Pegasus: radar de velocidade aéreo para apanhar “aceleras”…
Atualmente existem vários tipos de radares. Há radares fixos, móveis, aéreos... cujo objetivo é tentar reduzir a sinistralidade nas estradas à escala mundial. Já ouviu falar no radar de velocidade aéreo Pegasus?
Portugal tem imensos radares, mas nesta área na nossa vizinha Espanha também não se facilita. A Direção-Geral de Trânsito (DGT) de Espanha tem no terreno vários tipos de controlos de velocidade. Segundo informações, em Espanha existem mais de 400 radares que são geridos pela Direção Geral de Trânsito (DGT).
Por exemplo, existe um sistema conhecido como "radares em cascata" que consiste em colocar um cinemómetro móvel (radar móvel) após o radar fixo para detetar a velocidade dos infratores. Sempre que um condutor tentar "enganar" o radar fixo, o radar móvel tratará de registar a velocidade para depois aplicar uma multa ao infrator.
Pegasus são instalados em helicópteros..
Os radares Pegasus são um tipo de radar utilizado pela Direção-Geral de Tráfego (DGT) na Espanha para vigilância e controlo de velocidade nas estradas. Estes radares diferenciam-se dos radares fixos e móveis tradicionais pelo facto de serem instalados em helicópteros. Assim, têm uma visão aérea dos veículos em circulação, o que garante várias vantagens face a outros equipamentos.
Os radares Pegasus utilizam tecnologia avançada para medir a velocidade dos veículos. São capazes de operar em diferentes condições climáticas e possuem um alto grau de precisão.
Além do controlo de velocidade, os radares Pegasus também podem ser utilizados em operações especiais de vigilância e controlo de tráfego, como monitorização de eventos e controle de fluxo em situações de emergência.
Segundo as informações, podem operar a uma altura entre os 300 e os 700 metros. Além disso, conseguem detetar infratores que circulem a velocidades entre os 80 e os 360 km/h.
Será que sou só eu a achar que isto tudo (radares, drones, velocidade media, etc..) começa a deixar de parecer “prevenção”…
Andas dentro dos limites de velocidade e nada acontece.
Já és mais vigiado do que pensas com o smartphone que tens nas mãos.
O mesmo se pode dizer dos cidadãos chineses, se não falam mal do regime e não passam a passadeira em vemelho nada lhes acontece.
Entretanto a maior sinistralidade acontece em locais que a policia não consegue chegar e portanto está tudo bem…
Dentro dos limites de velocidade não aconteceu acidentes? LOL… era bom era…
Deixa de te armares em puto de 10 anos. Nada acontece com multas. Ou tens mesmo 10 anos e não percebeste? É capaz…
Os tratores são conhecidos por andarem a 200km/h… deve ser por isso que as fatalidades acontecem mais nos tratores que noutro tipo de veículos.
Eu acho q tem a ver com as condições da estrada, bem como uma certa dose de nabice.looolool
Q extrapolando para certas nacionais vai dar ao mesmo.
não não sou….podes ter a certeza;)
Não, não és…
Prevenção para a carteira dos governantes e envelopes dentro de livros nunca esvaziar(em).
Tão de sacanagem, esses burocratas não tem mais de onde arrecadar não? Pq não param de gastar ou vão trabalhar?
Anda devagar.
Sem problema.
Não queres ser vigiado 24h por dia? Não uses telemovel.
Se queres acabar com a sinistralidade que tal se deixares de controlar a velocidade e aplicares os recursos em mais controlo nas estradas rurais e aos tratores que é onde a ocorre grande parte das vitimas?
Claro que isso nunca vai acontecer porque não ia ser tão rentável, então fica tudo bem e a ironia é chamarem “prevenção” quando deveria ser chamado de “caça”.
-Portugal com mais radares consegue a proeza de aumentar as mortes por milhão de habitantes. #radaresSalvamVidas how yé
a)Espanha com 1/3 dos radares por km de estrada faz muito melhor
b)Alemanha das AE sem limite tem metade do indíce de mortalidade
https://luxembourg.representation.ec.europa.eu/sites/default/files/styles/embed_large/public/2024-03/rate-per-million-population_0.jpg?itok=rkzSRweN
És de aquele (cegos) que acha que é a velocidade que causa acidentes?!?!
E a falta dela?! E quem vai a olhar para o telemóvel a fazer tudo e mais alguma coisa?! Até quem vais ao telemóvel pelo bluetooth do carro que vão mais atentos à conversa que à condução?!E que vai na faixa da esquerda e deixa 2 ou 3 faixas à direita livre?!Quem entra em contra mão?! Quem não tem aptidões para conduzir e ainda assim andam de carro?!Para não falar que abranda a marcha, liga 4 piscas e toca a retocar a maquilhagem em andamento…fazer a barba, comer, etc,etc,etc(e não estou a inventar, já presenciei isto TUDO).
