Obtenção da Carta de condução: pode haver mudanças em breve…
Para se conseguir uma carta de condução em Portugal, há vários requisitos. No entanto, o Governo pretende agora proceder a algumas mudanças. Saiba o que está em causa.
O Governo quer reduzir o número de horas dadas pelas escolas de condução - de 32 para 16 - para incentivar o modelo da condução acompanhada por um tutor, que tem tido uma adesão residual no país, segundo revela o JN.
Em Portugal, o modelo de condução acompanhada por um tutor está regulamentado pelo Regime Jurídico do Ensino da Condução (RJEC) e destina-se a jovens condutores. Este modelo visa permitir que jovens condutores adquiram experiência prática de condução em situações reais antes de obter a carta de condução definitiva, aumentando a segurança rodoviária.
A Associação Nacional de Escolas de Condução (ANIECA) já manifestou oposição à proposta do Governo, alertando para os riscos que esta poderá representar tanto para a segurança rodoviária como para a sustentabilidade financeira de várias empresas do setor.
A entidade sublinha ainda que, se as alterações ao Regime Jurídico do Ensino da Condução forem efetivamente implementadas, poderão estar em causa cerca de quatro mil postos de trabalho diretos.
António Reis, presidente da ANIECA, também já veio questionar quem vai assumir a responsabilidade caso o instrutor da escola considere que o aluno não está preparado.
Requisitos do tutor
- Ter mais de 10 anos de experiência na condução da categoria de veículo em causa.
- Não ter sido condenado por crime rodoviário ou contraordenação grave/muito grave nos últimos 5 anos.
- Ter frequentado, junto com o candidato, o módulo comum de segurança rodoviária.
O ensino da condução não é apenas uma experiência prática, mas um processo pedagógico complexo, que envolve riscos reais e exige competências técnicas e didáticas que só instrutores certificados possuem”, refere a ANIECA em comunicado.






















desde que fique mais barato, concordo ( obviamente, tenho duas crianças que no início de 2026 querem começar a tirar a carta de condução 😉 )
crianças!? pelo contexto parece que em 2026 estão prontas a descamar o tamboril
Mais barato ainda? Custa meia dúzia de tostões, no meu tempo tirar a carta ainda era uma coisa cara
Como diria o meu avô: “Vais ter um passado muita triste”
É mas é aumentar o número de horas necessárias para obter a carta de condução de 32 para 120 horas, com foco em aprender a IMOBILIZAR o veículo no sinal STOP (pelo menos 50 horas a aprender isso, que pelo que vejo NINGUÉM imobiliza o veículo a menos que seja por outro motivo (mexer no smartphone, entrar ou sair alguém do veículo, mexer em algum outro aparelho ou botão dentro do veículo, porque está algum veículo a atravessar à frente do veículo), aprender a respeitar os outros sinais em especial sinais de proibição e obrigação (38 horas).
Até deveria poder ser a totalidade das aulas práticas. Então das teóricas nem se fala.
Se fossemos seguir o lobby das escolas de condução, ainda se aumentava para 60h e seriam obrigatórias todos os anos
Alguém não percebeu que tiram de um lado e metem do outro? Ora se os tutores têm que frequentar o módulo também fica gratuito, ou paga se a dobrar?
E que tal colocar os instrutores a dar aulas praticas como deve de ser ?
Nao é como vejo os alunos a conduzirem e os instrutores no telemóvel !
E criarem espaços onde os alunos possam aprender condução em molhado e noutras condições ?
Espaços próprios não chegaram a criar – parques de manobras -, mas os 15 milhões do erário público foram-se sem retorno.
Que ideia parva.
1º E quem não tem ninguém que aceite ser tutor? Sim, porque para ser tutor, além de assumir a responsabilidade do que acontecer (à semelhança de um instrutor licenciado), é necessário subscrever um seguro de responsabilidade civil específico, que cubra os danos resultantes de eventuais acidentes provocados pelo candidato.
2º Esta é muito engraçada:
“Veículo tem de estar devidamente identificado
O automóvel utilizado neste regime deve exibir um dístico identificativo (modelo definido no Anexo IV da Portaria n.º 185/2015), colocado no interior do veículo: à frente, no canto inferior direito do para-brisas, e atrás, no canto inferior esquerdo do óculo traseiro. O travão de estacionamento deve também estar sempre acessível ao tutor.”
O Travão de estacionamento é para quê? Meter os alunos a fazer drifts?
Se ainda fosse um modelo que facilitasse a continuação da prática extra aulas, mas parece mais complicado do que continuar a ter as 32 horas na escola de condução.
Com cada ideia brilhante….
Para além de ser uma ideia tonta, obviamente que traz água no bico….
É sempre a mesma coisa: cultivar a exigência e o rigor, não, mas cultivar o facilitismo e a desresponsabilização, sim. Viva a palhaçada !
Aprender a conduzir é fácil, o problema é conduzir de acordo com as regras, sobretudo no que respeita a mudanças de direcção, prioridades, e condução defensiva em vez de agressiva.
Lembrar sempre que as prioridades não são absolutas, que nas mudanças de direcção perde sempre a prioridade (lembrando que nas rotundas as faixas de trânsito são circulares e não retas a partir do centro) e se provoca propositadamente o acidente poderá ser acusado de condução agressiva se não for muito pior.
Saber o código não é repetir o que está lá escrito, é explicar por palavras suas o que o que lá está significa, resta saber se o examinador sabe!
Sim o Diabo está sempre nos detalhes. Na Suécia, por exemplo, também pode ser um “tutor” e este tem de ter uma formação de 3 horas.
Se isto for o “módulo” tudo bem, mas devem querer complicar.
A seguir é cartas na farinha Amparo… Já não bastam as transferências de carta diretas de países dúbios, onde por tuta e meia se compra uma carta sem saber conduzir.