendidos, foram eléctricos (apesar do seu preço ainda bastante mais alto vs CI!, que ainda é a maior restrição à compra).
            O nosso parque automóvel está cada vez mais eléctrico.
            E os preços dos eléctricos vão ter tendência para dimunuir, enquanto dos a CI, para se manterem dentro das normas de poluição, só irão aumentar.
            Os argumentos e factos mostram exactamente o oposto do que estás a dizer.

  9. nunof says:

    Comecem é a instalar radares sonoros…anda muito azeiteiro que, se pode gastar centenas em escapes não homologados, pode muito bem também pagar multinha por infernizar a vida das pessoas a toda a hora.

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