E quem não sabe acomodar a carga?!
E quem não faz as manutenções necessárias ao carro?!
Onde estão os radares para isto tudo?! ou policiamento?
É mais fácil culpar a velocidade do que tudo o resto. Até pq é mais fácil fazer dinheiro à custa disto. Fazer estradas decentes é mais “complicado”, dar carta a quem tem aptidões tb.
Se a malta quando estivesse ao volante EFETIVAMENTE estivessem atentas ao que estão a fazer, não haveria tantos acidentes.
A velocidade sim, multiplica os estragos, mas a maioria dos acidentes são criados por tudo o resto menos pela velocidade.
Abram os olhos.
Tudo dito. Sem tirar nem por.
A velocidade não provoca mais acidentes, provoca é mais mortes.
Na localidade onde vivo, tenho uma estrada para a cidade que são cerca de 15 min. A quantiade de aceleras que se apanham nessas estradas a ultrapassar irresponsavelmente é uma coisa só vista. Não me digas que o problema não é a velocidade porque é. Em estradas nacionais só vejo pilotos de carros a ir a 100 pelo menos. Então se vêem um carro velho é logo a vontade de “fast to furious” para ganhar mais um pouco de respect na estrada. O último acidenque que aqui houve foi por excesso de velocidade. Manquem-se e andem no limite legal. Caso contrário, chorem mais com as multas.
“…carros a ir a 100 pelo menos…”
É muito para uma nacional?
O que não falta é situações para multar, se não olhassem tanto para o lado multavam muito mais.
Na França já há 3 anos que fui apanhado num destes aéreos..
Cá os nossos Pégasos é em cima dos viadutos das AE e dos IC’s
https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2021/08/radar_00-1024×576.jpg
“em Espanha existem mais de 400 radares”
Fraquitos isso só dá 1 radar a cada 1707 kms.
Em PT já temos um radar para cada 673 kms!!!!!!!!!!!
Não é preciso o estado gastar tanto dinheiro em ” prevenções “. Basta manterem o preço da gota como está atualmente; -qualquer contribuinte que acelerar, sente logo o impacto no abastecimento mais rápido.
Já ouço falar de “prevenção” há 30 anos. Por mim era radares escondidos em todo o lado, o tuga só cumpre quando lhe vão ao bolso. Ah e tal caça à multa…..Ah e tal e se cumprirem as regras? Aposto que nenhum dos “caçados” quando tirou a carta de condução respondeu “A velocidade máxima é 50km\h mas a estrada dá para ir a 200km\h”.
Exagero, por norma onde definem o limite de velocidade dá para dar o dobro em segurança.
Depois da saída 19 da A1 colocaram la um radar para 60, vai la ver a confusão que aquilo está a causar. Passo lá todos os dias à mais de 4 anos e nunca vi la nenhum acidente.
O mesmo na saída da Vasco para o Montijo. Agora é q estão reunidas as condições para haver cacetada de meia noite. Até ferve.loool
O problema é a placa de sinalização a indicar um limite de 70 e o radar martelar a 51kms/h 100m à frente.
Portanto o truque é ir a 400km/h para todo o lado que já não te conseguem apanhar, nem nos radares nem literalmente! LETS GOOOOOO!
O truque é ter carro elétrico. Andar devagar para haver bateria para chegar ao destino enquanto se reza um pai nosso. E depois estar parado 5 horas a carregar o carro.
Assim nunca se é multado.
Ignorância (e falar do que não se sabe) ao mais alto nível.
Há carros que carregam dos 10-80% em menos de 20min, é o tempo de esticar as pernas, café, xixi, e seguir viagem.
Não entendo ódio aos eléctricos, não gostam, acham que não cumprem com as vossas necessidades, acham caros…? Não comprem. Quem pelo contrário acha que faz sentido compra. Simples.
“10-80% em menos de 20min, é o tempo de esticar as pernas, café, xixi, e seguir viagem.”
Lírico
Eu a ultima viagem que fiz demorei 30 minutos na estação de serviço… e até mostrei à minha esposa que um carro elétrico já tinha carregado.
Só para um bexiga d’aço que faz 5000km sem parar por dia, parar 30 minutos é de facto uma eternidade.
E pq carga de água teria q parar numa estação de serviço?
O mesmo que fazem todos os outros, mas sem carregar e apenas têm o carro parado a arrefecer….
Enfim, só dor de cotovelo.
Mais giro é passar na A Serviço da Mealhada, com o tempo contado e voilá… 4 carros a carregar, mais 2 á espera, e o Tesla bem que podia ter derivado para a Nacional que tem lá um supercharger, mas não.
Tomo o pequeno almoço, vou á casa de banho, volto e espanto meu…demorei 20 minutos e os mesmos 4 carros estão lá… precisasse eu de bateria, ainda lá estava… e antes que comece a debitar, já perdi negócios por bem menos!
Inventou essa bela história ?
