PplWare Mobile

Obtenção da Carta de condução: pode haver mudanças em breve…

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. outro_chegano says:

    desde que fique mais barato, concordo ( obviamente, tenho duas crianças que no início de 2026 querem começar a tirar a carta de condução 😉 )

  2. Joao Ptt says:

    É mas é aumentar o número de horas necessárias para obter a carta de condução de 32 para 120 horas, com foco em aprender a IMOBILIZAR o veículo no sinal STOP (pelo menos 50 horas a aprender isso, que pelo que vejo NINGUÉM imobiliza o veículo a menos que seja por outro motivo (mexer no smartphone, entrar ou sair alguém do veículo, mexer em algum outro aparelho ou botão dentro do veículo, porque está algum veículo a atravessar à frente do veículo), aprender a respeitar os outros sinais em especial sinais de proibição e obrigação (38 horas).

  3. piscas says:

    Até deveria poder ser a totalidade das aulas práticas. Então das teóricas nem se fala.
    Se fossemos seguir o lobby das escolas de condução, ainda se aumentava para 60h e seriam obrigatórias todos os anos

    • babaca says:

      Alguém não percebeu que tiram de um lado e metem do outro? Ora se os tutores têm que frequentar o módulo também fica gratuito, ou paga se a dobrar?

  4. NMOA says:

    E que tal colocar os instrutores a dar aulas praticas como deve de ser ?
    Nao é como vejo os alunos a conduzirem e os instrutores no telemóvel !
    E criarem espaços onde os alunos possam aprender condução em molhado e noutras condições ?

  5. Eduardo says:

    Que ideia parva.
    1º E quem não tem ninguém que aceite ser tutor? Sim, porque para ser tutor, além de assumir a responsabilidade do que acontecer (à semelhança de um instrutor licenciado), é necessário subscrever um seguro de responsabilidade civil específico, que cubra os danos resultantes de eventuais acidentes provocados pelo candidato.

    2º Esta é muito engraçada:
    “Veículo tem de estar devidamente identificado
    O automóvel utilizado neste regime deve exibir um dístico identificativo (modelo definido no Anexo IV da Portaria n.º 185/2015), colocado no interior do veículo: à frente, no canto inferior direito do para-brisas, e atrás, no canto inferior esquerdo do óculo traseiro. O travão de estacionamento deve também estar sempre acessível ao tutor.”

    O Travão de estacionamento é para quê? Meter os alunos a fazer drifts?

    Se ainda fosse um modelo que facilitasse a continuação da prática extra aulas, mas parece mais complicado do que continuar a ter as 32 horas na escola de condução.

  6. TogasPacho says:

    Com cada ideia brilhante….
    Para além de ser uma ideia tonta, obviamente que traz água no bico….

  7. há cada gajo says:

    É sempre a mesma coisa: cultivar a exigência e o rigor, não, mas cultivar o facilitismo e a desresponsabilização, sim. Viva a palhaçada !

  8. Lrf says:

    Aprender a conduzir é fácil, o problema é conduzir de acordo com as regras, sobretudo no que respeita a mudanças de direcção, prioridades, e condução defensiva em vez de agressiva.
    Lembrar sempre que as prioridades não são absolutas, que nas mudanças de direcção perde sempre a prioridade (lembrando que nas rotundas as faixas de trânsito são circulares e não retas a partir do centro) e se provoca propositadamente o acidente poderá ser acusado de condução agressiva se não for muito pior.
    Saber o código não é repetir o que está lá escrito, é explicar por palavras suas o que o que lá está significa, resta saber se o examinador sabe!

  9. piscas says:

    Sim o Diabo está sempre nos detalhes. Na Suécia, por exemplo, também pode ser um “tutor” e este tem de ter uma formação de 3 horas.

    Se isto for o “módulo” tudo bem, mas devem querer complicar.

  10. David Guerreiro says:

    A seguir é cartas na farinha Amparo… Já não bastam as transferências de carta diretas de países dúbios, onde por tuta e meia se compra uma carta sem saber conduzir.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.