Então não compre, não entendo o argumento.
Quer fotos?
Ah já sei… você é tipo o meu avô… todos dão opinião, mas ao final do dia só a minha é que conta.
Venham elas, depois eu deixo aqui um video a mostrar quem anda devagar e com janelas abertas.
Pois, tem razão, é uma opinião sua, se ao menos fosse um facto….
Os chargers da Tesla são inseguros e alguns da Ionity tb. Há longos periodos sem se avistar vivalma. É natural que a malta elektra procure o conforto e segurança de uma ES.
@Yamahia, são eletrões aditivados com aditivo substituto dos protões.
Em locais privados são inseguros ? o que se vai dizer de locais publicos ?
Privados de fácil acesso e sem vigilância.
Têm a vigilância do espaço privado.
No raro caso de não haver carregadores disponíveis numa estação de serviço, é só parar na próxima. Mesmo quando tinha carro a combustão, tive muito tempo em filas em postos de combustível, e tinha que literalmente perder pelo menos 10min (3-4min abastecer, pagar, esperar por algum carro que esteja à frente, se não for 2-3-4)
Com eléctrico, chego a casa, é a mesma coisa que pôr um telemóvel a carregar, ligar o cabo, e está feito. Não perco tempo nenhum. Nas situações de férias ou viagens longas, mesmo que uma estação de serviço esteja completamente ocupada (ainda nunca apanhei uma situação dessas), basta pegar na App e ver o que há o que há à volta livre e/ou na próxima estação. É literalmente um não problema.
Esse tipo de argumentos é feito por pessoas que claramente não têm eléctricos, e não sabem minimamente do que falam.
Basta porem as coisas assim:
– Quem conduz eléctrico, teve anos de experiência com carros a combustão;
– Quem reclama de eléctricos normalmente nunca teve, só tem experiência com carros a combustão, só conhece um lado.
Quem é que pode ter argumentos válidos para comparar? Quem usa / usou ambos, ou quem só conhece uma parte?
Nem mais .
30% querem voltar ao carro a combustão.
O que quer dizer que 70% não querem voltar…
Yamahia, com esse comentário só reforçaste o que dizemos, acabaste de dizer que que 70% depois de experimentar/ter eléctrico, não querem voltar a combustão…
O que quer dizer que 70% não quer voltar a combustão, até porque vieram de lá……
Que basicamente é a % de malta que compra os carros sem ter onde carregar.
Carregar nas estações públicas (principalmente fora dos superchargers da Tesla), usando as políticas da Mobi.E, em que há um fornecedor de electricidade a cobrar + posto a cobrar + estado a cobrar e 1001 taxas e taxinhas que aplicam, não sai em muitos casos mais barato carregar um eléctrico do que um a combustão, e há gente que não investiga um bocado antes de se meter, e sai desiludido. E agora querem obrigar a Telsa a entrar no sistema deles…. Enfim, governos.
Carregar em casa sai bem mais barato que diesel (3-5x mais), e alguém que tenha sistema de autoconsumo, pode até pagar 0 a maior parte do ano.
Então não digam que quem experimenta um elektro nc mais quer um carro a combustão. Nada mais errado.
Não podemos dizer isso, até porque o estudo não refere que não gostam dos carros, o problemas para voltarem à combustão nada têm a ver com os carros.
Vamos colocar em perspetiva:
70% quer dizer que em cada 10 pessoas depois de experimentar um carro elétrico 7 não querem mais um carro a combustão…
Essa percentagem é de longe uma larga maioria e desses 3 as causas devem-se a uma multiplicidade de fatores.
Aliás usar esse estudo contra o carro elétrico é deveras parvo lol
Seria assim se a larga maioria já tivesse adotado o elektro.
Como não passam de 1% significa que daqui a 2 a 4 anos qd os descontentes virarem o bico ao prego, deixam de ser um nicho de 1% para passarem a ser um nicho de 0,7%.
Parece-me ser um indicador grave para as perspetivas dos padres elektros.
Então mostre lá quantos estão descontentes na Noruega ?
É que lá já são muitos mais porcento.
Yamahia, sabes que “só” os Teslas foram dos carros mais vendidos do mundo…
Sabes que só em Portugal, este ano, em Abril >40% dos carros vendidos, foram eléctricos (apesar do seu preço ainda bastante mais alto vs CI!, que ainda é a maior restrição à compra).
O nosso parque automóvel está cada vez mais eléctrico.
E os preços dos eléctricos vão ter tendência para dimunuir, enquanto dos a CI, para se manterem dentro das normas de poluição, só irão aumentar.
Os argumentos e factos mostram exactamente o oposto do que estás a dizer.
Comecem é a instalar radares sonoros…anda muito azeiteiro que, se pode gastar centenas em escapes não homologados, pode muito bem também pagar multinha por infernizar a vida das pessoas a toda a hora.
ISTO!!!
x1000